Como Plantar, Cultivar e Cuidar da Betônica

No momento, você está visualizando Como Plantar, Cultivar e Cuidar da Betônica

Visão Geral

A betônica, também conhecida como betônica-roxa (Betonica officinalis), é uma planta fácil de cultivar da família da hortelã. Ela é nativa da Europa, África e Ásia. É resistente, versátil e fácil de incorporar em uma variedade de cenários paisagísticos.

Esta perene herbácea é vistosa e animará seu jardim com suas flores coloridas que se erguem acima de rosetas folhosas. Use-a como cobertura do solo, para preencher bordas e cantos, ou como uma perene complementar entre outras em seu jardim de campo, prado de bolso ou jardim de borboletas.

Como muitas outras plantas da família da hortelã, a betônica não requer muitos cuidados e atenção. Tudo o que você precisa para começar é uma planta ou algumas sementes, e você estará no caminho certo para uma colônia saudável. Essas plantas realmente prosperam com atenção mínima; desde que você as ajude a começar e forneça serviços regulares de remoção de ervas daninhas, elas geralmente cuidarão de si mesmas.

Você tem espaço para a betônica em seu jardim? Se sim, continue lendo para aprender mais sobre esta atraente e fácil de cuidar flor perene e como melhor incorporá-la em sua paisagem.

Visão Geral

Estas são plantas herbáceas perenes pertencentes à família Lamiaceae.

Tipo de Planta

Perene herbácea

Área Nativa

África do Norte, Ásia Ocidental, Europa

Zona de Resistência USDA

4 – 8

Exposição ao Sol

Sol pleno a sombra parcial

Tipo de Solo

Médio, bem drenado

Requisitos de Rega

Médio

Usos Sugeridos

Jardim de polinizadores, jardim de campo, borda perene

Cor da Flor

Rosa, Roxo

Atrai

Borboletas, beija-flores, abelhas, polinizadores

Resistente a

Seca, cervos

História Natural

A betônica é nativa da Europa, Ásia Ocidental e África do Norte. Dentro de sua região nativa, é encontrada em campos e prados, parques e prados, e florestas abertas e ensolaradas. É amplamente adaptável e pode ser encontrada em uma variedade de habitats ensolarados com climas temperados.

O gênero Betonica consiste em muitas espécies herbáceas diferentes, incluindo várias plantas conhecidas como betônica, urtiga-da-cerca, erva-do-bispo e erva-das-feridas. Essas várias espécies de betônica são flores silvestres comuns em toda a sua faixa nativa e podem ser consideradas invasoras porque são tão difundidas.

Esta valiosa planta para a vida selvagem também tem sido usada por humanos ao longo dos tempos. A betônica tem sido usada para fins medicinais e culturais e é considerada para trazer sorte e proteger contra danos. A betônica ainda é usada como uma erva moderna para tratar várias doenças. Você também pode fazer chá com as folhas de betônica.

Características

As flores da betônica florescem em densos cachos espinhosos no final da primavera.

A betônica forma densos aglomerados de caules eretos, espalhando-se tanto por rizomas quanto por auto-semeadura. Como a maioria das hortelãs, tem caules quadrados e um cheiro forte distintivo. As folhas em forma de coração e os caules são ligeiramente peludos, dando uma sensação áspera ou macia. Em climas mais quentes, as folhas da betônica podem permanecer perenes durante os meses de inverno.

Na primavera, quando as folhas começam a emergir, plantas individuais aparecem em densos aglomerados de rosetas basais. À medida que as plantas amadurecem durante a primavera, desenvolvem caules floridos mais altos e folhosos. Essas folhas crescem em pares opostos e são uniformemente dentadas ao longo das bordas.

As flores da betônica florescem no final da primavera ou início do verão. As flores formam densos cachos espinhosos. Cada flor individual é pequena, não mais do que alguns milímetros de comprimento, e tubular com um lábio inferior distintamente manchado. As flores são tipicamente rosa-arroxeadas, embora diferentes espécies e cultivares de betônica tenham cores de flores mais variadas.

