Como Cultivar Dálias a Partir de Sementes em 7 Passos Fáceis

No momento, você está visualizando Como Cultivar Dálias a Partir de Sementes em 7 Passos Fáceis

Dálias: Beleza e Versatilidade no Jardim

As dálias são favoritas de longa data, com formas de flores excepcionais e uma temporada duradoura de cores. Elas encantam em bordas ornamentais, vasos e arranjos florais frescos. Além disso, atraem polinizadores e outros insetos benéficos com suas grandes e vistosas flores, especialmente aquelas com centros abertos e fácil acesso ao néctar e pólen.

As dálias criam um ambiente de drama, elegância e fantasia, dependendo da forma da flor. Elas variam em tamanho, desde pequenos pompons até pratos gigantes. Elas desempenham bem como anuais, crescendo rapidamente em uma única temporada. Combine-as com gerânios, agastaches, sálvias, ásteres e equináceas para uma exibição prolongada do verão ao outono.

Cultivando Dálias a Partir de Sementes

Cultivar dálias a partir de sementes nos permite selecionar variedades únicas e semeá-las em grande quantidade de forma econômica. A semeadura também oferece a oportunidade de uma planta totalmente nova, única para o seu jardim, já que as abelhas as polinizam em suas viagens pelo jardim. Como os híbridos não crescem fielmente a partir de sementes, a prole não refletirá necessariamente a planta-mãe.

Você terá uma combinação emocionante e uma flor surpresa. Se for uma que você ama, armazene os tubérculos durante o inverno para a próxima temporada de cultivo.

Decorative Double Blend

Mistura de Sementes de Dália de Dupla Floração

Cactus Dahlia Blend

Mistura de Sementes de Flor de Cacto

Florist Cutting Gift Set

Mistura de Sementes de Flores para Floristas

Cultivando Dálias a Partir de Sementes

Recolha sementes no outono para flores do próximo ano.

Para obter um clone direto de suas dálias favoritas, fique com tubérculos e estacas. Mas para uma maneira nova, relativamente fácil e econômica de cultivar várias plantas, as sementes são uma ótima opção. Você pode encomendar sementes de varejistas confiáveis ou coletar as suas no final da temporada. Quando as flores murcharem, remova-as e deixe-as secar. No final do verão e início do outono, deixe algumas secarem no caule para coleta após a geada. Em seguida, quebre as vagens para coleta de sementes e armazenamento no inverno.

Comece as sementes de dália em ambientes fechados para promover o desenvolvimento antes de transplantar após a última geada. Uma bandeja de sementes ou recipiente baixo e plano com furos de drenagem é ideal para semeadura. Desinfete recipientes de semeadura usados anteriormente com um banho em água com sabão, seguido de um mergulho em solução de alvejante ou álcool. A sanitização dos suprimentos ajuda a evitar esporos de fungos e pragas persistentes.

Para uma solução de alvejante, use uma parte de alvejante para nove partes de água. Enxágue com água limpa após o mergulho. Para usar álcool, use um borrifador ou pano com álcool isopropílico (70%). Não é necessário enxaguar ou diluir com água neste tratamento.

Use uma mistura de semeadura umedecida ou mistura de envasamento regular para preencher as bandejas. Use uma sem fertilizantes adicionados. Blocos de solo são uma maneira inovadora de criar “vasos” autossuficientes de meio de solo para abrigar mudas em desenvolvimento. Eles facilitam o transplante da bandeja para o vaso para as dálias.

Seleção de Plantas

Flores deslumbrantes crescem a partir de tubérculos ou sementes a cada temporada.

A Sociedade Americana de Dálias classifica as dálias em grupos como decorativas, bola, orquídea e cacto, todos baseados nas pétalas e formas de simetria intrincada. Seus arranjos de pétalas quase perfeitos criam uma variedade além da imaginação de espécies e variedades. Existem mais de quarenta espécies reconhecidas, cada uma com flores arquitetônicas de beleza excepcional.

