7 Problemas de Armazenamento de Tubérculos de Dálias para Evitar Este Ano

No momento, você está visualizando 7 Problemas de Armazenamento de Tubérculos de Dálias para Evitar Este Ano

Cultivando Dálias: Uma Aventura Gratificante

Cultivar dálias pode ser uma aventura maravilhosamente gratificante. Suas flores grandes, exuberantes e variadas são lindas para corte e se destacam no jardim. Infelizmente, se você vive ao norte da Zona 8, elas podem exigir muita manutenção durante os meses mais frios.

Se você vive em um clima frio, pode cultivar essas plantas com sucesso, mas as raízes não sobreviverão ao inverno se forem deixadas no solo. Você precisará desenterrá-las e armazená-las se quiser salvá-las para o ano seguinte. Esses tubérculos podem ser caros, então salvá-los é uma economia.

Armazenando Tubérculos de Dálias

Armazenar tubérculos de dálias não é difícil. No entanto, existem alguns passos e condições específicas que tornarão o armazenamento mais bem-sucedido. Preparar e armazenar seus bulbos de dálias corretamente requer um pouco de planejamento. Aqui estão alguns erros a evitar ao trazer esses tubérculos para o inverno.

Não Esperar Até a Folhagem Morrer

Corte após a geada para incentivar raízes mais fortes para a dormência.

Se você quer começar com o pé direito, deixe suas plantas morrerem após a primeira geada. As dálias são sensíveis à geada, e a primeira matará a maior parte, senão toda, da folhagem. Embora este passo não seja decisivo, ele incentivará tubérculos mais fortes e melhor preparados para o armazenamento.

Após essa primeira geada mortal, a folhagem ficará marrom e depois preta à medida que morre. Quando isso acontecer, use uma tesoura ou podador para cortar os caules a cerca de dez a quinze centímetros de altura.

Cortar a folhagem atinge um objetivo importante. Isso sinaliza para a planta que é hora de se preparar para a dormência. Mesmo em climas quentes, essas plantas entram em dormência no tempo frio. Isso incentivará seus tubérculos a desenvolverem olhos para o crescimento do próximo ano, e eles começarão a se curar um pouco.

Depois de cortá-los, espere uma ou duas semanas para que isso aconteça. Tente ser paciente, eles ficarão bem enquanto o solo não congelar. Quando estiver pronto, use uma ferramenta de jardim para afrouxar suavemente o solo ao redor deles. Use as mãos para levantá-los, para preservar o máximo possível e não arranhar o exterior dos bulbos.

Não Curar Seus Tubérculos

Limpe e cure os bulbos em um espaço fresco e seco para evitar mofo.

Depois de retirá-los do solo, é importante curar seus bulbos corretamente antes de armazená-los. Há uma arte nisso, pois você não quer secá-los completamente, mas se não secar o suficiente, acabará com um problema de mofo.

Antes de curá-los, seus bulbos devem estar completamente limpos. Não deixe terra neles que possa conter fungos ou patógenos. Além disso, certifique-se de remover quaisquer sinais de fungo. Algumas partes das raízes podem estar apodrecendo devido a um verão chuvoso. Corte essas partes e descarte-as.

Para curar seus bulbos limpos e secos, coloque-os em uma bandeja em uma única camada para que o ar possa circular ao redor deles. Coloque a bandeja em um espaço fresco, seco e escuro por alguns dias a algumas semanas, dependendo de onde você mora. Se você vive em um clima úmido, dê-lhes mais tempo para curar.

O espaço de cura deve ter boa ventilação, mas não use um desumidificador ou ventilador. Você não quer retirar toda a umidade. Apenas quer que o exterior fique seco e endureça. Não permita que sequem a ponto de ficarem enrugados, ou você reduzirá as chances de eles voltarem.

Escolha Errada de Recipiente de Armazenamento

Preparação adequada e fluxo de ar são essenciais para a preservação dos bulbos.

A forma como você prepara seus bulbos para armazenamento é de grande importância. Não há uma maneira exata que seja melhor que todas as outras. No entanto, alguns métodos geralmente aceitos são superiores na prevenção de apodrecimento.

O primeiro erro que você pode cometer no armazenamento é privá-los de toda a umidade. Você deve encontrar um equilíbrio entre fornecer umidade suficiente para mantê-los hidratados e não o suficiente para desenvolver mofo. A circulação de ar é importante por essa razão.

Escolha um recipiente que não retenha água. Algo como uma bolsa de malha ou caixa de papelão funciona bem. Eu gosto de caixas de papelão rasas que permitem apenas uma camada, e então você pode empilhá-las para economizar espaço.

O próximo passo é o material de embalagem. Cerque seus tubérculos com um material solto e arejado que retenha um pouco de umidade, mas permita a circulação de ar. Vermiculita ou aparas de madeira são ótimas para esse propósito. Umedeça levemente o material de embalagem antes de guardar as caixas para o inverno.

