Como Reviver uma Suculenta com Danos por Geada

No momento, você está visualizando Como Reviver uma Suculenta com Danos por Geada

Danos por Geada em Suculentas: Como Recuperar e Proteger suas Plantas

Os danos causados pela geada são algo que a maioria dos jardineiros em climas frios enfrenta em algum momento. Aqueles primeiros frentes frias chegam surpreendentemente rápido em alguns anos e deixam suas plantas de clima quente com uma aparência bem triste. Como muitas plantas suculentas não são tolerantes à geada, não é incomum que elas estejam entre as mais afetadas quando uma geada inesperada aparece.

Se sua suculenta foi deixada acidentalmente no frio, ela pode parecer bem triste depois. Não desanime ainda, pois danos por geada nem sempre significam uma sentença de morte para suculentas. Você pode tomar medidas para ajudar suas suculentas a se recuperarem dos danos causados pela geada e proteger suas plantas no futuro.

Passo Um: Mova Sua Planta

Para mitigar os danos causados pelo frio, mova as suculentas para dentro de casa prontamente; mudanças de cor sinalizam estresse térmico.

Seja porque a geada chegou de surpresa ao seu jardim ou porque você ainda não teve tempo de trazer suas suculentas para dentro no inverno, a melhor coisa a fazer quando suspeitar de danos por geada é mitigar qualquer dano adicional movendo sua planta para dentro de casa o mais rápido possível. Embora alguns danos já possam ter ocorrido, salvar a planta pode depender de evitar qualquer estresse adicional.

Muitas suculentas começam a mostrar sinais de estresse à medida que o tempo esfria, antes mesmo de ocorrer uma geada. Muitas dessas plantas mostrarão que estão experimentando estresse pelo frio mudando de cor, geralmente adquirindo um tom vermelho ou roxo. Essa mudança pode ser desejável e atraente, mas se você deixar sua planta ao ar livre por muito tempo, pode ter mais do que esperava.

Seja qual for o caso, é melhor trazer sua suculenta para dentro de casa para aliviar o estresse adicional e permitir que ela concentre energia na recuperação dos danos causados pela geada. Tente evitar colocar sua planta sob luz solar direta, pois a maioria dessas plantas prefere luz filtrada ou indireta. Coloque sua suculenta em um local com bastante luz indireta ou difusa.

Passo Dois: Identifique os Danos Causados pela Geada na Sua Suculenta

A extensão dos danos varia com a exposição; geadas severas podem matar as raízes, exigindo paciência para avaliar completamente os danos.

Nem todas as suculentas são intolerantes à geada, então antes de começar a cortar sua planta, certifique-se de que os danos foram causados pelo frio e não por algum outro fator, como excesso de água. Sempervivum e Sedum são tipos de suculentas tolerantes à geada que podem suportar bastante frio. Se você tem uma dessas plantas que suspeita estar sofrendo, provavelmente é algum outro fator causando os danos.

Para suculentas sensíveis à geada, a quantidade de exposição ao frio desempenha um papel na extensão dos danos, e a extensão total dos danos pode não ser visível imediatamente. Uma geada leve (29-32°F/-1-0°C) pode danificar apenas as extremidades ou superfícies das folhas, enquanto uma geada mais longa (abaixo de 28°F/-2°C por mais de duas horas) pode danificar toda ou quase toda a folhagem exposta.

Uma geada severa geralmente mata as raízes da maioria das suculentas. Se a temperatura caiu para os 20°F (~-6°C) enquanto sua planta estava ao ar livre, você pode querer se preparar para o pior. Pode levar alguns dias a semanas para a extensão total dos danos se revelar, então tente ser paciente antes de seguir em frente ou remover a folhagem.

Passo Três: Espere e Observe

Monitore sinais de murcha e descoloração antes de podar as partes danificadas.

Uma vez que sua planta esteja dentro de casa por um tempo, você deve começar a ver os efeitos dos danos causados pela geada na sua suculenta. Suculentas armazenam água em suas folhas carnudas. Quando expostas ao clima congelante, a umidade nas folhas cristaliza e danifica as células.

Esse dano celular aparece gradualmente na forma de murcha e descoloração. As folhas podem ficar marrons ou pretas nas bordas primeiro. Os danos são extensos se essas características afetarem toda a folhagem e os caules começarem a colapsar. É por isso que esperar é um passo importante.

Você quer deixar o máximo de tecido saudável possível para promover a máxima fotossíntese. Qualquer folhagem saudável deve ser preservada. Deve ficar mais claro dentro de uma ou duas semanas quais partes da planta estão danificadas.

É melhor esperar até que a planta comece a se recuperar antes de podar. Deixe as partes danificadas pela geada secarem e observe sinais de novo crescimento. Isso pode ocorrer no topo dos caules se os danos forem apenas nas folhas da planta. Se os caules estiverem danificados, o novo crescimento aparecerá na base.

Passo Quatro: Pode a Folhagem Morta

Após cerca de duas semanas, corte as partes mortas com tesouras limpas e esterilize suas ferramentas.

Uma vez que o novo crescimento tenha aparecido, você pode determinar claramente a extensão dos danos. Então, é hora de remover as partes mortas. Use um par de tesouras limpas e afiadas para cortar suavemente as partes da folhagem e caules que estão mortos.

