O Cacto de Feriado
O conjunto de cactos de feriado (Ação de Graças, Natal e Páscoa) ilumina a estação fria com flores coloridas e volumosas. Desempenham bem como plantas de interior, aproveitando o verão ao ar livre e passando o inverno dentro de casa para florescer na época do feriado que lhes dá nome. Crescem ao ar livre o ano todo em climas sem geadas, precisando de proteção interna no inverno em áreas frias.
Em uma exibição contínua de flores, o cacto de Natal (Schlumbergera x buckleyi) segue o cacto de Ação de Graças de novembro (S. truncata) e estende a cor até janeiro. O cacto de Páscoa (S. gaertneri) aparece no final do inverno. Todas as espécies têm os mesmos requisitos e produzem flores espetaculares, em forma de tubo, com variedades em vermelho, rosa, roxo, dourado e branco.
Embora os cactos de feriado sejam tropicais de fácil cuidado, o momento da transição de fora para dentro é essencial para o melhor desenvolvimento de botões e florescimento. Para oferecer o melhor ambiente de cultivo para seu cacto de Ação de Graças e Natal neste outono, atenção especial à temperatura e à duração do dia trazem mais flores.
Aqui estão algumas dicas de quando e como mover seu cacto de Ação de Graças ou Natal para dentro de casa.
Sobre o Cacto de Ação de Graças e Natal
Os cactos de feriado são plantas de interior populares no outono e inverno.
Essas plantas tropicais adaptáveis pertencem à mesma família de plantas (Cactaceae) que o Saguaro, o cacto de órgão e o figo-da-índia, mas são muito menos xerófitas do que seus parentes do deserto. Nativos das florestas tropicais brasileiras, ajustam-se a ambientes mais temperados (como nossos jardins e selvas de plantas de interior). Em seu habitat natural, os epífitos convivem com orquídeas nas fendas das árvores e rochas.
As espécies de Natal e Ação de Graças exibem cor por quatro a seis semanas em torno de seus respectivos feriados. Os botões surgem ao longo dos ramos no final do verão e abrem-se em pétalas fluidas no outono e inverno, em um espectro de cores vibrantes e pastéis, dependendo da variedade.
As espécies são semelhantes em características e requisitos de cultivo. A principal diferença, claro, é o tempo de floração. O cacto de Ação de Graças também tem folhas mais pontiagudas. É o primeiro a responder a dias mais curtos e frios para florescer e é um prenúncio da estação.
Todos no grupo de feriado são plantas de interior de fácil cuidado e longa vida em condições ideais. Oferecem interesse foliar o ano todo além de suas flores exóticas. Esses cactos não têm folhas verdadeiras, mas filocládios, os segmentos que compõem os caules.
Verifique Suas Temperaturas
Os cactos de feriado precisam de algumas temperaturas frias para iniciar a floração.
Quando você move seu cacto de Ação de Graças ou Natal para dentro de casa, as principais preocupações são temperatura e luz para um florescimento bem-sucedido. Enquanto queremos proteger nossos tropicais contra condições de congelamento (e qualquer coisa abaixo de 4°C), não seja muito apressado em trazê-los para dentro neste outono. Os cactos se beneficiam de temperaturas noturnas frias para iniciar a floração.
Em suas florestas montanhosas a altitudes de 900 a 1500 metros, as temperaturas ideais diurnas estão entre 21-27°C. As temperaturas noturnas estão perto de 13-16°C no inverno. A partir de meados de setembro, as noites frias levam ao desenvolvimento de botões para florescer na época do feriado.
Temperaturas noturnas quentes, por outro lado (21°C ou mais), por períodos prolongados além de meados de setembro, limitam o desenvolvimento de botões ou fazem com que botões jovens caiam. Com calor persistente, traga os vasos para dentro de um ambiente fresco. Mova os exemplares internos para posições quentes perto de uma janela para experimentar temperaturas mais baixas.
Flutuações
Mantenha as temperaturas e a luz o mais consistentes possível.
Flutuações de temperatura são comuns ao mover o cacto de Ação de Graças ou Natal para dentro de casa nesta época do ano. Busque consistência ao mover, com temperaturas noturnas mais frias. Se as condições forem mais quentes, veremos como compensar com maior escuridão abaixo.
Proteja as plantas de correntes de ar quente ou frio de aquecedores e ventiladores, janelas abertas, aquecedores de ambiente e lareiras. Extremidades podem danificar botões em desenvolvimento.
