Como Plantar, Cultivar e Cuidar do Cacto Viscum Vermelho

O que esperar nesse post

Eu Adoro Plantas Suspensas

Eu adoro uma planta suspensa interessante, então quando encontro uma incomum, isso realmente me deixa feliz. Se ela florescer ou produzir frutos, melhor ainda. Naturalmente, quando encontrei um cacto de visco vermelho pela primeira vez, peguei e fiz dele meu.

Se você se encontrou em posse de um desses, encontrou uma verdadeira joia. Poucas plantas de interior têm o interesse e a personalidade que esta tem. Vamos falar sobre como cuidar deste suculento empolgante!

Pseudorhipsalis ramulosa ‘Cacto de Visco Vermelho’ Visão Geral

Tipo de Planta

Epífita perene

Área Nativa

América Central e do Sul, Flórida, Caribe

Exposição

Luz indireta brilhante

Requisitos de Rega

Moderado

Pragas e Doenças

Ácaros, cochonilhas, oídio, mancha bacteriana nas folhas, podridão radicular

Tipo de Solo

Fértil, solto, bem drenado, ligeiramente ácido

O Que É?

É uma planta linda que é fácil de propagar e recompensa seu cuidador com folhagem e flores deslumbrantes.

O cacto de visco vermelho é um epífito tropical um tanto incomum. É uma planta linda que é fácil de propagar e recompensa seu cuidador com folhagem e flores deslumbrantes. Sua facilidade de propagação a torna acessível, embora possa ser difícil de encontrar em viveiros locais.

Elas estão disponíveis online a preços razoáveis. Melhor ainda, se você tiver um amigo que possui uma, peça que lhe dê algumas estacas na próxima vez que podá-la. Você vai adorar ver este suculento interessante crescer e mudar de cor.

Características

Quando expostas a uma luz mais intensa, elas adquirem um tom vermelho-púrpura deslumbrante.

Em termos de hábitos de crescimento, este é um epífito tropical. Cresce em árvores nas florestas tropicais, onde recebe muita chuva e umidade. Ao contrário da maioria dos cactos verdadeiros, este não aprecia ar ou solo seco.

Quando se formam ou vivem em uma situação de pouca luz, as folhas são longas, planas e verdes. Quando expostas a uma luz mais intensa, elas adquirem um tom vermelho-púrpura deslumbrante.

No verão, pequenas flores esverdeadas florescem ao longo das margens das folhas. Logo atrás das flores estão pequenas bagas brancas. É daí que vem a parte do visco em seu nome, pois as bagas se assemelham às da famosa planta do beijo de feriado.

Área Nativa

O cacto se sente em casa crescendo em árvores e vive feliz sob o dossel.

O cacto de visco vermelho é encontrado principalmente nas florestas tropicais da América Central e do Sul. Também é nativo de partes do sul da Flórida e do Caribe. O cacto se sente em casa crescendo em árvores e vive feliz sob o dossel.

Plantio

Trate-o como faria com uma orquídea ou outro epífito.

Por ser tropical e precisar de clima quente o ano todo, a maioria dos amantes de plantas mantém o cacto de visco vermelho em casa. Se você tiver a sorte de viver nas Zonas 10 ou 11, também pode cultivá-lo ao ar livre. Trate-o como faria com uma orquídea ou outro epífito.

Como Cultivar

Certifique-se de que ele está feliz onde está localizado e faça ajustes nos cuidados conforme necessário.

Considero o cacto de visco vermelho uma planta de baixa a moderada manutenção. Requer um pouco de esforço, mas no geral, não é mais difícil do que uma orquídea ou um cacto de Natal. Esses outros epífitos tropicais têm necessidades semelhantes. Preste atenção nele por alguns meses para garantir que está feliz onde está localizado e faça ajustes nos cuidados conforme necessário.

Luz

Com exposição suficiente, eles se tornarão de um vermelho-violeta profundo.

Este é um daqueles suculentos divertidos que mudam de cor com a exposição à luz. Dar mais luz fará com que as folhas fiquem rosadas, e com exposição suficiente, elas se tornarão de um vermelho-violeta profundo. Embora essa cor seja resultado de estresse, uma certa quantidade não o prejudicará. Muitos amantes de plantas apreciam essa característica e a incentivam.

Dito isso, as condições ideais de luz para o seu cacto de visco são tão brilhantes, com luz solar indireta quanto você puder dar. Ele cresce naturalmente sob um dossel onde a luz se filtra pelas árvores acima. Eles tolerarão um pouco de sol direto se você quiser aprofundar a cor. O sol da manhã é mais fresco e suave, então recomendo expô-lo pela manhã e evitar o sol direto à tarde.