Esterilize suas tesouras ou outras ferramentas com álcool para evitar contaminar a planta com fungos ou bactérias. Sua planta estará vulnerável por um tempo, e feridas abertas são uma vulnerabilidade adicional. Uma vez que os cortes cicatrizem, sua planta estará muito mais forte e poderá começar a direcionar mais energia para o novo crescimento.

Às vezes, o processo de congelamento e descongelamento empurra as raízes da planta acima do nível do solo, deixando-as expostas e vulneráveis. Se isso aconteceu, cubra as raízes suavemente com um pouco de solo para suculentas para isolar e protegê-las.

Passo Cinco: Propague, Só por Garantia

Propague suculentas curando folhas saudáveis e colocando-as em solo úmido sob luz indireta.

Este passo é opcional, mas se você estiver preocupado que sua planta possa não se recuperar, é uma boa ideia propagar para não perder a planta completamente. A maioria das suculentas pode ser propagada com sucesso a partir de cortes de folhas.

Remova gentilmente algumas folhas com aparência saudável da planta e deixe-as curar por alguns dias. Isso significa deixá-las em um local seco e com pouca luz. Você quer que as extremidades das folhas formem um calo antes de colocá-las no solo. Não deixe o corte secar completamente. Uma vez que a extremidade cortada da folha tenha cicatrizado, você está pronto para propagar.

Encha um recipiente com mistura de solo úmido. Então, simplesmente coloque seus cortes de folhas em cima do solo. Coloque o recipiente em um local quente com bastante luz indireta ou difusa. Mantenha-os fora da luz solar direta, pois isso causará mais estresse.

Seus cortes precisam de umidade para crescer, mas você não quer apodrecê-los mantendo-os encharcados. Em vez disso, use um borrifador para umedecê-los sempre que o solo parecer seco. Nas próximas semanas, você deve ver pequenas folhas e raízes começarem a se formar nas extremidades cortadas das folhas.

As suculentas crescem lentamente, então espere um pouco antes de transplantar suas novas plantinhas. Quando o corte secar e cair, suas mudas estarão prontas para serem movidas para seus próprios recipientes.

Passo Seis: Minimize o Estresse e Cuide Bem

Reduza o estresse para suculentas em recuperação mantendo um ambiente consistente e estável com cuidados adequados.

Nos próximos meses, o objetivo para sua planta mãe é minimizar o estresse o máximo possível. Atualmente, você tem uma planta que passou por muito estresse e precisa de um pouco de cuidado para se recuperar. Para suculentas, isso significa deixá-las sozinhas o máximo possível. Esforce-se para manter um ambiente consistente.

Uma vez que você tenha podado o tecido danificado, permita que os cortes cicatrizem antes de regar sua suculenta. Uma vez que esses calos tenham se formado, dê à sua planta uma boa rega e, em seguida, regue-a uma vez a cada duas semanas. As raízes das suculentas são sensíveis ao excesso de água, então certifique-se de que seu recipiente drene bem após a rega.

Continue a manter a planta sob luz indireta para evitar mais estresse por queimadura solar. Embora um pouco de estresse solar possa ser muito bonito e não seja provável que cause danos, uma suculenta tentando se recuperar de danos causados pela geada precisa de o mínimo de estresse possível.

Mantenha a planta em um local quente na casa, pois suculentas preferem clima quente. Fique de olho na sua planta para mudanças, mas em geral, manuseie-a o mínimo possível e tente manter as condições estáveis e estáticas.

Como Prevenir Danos por Geada em Suculentas

Proteja as plantas da geada mantendo o solo úmido, cobrindo as plantas, evitando podas tardias e trazendo-as para dentro de casa.

Para o futuro, há várias maneiras de proteger suas suculentas contra danos por geada. Algumas das medidas que você pode tomar para manter suas suculentas prosperando em clima frio são:

Mantenha o solo úmido – Regue suas suculentas antes de uma possível geada para proteger as raízes, pois o solo úmido evita bolsões de ar congelado ao redor delas.

Cubra suas plantas – Cubra suas suculentas com um cobertor leve ou pano de geada durante a noite quando suspeitar de clima congelante. Isso protege a folhagem e as raízes. Apenas lembre-se de tirar o cobertor pela manhã para permitir que a planta respire e receba a luz solar necessária.

Evite podar no final da estação – Podar suas plantas estimula o novo crescimento, que é mais vulnerável ao frio do que o crescimento maduro. Também estressa a planta ligeiramente, então você não quer que uma planta que está tentando se curar seja exposta a outros estressores. Faça sua poda na primavera, quando a planta está crescendo ativamente e se cura mais rápido.

Traga suas suculentas para dentro de casa – Se possível, traga suas plantas sensíveis à geada para dentro de casa durante o inverno. Se isso não for possível, mova-as para um local coberto e mantenha seus recipientes próximos uns dos outros para maior proteção.

Considerações Finais

Os danos causados pela geada podem ser uma questão preocupante, mas nem sempre significam morte certa para suas suculentas. As suculentas são surpreendentemente resilientes e se recuperam totalmente desse tipo de estresse. Mas elas precisam de cuidados extras e minimização de quaisquer estressores adicionais nesse meio tempo. Um pouco de paciência e alguns cuidados devem colocar suas suculentas no caminho da recuperação em pouco tempo.