Como Plantar, Cultivar e Cuidar do Hibisco ‘Luna’ em Português

O que esperar nesse post

Com suas flores exuberantes, os hibiscos resistentes são uma ótima maneira de trazer uma vibe tropical para o seu jardim em climas frios. Eles possuem algumas das maiores flores de todos os arbustos perenes, com algumas flores tão grandes quanto pratos de jantar!

Essas flores conquistaram uma popularidade duradoura entre jardineiros e criadores. Algumas das mais encantadoras são as cultivares da série ‘Luna™’ de hibisco. Aqui está como cultivá-las!

Visão Geral do Hibiscus moscheutos ‘Luna™’

Tipo de Planta: Arbusto perene

Área Nativa: Híbrido cultivado (EUA)

Exposição: Sol pleno a meia-sombra

Requisitos de Rega: Média

Pragas e Doenças: Mancha foliar, ferrugem, lagartas, cochonilhas, pulgões, besouros japoneses, cochonilhas, tripes, ácaros, moscas-brancas

Tipo de Solo: Rico, bem drenado, ligeiramente ácido

O Que É o Hibisco ‘Luna™’?

Esta série de cultivares produz flores extra grandes, tornando-se um deleite raro para jardineiros de regiões não tropicais.

‘Luna™’, que abrange várias plantas com flores de diferentes cores no mesmo grupo, é um hibisco resistente. Eles são semelhantes aos seus primos tropicais, mas podem ser cultivados em climas muito mais frios. Suas grandes flores e hábito de floração prolífica os tornam excepcionalmente populares como elementos de paisagismo e pontos focais de jardins.

Esta série particular de cultivares possui flores extra grandes, especialmente para uma espécie caducifólia. O hibisco tropical geralmente produz as maiores flores, então este é especial e um verdadeiro deleite para aqueles de nós que vivem ao norte de uma zona climática tropical.

Características

Os híbridos de H. moscheutos crescem de Ontário à Flórida; as espécies parentais prosperam no leste do Canadá e nos Estados Unidos.

‘Luna™’ é uma série da espécie Hibiscus moscheutos, que também é conhecida como malva-rosa do pântano. A espécie pode atingir alturas de até sete pés, mas esta cultivar geralmente atinge cerca de três pés. Elas têm flores de forma de pétala única e vêm em lavanda, rosa, vermelho, rosa, branco e combinações dessas tonalidades.

O tempo de floração vai do meio do verão até a primeira geada derrubá-las. As flores são do tamanho de pratos de jantar, com até oito polegadas de diâmetro. Cada flor dura apenas um dia, mas produz tantas que florescem quase continuamente.

Em climas mais frios, morre até o solo no inverno e rebrota na primavera seguinte. O arbusto tem uma forma naturalmente agradável, formando um monte compacto de folhagem verde escura, semelhante a bordo. Variedades mais escuras têm folhas e veias com tons avermelhados. Elas são ligeiramente ásperas e têm um revestimento prateado na parte inferior.

Área Nativa

A espécie selvagem cresce naturalmente em pântanos, brejos, bosques e prados.

Plantio

Plante espécies resistentes após o fim da geada, hidrate as raízes antes e certifique-se de que a coroa esteja ao nível do solo.

O momento ideal para plantar um hibisco ‘Luna™’ é assim que o risco de geada passar e antes que ele saia da dormência. Regue-o com antecedência para hidratar e tornar as raízes mais maleáveis. Cave um buraco que seja tão profundo e duas vezes mais largo que o torrão. A coroa deve ficar no nível ou um pouco acima do solo ao redor.

Preencha o buraco, adicionando quaisquer emendas para enriquecer o solo. Regue bem. As plantas de hibisco adoram umidade, então precisam de rega regular por vários meses após o plantio. Se você estiver plantando mais de um, espaçá-los cerca de dois a três pés de distância.

Cultivo a Partir de Sementes

Cultivar hibisco resistente a partir de sementes é fácil—colete vagens maduras no outono quando começarem a se abrir.

Cultivar hibiscos tropicais a partir de sementes pode ser um desafio, mas o hibisco resistente é surpreendentemente fácil de começar dessa forma. Existem algumas etapas-chave a serem lembradas, que rapidamente o levarão a cultivar seu próprio arbusto.

1. Colete sementes no outono de vagens maduras assim que começarem a se abrir.

2. Armazene suas sementes em um local fresco e seco até que você esteja pronto para começar.

3. Elas precisam de estratificação, ou exposição ao frio, para germinar, e há duas maneiras de fazer isso. Você pode armazená-las na geladeira durante o inverno ou colocá-las em um recipiente fechado e deixá-las ao ar livre. Isso naturalmente as exporá ao frio necessário.

