Receita Perfeita de Substrato para Cactos de Natal
Existe uma receita perfeita de substrato para um cacto de Natal florescendo, mas a verdade é que muitas misturas diferentes funcionam bem para suas plantas. Não se preocupe se não seguir a receita à risca. Seus cactos prosperarão desde que cresçam em solo bem drenado, que não seja muito úmido ou, ao contrário, muito seco.
O objetivo é que a água penetre nas raízes e drene facilmente. Você não quer umidade acumulando ao redor das folhas suculentas e, especialmente, deve evitar solos encharcados. É melhor cultivar este cacto em solo de drenagem livre, que seja poroso, fértil e absorvente.
Isso porque este cacto não é um verdadeiro cacto! É um epífito suculento, o que significa que cresce acima do solo em galhos de árvores e estruturas altas. Como uma orquídea, ele usa suas raízes para se fixar em estruturas. As raízes capturam água e nutrientes à medida que a chuva cai pelas árvores.
Manter esse ambiente nativo em mente é fundamental quando você está procurando a receita perfeita de substrato para cactos de Natal.
Cacto de Feriado
Um Espetáculo Festivo que Dura
O Cacto de Feriado, também conhecido como Cacto de Ação de Graças, é sua escolha para florescer no outono e inverno, oferecendo uma explosão de flores coloridas justamente quando a maioria das plantas está em pausa. É como magia de feriado—em um caule!
A Receita Perfeita de Substrato
Acertar a mistura de solo é a chave para o sucesso no cultivo.
Então, qual é a receita perfeita de substrato para um cacto de Natal florescendo? Vamos cobrir como fazer sua própria mistura de solo e descobrir quais opções são melhores para comprar, caso você não queira fazer a sua.
Se você acabou de comprar um cacto florescendo, espere! Não o transplante ainda, e espere até que as flores murchem para movê-lo para um solo melhor.
Mistura Caseira
Com alguns materiais, é fácil fazer sua própria receita de substrato para cacto de Natal.
Uma mistura de solo caseira varia dependendo dos componentes específicos que você escolher. Siga esta receita básica para criar um substrato bem drenado que é perfeito para todos os cactos de feriado, incluindo os cactos de Natal e de Ação de Graças.
Aqui está a receita:
- 2 partes de terra para vasos ou composto
- 2 partes de areia grossa
- 1 parte de perlita, vermiculita ou pedra-pomes
Com partes, cada parte equivale à mesma quantidade. Se você precisar de cinco litros de solo, misture dois litros de terra para vasos com dois litros de areia grossa e um litro de perlita ou um aditivo semelhante. Se precisar de mais da mistura, simplesmente aumente cada aditivo em quantidades iguais.
Para espécimes ao ar livre, use composto em vez de terra para vasos. O composto é fácil de fazer em casa, e você não terá que se preocupar em encontrar fibra de coco, turfa ou outro aditivo semelhante na loja. Basta reutilizar restos de cozinha e aparas de jardim em composto, e então usar o produto final para fazer a mistura perfeita.
Use terra para vasos em ambientes internos, pois o composto pode ter cheiro ou moscas que escapam para dentro de sua casa. No entanto, você pode usar composto para cactos de Natal internos se esterilizar o aditivo primeiro.
Terra para Vasos Comprada
Procure uma mistura projetada para suculentas e cactos.
Não há vergonha em comprar uma mistura de solo! Isso é melhor para amantes de plantas de casa com pouco espaço para jardinagem, ou profissionais ocupados que querem que seu cacto floresça, mas não têm tempo para fazer uma mistura de solo personalizada. Muitas outras plantas crescem em condições semelhantes aos cactos de Natal, incluindo cactos verdadeiros, orquídeas e suculentas.
Para melhores resultados, escolha uma mistura de solo feita para suculentas e cactos. Essas misturas devem ter muitos materiais porosos, como pedra-pomes ou perlita, e geralmente contêm areia. Elas funcionarão bem para seu cacto de Natal, pois permitem que a água drene livremente sem ficar encharcada.
Se você não conseguir encontrar uma mistura de solo para suculentas, escolha uma mistura para orquídeas e epífitas. Essas misturas de solo serão incrivelmente bem drenadas, e muitas consistem em casca e musgo. Se a mistura não tiver partículas que absorvem umidade, como turfa ou fibra de coco, adicione um pouco de terra para vasos ou composto para torná-la mais absorvente.
Cuidados com o Cacto de Natal Florescendo
O cuidado certo proporcionará uma abundância de flores.
Depois de encontrar a mistura de solo perfeita, é hora de cuidar do seu cacto de Natal! Regue-o consistentemente, dê bastante luz e fique atento a pragas e doenças para garantir que ele permaneça saudável. Esses cactos são incrivelmente adaptáveis e muitas vezes se recuperam de problemas de crescimento com um pouco de cuidado e manutenção.
Fertilize Plantas Florescendo
Fertilize durante a estação de crescimento antes da floração.
O cacto de Natal precisa de poucos nutrientes para prosperar. Ele não está acostumado a crescer em solo fértil, pois normalmente recebe nutrientes da chuva e dos detritos das árvores que caem perto de suas raízes. Para melhores resultados, fertilize as plantas com uma dose baixa de fertilizante antes que as flores se abram.