Água

Sentir o solo é a melhor maneira de determinar se é hora de regar seu cacto.

Epífitos tropicais vivem em árvores onde suas raízes estão expostas aos elementos em vez de crescerem no solo. Isso torna a rega um pouco mais complicada, mas uma vez que você entende como funciona, não é difícil.

A coisa mais importante é manter as raízes longe do solo encharcado. As raízes são sensiveis à umidade e a absorvem rapidamente. O solo úmido é um terreno fértil para fungos, e poucas plantas o apreciam. Epífitos, no entanto, são altamente intolerantes a isso.

Sentir o solo é a melhor maneira de determinar se é hora de regar seu cacto. As primeiras uma a duas polegadas do solo devem estar secas antes de regar novamente. Contanto que seu recipiente e solo sejam bem drenados, você pode passar água pelo recipiente e depois deixá-lo drenar completamente.

Solo

Fibra de coco misturada com vermiculita e areia grossa é uma combinação ideal.

No que diz respeito ao solo, volto à natureza epifítica novamente, pois este é outro aspecto importante para o cuidado bem-sucedido. Solo denso e pesado que retém muita umidade é mortal para esta planta.

Será difícil encontrar a mistura de solo pré-misturada perfeita para esta situação, então é melhor combinar elementos. Você pode seguir em algumas direções, mas o fator mais importante é a drenagem. Você quer uma combinação de materiais que drene rapidamente.

Você pode começar com solo comercial para cactos e adicionar um pouco de casca, areia ou perlita. Outra combinação que funciona bem é fibra de coco misturada com vermiculita e areia grossa. Se você usar a segunda opção, misture algum material que seja rico em conteúdo orgânico, como composto ou vermicomposto. Isso reduzirá o pH e adicionará nutrientes.

Temperatura e Umidade

Mantenha-o longe de correntes de ar e saídas de ar onde possa sofrer mudanças rápidas de temperatura.

Esta é uma planta de clima quente que você não deve deixar no frio. Ela se sairá bem ao ar livre no verão se você morar em um clima úmido, mas assim que a temperatura começar a cair no outono, traga-a para dentro. Ela pode sobreviver até cerca de 10°C (50°F), mas abaixo disso, ela sofrerá estresse e pode perder folhagem.

Mesmo dentro de casa, esta gosta de estar mais quente do que a média. Ela é mais feliz entre 21 e 32°C (70-90°F), o que é bem quente! Mantenha-a longe de correntes de ar e saídas de ar onde possa sofrer mudanças rápidas de temperatura.

Outra característica que a diferencia de outros cactos é sua necessidade de alta umidade. Ela absorve umidade adicional através de seus caules, o que é importante. Ela precisa de pelo menos 50% de umidade para prosperar. Mais é melhor.

Fertilização

Use uma fórmula baixa em nitrogênio e mais alta em potássio e fósforo.

Se você misturar um pouco de composto orgânico em seu solo, não precisará fertilizar seu cacto. Recomendo replantar anualmente com solo fresco para repor os nutrientes.

Se quiser dar um impulso na época de floração, você pode fertilizar levemente. Use uma fórmula líquida baixa em nitrogênio e mais alta em potássio e fósforo.

Manutenção

Se quiser dar uma aparada para deixá-la mais cheia, guarde as folhas que remover.

A poda não é uma necessidade, a menos que você esteja lidando com folhagem morta ou danificada. Se quiser dar uma aparada para deixá-la mais cheia, guarde as folhas que remover, pois são excelentes para propagação.

Fora limpar para fins estéticos de vez em quando, não há muito com o que se preocupar. Você pode remover as flores murchas se quiser ajudar a planta a redirecionar nutrientes para o novo crescimento, mas não é imperativo.

Propagação

Plante estacas como faria com cactos de Natal, com segmentos verdes lisos e articulados que ficam eretos em pequenos vasos.

Existem várias maneiras de propagar esta planta interessante, e todas são bastante simples. Vamos resumir brevemente as diferentes maneiras de cultivar mais cactos de visco vermelho.

Estacas

Elas enraízam facilmente e requerem pouca atenção.

Propagar essas plantas por estacas é semelhante à maioria das plantas suculentas. Elas enraízam facilmente e requerem pouca atenção.

Corte seções de três a quatro polegadas de folhas e deixe secar e formar calos durante a noite. Encha um vaso com substrato e coloque as estacas na posição vertical, inserindo as extremidades cortadas no solo.