4. Quando estiver pronto para começar, deixe suas sementes de molho durante a noite em água morna. Isso ajuda a amolecer a casca externa e promover uma germinação mais rápida.

5. As sementes de hibisco têm uma casca dura e se beneficiam da escarificação. Você pode usar uma lâmina de barbear ou uma lixa para gentilmente arranhar o exterior, tomando cuidado para não danificar o embrião.

6. Semeie as sementes em uma mistura de envasamento solta e bem drenada cerca de seis a doze semanas antes da última data de geada prevista.

7. Mantenha seus recipientes em um local fresco com luz indireta brilhante.

Como Cultivar

Uma vez estabelecidos, os tipos resistentes toleram a seca e o calor enquanto produzem flores vibrantes ao longo de uma longa temporada de floração.

Os hibiscos são fáceis de cuidar, desde que você tenha uma ideia geral de suas necessidades e ameaças potenciais. Uma vez estabelecidos, eles toleram bem o calor e a seca e proporcionam um espetáculo floral espetacular por um longo período de floração.

Luz

H. moscheutos ‘Luna™’ tolera meia-sombra, preferindo sol da manhã e proteção do calor intenso da tarde.

Os hibiscos ‘Luna™’ podem tolerar meia-sombra, particularmente se receberem sol da manhã e sombra à tarde. O sol é mais intenso à tarde, e em climas mais quentes, algum abrigo disso é geralmente bem-vindo.

Dito isso, o sol pleno é o estado ideal para este arbusto. Seis ou mais horas de sol direto diariamente lhe darão as flores mais prolíficas e espetaculares.

Água

Regue pela manhã para evitar o míldio pulverulento.

Os hibiscos são plantas que amam umidade, embora se tornem menos necessitadas à medida que envelhecem e desenvolvem raízes mais profundas. Seu solo deve permanecer úmido, mas não encharcado. O excesso de água pode levar ao apodrecimento das raízes.

Sempre regue pela manhã, pois são propensos ao míldio pulverulento. Regar no início do dia dá à folhagem a oportunidade de secar durante o dia, para que o fungo não se estabeleça durante a noite. Desde que seu solo tenha uma boa drenagem, você deve conseguir evitar fungos nas raízes.

Solo

Esta espécie lida com solos úmidos, preferindo solo úmido, rico e ligeiramente ácido, mas tolera areia, argila e silte.

Esta espécie em particular lida melhor com solo úmido do que a maioria das plantas. Como é adaptada a ambientes pantanosos, o solo encharcado é menos prejudicial do que poderia ser. A composição ideal do solo é rica em material orgânico, úmida e ligeiramente ácida. Ela se sai bem em areia, argila, silte e loam.

Temperatura e Umidade

Os tipos resistentes sobrevivem a temperaturas de até -30°F, mas precisam de água extra e prosperam entre 65°-85°F.

Embora os hibiscos tropicais não sejam todos tolerantes à geada, as espécies resistentes toleram temperaturas tão baixas quanto -30°F (-34°C). Elas morrem no inverno, mas suas raízes são excepcionalmente tolerantes ao frio. Elas preferem permanecer na faixa de 65-85°F (18-29°C) e precisarão de umidade extra durante ondas de calor.

Os hibiscos ‘Luna™’ preferem umidade moderada. Idealmente, eles gostam de uma faixa de 60-70%, o que é bom ter em mente se você estiver cuidando disso como uma planta de casa.

Fertilização

Use fertilizante de liberação lenta três vezes ao ano—na primavera, após o início da floração e novamente no meio do verão.

Este é um alimentador moderadamente pesado, então a fertilização é uma boa ideia. Uma fórmula balanceada é geralmente uma boa direção a seguir. No entanto, eles são sensíveis ao fósforo. Uma fórmula com um número do meio mais baixo funcionará melhor para este arbusto.

Se você usar uma fórmula solúvel em água, pode fertilizar a cada duas semanas durante a primavera e o verão. Se estiver usando uma fórmula de liberação lenta, três vezes por ano é suficiente. Fertilize no início da primavera, depois novamente após as primeiras flores florescerem. Uma terceira aplicação no meio do verão manterá a floração até os meses de outono.

Manutenção

Remover as flores gastas ajuda a redirecionar a energia para novas flores, prolongando a floração e mantendo a planta mais saudável.

Remover as flores gastas ajudará seu hibisco a redirecionar energia para novos botões, mantendo essas flores florescendo. Seu arbusto naturalmente deixará cair as flores gastas por conta própria, mas leva mais tempo e mais energia vai para elas dessa forma.

