Como Cultivar Equináceas a Partir de Sementes em 7 Passos Fáceis

No momento, você está visualizando Como Cultivar Equináceas a Partir de Sementes em 7 Passos Fáceis

As Plantas e Suas Características

As plantas formam um monte de folhagem áspera e verde escura no primeiro ano. Se você começar a cultivá-las com antecedência, pode ser que floresçam no primeiro ano, mas geralmente florescem no segundo. As flores são reconhecíveis por seu grande, espinhoso, cone central. Pétalas longas e finas crescem em um anel ao redor do cone. A espécie mais comum tem flores roxas, mas há muitas outras em tons de branco, amarelo, laranja, vermelho e rosa.

Plantando Equinácea no Jardim

Plantar equinácea a partir de sementes no seu jardim é uma maneira garantida de atrair polinizadores, incluindo abelhas, borboletas, moscas, besouros, mariposas e vespas. Elas são perenes de baixa manutenção e tolerantes à seca, que florescem por um longo período durante o verão e até a primeira geada, às vezes até além. Vamos falar sobre como você pode cultivar equinácea a partir de sementes no seu próprio jardim.

Equinácea Roxa

Sementes de Equinácea Roxa

Equinácea White Swan

Sementes de Equinácea White Swan

Equinácea Alan’s Pride

Sementes de Equinácea Alan’s Pride

Passo 1: Estratificação a Frio

Imite as condições de inverno refrigerando as sementes em uma toalha úmida.

Algumas sementes requerem temperaturas frias para ajudar na germinação. Isso é comum entre plantas que crescem em climas mais frios. No ambiente natural, as sementes caem no outono e passam o inverno congelando e descongelando. Isso ajuda a quebrar a casca externa, permitindo que a umidade penetre no embrião e inicie a germinação.

A equinácea é uma dessas plantas que se beneficiam da estratificação a frio. Uma maneira de fazer isso é semear diretamente no jardim logo após a primeira geada. Isso permite que elas experimentem naturalmente o clima frio e germinem assim que as temperaturas permitirem na primavera. Isso envolve semear diretamente suas sementes no solo. Para nossos propósitos, vamos nos concentrar em cultivá-las dentro de casa a partir de sementes compradas.

Isso significa que você precisará estratificar a frio artificialmente as sementes antes de começar. Essas plantas específicas precisam de estratificação úmida em vez de seca. Você pode fazer isso envolvendo as sementes em uma toalha de papel úmida e colocando-as em um saco plástico ou outro recipiente.

Verifique sua toalha de papel semanalmente para garantir que permaneça úmida. Não se preocupe com a germinação devido à umidade; a temperatura as manterá em estado dormente. Deixe-as na geladeira por três a quatro semanas antes de começar.

Passo 2: Comece no Momento Certo

Conte a partir da última data de geada até o momento do plantio.

Para equináceas plantadas na primavera, você pode semear diretamente no jardim após a estratificação, cerca de duas a quatro semanas antes da sua última data de geada. No entanto, vamos começar nossas sementes dentro de casa, então queremos começar muito mais cedo. Se você começar cedo o suficiente, pode conseguir algumas flores no primeiro ano.

Se você quiser começar suas sementes para que floresçam no mesmo ano, espere começar cerca de 10-12 semanas antes da última data de geada. Isso deixará você com mudas fortes para transplantar.

A mistura para iniciar sementes é um meio estéril e sem solo feito precisamente para esse propósito. É leve e arejado, permitindo desenvolvimento máximo das raízes e livre de patógenos potencialmente prejudiciais, como mofo ou bactérias.

Eu prefiro umedecer minha mistura de plantio antes de colocá-la em minhas células porque ela absorve melhor dessa forma. Você pode usar suas mãos ou uma pá para misturar água no meio e depois encher suas bandejas com o material umedecido. Eu acho que quando encho minhas bandejas e despejo água por cima, tende a passar direto.

Preencha suas células com a mistura de plantio úmida e coloque-as em uma bandeja para coletar qualquer água que escorra. Ou forme alguns blocos de solo, que são bem adequados para semear sementes de flores silvestres como a equinácea.

Passo 4: Semeie Suas Sementes

Semeadura superficial mantém as sementes na luz de que precisam.

