Por que cultivar agave? Bem, essas plantas de baixa manutenção podem adicionar beleza com sua folhagem deslumbrante tanto na sua coleção de plantas de interior quanto no paisagismo ao ar livre. Além disso, a maioria das variedades floresce pelo menos uma vez na vida. Cultivar tanto em ambientes internos quanto externos tem seus prós e contras.
Para cultivar em ambientes internos, você vai querer escolher variedades pequenas e compactas que se desenvolvem bem em vasos. Não será necessário considerar sua zona de cultivo ou clima, pois dentro de casa você pode criar as condições perfeitas. Em ambientes internos, elas preferem uma janela bem iluminada e ensolarada e precisam secar completamente entre as regas.
Para cultivar agave ao ar livre, o tamanho maduro não importa tanto. Como você não precisa conter as plantas em um vaso, pode escolher variedades com uma ampla gama de tamanhos maduros. Algumas podem atingir até 3 metros de altura e largura quando cultivadas ao ar livre. Para plantas externas, você precisará considerar sua zona de cultivo USDA e se o clima ficará frio demais para essas plantas sobreviverem.
Variedades para Ambientes Internos
Como mencionado acima, as variedades de agave que se desenvolvem bem em ambientes internos consistem em variedades pequenas e compactas. Essas variedades podem ser pequenas, mas não faltam em beleza. Cada variedade tem sua própria folhagem única e são perfeitamente adequadas para a vida em um parapeito de janela.
Agaves não exigem muito em termos de cuidados como planta de casa. Regá-las com muita frequência ou fertilizá-las pode causar sua morte. Se você frequentemente esquece de regar suas plantas, então o agave pode ser a planta ideal para você!
Ao cultivar em ambientes internos, você deve escolher um vaso com um orifício de drenagem, mas dispense o pires, pois você não quer criar água parada. Solo excessivamente úmido pode ser prejudicial. E embora essas variedades sejam perfeitas para ambientes internos, você pode cultivar a maioria delas ao ar livre também!
Blue Glow
Essa variedade prospera em pleno sol, mas também pode tolerar luz solar filtrada.
‘Blue Glow’ Agave é um cultivar relativamente novo, que é um híbrido de Agave attenuata e Agave ocahui. E embora não se pareça com suas plantas-mãe, exibe folhas deslumbrantes de um verde-azulado escuro com margens amarelas e vermelhas. Essas margens aparentemente brilham quando iluminadas pelo sol, daí o nome ‘Blue Glow’.
O pleno sol é o melhor para essa variedade, mas ela também pode lidar com luz solar filtrada. Seu tamanho maduro é de 60 a 90 centímetros de altura e largura, o que a torna perfeita para cultivo em vasos em ambientes internos.
Artichoke
Nativa do México Central, esta planta possui alta tolerância à seca e requer manutenção mínima.
Agave parryi var. Truncata tem folhas largas e azuis com espinhos marrons que se assemelham a uma alcachofra. Daí o nome comum, agave alcachofra. Esta variedade é nativa do México Central, o que a torna extremamente tolerante à seca e de baixa manutenção.
Ela se desenvolve melhor em pleno sol, que pode ser fornecido em ambientes internos usando luz refletida também. Você pode criar luz refletida usando papel alumínio, espelhos estrategicamente posicionados ou suplementar com luzes de cultivo internas. Seu tamanho maduro é 60 centímetros de altura e 90 centímetros de largura.
Twin Flowered
Quando madura, esta agave atinge um tamanho de 90 centímetros de altura e 1,2 metros de largura.
Agave geminiflora, ou agave de flores gêmeas, tem folhas longas e finas que a diferenciam de outras agaves. A folhagem longa e fina se assemelha a um alfineteiro. Sua aparência pode adicionar um toque único à sua coleção de suculentas internas.
Ela se desenvolve melhor em pleno sol, que, como mencionado acima, pode ser fornecido em ambientes internos usando luz refletida também. Seu tamanho maduro é de 90 centímetros de altura e 1,2 metros de largura.
Agave schidigera
Esta agave é resistente a temperaturas de até -9 graus Celsius.
