Como Plantar, Cultivar e Cuidar do Cacto Velha Senhora

O que esperar nesse post

Cactos: Fascinantes e Belos

Os cactos são fascinantes e belos, especialmente se você não se importa em manuseá-los com cuidado. Suas necessidades de baixa manutenção os tornam ótimos para iniciantes e amantes de plantas de todos os tipos. Como bônus, a maioria deles floresce bem, mesmo quando mantidos em ambientes internos.

Com pelo menos 2.000 espécies de cactos para escolher, pode ser difícil decidir. Cada um é mais fascinante que o outro. Com seu nome divertido e aparência peculiar, não é de se admirar que o cacto velha senhora seja um dos mais populares.

Visão Geral do Cacto Velha Senhora

Exposição: Sol pleno a meia sombra

Requisitos de Rega: Baixo

Pragas e Doenças: Podridão radicular, manchas no caule, besouros longicórnios, cochonilhas, ácaros

Tipo de Solo: Solto, arenoso, bem drenado

O Que É?

É uma escolha popular entre colecionadores devido ao seu charme.

O cacto velha senhora é uma espécie pequena, formadora de touceiras, que possui um prestigioso Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society. Este reconhecimento de qualidade para plantas de jardim existe há 100 anos e é concedido às melhores plantas que demonstram desempenho ideal, especialmente no Reino Unido. Sua aparência única o torna popular entre colecionadores, que adoram a espécie por sua facilidade de cuidado e belas flores.

Características

Espinhos brancos e flores rosas tornam este cacto deslumbrante.

O nome deste cacto já diz tudo! Esta doce velhinha começa globular e cresce ao longo do tempo em uma forma cilíndrica. Os caules atingem até 30 cm de altura e 10 cm de largura. Podem ser solitários ou formar touceiras ao longo do tempo.

A característica definidora deste cacto são os espinhos. Coberto por pequenos espinhos brancos, possui tanto espinhos rígidos quanto espinhos macios que se assemelham a finos cabelos brancos. Esses espinhos finos cobrem a planta, atuando como proteção contra o sol, e fazem os caules parecerem uma cabeça de cabelos brancos vista de cima.

Este cacto também possui um ótimo hábito de floração. As flores se formam no final do inverno e início da primavera, florescendo durante a primavera e início do verão. Elas são rosa brilhante e em forma de funil, formando uma coroa ao redor do topo dos caules. Dão a aparência de uma coroa de flores na cabeça de uma senhora de cabelos brancos, e são lindas!

Área Nativa

Encontrado no sul da América do Norte, este cacto adora calor.

Nativo do México, você o encontrará em cultivo em partes do sul da América do Norte, América Central e até em algumas partes da América do Sul e do Caribe. Normalmente cresce em encostas em climas áridos com dias quentes e noites frescas.

Plantio

Deixe seu cacto ficar preso ao vaso por vários anos felizes.

Como a maioria dos cactos, este gosta de ficar preso ao vaso. Você vai querer plantá-lo em um recipiente que não seja muito maior que seu sistema radicular delicado e evitar replantar com frequência. Na verdade, você pode mantê-lo no vaso em que veio por vários anos e simplesmente colocá-lo em um recipiente mais decorativo, se desejar.

Certifique-se de que o recipiente em que você plantar tenha furos de drenagem adequados. Raízes encharcadas são fatais para cactos. Se você colocar o vaso de plástico em um decorativo sem furos, remova-o desse recipiente decorativo para regá-lo. Isso permite que a água flua livremente pelo fundo.

Como Cultivar

Como a maioria, este cacto é fácil de cultivar e cuidar. Ele prefere um pouco de negligência, pois é fácil amá-lo até a morte. Se você der a quantidade certa de cuidado, este crescimento lento viverá por muito tempo.

Luz

Dê bastante sol para um crescimento saudável e feliz.

Esta planta é flexível em relação à luz solar, mas precisa de uma quantidade significativa. Você pode colocá-la sob luz solar direta ou luz indireta brilhante, desde que receba um mínimo de quatro a seis horas diárias. Os finos cabelos brancos que cobrem esses caules atuam como um tipo de protetor solar, protegendo-os da queimadura solar.

