Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Heliotrópio

No momento, você está visualizando Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Heliotrópio

Você já deve ter notado em suas aventuras de jardinagem que algumas flores parecem seguir o sol pelo céu. Girassóis, por exemplo, viram suas flores para encarar o sol ao longo do dia. Embora esse seja um traço bastante comum entre as flores, o heliotrópio recebe seu nome por esse hábito. Significa virar ou mudar com o sol.

Os heliotrópios são flores favoritas do verão, com lindas flores perfumadas e folhagem densa e texturizada. Eles são às vezes conhecidos como plantas de torta de cereja por causa de sua fragrância. Diz-se que as flores cheiram como uma sobremesa doce com notas de baunilha e cereja com um toque de amêndoa.

Embora muitas vezes sejam cultivadas como anuais, essas plantas são perenes em climas quentes. Elas fazem uma bela adição ao jardim. São especialmente agradáveis para plantar perto de entradas, caminhos e espaços de convivência ao ar livre, onde seu aroma pode ser melhor apreciado.

Visão Geral

O heliotrópio é uma planta perene da família Boraginaceae.

Área Nativa

América do Norte, América Central, América do Sul

Requisitos de Rega

Altos

Pragas e Doenças

Cochonilhas, moscas-brancas, pulgões, ácaros-aranha, oídio

Tipo de Solo

Rico, argiloso, bem drenado, úmido

Zona de Resistência

Perenes em 9-11, anuais em outros lugares

O Que É?

É uma flor popular da era vitoriana e uma vez adornou o caixão de Emily Dickinson.

Muito popular na era vitoriana, o heliotrópio era uma flor comum em jardins e parques. Um deles foi até colocado no caixão da famosa poetisa americana Emily Dickinson. Esta flor de cheiro doce viajou pelos mares e voltou. Vamos explorar as origens da planta e discutir como ajudar essa flor vintage a florescer no jardim moderno.

Características

As flores desta planta emitem um doce aroma com toque de amêndoa.

Essa beleza florescente é uma planta perene em climas quentes e geralmente é cultivada como anual em climas mais frios. É uma planta pequena e arbustiva que pode atingir até dois metros de altura em seu ambiente natural. Em cultivo, será mais próxima da metade desse tamanho.

As folhas são ovais e verde-escuras com textura áspera e veias proeminentes. Algumas variedades têm folhas com um tom roxo, enquanto outras são totalmente verdes. Elas também podem ter uma textura enrugada.

Esta flor é valorizada por suas flores perfumadas. Essas flores de cinco lóbulos crescem em cachos planos e podem ser de tons de azul, violeta ou branco. O perfume é doce e delicado, com toques de amêndoa e notas de baunilha e frutas. Variedades mais antigas tendem a ter um aroma mais forte do que variedades híbridas mais novas.

Essas plantas têm uma longa temporada de floração que dura do final da primavera até o início do outono. Remover as flores murchas resultará em mais produção de flores, pois ajuda a planta a redirecionar energia para o novo crescimento.

Área Nativa

Elas prosperam em habitats diversos, que vão de desertos áridos a florestas úmidas.

As plantas de heliotrópio são nativas das Américas, com espécies ocorrendo na América do Norte, América do Sul e América Central. Seus habitats variam conforme a espécie. Algumas espécies crescem naturalmente em áreas desérticas áridas, enquanto outras preferem florestas úmidas. Outras ainda são decididamente tolerantes ao sal e crescem em áreas costeiras arenosas.

Plantio

As plantas de heliotrópio devem ser plantadas após a geada.

Você pode cultivar esta planta no solo, bem como em vasos. Ela é uma excelente planta de borda e é deslumbrante em um plantio em massa. As plantas crescem mais altas do que largas, então plante-as relativamente próximas umas das outras. Deixe cerca de 30 cm de espaço entre estas e suas plantas vizinhas.

Plante seu heliotrópio na primavera, após a ameaça de geada ter passado. Comece a partir de sementes com antecedência para maximizar o tempo de floração. Isso é especialmente importante em climas com estações de crescimento curtas.

Transplante

Prepare a área de plantio soltando e corrigindo o solo.