Regue após o plantio e coloque o vaso em um local iluminado, mas mantenha-o fora da luz solar direta. Ocasionalmente, umedeça o solo e, em cerca de um mês, você começará a ver um novo crescimento à medida que as raízes se desenvolvem.

Propagação em Água

Quando suas estacas tiverem uma quantidade substancial de crescimento radicular, você pode transferi-las para um vaso com substrato.

A maioria dos cactos não funciona bem dessa forma, mas você pode pegar estacas de caule deste e enraizá-las em água. Tome cuidado para manter as folhas fora da água para que não apodreçam. Quando suas estacas tiverem uma quantidade substancial de crescimento radicular, você pode transferi-las para um vaso com substrato.

Alporquia

O caule enraizará em cerca de um mês, e você estará a caminho de uma nova planta!

A alporquia é semelhante à propagação com estacas. Em vez de colocar as folhas na posição vertical no solo com as extremidades cortadas para baixo, coloque as folhas em cima com a junção sobre o solo. O caule enraizará em cerca de um mês, e você estará a caminho de uma nova planta!

Sementes

Plante-as em células a cerca de meia polegada de profundidade com uma mistura de areia e turfa.

Você também pode propagar esta planta com sementes e até mesmo colher suas próprias sementes. Após a planta florescer, deixe as bagas se desenvolverem e as sementes amadurecerem. Colha e seque suas sementes em um local quente e seco entre 16-21°C (60-70°F).

As sementes germinam facilmente. Plante-as em células a cerca de meia polegada de profundidade com uma mistura de areia e turfa. Mantenha a mistura de solo úmida enquanto as sementes germinam. Você pode usar plástico para criar uma pequena estufa sobre o vaso para ajudar a planta após ela brotar. Mantenha suas sementes em um local bem iluminado, mas fora da luz direta.

Problemas Comuns

A falta de umidade é a causa dos problemas.

O cacto de visco vermelho é mediano quando se trata de pragas e doenças. Não é excessivamente suscetível, mas não é à prova de doenças. Mais comumente, a falta de umidade é a causa dos problemas. Excesso de água também não ajuda.

Pragas

Os ácaros podem ser difíceis de lidar e se espalham rapidamente.

As pragas mais comuns que afetam esta planta incluem ácaros, cochonilhas e pulgões. Pulgões e cochonilhas não são muito difíceis de erradicar. Um cotonete ou disco com álcool funciona bem. Basta limpá-los e depois enxaguar a planta para evitar que o álcool resseque as folhas.

Limpar a folhagem suavemente com óleo de neem é uma ótima maneira de prevenir infestações. Os ácaros podem ser difíceis de lidar e se espalham rapidamente. Se você vir suas teias finas sob as folhas e perto da base da planta, isole-a rapidamente.

Tive mais sorte com óleos hortícolas para me livrar dos ácaros, mas você precisa ser vigilante. Mantenha a planta isolada até ter certeza de que eles se foram. Uma vez que se espalham, torna-se um grande desafio.

Doenças

O oídio vem do excesso de água e umidade excessiva.

Podridão radicular é a doença mais comum que mata epífitos. Eles têm raízes sensíveis que precisam de muita circulação de ar. Solo denso e excesso de água são caminhos rápidos para a podridão radicular. Você pode ver as folhas começarem a amarelar e, em casos avançados, a coroa do cacto apodrecerá.

Se você conseguir detectar isso cedo, replante com solo fresco após cortar quaisquer raízes danificadas. Uma vez que afeta a maioria das raízes, geralmente é o fim das coisas.

Oídio ocasionalmente os afeta, mas não é muito sério. Ele também vem do excesso de água e umidade excessiva no geral. Apenas certifique-se de que haja boa circulação de ar na sala e limpe isso com um pano úmido. Pode interferir na fotossíntese.

Mancha bacteriana nas folhas é um problema mais sério que você deve lidar imediatamente. Manchas pretas nas folhas e escurecimento dos caules significam que uma poda é necessária. Certifique-se de remover toda a folhagem afetada. Esta é a melhor maneira de mitigar a doença bacteriana.

Perguntas Frequentes

Um com excelente drenagem é importante. Um vaso suspenso é melhor para este cacto, pois tem um hábito de crescimento em cascata.

Sim! Esta planta é não tóxica e segura para animais de estimação e pessoas.

Ela precisa ser trazida para dentro de casa no inverno. Este não é um cacto tolerante ao frio.

Continue sua leitura aqui