Agave schidigera tem fibras brancas encaracoladas em cada folha verde brilhante. As marcas brancas nas folhas aumentam o contraste da folhagem verde. Esta variedade é nativa do México Central.
Ela requer pleno sol ou sombra filtrada à tarde. Seu tamanho maduro é de 30 centímetros de altura e 30 a 60 centímetros de largura.
King Ferdinand
O tamanho maduro desta agave é de 30 a 60 centímetros de altura e largura.
Agave Ferdinandi Regis tem uma semelhança impressionante com a Agave ‘Queen Victoria’. Tanto que uma vez se pensou que era um híbrido natural de Agave victoriae-reginae, mas desde então foi identificada como sua própria variedade.
Ela também é conhecida como Rei das Agaves. Esta variedade tem folhas verde-escuras, margens brancas e pontas terminais afiadas. Cresce em uma roseta aberta, que fica linda em um vaso. Requer pleno sol e precisa de uma janela especialmente ensolarada quando cultivada em ambientes internos. Seu tamanho maduro é de 30 a 60 centímetros de altura e largura.
‘Compacta’ Queen Victoria
Com folhas verde-escuras e marcas brancas marcantes, esta variedade supera o contraste do King Ferdinand.
Agave victoriae-reginae ‘Compacta’ é um cultivar compacto e amigável para vasos de Agave victoriae-reginae. Você pode ver essa variedade em jardins botânicos do deserto. É uma das agaves mais bonitas.
Ela tem folhas verde-escuras e marcas brancas vibrantes. Semelhante ao mencionado ‘King Ferdinand’, mas com ainda mais contraste. Requer pleno sol, de preferência uma janela muito ensolarada quando cultivada em ambientes internos. Seu tamanho maduro é de menos de 30 centímetros de altura e 30 a 60 centímetros de largura.
Variedades para Ambientes Externos
Ao selecionar uma variedade de agave para cultivar ao ar livre, você precisará considerar sua zona de cultivo USDA. Aqui, incluiremos essa informação com cada variedade para que você possa decidir se ela crescerá ao ar livre em sua área. A zona de cultivo indica a temperatura mínima média em sua área. Isso é importante saber para plantas perenes como o agave, já que elas passarão o inverno do lado de fora.
Golden Flowered Century Plant
Esta suculenta perene cria uma roseta perfeita com suas folhas verde-acinzentadas.
Agave chrysantha também é conhecida como a planta do século de flores douradas. Esta variedade de agave perene forma uma roseta perfeita composta por folhas verde-acinzentadas. As folhas em forma de espada crescem em um monte, dando-lhe um contorno redondo agradável. As folhas são revestidas com espinhos ao longo das bordas e têm um espinho terminal afiado.
Ela requer pleno sol e solo bem drenado. É tanto resistente à seca quanto aos cervos. Seu tamanho maduro é de 60 a 90 centímetros de altura e 1,2 a 1,5 metros de largura.
Harvard
Para um crescimento ideal, o Agave Harvard deve ser plantado em um local com pleno sol.
Agave havardiana também é conhecida como agave ‘Harvard’. Ela tem uma folhagem prateada e cinza com folhas carnudas e largas, em forma de taça. As folhas são fortemente revestidas com dentes marrons escuros e encimadas com um espinho terminal preto muito afiado.
Esta variedade é extremamente resistente ao frio e pode ser cultivada ao ar livre nas zonas de cultivo USDA 5-10. Ela pode suportar temperaturas de até -29 graus Celsius! Embora possa lidar com o frio, requer um local com pleno sol, especialmente nos meses de inverno. Lembre-se disso ao escolher seu local de plantio, pois o sol estará mais baixo no céu durante o inverno. Seu tamanho maduro é de 60 a 90 centímetros de altura e 90 centímetros a 1,2 metros de largura.
Mountain Agave
Ao contrário de muitas outras agaves, esta planta solitária não produz brotos ou filhotes.
Agave montana, ou agave de montanha, é outra variedade que se assemelha a uma grande alcachofra. Ela tem folhas carnudas, largas, eretas e verde-maçã com grandes dentes vermelho-canela ao longo das margens e um espinho terminal curto. Esta agave solitária não produz brotos ou filhotes como muitas outras agaves.