Quando se trata de profundidade de semeadura, um fator específico desempenha o maior papel. Isso é se elas requerem luz para germinar. Algumas requerem luz, enquanto outras precisam de escuridão. As equináceas pertencem ao primeiro grupo; as sementes precisam de luz solar para iniciar a germinação.

Quando as sementes precisam de luz para germinar, é comumente recomendado que sejam semeadas na superfície. Isso significa colocá-las no topo do solo e pressioná-las suavemente sem cobri-las.

Este é o caso da equinácea. Você pode semeá-las na superfície ou cobri-las levemente com solo para mantê-las no lugar. Não as enterre, ou sua taxa de germinação será ruim. Coloque suas bandejas em um local com luz brilhante, mas indireta, ou sob uma luz de cultivo.

Passo 5: Monitore a Germinação e o Crescimento

Observe se há murchamento—muita água pode causar tombamento.

Diferentes plantas têm tempos de germinação diferentes e brotam em temperaturas diferentes. As sementes de equinácea germinam a cerca de 65-75°F (18-24°C). Leva entre 10 e 21 dias para elas brotarem, então exigem um pouco de paciência. Se você passar da marca de três semanas e nada acontecer, provavelmente algo deu errado.

Depois que elas brotarem, mova suas mudas mais perto da fonte de luz. Elas não devem estar em luz solar direta e plena, mas devem receber luz brilhante durante a maior parte do dia.

Mantenha o solo úmido, mas não encharcado. Você pode fazer isso borrifando-as com água, regando por baixo ou regando cuidadosamente por cima. Se o solo permanecer úmido, você pode encontrar tombamento. Isso ocorre quando suas mudas parecem morrer rapidamente, murchando e caindo. É causado por uma infecção fúngica no meio de plantio úmido.

Passo 6: Aclimatação

Comece a aclimatar as mudas uma ou duas semanas antes do transplante.

Antes do transplante, você vai querer aclimatar suas mudas. Comece isso uma ou duas semanas antes de planejar transplantá-las para seu local final. Durante o dia, coloque suas bandejas do lado de fora em um local abrigado, mas bem iluminado. Aumente gradualmente a duração e a quantidade de luz que elas recebem nos dias seguintes.

Se você espera temperaturas de congelamento durante a noite, certifique-se de trazer suas plantas de volta para dentro. Quando chegar ao ponto em que elas passam o dia todo ao ar livre e seus caules cresceram grossos e robustos, é hora de transplantar.

Passo 7: Transplante

Transplante no início da manhã para evitar o calor do meio-dia.

Prepare um canteiro para suas equináceas soltando o solo e misturando um pouco de composto bem decomposto ou esterco. Isso fornecerá nutrientes que se decompõem lentamente e as alimentam durante a temporada. Quando elas começarem a florescer, você pode aplicar fertilizante solúvel em água com maior teor de potássio e fósforo, mas por enquanto, um solo rico fará o trabalho.

As equináceas preferem sol pleno, embora tolerem alguma sombra. Em climas quentes, um pouco de sombra à tarde evitará queimaduras solares. Apenas certifique-se de que elas recebam cerca de seis horas na parte inicial do dia. Certifique-se de que o local escolhido tenha boa drenagem.

Quando suas mudas tiverem de três a quatro polegadas de altura e estiverem aclimatadas, é hora de transplantá-las. Escolha um dia fresco ou ligeiramente nublado e faça o trabalho no início da manhã. Você vai querer regá-las após plantá-las, e não quer começar o caminho para o oídio regando muito tarde no dia.

Cave seus buracos tão profundos e duas vezes mais largos que suas bolas de raiz, depois regue os buracos e deixe a água ser absorvida. Remova cuidadosamente suas mudas de suas células ou vasos e coloque-as nos buracos. Preencha cuidadosamente ao redor delas, firmando o solo ao redor do topo.

Aplique cobertura morta ao redor da base para proteger as raízes e ajudar o solo a reter a umidade. Isso também isola as raízes, pois é provável que você tenha algum clima frio antes de esquentar para a primavera. Mantenha o solo úmido, mas não encharcado, enquanto suas plantas estão estabelecendo raízes, e depois cuide delas como plantas maduras quando estiverem bem enraizadas.