Forneça Dias Claros e Noites Escuras
Essas plantas também precisam de várias horas de escuridão para florescer.
Correspondendo à necessidade de temperaturas noturnas frias, estão as horas aumentadas de escuridão para desencadear o brotamento. As suculentas tropicais respondem a dias mais curtos e noites mais longas para desenvolver botões fortes.
Junto com temperaturas noturnas frias a partir de setembro (cerca de seis semanas), elas precisam de pelo menos 12 horas de escuridão para o melhor desenvolvimento de botões. Em clima mais quente, precisarão de períodos mais longos de escuridão para compensar a falta de frio. Se as temperaturas do ambiente estiverem acima de 16°C, tente limitar as horas de luz do dia para 10 (ou cerca de 15 horas de escuridão).
Quando você move seu cacto de Ação de Graças ou Natal para dentro de casa, apague as luzes cedo à noite no ambiente de cultivo. Alguns jardineiros colocam uma cobertura bloqueadora de luz sobre o exemplar à noite por várias semanas para fornecer as horas necessárias de escuridão e promover a floração na época do feriado.
Uma caixa de papelão ou tecido escuro cria um espaço escuro sobre o vaso (evite colocar algo pesado nos caules arqueados). Movê-los para uma despensa ou armário à noite, e de volta ao seu local iluminado durante o dia, por quatro semanas, imita o fotoperíodo necessário. Uma vez que os botões se formam, eles podem ficar em seu local de cultivo sem a necessidade de escuridão adicional.
Durante o dia, essas tropicais requerem muita luz brilhante e indireta para florescer. Coloque-as perto de uma janela iluminada para apoiar a energia para a floração. Uma posição voltada para leste ou sul é ideal, com uma cortina como filtro ou lugares ligeiramente afastados do sol intenso. Muito sol direto, especialmente raios da tarde, pode queimar caules e prejudicar a floração. Elas florescerão por duas a três semanas em temperaturas médias de ambiente perto de 21°C.
Regue Durante a Transição
Regue uma ou duas vezes por semana, dependendo das condições e do tipo de solo.
Para apoiar a planta antes de mover seu cacto de Ação de Graças ou Natal para dentro de casa, tente programar uma sessão de rega pouco antes de trazer o cacto para dentro. Regue bem, deixando escorrer pelos orifícios de drenagem. Dentro ou fora, esvazie bandejas e pires logo após o solo ter tempo de drenar.
Em suas florestas tropicais, os epífitos absorvem muita umidade do ar, e suas raízes não ficam por períodos prolongados em solos saturados. Os cactos de Natal são verdadeiros cactos, mas se beneficiam de umidade com moderação mais do que os tipos do deserto.
Para sua estadia interna, regue bem quando o meio de cultivo estiver seco ao toque a um centímetro abaixo da superfície. A frequência geralmente é uma vez por semana ou a cada duas semanas, dependendo do ambiente de cultivo, tamanho da planta e tipo de solo. Prefira o lado seco em vez de regar em excesso, sem permitir que o solo seque completamente. Mistura de envasamento bem drenada oferece o melhor suporte para as raízes.
Alguns cultivadores recomendam diminuir ligeiramente as sessões de rega de agosto a setembro, à medida que os botões começam a se formar. A redução promove caules fortes e iniciação de botões. Retome as sessões regulares à medida que os botões incham.
Adie a Fertilização
Pare de fertilizar quando trouxer os vasos para dentro.
Pode ser tentador nutrir nossas plantas de interior em brotação quando movemos nosso cacto de Ação de Graças ou Natal para dentro, especialmente quando estão prestes a entrar em sua temporada de exibição. Um excesso de nitrogênio, no entanto, promove o crescimento foliar, mas inibe o desenvolvimento de botões, resultando em menos florescimento.
Pare de fertilizar os cactos em setembro à medida que o crescimento ativo desacelera e os botões se formam. Uma última rodada apoia a brotação e caules fortes sem excesso de crescimento foliar.
Na natureza, os cactos recebem nitrogênio através de gotas de chuva e outros nutrientes de material vegetal em decomposição nas árvores. As plantas de interior recebem um impulso de fórmulas equilibradas, de baixa concentração e diluídas. Retome a fertilização no início da primavera, quando o crescimento ativo recomeça.
Opte por um fertilizante orgânico para plantas de interior (como 10-10-10) e use-o a ¼ da força. Aplique a cada outra sessão de rega nos meses mais quentes ou uma vez por mês se usar aplicações em força total.