Se você estiver cultivando a partir de sementes, certifique-se de endurecer suas mudas e aclimatá-las antes de plantar ao ar livre. Uma geada inesperada matará suas plantas jovens, então não plante muito cedo. Regue suas mudas ou inícios antes do plantio para minimizar o estresse.

Solte o solo na área de plantio e faça qualquer correção necessária neste momento. Depois de preparar o solo, cave um buraco ligeiramente maior que a bola de raiz. Remova a planta do vaso e solte levemente a bola de raiz. O topo da bola de raiz deve estar nivelado com a terra ao redor.

Depois de posicionar sua planta no buraco, preencha novamente e depois compacte o solo para remover bolsas de ar. Seja gentil para evitar danificar as raízes delicadas e os caules jovens. Regue sua planta e depois regue regularmente para ajudar a planta a estabelecer raízes.

Cultivo a partir de Sementes

Plante sementes durante a primavera para permitir que se estabeleçam antes do calor do verão.

É uma boa ideia planejar com antecedência ao plantar essas sementes. Elas levam entre 84-120 dias para amadurecer a partir da semente, então é uma boa ideia começar a plantá-las em ambientes fechados, com antecedência. Elas não são resistentes ao frio, então não podem ser plantadas no solo até que a ameaça de geada tenha passado. Semeie suas sementes em ambientes fechados, 10-12 semanas antes da última data de geada.

Em climas mais quentes, você pode plantá-las em qualquer época do ano, mas a primavera é a melhor. Isso lhes dá um clima ameno para se estabelecerem antes que o calor do verão cause estresse às plantas. As sementes demoram muito para germinar, então seja paciente com elas. Espere que leve de 30 a 40 dias para a germinação. Pode ser menos, mas você nunca sabe com essas plantas.

Como Cultivar

O heliotrópio não é uma planta difícil de cultivar. É relativamente resistente a pragas e doenças, embora o oídio possa ser um problema em climas úmidos. Contanto que você atenda às suas necessidades básicas, essas plantas não requerem muita manutenção.

Certifique-se de beliscar suas plantas jovens. Isso causará ramificação e produzirá plantas mais cheias, mais atraentes e com mais flores. Não belisque muito tarde na temporada, pois isso impedirá a floração.

Luz

Exposição excessiva ao sol e calor aumenta significativamente as necessidades de rega.

Em geral, essas são plantas que amam o sol pleno. Dito isso, em climas quentes, essa exposição ao sol é melhor cumprida no início do dia. Idealmente, plante-as onde receberão seis a oito horas de sol pela manhã. Sombra à tarde é melhor em climas quentes.

Em climas frios, você não precisará se preocupar tanto com o calor do sol da tarde. Ainda assim, fique atento às necessidades de umidade desta planta. Muito sol e calor os tornarão de alta manutenção no departamento de rega.

Água

Umidade constante é preferida em vez de solo encharcado.

Os heliotrópios gostam de umidade, e muito. Regue suas novas plantas dia sim, dia não, para ajudá-las a estabelecer raízes. Elas não são tolerantes à seca, mesmo depois de estabelecidas. Precisarão de rega frequente em tempos de clima quente e seco. Se estiver cultivando essas plantas como perenes, reduza a rega no inverno.

Por mais que gostem de umidade, não toleram solo encharcado e pés molhados. O excesso de rega e a falta de rega podem se manifestar em folhas caídas. Uma boa drenagem ajudará a determinar a causa das folhas caídas. Se a drenagem estiver boa e as folhas estiverem caídas, suas plantas precisam de mais água.

Solo

Melhore o solo padrão para vasos com composto para um crescimento rico em nutrientes.

Para as plantas mais saudáveis, solo fértil e argiloso com boa drenagem é o melhor para esta planta. Solo pesado em argila, ou solo que se compacta facilmente, não é ideal. Se você tiver solo arenoso ou pesado em argila, é melhor corrigir seu solo com composto antes de plantar.

Em vasos, você pode usar um solo padrão para vasos. Se quiser dar às suas plantas em vasos um início saudável, misture um pouco de composto para adicionar nutrientes. Essas plantas preferem um pH ligeiramente ácido a neutro.

Temperatura e Umidade

Garanta uma circulação de ar adequada e regue ao nível do solo em climas úmidos.

