Cacto de Natal: Um Espetáculo de Flores
O cacto de Natal ganha destaque como planta de casa nesta temporada, com suas flores brilhantes e ramos suculentos e arqueados. Schlumbergera x buckleyi geralmente começa a florescer em dezembro e dura até janeiro. Suas cores vibrantes em vermelho, branco, rosa, roxo e coral se destacam em meio ao fundo verde escuro. Essas suculentas são de longa duração, passadas de geração em geração, e se tornam verdadeiras damas quando florescem durante as festas.
É fascinante pensar nas origens desses cactos floridos. Nativos das florestas tropicais montanhosas costeiras do Brasil, vivem como orquídeas, como epífitas em árvores e em fendas de rochas. Adaptáveis por natureza, prosperam como plantas de casa para alegrar nossos invernos.
Aqui, exploraremos as variedades de cacto de Natal para colecionadores, presenteadores e entusiastas de plantas de casa. No início de dezembro, procure por exemplares com muitos botões cheios e ainda fechados. Eles florescerão a tempo para as festas e além.
Sobre os Cactos Festivos
Além do tempo de floração, os cactos têm semelhanças com algumas diferenças.
O cacto de Natal é um dos três cactos festivos. Junta-se ao cacto de Ação de Graças (Schlumbergera truncata) e ao cacto de Páscoa (Rhipsalidopsis gaertneri) em sua floração durante o feriado correspondente. O cacto de Ação de Graças geralmente floresce em novembro, seguido pelo S. x buckleyi em dezembro, e o cacto de Páscoa de março a maio.
Além do tempo de floração, os cactos têm semelhanças com algumas diferenças. O cacto de Ação de Graças tem segmentos de caule mais pontiagudos (cactos não têm folhas verdadeiras), enquanto o de Natal é mais plano e suave com bordas arredondadas. O de Páscoa tem bordas onduladas e cerdas nas articulações segmentadas.
O cacto de Ação de Graças foi descoberto primeiro em 1819, seguido pelo cacto de Páscoa em 1837. O cacto de Natal é um híbrido de S. truncata e S. russelliana. O botânico francês Charles Lemaire desenvolveu o original e o nomeou em homenagem ao colecionador de plantas francês Frédéric Schlumberger. A maioria dos quase 200 cultivares nomeados resulta de híbridos de S. truncata e do antigo S. x buckleyi.
Os cultivares de Ação de Graças (a maioria) e híbridos com cacto de Natal são as variedades que encontramos comercialmente disponíveis no outono e inverno. Eles têm diferentes colorações, hábitos de crescimento e formas de segmento. Ofereça-lhes luz indireta brilhante em ambientes internos e mantenha o solo ligeiramente úmido, mas muito bem drenado.
Cacto de Natal
As flores tubulares têm gargantas esbranquiçadas e pétalas vermelhas-fúcsia que se curvam ligeiramente.
S. x buckleyi, o híbrido estéril do verdadeiro cacto de Natal, tem pétalas mescladas em vermelho cereja, rosa e branco prateado. As “folhas” de tamanho médio (filocládios) têm bordas lisas e recortadas. As flores tubulares têm gargantas esbranquiçadas e pétalas vermelhas-fúcsia que se curvam ligeiramente (dobram para trás).
Suas gargantas longas seguram anéis duplos de pétalas, como ornamentos emplumados balançando nas extremidades dos caules em um brilhante cereja. Estames retos pontuam os centros. Com o tempo, os caules eretos começam a pender, formando uma forma graciosamente arqueada.
As plantas parentais de buckleyi são S. truncata e S. russelliana. Ele mistura a coloração de ambos com um tempo de floração em dezembro. Este é um dos melhores floristas e é um recipiente do Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society.
‘Christmas Flame’
Pétalas amarelo-douradas cremosas têm rubores vermelho-alaranjados nas bordas.
‘Christmas Flame’ é uma variedade única de cacto de Natal em dourado suave. Pétalas amarelo-douradas cremosas têm rubores vermelho-alaranjados nas bordas. Com o tempo, o amarelo suave aumenta à medida que os tons vermelhos desbotam. Um pistilo magenta proeminente pontua a garganta.
‘Christmas Flame’ é uma mutação de ‘Gold Charm’, outra variedade de tom dourado. As flores fluidas são como encantos em caules terminais. ‘Gold’ tem botões esverdeados, enquanto ‘Flame’ tem botões roxo-avermelhados.
‘Flame’ começa a florescer de meados a final de novembro para semanas de cor elegante, com uma suavidade bem-vinda em relação aos seus parentes vermelhos e rosas chamativos. Os filocládios são grandes com dentes distintamente pontiagudos.