Cactos de feriado florescem em resposta a mudanças na duração do dia. Eles precisam de 13 ou mais horas de escuridão ininterrupta por algumas semanas para formar flores. Quando você começar a dar-lhes noites mais longas, também fertilize com uma dose baixa para garantir que as plantas tenham o que precisam para florescer.
Durante a estação de crescimento, você pode fertilizar plantas em vasos uma vez por mês com uma dose baixa de um fertilizante orgânico bem equilibrado. Use um com partes iguais de nitrogênio, potássio e fósforo, ou uma mistura que esteja próxima de ter partes iguais.
Espécimes no solo podem não precisar de fertilizante extra! Verifique o solo primeiro com um teste de solo, e então determine se deve ou não fertilizar com base nos níveis de nutrientes.
Escolha um Bom Local
Um local ensolarado é recomendado para esses cactos.
Um cacto de Natal florescendo não gosta de mudanças em seu ambiente. Assim que os botões de flores aparecerem, tente não mover a planta ou mudar seus níveis de luz. Pare de fertilizar. Mantenha suas condições estáveis e continue cuidando dela normalmente.
Seu cacto de Natal precisa de um local com luz brilhante, indireta durante a maior parte do dia. Ele aprecia luz filtrada, semelhante ao que cresce em seu habitat natural. O dossel das árvores sombreia a luz direta do sol, criando uma situação filtrada nas florestas onde cresce.
Além da luz, também garanta que seu cacto esteja longe de correntes de ar quentes ou frias. Mantenha-os longe de aquecedores, janelas abertas e portas frequentemente usadas. Garanta que tenham fluxo de ar regular, seja em um local aberto ou em um local com um ventilador próximo.
Verifique a Umidade do Solo
Regue o solo quando a camada superior começar a secar.
Enquanto o cacto de Natal florescendo faz seu espetáculo, continue moderando os níveis de umidade para garantir que o solo permaneça úmido, mas não encharcado. Verifique a terra frequentemente com o dedo e evite regar se ela já estiver úmida.
Plantas em vasos precisarão de mais água do que aquelas no solo ou em canteiros elevados. Isso é especialmente verdadeiro para plantas em vasos ao ar livre. Verifique-as frequentemente e adicione bastante água se o solo estiver seco. Não deixe ficar completamente seco, mas deixe secar um pouco entre as regas.
Melhores Práticas
Há alguns pontos a considerar quando se trata de floração.
Se você acabou de comprar um cacto de Natal, há algumas coisas que você deve considerar antes de movê-lo para um solo melhor. A planta é sensível enquanto está florescendo e precisa de cuidados especiais para sobreviver aos meses frios.
Transplante Após o Período de Floração
Aguarde até que as flores murchem antes de transplantar.
Se o cacto já estiver florescendo, você não precisa transplantá-lo! Simplesmente deixe-o no vaso do viveiro e coloque-o em um local bem iluminado e fresco. O cacto prefere temperaturas noturnas entre 13 e 18°C antes e durante a estação de floração.
Depois que as flores murcharem, você pode transplantar seu cacto de Natal em um recipiente maior com a receita perfeita de substrato. Dessa forma, sua planta florescerá no próximo ano e terá todos os nutrientes de que precisa para prosperar da primavera ao outono.
Mova os Cactos para Dentro de Casa
Mantenha seus vasos em uma área protegida longe de geadas.
Esses cactos não são resistentes à geada. Eles ficarão moles e podres se enfrentarem geadas, congelamentos ou clima frio. Mantenha-os seguros em uma estufa ou mova-os para dentro de casa bem antes da primeira data de geada.
Para flores confiáveis, pode ser melhor deixar os cactos dentro de casa o ano todo. É mais fácil controlar a duração dos dias e as temperaturas quando você não precisa movê-los a cada ano. O processo de movimentação pode atrasar as flores, causando floração esporádica ou nenhuma!
O importante é mantê-los seguros do clima frio. Tente movê-los para dentro de casa cedo, no meio do verão, em vez de no outono. As plantas de cacto se adaptarão ao ambiente interno, e então você pode começar o processo de floração promovendo escuridão e temperaturas frescas a partir de setembro ou agosto.
Observe que os cactos de Natal precisam de longas noites e temperaturas frescas por cerca de dois meses antes que os botões comecem a abrir e florescer. Marque os dias no seu calendário para não esquecer!
Principais Considerações
Esses cactos não são realmente cactos! Eles são epífitos suculentos e precisam de umidade consistente, luz indireta e fluxo de ar para prosperar.
A melhor receita de substrato para cactos de Natal é aquela que é porosa, absorvente e bem drenada. Incorpore areia grossa e perlita (ou pedra-pomes e vermiculita) com terra para vasos ou composto para fazer uma mistura adequada.
Evite transplantar espécimes de cactos florescendo. Deixe-os terminar de florescer e, em seguida, transplante-os para o substrato perfeito.
Essas plantas não são resistentes à geada. Mova-as para dentro de casa para aproveitar suas flores ou proteja-as do lado de fora para ajudá-las a suportar os elementos.