Água

Reduza a rega para uma vez por mês durante a dormência de inverno.

Regue esta planta com moderação, pois o excesso de água é mortal. Ela tem raízes finas e delicadas que sucumbem à podridão radicular rapidamente se você permitir que o solo permaneça úmido o tempo todo. Certifique-se de deixar o solo secar entre as regas.

Durante a estação de crescimento, regue cerca de uma vez a cada duas semanas. Deixe a água escorrer pelo fundo do recipiente e drenar completamente. No inverno, ela entrará em dormência, momento em que você deve reduzir drasticamente a rega. Reduza para apenas uma vez por mês durante esse período.

Solo

Combine solo, areia e perlita para um solo ideal para cactos.

Misturas de solo para cactos vendidas comercialmente estão disponíveis na maioria dos viveiros e lojas de ferragens. Elas são pré-misturadas e contêm uma mistura de partículas grandes e solo que drena rapidamente e não permanece úmido.

Se você preferir personalizar sua própria mistura de solo, comece com solo de alta qualidade, areia grossa e perlita ou pó de rocha. Combine três partes de solo com duas partes de areia e uma parte de perlita ou pó de rocha. Sua mistura deve ser leve e arejada.

Temperatura e Umidade

Mantenha este cacto quente e ensolarado para um melhor crescimento.

Durante a estação de crescimento, mantenha-o aquecido. Este cacto tolera e prefere clima quente. Temperaturas entre 21-38°C o manterão feliz e prosperando. Isso significa que você pode querer colocá-lo ao ar livre durante os meses mais quentes, mas mantê-lo em uma janela ensolarada em casa também é suficiente.

No inverno, para sinalizar a floração, você vai querer reduzir a temperatura. Temperaturas mais baixas e menos horas de luz do dia avisam esta velha senhora que está quase na hora de florescer. Deixá-la ao ar livre no outono por algumas semanas fará o truque, mas não a deixe congelar. Elas toleram até cerca de 4°C, mas não a deixe fora se for ficar mais frio que isso.

Como a maioria dos cactos, a umidade não é uma grande preocupação aqui, embora você deva evitar condições de alta umidade. O nível normal dentro de sua casa deve ser suficiente. Eu manteria esta planta fora do banheiro. Muito umidade no ar pode levar a problemas fúngicos.

Fertilização

Aplique fertilizante com moderação para apoiar o crescimento durante a primavera e o verão.

Suculentas e cactos não requerem muito fertilizante, mas você pode aplicar algumas vezes ao ano. Fertilize apenas enquanto a planta estiver crescendo, pois fertilizar uma planta dormente queimará as raízes. Use um fertilizante formulado para este tipo de planta e aplique uma ou duas vezes na primavera e uma vez no verão.

Manutenção

Desfrute de cuidados fáceis com remoção ocasional de flores e replantio.

Não há muita manutenção envolvida no cuidado desta planta. Depois que as flores murcharem, você pode remover as flores gastas para limpar sua aparência. Você não precisará podá-la, e replante apenas quando ela ultrapassar o tamanho do vaso.

Propagação

Aguarde por brotos, depois corte e propague com cuidado.

O método de propagação mais comum e eficaz é por estacas. Eu pessoalmente esperaria até que sua planta criasse um broto antes de fazer isso, pois você acabará tendo que cortar o caule principal de outra forma. Uma vez que sua planta comece a formar touceiras, sinta-se à vontade para tirar estacas.

Escolha um segmento saudável de um caule para cortar e use uma ferramenta limpa e afiada para cortar um segmento de cerca de dois a três centímetros. Isso garantirá o corte mais limpo, que cicatrizará mais rápido, prevenindo doenças. Alternativamente, você pode torcer um broto e arrancá-lo da planta mãe com algumas raízes anexadas. Deixe suas estacas de lado por alguns dias em um local seco e escuro. Você quer que o corte cicatrize e forme uma calosidade. Este é um passo importante, pois a base do corte provavelmente apodrecerá se você não permitir que forme uma calosidade. Use um vaso com excelente drenagem e preencha-o com uma mistura de solo úmido, do mesmo tipo que você formulou para a planta mãe. Coloque sua estaca em um local iluminado fora da luz solar direta. Você quer fornecer cerca de seis horas de luz indireta brilhante diariamente. Regue com moderação, especialmente nos estágios iniciais, pois não haverá muita estrutura radicular para absorver a água. Então, o solo permanecerá úmido e sua estaca apodrecerá.