A agave de montanha pode ser cultivada nas zonas de cultivo USDA 7-10 e suportar temperaturas de até -12 graus Celsius. Ela pode sobreviver em condições de pleno sol a sombra parcial. Seu tamanho maduro é de 90 centímetros a 1,2 metros de altura e 1,2 a 1,5 metros de largura.
Narrow Leaf Century Plant
A planta do século de folhas estreitas possui uma folhagem longa e esguia, verde-acinzentada, com um espinho terminal marrom.
Agave striata também é conhecida como a planta do século de folhas estreitas. E por uma boa razão! Esta variedade tem uma folhagem longa e esguia que é verde-acinzentada com um espinho terminal marrom. As folhas podem ser eretas ou curvar-se ligeiramente para cima.
A folhagem também pode apresentar tons roxos durante o clima frio. Esta variedade produz abundantes brotos e filhotes, então você poderá propagar muitas plantas se se apaixonar por ela em seu paisagismo.
Esta variedade pode ser cultivada nas zonas de cultivo USDA 7-11 e suportar temperaturas de até -12 graus Celsius. Ela requer um local com pleno sol para garantir uma planta saudável e duradoura. Seu tamanho maduro é de 30 a 60 centímetros de altura e 60 a 90 centímetros de largura.
Whale’s Tongue
Esta agave pode suportar temperaturas de até -21 graus Celsius.
Agave ovatifolia também é comumente conhecida como agave língua de baleia. As folhas são largas, em forma de taça e variam em cor de cinza a azul-pó, assim como a língua de uma baleia! As folhas são revestidas com dentes ao longo das margens e um espinho terminal alto.
A agave língua de baleia pode ser cultivada nas zonas de cultivo USDA 7-11 e suportar temperaturas de até -21 graus Celsius. Ela requer pleno sol para prosperar. Seu tamanho maduro é de 90 centímetros a 1,2 metros de altura e 1,2 a 1,8 metros de largura.
Cabbage Head
Para florescer, esta planta requer pleno sol e prefere solo ligeiramente ácido e arenoso.
Agave parrasana, ou agave cabeça de repolho, se assemelha a uma cabeça de repolho, como o nome sugere. Esta agave premiada é de crescimento lento e forma uma roseta densamente compactada de folhas azul-acinzentadas sobrepostas. Ela é vencedora do Prêmio de Mérito de Jardim concedido pela Royal Horticultural Society.
A agave cabeça de repolho pode ser cultivada nas zonas de cultivo USDA 7-11 e suportar temperaturas de até -21 graus Celsius. Ela requer pleno sol e prefere solo ligeiramente ácido e arenoso. Seu tamanho maduro é de 30 a 60 centímetros de altura e largura. No entanto, esta pequena planta pode produzir uma haste floral de até 6 metros de altura!
Queen Victoria Century Plant
Esta planta é uma variedade impressionante de agave perfeita para paisagismo ao ar livre.
Agave victoriae-reginae, também conhecida como a planta do século ‘Queen Victoria’, é uma agave impressionante para o seu paisagismo ao ar livre. Discutimos sua variedade compacta acima como uma ótima adição ao jardim interno, e a variedade adulta é igualmente deslumbrante. Ela tem as mesmas folhas verde-escuras com marcas brancas vibrantes. Ela também é vencedora do Prêmio de Mérito de Jardim.
Esta variedade pode ser cultivada nas zonas de cultivo USDA 7-11 e suportar temperaturas de até -21 graus Celsius. Ela requer pleno sol para produzir as folhas mais bonitas. Seu tamanho maduro é de 30 centímetros de altura e 30 a 60 centímetros de largura.
Pensamentos Finais
Cultivar agaves tanto em ambientes internos quanto externos pode adicionar um ótimo componente de baixa manutenção à sua coleção de plantas de casa ou ao seu paisagismo externo. Embora os agaves sejam principalmente associados a climas quentes e secos, há algumas variedades que podem sobreviver a temperaturas mais frias. Se você estiver na América do Norte, procure variedades nativas da sua área, pois essas se sairão melhor no seu clima.