Devido à sua popularidade como perene de jardim, existem vários cultivares bonitos. Você encontrará diferenças nas formas e tamanhos das folhas e, mais notavelmente, diferenças nos tempos de floração e nas cores das flores, embora as flores sejam tipicamente em tons de rosa e roxo.

Propagação

Esta planta não é apenas fácil de cultivar, mas também muito fácil de propagar. Você pode começar novas plantas a partir de sementes ou dividir aglomerados estabelecidos para iniciar novas colônias. Se você tiver acesso a plantas maduras, o método de propagação mais rápido e fácil será a divisão. Se você estiver começando do zero, o meio mais econômico para adquirir novas plantas será começar a partir de sementes.

Sementes

Semeie as sementes diretamente em um canteiro de solo preparado no outono.

A betônica é simples de começar a partir de sementes. Na verdade, essas plantas se auto-semeiam prontamente no jardim, e você não precisará fazer nada especial para ajudar suas sementes a crescer. Você pode coletar sementes de plantas maduras no outono ou começar novas plantas a partir de sementes compradas.

Semeie diretamente as sementes no outono onde você deseja que elas cresçam. Semeie-as em um canteiro de solo preparado para que não estejam competindo diretamente com ervas daninhas ou outras vegetações. As sementes não precisam ser enterradas ou plantadas. Basta espalhá-las e pressioná-las no solo para garantir que tenham bom contato com a terra.

Deixe as sementes passarem o inverno, e elas germinarão na primavera, à medida que o clima começar a esquentar. Se os esquilos estiverem desenterrando suas sementes ou mudas, proteja-as com uma gaiola fechada até que tenham germinado e crescido um pouco mais. Finalmente, desbaste as mudas para uma planta a cada 30 cm, pois elas crescerão e se espalharão rapidamente.

Divisão

Propague plantas dividindo aglomerados saudáveis em grupos menores.

Se você estiver lidando com um aglomerado estabelecido de betônica, elas são rápidas de propagar por divisão. No início da primavera, quando as plantas estão começando a crescer, ou no outono, quando o clima começa a esfriar, é hora de dividir suas plantas. Desbastar aglomerados densos periodicamente é uma ótima ideia para ajudar a manter suas colônias crescendo vigorosamente, e você pode dividir aglomerados ao mesmo tempo.

Use uma pá para cavar um aglomerado saudável de plantas. Usando suas mãos ou uma pá, separe o aglomerado em vários grupos menores. Replante cada grupo em locais diferentes e regue-os bem.

Transplante

Prepare um buraco maior que a massa da raiz e coloque a planta dentro.

Seja transplantando uma betônica de um vaso ou de um aglomerado recém-dividido, o processo é essencialmente o mesmo. Você precisará apenas de algumas ferramentas simples: uma pá ou enxada para cavar e algumas luvas de jardinagem confortáveis para proteger suas mãos. O momento ideal para o transplante é um dia fresco e nublado na primavera ou no outono.

Prepare um local para sua nova planta cavando um buraco ligeiramente mais largo e profundo do que a massa da raiz ou o vaso em que está crescendo. Remova cuidadosamente sua planta do vaso e coloque-a no buraco recém-preparado. Repreencha quaisquer lacunas ao redor das raízes com o solo e compacte-o ao redor da base da planta. Finalmente, regue bem seu novo transplante e mantenha-o bem regado pela próxima semana ou mais para ajudar a prevenir o choque do transplante.

Como Cultivar

Esta planta vigorosa é fácil de cultivar no jardim de casa. Tudo o que você precisa é de um clima temperado com um local ensolarado e solo úmido. Em pouco tempo, você estará desfrutando das vistosas flores de betônica!

Luz Solar

Elas prosperam em pleno sol com floração ótima e crescimento compacto.