Calor Excessivo

Mantenha os bulbos dormentes armazenando-os a 4-10°C (40-50°F).

Armazenar seus tubérculos na temperatura certa é outro fator importante para o sucesso. Você não vai querer simplesmente guardá-los em um armário ou canto da casa. Para armazená-los efetivamente, você quer que seus bulbos permaneçam dormentes. Se saírem da dormência, eles brotarão.

As dálias entram em dormência a temperaturas entre 4 e 10°C (40-50°F). É difícil alcançar isso dentro de casa porque a maioria das pessoas sente frio a essas temperaturas! Uma garagem é tipicamente um bom lugar para armazenar bulbos durante o inverno.

Desde que sua garagem não caia abaixo de zero, essa é minha recomendação. Coloque suas caixas contra a parede que conecta à casa, pois esse será o local mais quente da garagem.

Umidade Excessiva ou Insuficiente

Mantenha os bulbos levemente úmidos para garantir um crescimento saudável na primavera.

Essas próximas duas questões podem parecer contraditórias, mas me ouça. Manter o nível de umidade correto ao redor de seus tubérculos é importante. Se seus bulbos entrarem em contato com umidade excessiva durante o período de armazenamento, eles estarão abertos a doenças fúngicas. Se secarem completamente, é improvável que sobrevivam.

Você quer imitar as condições naturais de dormência que eles passariam no solo. Deve haver alguma umidade ao redor deles, mas apenas o suficiente para evitar a desidratação. O material ao redor de seus tubérculos deve permanecer levemente úmido, não molhado.

Se você conseguir manter esse equilíbrio durante o período de armazenamento, terá os bulbos mais saudáveis na primavera. Um borrifador é uma ferramenta valiosa para alcançar esse nível leve de umidade. Borrifar o material de embalagem ajudará a manter apenas um pouco de umidade presente.

Falta de Circulação de Ar

Garanta a circulação de ar adequada para manter o equilíbrio de umidade.

Para atingir o equilíbrio de umidade correto, é igualmente importante garantir uma circulação de ar adequada. É aqui que o material de embalagem entra em cena. No entanto, o recipiente e o espaço de armazenamento também são importantes.

Alguns jardineiros armazenam seus tubérculos em sacos plásticos, e eu não vou dizer que isso está errado. Também não estou recomendando. Aqui está o porquê: o plástico não é propício para o movimento adequado do ar. Um saco feito de malha fina ou mesmo um par velho de meias-calças seria melhor se você quiser pendurar seu recipiente de armazenamento.

Eu prefiro um saco de papel ou caixa de papelão porque são levemente absorventes. Eles não retêm umidade a ponto de causar decomposição. Certifique-se de que seu material de embalagem também retenha apenas um pouco de umidade e não se desintegre e apodreça. O solo não é um bom material de embalagem por essa razão.

Finalmente, seu espaço de armazenamento deve ter alguma circulação de ar. Isso é especialmente verdadeiro se você vive em um clima úmido. Uma garagem úmida sem ventilação não é um bom local. Certifique-se de que o espaço escolhido seja fresco e seco.

Não Verificar Regularmente

Verifique regularmente o equilíbrio de umidade e sinais de mofo.

Seria bom se o armazenamento adequado fosse infalível, mas simplesmente não é. Às vezes, apesar de nossos melhores esforços, acabamos com raízes mofadas. Por isso, meu último conselho é verificar seus bulbos de tempos em tempos. Recomendo isso com qualquer bulbo que você armazene para o inverno (ou para o verão, conforme o caso).

Você não precisa verificá-los diariamente ou mesmo semanalmente. Uma vez por mês deve ser suficiente. Quando você os verifica, está procurando sinais de desequilíbrio de umidade. Se seus bulbos parecerem secos e a pele estiver enrugada, você precisa borrifar o material de embalagem antes de guardá-los novamente.

Por outro lado, você quer ter certeza de que, se algum mofo se formar, você o está removendo o mais rápido possível. Examine todos os seus tubérculos e inspecione-os em busca de mofo ou sinais de apodrecimento. O mofo é fácil de identificar. O apodrecimento é mais complicado. O tecido em decomposição será escuro e mais macio do que deveria ser.

Se você encontrar problemas fúngicos ao inspecionar, remova todos os tubérculos danificados ou partes afetadas. Em seguida, troque o material de embalagem para garantir que você não deixe esses micróbios lá para afetar o restante de seus tubérculos.

Principais Considerações

O erro mais prejudicial ao armazenar tubérculos de dálias é não manter o equilíbrio correto de umidade. Contanto que você mantenha esses bulbos apenas úmidos o suficiente para manter sua hidratação interna, mas não o suficiente para incentivar fungos, a maioria das variedades de dálias deve ser bem-sucedida. Lembre-se de mantê-los frescos, manter o ar circulando e ficar de olho neles enquanto estiverem armazenados.