Como Garantir que seu Cacto de Ação de Graças Floresça a Tempo para o Feriado

O que esperar nesse post

Cacto de Ação de Graças: Beleza Tropical para as Festas

O cacto de Ação de Graças, ou Schlumbergera truncata, inicia a temporada de festas com um espetáculo de cores em novembro. Com flores tubulares e onduladas em tons vibrantes de rosa, roxo, vermelho, salmão suave e branco, ele ilumina o início da estação fria.

Florescendo antes do cacto de Natal (Schlumbergera x buckleyi) e do cacto de Páscoa (Rhipsalidopsis gaertneri), o cacto de Ação de Graças desabrocha no momento certo para as festividades de outono. Essas plantas tropicais se adaptam bem como plantas de interior, aproveitando o verão ao ar livre e sendo trazidas para dentro de casa para proteção no inverno e para o grande espetáculo.

Para que o cacto de Ação de Graças floresça durante o feriado, é necessário prestar atenção especial à temperatura e à duração do dia para apoiar a brotação e a floração. Essas tropicais de fácil cultivo brilham na temporada com o melhor posicionamento e alguns requisitos culturais essenciais.

Mantenha-o Fresco

A queda de temperatura estimula o cacto de Ação de Graças a florescer.

Para promover a floração, traga o cacto para dentro de casa para protegê-lo das temperaturas frias do outono. Evite trazê-lo para dentro muito cedo, pois ele se beneficia das temperaturas noturnas frescas para iniciar a formação de botões. Traga-os para dentro quando as temperaturas caírem para cerca de 4°C. Proteja as plantas tropicais contra temperaturas abaixo de 4°C para evitar danos pelo frio.

Em suas florestas montanhosas, o cacto de Ação de Graças cresce em altitudes de 900 a 1.500 metros. As temperaturas ideais durante o dia variam de 21 a 27°C. As temperaturas noturnas de inverno ficam próximas de 13 a 16°C. A partir de meados de setembro, as noites frescas promovem o desenvolvimento de botões para florescerem por volta do Dia de Ação de Graças.

Temperaturas noturnas quentes (21°C ou mais) por períodos prolongados após meados de setembro limitam o desenvolvimento dos botões ou fazem com que caiam. Quando o calor do verão persiste nas noites de setembro, traga os vasos para um ambiente fresco com luz natural.

Se o seu exemplar em vaso estiver em um local quente, mova-o para mais perto de uma janela para experimentar condições mais frescas. Se as temperaturas noturnas permanecerem acima de 16°C, abordaremos uma dica para compensar isso abaixo.

Mantenha temperaturas consistentes, evitando flutuações drásticas e correntes de ar quente ou frio que possam danificar os botões delicados.

Inicie a Brotação com Escuridão

A planta deve ficar em completa escuridão por pelo menos 12 horas.

Junto com as temperaturas noturnas frescas, aumentar as horas de escuridão (e dias mais curtos) desencadeia a brotação. Por cerca de seis semanas, as suculentas tropicais precisam de pelo menos 12 horas de escuridão a cada noite para desenvolver botões fortes.

Em climas mais quentes, compense com períodos mais longos de escuridão para compensar a falta de frio. Se as temperaturas noturnas estiverem acima de 16°C, tente limitar as horas de luz do dia para cerca de 9 a 10. Use truques de cobertura para proporcionar cerca de 15 horas de escuridão.

Um método para aumentar as horas de escuridão é apagar as luzes do ambiente cedo à noite (ou mantê-las apagadas). Se você realmente quer garantir que as flores estejam prontas para o Dia de Ação de Graças, coloque uma cobertura que bloqueie a luz sobre o cacto à noite por várias semanas.

Essa cobertura fornece as horas necessárias de escuridão para estimular a floração no feriado. Uma vez que os botões se formam, eles podem permanecer em seu local de cultivo sem a necessidade de escuridão adicional.

Uma caixa de papelão ou tecido escuro cria uma cobertura removível. Você também pode movê-los para uma despensa ou armário escuro à noite, retornando-os ao local de cultivo iluminado durante o dia. Mova-os à noite por cerca de quatro semanas para imitar o fotoperíodo necessário.

Durante o dia, os exemplares requerem muita luz indireta brilhante para o melhor crescimento e floração. Posicione-os perto de uma janela iluminada, com uma colocação voltada para leste ou sul como ideal.

Use uma cortina como filtro ou coloque os vasos ligeiramente afastados da janela para mantê-los fora do sol intenso. Muito sol direto, especialmente à tarde, pode queimar os caules e prejudicar a floração.

Ajuste o Regime de Rega

Um leve estresse hídrico estimula a floração.

Em seus nichos e fendas na floresta tropical, as suculentas têm acesso abundante à umidade do ar. Como plantas de interior, elas se beneficiam de umidade moderada, sem que as raízes fiquem em solos excessivamente saturados.

Para iniciar a brotação, alguns cultivadores reduzem ligeiramente as sessões de rega à medida que os botões começam a se formar, geralmente de agosto a setembro. Um pouco de estresse por falta de água estimula caules fortes e a iniciação de botões. Prolongue o tempo entre as sessões para tentar essa abordagem, sem deixar os caules murcharem. À medida que os botões incham, retome um cronograma regular de rega.

Regue o cacto de Ação de Graças abundantemente quando a mistura de envasamento estiver seca cerca de 2,5 cm abaixo da superfície (aprofundando um dedo). Isso geralmente ocorre uma vez por semana ou a cada duas semanas, dependendo do ambiente de cultivo, tamanho da planta, tipo de recipiente e meio de envasamento.

A rega diminui durante a estação fria, à medida que a absorção e a evaporação diminuem. Prefira o lado seco em vez de regar em excesso, mas não permita que as plantas murchem ou que o solo seque completamente. Solos e vasos bem drenados são essenciais para o melhor suporte radicular.

Pare de Fertilizar

Não alimente durante o período de floração.

Na natureza, os cactos recebem nitrogênio através das gotas de chuva e outros nutrientes de material vegetal em decomposição nas árvores. Em casa, as suculentas se beneficiam de uma aplicação leve durante os meses quentes. Elas não precisam de fertilização à medida que o tempo de floração se aproxima.

É tentador querer alimentá-las para aumentar a nutrição e garantir a floração do cacto de Ação de Graças, mas a fertilização deve parar em setembro à medida que o crescimento ativo desacelera e os botões se formam. Uma rodada final apoia a brotação e caules fortes sem um excesso de crescimento foliar. O nitrogênio promove o crescimento foliar, mas inibe o desenvolvimento de botões, resultando em menos floração com uma aplicação tardia.

Retome a fertilização dos cactos de feriado no início da primavera, quando o crescimento ativo recomeça. Opte por um fertilizante para plantas de interior (como 10-10-10) e use-o a ¼ da força. Aplique a cada duas sessões de rega nos meses mais quentes ou uma vez por mês se usar aplicações em força total.

Continue sua leitura aqui