Problemas Comuns

Esta é uma planta de baixa manutenção, que não encontra muitos problemas, mas há algumas coisas a serem observadas.

Pragas

Mantenha os besouros longicórnios afastados com técnicas simples de remoção.

Besouros longicórnios são a praga mais comum a atacar este cacto. Esses grandes insetos assustadores podem causar muitos danos, mas são fáceis de identificar e remover. Portanto, há pouca chance de eles destruírem a planta.

Se você vir um desses insetos em sua velha senhora, você pode lavá-lo com um jato de água ou usar os dedos para removê-lo. Pessoalmente, sou um pouco sensível a insetos. Tenho dificuldade em removê-los com as mãos, mas com um par de luvas, não é terrível.

Outros problemas potenciais de pragas vêm de ácaros e cochonilhas. Se você já lidou com eles, sabe que um é um problema muito maior que o outro.

Cochonilhas são danosas, mas fáceis de ver e identificar. Infelizmente, seu revestimento ceroso torna a maioria dos métodos ineficazes. Use um cotonete ou pano embebido em álcool a 70% ou menos e limpe-os suavemente. Certifique-se de enxaguar a planta depois para evitar danificar o tecido com o álcool.

Ácaros são mais complicados porque são difíceis de identificar e tratar. Se você suspeitar que estão presentes, inspecione a planta em busca de suas teias finas. Os ácaros geralmente são pequenos demais para serem vistos, mas suas teias são visíveis.

Óleo de neem e sabonetes inseticidas são eficazes para se livrar dos ácaros. Um jato forte de água pode ajudar a reduzir as populações. Se você quiser tentar isso antes de tratar, haverá menos insetos para lidar.

Doenças

O excesso de água causa caules moles e podridão radicular severa.

A maioria das doenças que afetam este cacto são de natureza fúngica. Isso é quase sempre resultado de práticas de rega inadequadas ou muita umidade no ar. Excesso de água é o maior erro que você pode cometer ao cuidar de qualquer cacto ou suculenta.

Um caule mole é uma indicação de que a planta está recebendo muita água. É um pequeno salto disso para a podridão radicular, que geralmente é fatal. Se você notar que os caules estão ficando moles, reduza a rega e certifique-se de que está permitindo que o solo seque completamente entre as regas.

Se você notar um cheiro desagradável vindo do solo, isso indica um caso severo de podridão radicular. Há pouca chance de recuperação, mas você pode tentar.

Replantar é a melhor maneira de salvar uma planta com podridão radicular. Remova-a do vaso e trabalhe suavemente o solo das raízes. Use uma tesoura pequena, limpa e afiada para cortar todo o tecido radicular mole e podre antes de plantar em uma nova mistura de solo fresca. Regue com moderação daqui em diante até notar que a planta está se recuperando.

Outras doenças fúngicas e bacterianas podem surgir quando há um excesso de umidade no solo ou no ar e falta de luz solar ou circulação de ar. A prevenção é a melhor maneira de lidar com isso. Mantenha o ar fluindo em seu espaço e mantenha seu cacto em um local com ar mais seco.

Perguntas Frequentes

Adicione seu cacto velha senhora a um jardim de pedras ou vaso com outras suculentas ou cactos. Ele se sairá melhor perto de outras plantas que tenham necessidades semelhantes.

Este cacto não é tóxico se ingerido e, na verdade, produz frutos comestíveis. No entanto, é perigoso para animais de estimação e pessoas comerem os caules, pois estão cobertos de espinhos afiados.

Você precisará trazê-lo para dentro de casa no inverno. Embora goste de temperaturas ligeiramente mais frias no inverno, não é tolerante à geada.

Continue sua leitura aqui