Em termos de temperatura do solo, espere para plantar seus heliotrópios até que o solo atinja 15°C. Esta é a temperatura na qual as sementes germinarão, adicionalmente. Estas são plantas de clima quente, e as temperaturas ideais durante o dia variam de 18°C a 27°C. As temperaturas ideais à noite são 10-15 graus mais baixas. Abaixo de 4°C, você pode esperar que esta planta pare de crescer. Temperaturas de congelamento matarão a folhagem.

Algumas variedades são bem adaptadas ao clima úmido. ‘Augusta Lavender’, por exemplo, é muito tolerante ao calor e à umidade. A maioria das variedades, no entanto, prefere clima mais seco. Em climas úmidos, deixe algum espaço para uma circulação de ar adequada e regue ao nível do solo. Em alguns casos, o oídio pode ser um problema.

Fertilização

Os heliotrópios requerem aplicação mensal de fertilizante líquido orgânico balanceado.

Os heliotrópios são plantas que precisam de fertilizante regularmente. Para plantas no solo, fertilize pelo menos uma vez por mês na primavera e no verão. Um fertilizante mais rico em fósforo ajudará suas plantas a desenvolver mais e flores mais fortes. Plantas em vasos podem receber ainda mais fertilizante. Fertilize plantas em vasos a cada duas a três semanas.

Manutenção

Beliscar plantas jovens entre três e seis polegadas de altura incentiva a ramificação.

Beliscar sua planta enquanto ela é jovem causará ramificação. Faça isso quando suas mudas tiverem entre três e seis polegadas de altura. Pare de beliscar no meio da primavera ou suas plantas podem não florescer bem, ou de todo. Beliscar em geral atrasará a floração, mas sua planta produzirá mais flores, mais tarde na temporada. Remover flores murchas também aumentará a capacidade de floração da sua planta, redirecionando energia para o novo crescimento.

Em climas quentes, onde esta planta é perene e perene, corte a planta pela metade no outono. Isso incentivará a ramificação e uma folhagem mais densa. Em climas mais frios, nenhuma poda é necessária, exceto para remover flores murchas.

Propagação

Você pode propagar essas plantas por sementes ou estacas. Já discutimos o cultivo a partir de sementes, que é bastante simples. A única ressalva é o longo período de germinação. Ao propagar a partir de sementes, seja paciente. Pode levar um mês para ver qualquer ação dessas sementes.

Estacas

Plante estacas em solo úmido, bem drenado, corrigido com composto e perlita.

Propagar esta planta a partir de estacas é simples e pode fazer suas plantas durarem muito mais tempo se você viver em um clima frio. Em vez de perder suas plantas todo inverno, você pode tirar estacas delas e enraizá-las em ambientes fechados durante o inverno. Então, você terá novas plantas para a primavera e não precisará começar tudo de novo a partir de sementes.

Tire suas estacas no final da primavera ou verão. Suas plantas cultivadas a partir de estacas serão cópias exatas da planta-mãe. As sementes nem sempre reproduzem fielmente. Escolha caules que tenham de quatro a seis polegadas de comprimento e corte-os logo abaixo de um nó. Remova as folhas da metade inferior da estaca e mergulhe essa extremidade no hormônio de enraizamento.

Prepare um vaso ou potes com solo úmido, bem drenado e rico. Corrigir com composto dará às suas novas plantas muitos nutrientes para crescer. Se precisar melhorar a drenagem, misture um pouco de perlita. Plante as extremidades cortadas de suas estacas no solo.

Coloque suas estacas em um local quente e brilhante, mas evite a luz solar direta. Uma vez que a planta tenha enraizado, ela tolerará mais sol. Durante o inverno, mantenha a planta em um local ensolarado. Então, simplesmente plante suas novas plantas na primavera como faria com plantas cultivadas a partir de sementes.

Variedades Populares

Deep Marine

A variedade ‘Deep Marine’ é conhecida por sua rica fragrância de cereja e violeta.

‘Deep Marine’ é uma variedade popular com pequenas flores roxo-escuras. Elas são muito perfumadas com o aroma característico de cereja e violeta, com tons ricos e opulentos. A folhagem azul-esverdeada escura tem muita textura e veias pesadas. As abelhas adoram essas flores, e outros polinizadores também as apreciarão.

Atlantis

Esta variedade apresenta flores roxas quentes e muito perfumadas, ideais para preencher pequenos espaços entre plantas maiores.

