Como Fertilizar seu Cacto de Natal com Borra de Café

O que esperar nesse post

Cacto de Natal

O cacto de Natal é uma planta doméstica popular que se torna ainda mais querida durante as festas. É conhecido por suas flores vibrantes que florescem entre o final do outono e o início do inverno. Não são cactos verdadeiros; na verdade, são suculentas tropicais originárias das florestas tropicais do Brasil.

Para manter seu cacto de Natal saudável, ele precisa de condições semelhantes ao seu habitat natural. Prefere luz brilhante e indireta e umidade moderada a alta. Embora não tolere geadas, gosta de um pouco de frio para saber que é hora de florescer. Suas folhas começarão a ficar roxas com muita exposição.

Com a maioria dos cactos, você deve regar com moderação, mas o cacto de Natal é diferente. Este precisa de mais umidade, embora você deva permitir que o solo seque levemente entre as regas. Incentive a floração expondo sua planta a temperaturas mais frias e horas reduzidas de luz solar por algumas semanas no outono.

Além das mudanças de luz e temperatura, seu cacto de Natal precisa de nutrientes para ter um bom desempenho. É aqui que entram as borras de café. Embora possam não substituir totalmente os fertilizantes, as borras de café são um ótimo suplemento para o cacto de Natal.

Por Que Funciona

As borras de café têm alguns benefícios quando usadas com moderação.

As borras de café oferecem vários benefícios para o seu cacto de Natal como fertilizante e aditivo de solo. Em moderação, podem estimular o crescimento, melhorar a cor e fortalecer a floração e a formação de raízes. Também contêm nitrogênio para estimular o crescimento verde.

As borras de café contêm pequenas quantidades de nutrientes valiosos, incluindo nitrogênio, potássio, fósforo, cobre e magnésio. Todos são valiosos para o seu cacto de Natal, mas o excesso pode ser desastroso.

Seu cacto de Natal também prefere solo levemente ácido. Felizmente, as borras de café são levemente ácidas e podem ajudar a reduzir o pH do solo ao longo do tempo. O intervalo de pH ideal é de 5,5 a 6,2, e a maioria das misturas para vasos está nessa faixa ou um pouco acima. Portanto, não exagere.

As borras de café também melhoram a estrutura do solo. São compostas por cerca de 40% de matéria orgânica, principalmente compostos à base de carbono. Quando misturadas ao solo, ajudam na retenção de água, aeração e agregação.

O resultado dessas melhorias no solo é uma vida microbiana mais rica. Cria um ambiente mais hospitaleiro para as raízes do seu cacto de Natal. Também melhora a drenagem, o que é importante, pois são propensos a apodrecimento das raízes.

Prepare Primeiro

Evite borras de café frescas, guardando as usadas.

Antes de entrarmos nos métodos para fertilizar seu cacto de Natal com borras de café, precisamos responder a uma pergunta importante. Devemos usar borras frescas ou devemos preparar uma xícara primeiro e usar as sobras? A resposta é a última. Ou, pelo menos, enxágue-as primeiro.

As borras de café frescas e não preparadas são extra ácidas. Normalmente têm um pH de 5,0 ou inferior. Os nutrientes não são tão acessíveis nessa forma, e o teor de cafeína é extra alto. O resultado é que você pode acidificar demais o solo e prejudicar os microrganismos do solo. Os nutrientes também não estarão tão disponíveis para o uso do seu cacto de Natal.

As borras de café preparadas têm um pH mais alto; são levemente ácidas, mas mais próximas do neutro. Os nutrientes são mais disponíveis como resultado, e você eliminou a maior parte da cafeína. Em moderação, são seguras nessa forma e terão um efeito mais positivo.

Há momentos em que misturar borras de café não preparadas no solo do cacto de Natal é apropriado. Mas geralmente não está relacionado ao cuidado com plantas domésticas.

São boas para reduzir o pH do solo alcalino e misturadas em grandes quantidades de composto. Caso contrário, é melhor prepará-las.

Misture com Composto

Adicione à sua pilha de composto antes de usar.

Usar borras de café no solo tem algumas desvantagens. Você deve sempre misturá-las com mistura para vasos ou composto antes de usá-las para o seu cacto de Natal. Por um lado, podem reter muita água, criando uma bagunça encharcada e causando apodrecimento das raízes.

Quando secam, as borras de café podem compactar e formar uma crosta dura na superfície. Isso bloqueia a circulação de ar e água ao redor das raízes. Também podem acidificar demais o solo. São uma fonte de nutrientes incompleta, com bastante nitrogênio e não o suficiente de potássio e fósforo.

Por causa desses fatores, é melhor misturar suas borras de café com composto ou solo para vasos. Melhor ainda, você pode adicioná-las à sua pilha de composto, que as decompõe ainda mais. Os microrganismos na pilha de composto decompõem a cafeína e o ácido e criam um húmus estável.

Faça um “Chá”

Regue suas plantas com uma solução fraca de café.

O título desta seção me faz rir um pouco. Fazer “chá” de borras de café é um conceito engraçado. Você provavelmente está se perguntando: “Isso não é apenas café comum?” Sim, é. Na verdade, muitas vezes uso café restante para regar minhas plantas domésticas.

Há um pequeno problema em usar suas sobras, que é a força da infusão. Eu gosto do meu café forte, e minhas plantas preferem bem fraco. Se você for usar o que está no fundo da cafeteira, certifique-se de diluir. Mas quem estou enganando? O que é café restante?

A melhor maneira de fazer isso é pegar as borras restantes e basicamente fazer outra, maior, infusão de café. Você pode fazer isso em um pote, balde ou jarra, e leva um ou dois dias para ficar forte o suficiente. Você precisará de duas xícaras de borras usadas e um galão de água.

Adicione suas borras a um recipiente e encha com seu galão de água. Medidas exatas não são importantes; você pode fazer a olho. Mexa sua mistura e deixe em infusão por 24-48 horas à temperatura ambiente. Coe para remover as partículas (ou não) e use imediatamente.

Adicione Levemente na Superfície

Não use muito de uma vez para evitar compactação.

O último método é o que eu menos recomendaria, mas ainda pode funcionar se feito corretamente. Certamente é o método mais rápido, mas pode ter resultados mistos. Cobrir suas plantas domésticas com suas borras de café usadas é simples. Se feito com moderação, pode ser eficaz.

As próprias borras podem melhorar a composição do solo do seu cacto de Natal se você polvilhar por cima. No entanto, levará tempo para que qualquer diferença real ocorra. Com o tempo, podem melhorar a textura e o perfil de nutrientes do seu solo.

Certifique-se, novamente, de que está usando borras preparadas. Espalhe-as em uma toalha de papel para secá-las primeiro, para que não criem mofo. Você quer que fiquem quebradiças.

Em seguida, polvilhe uma camada leve delas sobre o solo do vaso. Misture suavemente na camada superior de 1/2 polegada para que não formem uma crosta dura na superfície.

Regue suas plantas como de costume, observando se há fungos na superfície do solo. Reaplique uma vez por mês durante a estação de crescimento e pare de usar borras de café após o cacto de Natal terminar de florescer. Sua planta vai querer descansar neste ponto, e muito nitrogênio pode queimar as raízes.

Continue sua leitura aqui