A maioria das dálias está disponível como tubérculos (estruturas de raiz carnudas e amiláceas com olhos de botão prontos para crescer). As sementes demoram mais para se desenvolver, mas formam pequenos tubérculos ao longo da temporada de crescimento para coleta futura. Experimente sementes diferentes de varejistas online ou locais para encontrar suas favoritas. Variedades menores e mais compactas se desenvolvem rapidamente com colocação versátil no jardim e sem necessidade de estacas.

As dálias são tóxicas para cães e gatos, por isso mantenha-as fora do alcance de animais curiosos.

Escolha o Local de Cultivo

Caules altos se beneficiam de estacas para resistir a danos causados pelo vento.

As dálias preferem climas com temperaturas noturnas frescas e dias quentes. Em média, temperaturas noturnas de 13-16°C e diurnas de 21-27°C são ideais. Ao escolher o local de plantio, opte por um com solos ricos e bem drenados. Dálias que amam o sol prosperam com pelo menos seis horas de luz solar diária. Em climas quentes ou sol intenso de verão, ofereça proteção contra a sombra à tarde. As dálias toleram sombra parcial, mas em excesso leva à falta de floração e vigor.

Solos ideais são soltos e quebradiços, com boa aeração e retenção de umidade. Enriqueça o solo com composto, húmus de folhas, esterco envelhecido ou casca de pinheiro no plantio. Misture esses com ⅔ de solo nativo. Isso é especialmente importante em solos pobres como areia ou argila. O composto ajuda na aeração, retenção de umidade, drenagem e nutrição.

Além de características de canteiro, as dálias fazem espécimes de vaso deslumbrantes. Use uma mistura de envasamento de alta qualidade para boa drenagem, aeração e retenção de umidade. Certifique-se de que o vaso tenha furos de drenagem amplos e coloque-o em um local ensolarado protegido do sol intenso da tarde em climas quentes.

Caules altos são suscetíveis a danos causados pelo vento. Proteja-os de zonas ventosas quando possível. Estacas ajudam a estabilizar flores altas.

Comece as Sementes de Dália em Ambientes Fechados

Plante sementes em ambientes fechados oito semanas antes da última geada.

Comece as dálias a partir de sementes em ambientes fechados quatro a oito semanas antes da última geada prevista na primavera. Para jardineiros com uma longa temporada de cultivo, semeie diretamente após a geada para flores mais tardias. Começá-las em ambientes fechados dá às mudas uma vantagem no desenvolvimento, com raízes fortes e caules folhosos para crescimento e floração mais rápidos após o transplante.

Para começar as sementes de dália em ambientes fechados, encha uma bandeja com mistura de envasamento. Espalhe as sementes sobre o meio e cubra levemente com não mais de 1/2 polegada de solo. Umedeça bem após a semeadura e mantenha o meio úmido durante o processo de germinação (o solo não deve estar molhado ou encharcado).

Coloque as bandejas em um local quente e iluminado. Temperaturas entre 18-24°C, ou um tapete térmico ajustado para essa configuração, promovem a germinação. As dálias tendem a germinar bem em condições ligeiramente mais frescas do que algumas outras flores de verão. Espere ver brotos em 7 a 10 dias ou dentro de duas semanas, à medida que surgem intermitentemente.

Cuidando das Mudas

Transplante as mudas assim que crescerem alguns centímetros de altura.

Assim que a germinação ocorrer, mova a bandeja para um local ensolarado na mesma faixa de temperatura. Ou, utilize luzes de cultivo para indicar períodos de dia mais longos para o crescimento. Mantenha as raízes em desenvolvimento uniformemente úmidas.

Quando as mudas atingirem alguns centímetros de altura, transplante-as para pacotes de células maiores ou vasos de quatro polegadas. Deixe-as continuar a se desenvolver por cerca de quatro semanas antes do transplante.

Aclimatação

A exposição gradual às condições externas previne o choque do transplante.

Mudas tenras se beneficiam de uma aclimatação gradual das condições de cultivo internas para as condições do jardim. Antes de transplantar as plantas jovens, coloque-as em uma área externa protegida por alguns dias a uma semana. Movimente-as lentamente para condições que espelhem seu novo local no jardim. Traga-as para dentro em noites frias.