Forneça um local com sol pleno com pelo menos seis horas de luz solar intensa por dia. Felizmente, se você não tiver sol pleno, ela também se desenvolve bem em sombra leve. Plantas cultivadas em pleno sol geralmente terão a melhor floração e o crescimento mais compacto.

Água

Plantas em vasos ou canteiros elevados requerem rega mais frequente.

Solo úmido leva ao crescimento ideal. Uma vez que sua planta esteja bem estabelecida, no entanto, ela se tornará mais tolerante à seca.

Durante períodos prolongados de seca, suas plantas provavelmente apreciarão uma rega profunda ocasional. Se você estiver cultivando betônica em um vaso ou canteiro elevado, precisará oferecer rega mais regular porque os vasos tendem a secar rapidamente.

Solo

Enriqueça solos arenosos ou argilosos para melhorar a qualidade e o crescimento das flores.

A maioria dos tipos de solo é adequada, incluindo solos arenosos, argilosos e argilosos. Esta flor prefere solo organicamente rico, bem drenado com pH neutro a ácido. Solos que são principalmente areia ou argila precisarão de melhorias para melhorar sua qualidade geral, ou crie uma mistura de solo bem equilibrada e cultive suas flores em canteiros elevados.

Clima e Temperatura

Escolha um clima temperado com invernos de leves a moderados.

Zonas de Resistência de Plantas USDA 4 a 8 podem cultivar esta perene. Ela prospera em climas temperados com invernos frios a moderados. Pode não ser a melhor escolha para climas quentes e áridos, a menos que você tenha um local parcialmente sombreado que mantenha um pouco de umidade no verão.

Fertilização

Suplementar anualmente com composto orgânico ou aditivos de solo ricos em nutrientes.

A betônica deve se sair bem com solo médio ou organicamente rico sem precisar de fertilizante extra. Se, no entanto, você estiver cultivando betônica em solo pobre em nutrientes, adicione um pouco de composto orgânico ou outro aditivo de solo rico em nutrientes ao redor de suas plantas a cada primavera. Isso lhes dará um impulso suave de nutrientes a cada ano.

Manutenção

A manutenção regular inclui desbaste para evitar superlotação e poda de caules mortos.

Esta é uma planta de jardim de baixa manutenção. Existem algumas coisas que você vai querer gerenciar para ajudar suas plantas a parecerem o melhor possível.

Como as plantas de betônica tendem a formar colônias densas ao longo do tempo, desbaste suas plantas regularmente para evitar superlotação. Pode quaisquer caules mortos ou doentes e remova-os do seu jardim para evitar a reinfecção de pragas ou doenças.

Design de Jardim

Elas formam aglomerados densos com folhas basais que fazem uma excelente cobertura do solo.

A betônica é tão versátil que é difícil encontrar um lugar onde ela não será apreciada. É bonita e fácil de cultivar, então ficaria bem em qualquer jardim perene. Você poderia até cultivá-la como anual, se preferir jardinagem de flores anuais.

As betônicas são ímãs de polinizadores. Cultive uma em seu jardim de borboletas, atraia abelhas e apoie seus polinizadores locais. Qualquer local ensolarado com algumas plantas nativas de polinizadores trará muita atividade e ajudará a apoiar populações de insetos benéficos. Tente cultivar uma variedade de diferentes plantas polinizadoras perto de sua betônica para atrair esses insetos benéficos durante toda a estação de crescimento. Inclua plantas que florescem na primavera, verão e outono, bem como algumas plantas hospedeiras de lagartas de borboletas.

As flores crescem em aglomerados densos, e as folhas basais se agrupam para formar uma excelente cobertura do solo. Essas plantas também são bastante compactas e de baixo crescimento, então fazem ótimas bordas e margens ao redor do seu jardim de flores. Você pode cultivá-las individualmente, mas descobrirá que um aglomerado maior de betônica é bastante espetacular. A betônica fica ótima cercada por outras perenes de tamanho médio, bem como gramíneas ornamentais.