‘Thor Britta’
As pétalas finas são ligeiramente translúcidas com uma faixa média amarela pálida.
Grandes pétalas fluidas em branco nítido distinguem ‘Thor Britta’. As pétalas finas são ligeiramente translúcidas com uma faixa média rosa pálido. Verde pálido e rosa colorem a base da garganta e das pétalas. Um pistilo magenta brilhante, cercado por filamentos de marfim, destaca o centro em um contraste marcante. Cada pétala é pontiaguda e larga.
Esta variedade tem uma forma ereta, semi-pendular com ramificação equilibrada e excelente cobertura floral. As flores quase obscurecem os segmentos de caule de tamanho médio, que têm três a quatro pontos.
‘Thor Britta’ faz um show a partir de meados do outono. Tem um desempenho forte em número de botões, tamanho da flor e hábito bem formado.
‘Christmas Charm’
As pétalas ricas e pontiagudas se juntam a tubos de garganta branca.
Com flores magenta-roxas, a variedade de cacto ‘Christmas Charm’ ilumina a exibição festiva. As pétalas ricas e pontiagudas se juntam a tubos de garganta branca. Com ramificação ereta, as flores vibrantes brilham entre segmentos espessos e bem formados com dentações curtas.
‘Christmas Charm’ é um forte performer. Tem caules robustos e abundantes botões, até 50 por planta.
‘Lavender Doll II’
As longas flores acetinadas têm centros prateados que brilham contra as margens violetas.
‘Lavender Doll’ inaugura a temporada com inflorescências de lavanda profunda e rosa. As bordas das pétalas são roxo-rosadas com interiores lilás claros e brancos. As longas flores acetinadas têm centros prateados que brilham contra as margens violetas.
Ramos eretos acumulam botões, com cerca de 50 por espécime. O show de cores começa no final de novembro.
‘Christmas Fantasy’
Interiores de marfim conferem um delicado visual de pêssego e creme.
‘Christmas Fantasy’ é sonhador em tons de pêssego entre grandes segmentos de caule verde-escuros e dentados. O vigoroso crescimento produz flores grandes com plumas de salmão profundo e claro e rosas. Interiores de marfim conferem um delicado visual de pêssego e creme.
‘Christmas Fantasy’ adiciona um toque encantador ao arranjo interno com um apelo discreto. O florista abundante mantém um hábito robusto e bem ramificado.
‘Cristen’
Margens rosa-quente com um efeito de aerógrafo rosa pálido delineiam interiores brancos brilhantes.
‘Cristen’ é um cultivar de alto desempenho com flores amplas e totalmente petaladas que cobrem os verdes no final de novembro e início de dezembro. Margens rosa-quente com um efeito de aerógrafo rosa pálido delineiam interiores brancos brilhantes.
‘Cristen’ é bem ramificado, compacto e ereto. Seus filocládios são largos com leves dentações.
Procure por ‘Cristen Aurea’ com caules de um verde-limão brilhante. O novo crescimento surge em tons avermelhados, torna-se amarelo dourado e envelhece para chartreuse. ‘Aurea’ é uma mutação do original ‘Cristen’ com margens pintadas em magenta delineando centros brancos.
‘Kris Kringle II’
Tons de carmim e laranja profundo contrastam com centros rosados para um toque de hortelã.
‘Kris Kringle II’ anima com um lavado de vermelho e branco. Tons de carmim e laranja profundo contrastam com centros rosados para um toque de hortelã. Pétalas largas aparecem totalmente duplas com abundante exuberância.
‘Kris Kringle II’ é uma versão melhorada e ligeiramente maior do original, que apresenta mais tons de carmim. Este cultivar mantém uma forma ereta com “folhas” médias e pontos espinhosos. A exibição do final do outono geralmente começa perto de 1º de dezembro para um interesse duradouro.
‘Limelight Dancer’
Parece requintado em creme de baunilha com um pistilo rosa brilhante pronunciado.
‘Limelight Dancer’ é um dos cultivares “Dancer” da parceria de criação de cactos CB na Holanda. ‘Limelight’ é requintado em creme de baunilha com um pistilo rosa brilhante pronunciado. Pétalas pontiagudas encontram-se em uma base branca.
‘Thor Alec’ em amarelo dourado com rubores rosa é uma das plantas parentais que contribuem para os tons antigos de ‘Limelight Dancer’. Os botões são rosa damasco e abrem do final do outono ao início do inverno.
‘Limelight Dancer’ é uma boa opção para colecionadores. Embora vigoroso, pode ser mais desafiador de cultivar com flores sensíveis à temperatura.