Proteja-as de ventos fortes, temperaturas frias e sol da tarde durante o processo. A aclimatação prepara as plantas para o sucesso no transplante.

Transplante

Aguarde o transplante até que a última geada passe com segurança.

As mudas de dália são suscetíveis à geada e delicadas contra condições frias. Espere para transplantá-las até algumas semanas após a última geada, quando as temperaturas estiverem consistentemente aquecendo. A Sociedade Americana de Dálias recomenda tratá-las como você faria com um tomate ou outra seleção que ama calor.

Fique atento a lesmas e caracóis que preferem brotos novos e tenros. Recolha-os manualmente no início do dia ou à noite, quando estão mais ativos. Se os números aumentarem, atraia-os com armadilhas de cerveja ou refrigerante, enchendo um prato raso e colocando-o ao nível do solo.

Irrigação e Fertilização

Garanta uma boa drenagem e regue profundamente para evitar pragas.

As dálias precisam de umidade consistente e rega regular durante toda a temporada de crescimento, geralmente uma ou duas vezes por semana. No entanto, elas não toleram pés molhados. Garanta uma boa drenagem e regue profundamente. Aumente a frequência durante períodos secos. Vasos secam mais rapidamente do que plantações no solo, então verifique as necessidades de água regularmente.

No solo, as dálias se beneficiam de rega superficial, como irrigação por gotejamento ou mangueiras de imersão. Evitar saturação aérea ajuda a prevenir doenças foliares. Regar profundamente em vez de frequentemente evita lesmas e outras pragas.

As dálias crescem rapidamente e usam muita energia para produzir suas flores excepcionais. Solos ricos em nutrientes garantem saúde e vigor durante toda a temporada. Para aumentar a nutrição, use um fertilizante orgânico de uso geral logo após o plantio e depois mensalmente até meados de agosto, quando o crescimento desacelera. Uma proporção de 5-10-10 ou 5-20-20 ajuda a promover a floração sem enviar muito nitrogênio para a produção de folhas e caules. Uma proporção de 1-1-1 ou 5-5-5 são outras opções equilibradas e de baixa graduação.

Se optar por fertilizar, comece as aplicações três semanas após o plantio das mudas. Um granulado de liberação lenta minimiza as alimentações mensais e dura cerca de dois meses. Eles dispersam nutrientes gradualmente à medida que os grânulos se degradam. Para liberação lenta, aplique algumas semanas após a instalação e novamente no meio do verão.

Estacamento, Beliscamento e Remoção de Flores Murchas

Remova flores murchas regularmente para uma explosão consistente de flores coloridas.

Muitas dálias requerem estacas para seus caules altos e flores pesadas que pesam sobre caules ocos. Instale estacas no momento do plantio ou antes que as plantas tenham mais de um pé de altura. Amarre os caules às estacas com barbante macio e natural e continue amarrando-os à medida que crescem. Barbante ou rede entre estacas ao redor de um grupo é útil se você estiver cultivando várias dálias na mesma área.

As dálias se beneficiam de poda leve e beliscamento à medida que crescem para encorajar ramificações laterais. Remover a ponta de crescimento de plantas jovens promove uma forma mais arbustiva com um hábito mais folhoso e menos esguio. Também cria mais caules para mais botões e flores. Belisque a ponta de crescimento quando as plantas atingirem 12 polegadas de altura com três ou quatro pares de folhas.

A remoção regular de flores murchas promove a floração, com menos energia indo para a produção de sementes. Corte as dálias para arranjos de flores cortadas a qualquer momento, aproveitando os belos botões. Corte as flores quando estiverem totalmente abertas para um show floral duradouro. Deixe algumas flores nos caules no final do verão para desenvolver sementes para coleta.

Nas zonas 7-10, os tubérculos de dália passam o inverno fora, embora você possa optar por desenterrar os tubérculos para armazená-los dentro de casa em vez de arriscar um inverno frio. Dálias a partir de sementes terão pequenos aglomerados de tubérculos. Desenterre e armazene-os juntos em um espaço fresco para a próxima temporada de cultivo.