Como morre até o solo no inverno, a poda é bastante simples. Você corta até o solo uma vez por ano, seja no outono ou na primavera. Alguns preferem fazer isso no outono para evitar olhar para uma planta nua durante todo o inverno.

Propagação

Propague híbridos por divisão ou estacas para plantas idênticas.

É fácil cultivar esta planta a partir de sementes, mas como é um híbrido, é improvável que se reproduza fielmente. A melhor maneira de obter uma réplica de sua planta é propagar por divisão ou estacas.

Estacas

Tire estacas de madeira macia de seis polegadas no final da primavera, cortando abaixo de um nó; remova as folhas inferiores antes de plantar.

Para propagar com estacas, você precisa ter as ferramentas certas e o momento certo.

1. Tire suas estacas no final da primavera ou início do verão de madeira macia. Isso enraizará mais facilmente.

2. Use uma faca limpa e afiada ou uma tesoura para cortar um caule saudável. Corte uma seção de cerca de seis polegadas de comprimento, fazendo seu corte logo acima de um nó voltado para fora.

3. Retire todas as folhas, exceto as duas ou três superiores da estaca.

4. Opcionalmente, mergulhe a extremidade cortada no hormônio de enraizamento para acelerar o período de enraizamento.

5. Encha um vaso com uma mistura de envasamento bem drenada. Uma combinação de solo e perlita funciona bem para esse propósito.

6. Use uma borracha de lápis ou outra ferramenta para fazer um pequeno buraco no solo e insira a estaca com a extremidade cortada para baixo.

7. Crie um efeito de estufa cobrindo o vaso com um saco plástico para manter a umidade.

8. Coloque sua(s) estaca(s) em um local quente com luz brilhante, mas indireta e periodicamente borrife para mantê-la úmida.

Divisão

Divida as plantas na primavera, desenterrando-as; isso gera plantas maduras mais rapidamente do que as estacas.

Propagar por divisão é mais complicado porque você precisa desenterrar a planta para realizar isso. Estacas são mais fáceis de trabalhar, mas se você deseja uma planta mais madura, a divisão o levará lá mais rapidamente. A primavera é o momento ideal para fazer isso.

1. Desenterre seu hibisco bem estabelecido, sendo gentil e cuidadoso para manter as raízes intactas.

2. Use uma ferramenta ou faca limpa e afiada para cortar o torrão em seções. Cada seção deve ter um caule.

3. Prepare novos buracos como faria com uma planta nova e plante cada seção em seu próprio buraco.

4. Regue-os e cuide deles como qualquer hibisco recém-plantado.

Variedades Populares

‘Pink Swirl’ apresenta pétalas com bordas brancas e centros rosa, produzindo grandes flores chamativas.

A série ‘Luna™’ de hibisco se divide em algumas variedades de diferentes cores. O vermelho é um tom aveludado e deslumbrante de carmesim. A variedade branca é de um branco puro com um coração vermelho no centro e estames de cor creme.

Existem várias tonalidades de rosa, desde rosa choque até coral e quase blush. ‘Pink Swirl’ tem pétalas rodopiantes que são brancas em uma borda e rosa na outra. Todas as variedades têm flores grandes e vistosas que chamam a atenção em plantas relativamente pequenas, comparativamente.

Besouros são um problema e mais difíceis de erradicar do que alguns outros insetos incômodos. Armadilhas para besouros são eficazes para controlá-los e mantê-los longe de suas plantas. Para outros insetos, tente um spray forte de água para derrubar as populações e depois trate com óleo de neem para se livrar de qualquer sobra. Pulverize no início do dia, cobrindo com uma névoa leve, evitando horários em que os polinizadores estão mais ativos.

Doenças

Regar pela manhã e desbastar a folhagem ajuda a prevenir doenças fúngicas como ferrugem, cancro e mancha foliar.

A maioria dos problemas de doenças que você encontrará com esta planta são de natureza fúngica. Mancha foliar, ferrugem, cancro e ferrugem podem ser problemas. A rega excessiva e por cima são causas típicas de doenças fúngicas.

Você pode evitar isso regando pela manhã e desbastando a folhagem para permitir que mais sol e ar alcancem o centro da planta. Remova quaisquer folhas danificadas à medida que surgirem para evitar a propagação para partes saudáveis da planta.

Perguntas Frequentes

Plante esses arbustos com outras plantas que gostam de ácido e umidade. Hortênsias são um excelente vizinho.

Sim, não só não é tóxico, mas hibisco é comestível, e as flores têm um sabor doce.

Você pode cortar a folhagem no outono e cobrir as raízes com cobertura morta ou deixar os galhos intactos até a primavera. De qualquer forma, uma camada espessa de cobertura morta ajuda a isolar as raízes.

Continue sua leitura aqui