Se você não tiver um quintal ideal para cultivar flores, sempre pode cultivar betônica e outras flores em vasos, recipientes e canteiros elevados. A jardinagem em canteiros elevados é uma excelente maneira de criar um mini jardim próspero em quase qualquer lugar! Misture suas plantas de betônica com outras perenes coloridas, incorpore plantas que florescem na primavera, verão e outono, e você terá um jardim de três estações colorido e muito atraente!

Variedades

‘Hummelo’

O cultivar ‘Hummelo’ apresenta flores escuras e vistosas de cor rosa.

Este cultivar, chamado ‘Hummelo’, tem flores extremamente prolíficas e vistosas. Essas plantas florescem no meio ao final do verão e podem continuar florescendo até o outono, especialmente se forem podadas para incentivar mais flores. As ousadas flores rosa-escuras de ‘Hummelo’ certamente aumentarão o apelo do seu jardim!

‘Pink Cotton Candy’

Essas flores florescem no meio do verão com cachos doces de cor rosa algodão-doce.

Como o nome sugere, ‘Pink Cotton Candy’ tem cachos arredondados de flores rosa algodão-doce que florescem no meio do verão e parecem muito doces! As flores rosadas e animadas atraem muitos polinizadores e têm um longo período de floração durante os meses mais quentes do verão, fornecendo muito néctar para atrair polinizadores para o seu quintal.

‘Summer Romance’

Seus altos caules floridos atraem polinizadores devido às suas pequenas flores tubulares.

‘Summer Romance’ é um cultivar difícil de perder. Os grandes cachos oblongos de flores rosa-escuras florescem no meio do verão e fazem um show deslumbrante. Os caules floridos podem atingir até 60 cm de altura e se destacam acima do restante da folhagem basal. Os polinizadores adoram essas plantas, e os beija-flores também visitam as pequenas flores tubulares.

‘Alba’

Considere esta como uma adição sutil que realça as perenes vizinhas em seu jardim.

‘Alba’ é um cultivar de betônica de flores brancas. Comparado a alguns dos rosas e roxos brilhantes de outros cultivares de betônica, ‘Alba’ é bastante discreto e seria um complemento adorável para qualquer outra perene em seu jardim.

‘Superba’

A variedade ‘Superba’ apresenta flores de um rosa-fúcsia profundo em cachos soltos.

‘Superba’ é um cultivar de betônica grande, nomeado por suas flores maiores em forma de trombeta. ‘Superba’ tem cachos soltos de flores em espiral de cor rosa-fúcsia que literalmente se destacam na multidão. Esta é realmente uma escolha excelente para uma exibição de jardim perene. Dentro de alguns anos, você precisará desbastar os aglomerados densos para evitar a superlotação devido ao seu crescimento exuberante.

Pedicularis canadensis (Betônica Canadense)

Esta apresenta folhas franjadas semelhantes a samambaias e pequenos cachos de flores amarelas com capuz.

A betônica canadense é também às vezes conhecida como betônica. Esta planta está em um gênero diferente e até mesmo em uma família diferente das outras variedades de betônica do gênero Betonica. A betônica canadense tem folhas franjadas semelhantes a samambaias e cachos de pequenas flores amarelas com capuz. A betônica canadense é nativa do leste da América do Norte.

Valor para a Vida Selvagem

A betônica atrai uma variedade de polinizadores como borboletas e abelhas.

A betônica é uma planta maravilhosa para polinizadores. Borboletas, abelhas e outros insetos benéficos adoram essas plantas, e suas flores estarão cheias de atividade. Beija-flores também visitarão as flores, sugando néctar de dentro dos pequenos tubos. Se você está procurando plantas para melhorar seu jardim de polinizadores, a betônica seria uma boa escolha.