‘Atlantis’ é compacta com um hábito de montículo e folhagem densa e verde-escura. As folhas têm muitas veias e são muito texturizadas. Esta variedade tolerante ao calor tem flores roxas quentes que são muito perfumadas. Esta é ótima para preencher pequenos espaços entre plantas maiores.

Augusta Lavender

Suas flores lavanda têm pétalas pálidas com centros brancos e pequenos acentos amarelos.

‘Augusta Lavender’ tem uma reputação por sua excelente tolerância ao calor e ao sol. Esta variedade é ótima para climas quentes e espaços que recebem pouca sombra. As flores combinam com o nome em um tom pálido de lavanda. O centro das pequenas flores é branco com um pequeno acento amarelo. Esta variedade é mais alta e menos densa.

Alba

Plante ‘Alba’ perto do seu espaço de convivência ao ar livre para suas flores perfumadas.

‘Alba’ é uma variedade mais alta. Se você adivinhou que esta tem flores brancas, você está certo! Também é uma das variedades mais perfumadas, com um rico aroma de baunilha que se espalha bem. Plante esta perto do seu espaço de convivência ao ar livre para aproveitar o perfume. As flores serão mais visíveis à noite por causa de sua cor. Uma adição maravilhosa ao jardim lunar.

Problemas Comuns

Os heliotrópios são plantas bastante resistentes que não têm muitas vulnerabilidades. Existem alguns problemas a serem observados, mas a maioria deles pode ser corrigida facilmente.

Pragas

Aborde as pragas com remoção manual ou um jato forte de água.

Algumas pragas podem ser atraídas por essas plantas, mas são principalmente um problema para plantas que passam o inverno em ambientes fechados. Se você levar seu heliotrópio para dentro de casa durante o inverno, fique de olho em folhas marrons. Isso pode ser um sinal de ácaros-aranha. Cochonilhas podem aparecer, e álcool em um cotonete limpará uma infestação leve.

Ao ar livre, você pode encontrar pulgões ou moscas-brancas. A remoção manual de pulgões funciona em uma infestação leve. O óleo de neem é um bom tratamento para esses insetos em caso de uma infestação mais séria.

Doenças

Remova regularmente folhas danificadas e pode para melhorar o fluxo de ar.

A doença mais comum que afeta esta planta é o oídio. Como gosta de muita umidade, é mais propensa a fungos. Isso é mais um problema em climas úmidos, e você pode preveni-lo regando ao nível do solo. Evite regar as folhas e dê espaço para uma circulação de ar adequada.

Perguntas Frequentes

Leve suas plantas para dentro durante o inverno?

Sim, em climas frios onde os heliotrópios são cultivados como anuais, você pode levá-los para dentro de casa antes da primeira geada. Isso permitirá que você desfrute de suas flores por mais tempo. Mantenha-as em um local ensolarado e continue a regá-las e fertilizá-las regularmente.

Por que minhas plantas têm folhas amarelas?

Folhas amarelas podem ser um sinal de várias coisas. A causa mais comum é o excesso de água. Certifique-se de que seu solo tenha uma boa drenagem e que você não esteja regando em excesso. Se o solo estiver encharcado, suas plantas podem estar sofrendo de podridão radicular. Outra possibilidade é uma deficiência de nutrientes. Fertilize suas plantas regularmente para garantir que recebam todos os nutrientes de que precisam.

Posso plantar heliotrópios em recipientes?

Sim, os heliotrópios são ótimos para o cultivo em recipientes. Use um solo bem drenado e fértil, e certifique-se de que seus vasos tenham bons orifícios de drenagem. Regue regularmente e fertilize a cada duas a três semanas durante a temporada de crescimento. Isso permitirá que suas plantas cresçam vigorosamente e floresçam abundantemente.

Os heliotrópios são tóxicos para animais de estimação?

Sim, todas as partes da planta do heliotrópio são tóxicas para cães, gatos e cavalos. Elas contêm alcaloides pirrolizidínicos, que podem causar problemas de fígado se ingeridos. Mantenha essas plantas fora do alcance de seus animais de estimação e consulte um veterinário imediatamente se você suspeitar que seu animal de estimação ingeriu qualquer parte da planta.