Se você ama observar pássaros e seu quintal precisa de um pouco mais de sombra e cor, uma árvore de Sorveira-Americana é a adição perfeita para sua paisagem. Sorbus americana é uma árvore ornamental compacta nativa da América do Norte. Ela cresce selvagem ao longo dos Grandes Lagos, Nova Inglaterra e as Montanhas Apalaches, e se desempenha excelentemente em quintais urbanos e suburbanos.
Os densos cachos de flores brancas vistosas são seguidos por vibrantes bagas vermelhas, adicionando charme estético e valor para a vida selvagem durante o verão. No final da estação, suas folhas de outono dourado-laranja cativam a paisagem e as bagas permanecem até o inverno. A sorveira-americana atinge em média de 4,5 a 10,5 metros na maturidade e cresce com uma copa arredondada e aberta. Às vezes, cresce a partir de um único tronco, mas comumente tem uma base arbustiva com múltiplos caules.
Para jardineiros em regiões frias do leste, nas zonas de resistência 2-6, essa árvore nativa crescerá rapidamente sem muita complicação. Vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre cultivar uma sorveira-americana!
Visão Geral
Tipo de Planta: Pequena árvore ou arbusto decíduo nativo
Temperatura: Climas frios
Plantas Companheiras: Abeto-bálsamo, teixo-americano, madressilva, samambaia
Tipo de Solo: Ácido, bem drenado, argiloso ou arenoso
Necessidades de Rega: Moderada a alta
Exposição ao Sol: Sol pleno a sombra parcial
Pragas: Brocas, pulgões, cochonilhas, veados
Doenças: Fogo bacteriano, cancros
História e Cultivo
A sorveira-americana tem uma rica história e folclore intrigante. A planta é uma das 7 espécies de sorveira nativas dos EUA, e o gênero Sorbus inclui mais de 100 ou 250 espécies, dependendo da definição do gênero. A sorveira-americana (Sorbus americana) é menor e tem folhas lisas em comparação com a maior, de folhas peludas, sorveira-europeia (S. aucuparia). Aqui estão mais detalhes sobre esta linda árvore de bagas vermelhas e suas origens.
O que é a Sorveira-Americana?
A Sorbus americana se assemelha a árvores de freixo, mas não está relacionada.
A árvore nativa Sorbus americana é apelidada de sorveira-americana, árvore de rowan, dogberry, roundwood, e às vezes apenas sorveira. O arbusto perene decíduo ou pequena árvore é membro da família das rosas (Rosaceae).
Ela é chamada de sorveira porque suas folhas compostas pinadas de folíolos lanceolados serrilhados se assemelham às árvores de freixo. No entanto, não está realmente relacionada às verdadeiras árvores de freixo do gênero Fraxinus, que são membros da família das oliveiras (Oleaceae).
De Onde Ela Se Origina?
Sorbus americana, nativa do leste dos EUA e Canadá, prospera em climas frios.
A Sorbus americana cresce selvagem no leste dos EUA, desde as montanhas Apalaches da Geórgia até o Maine e até a Nova Escócia e Terra Nova. Sua faixa nativa também se estende por Minnesota, Illinois, Michigan e Pensilvânia. É uma árvore de clima frio que prefere invernos frios e solos úmidos nas zonas 2-6.
Ela prospera em solos úmidos, frios e ácidos de pântanos, brejos e afloramentos rochosos. Não a recomendamos para climas quentes e úmidos ou jardins do sul mais quentes que a zona 6.
Essa nativa selvagem tem sido cultivada como ornamental desde 1811 e é comumente usada em paisagens domésticas e parques.
Folclore
Essas árvores de sorveira, conhecidas como “madeira de bruxa” no folclore, simbolizam proteção e sorte.
As árvores de sorveira são às vezes apelidadas de “madeira de bruxa”. Na Europa do século XVIII, muitos acreditavam que as árvores de sorveira-europeia podiam afastar bruxas e proteger sua casa do mal. Algumas pessoas queimavam os galhos fora de suas casas ou faziam colares de madeira de sorveira para se protegerem. Quando os colonizadores vieram para a América e descobriram essa árvore cobrindo a paisagem do norte, acreditavam que estavam fortemente protegidos. A estrela de cinco pontas nos talos das bagas representava boa sorte.
Deixando de lado o antigo folclore, os plantios modernos de sorveira são principalmente boa sorte para abelhas e pássaros nativos. As vistosas flores brancas da primavera são ímãs para abelhas, e as vibrantes bagas vermelhas do verão atraem pássaros de perto e de longe. Esta árvore amigável à vida selvagem é bonita, funcional e importante para os ecossistemas locais.
Propagação
As árvores de sorveira podem ser propagadas por sementes (colhidas das bagas), estacas, ou árvores de raiz nua e em contêineres de um viveiro.
Sementes
A cultura a partir de sementes envolve a colheita de frutos maduros no início do outono, extração das sementes e plantio imediato.
Cultivar sorveira-americana a partir de sementes é uma tarefa divertida e recompensadora. Envolve a colheita dos frutos maduros (bagas vermelhas) no início do outono e a extração imediata das sementes. Se você não puder separar as sementes imediatamente, é melhor armazenar os frutos na geladeira para garantir uma boa germinação.
Certifique-se de chegar às bagas vermelhas antes que os pássaros famintos o façam! Use podadores limpos para remover os cachos e coletá-los em uma cesta ou recipiente de colheita.
Sinais de frutos maduros de sorveira incluem:
- Estacionalidade do início do outono (agosto ou setembro no nordeste ou outubro em zonas mais quentes)
- Cor vermelha vibrante ou vermelho-alaranjada
- Cerca de ¼ de polegada de tamanho
- Cachos pendentes completos
Para extrair as sementes do fruto:
- Coloque as bagas em um balde limpo.
- Use suas mãos ou uma ferramenta de cozinha como um amassador de batatas para macerar os frutos.
- Pressione os frutos até que se transformem em uma polpa úmida.
- Separe as sementes da polpa das bagas deixando descansar por algumas horas.
- Quando voltar, use uma peneira de cozinha ou uma rede fina de aquário para remover as sementes da superfície.
- Espalhe as sementes sobre uma bandeja ou tela e deixe secar.
- É melhor plantar as sementes o mais rápido possível ou armazená-las em um recipiente selado na geladeira.
O outono é a melhor época para plantar Sorbus americana porque é quando suas sementes germinariam naturalmente na natureza. Se você quiser esperar até a primavera, terá que estratificar a frio as sementes na geladeira por 1-2 meses para imitar as condições de inverno ao ar livre. Certifique-se de mantê-las em um saco ou recipiente selado com uma mistura de areia úmida ou vermiculita para que não sequem.
Quando estiver pronto para plantar, mergulhe as sementes por 24 horas. Semeie as sementes a 1/16 de polegada de profundidade e cubra levemente. Você pode plantá-las diretamente no solo ou em um contêiner com uma mistura de areia e musgo de turfa.
Mantenha as sementes consistentemente úmidas e seja muito paciente. Evite regas pesadas, pois isso pode lavar as sementes. As sementes germinam de forma errática e podem levar até um ano para emergir, então plante muitas delas!
Estacas
Propague Sorbus americana com estacas semi-lenhosas para uma replicação mais rápida, garantindo um novo crescimento saudável.
Se você tiver acesso a uma sorveira selvagem ou ao jardim de um amigo, essas atraentes árvores nativas são fáceis de propagar por estacas semi-lenhosas. A coleta de bagas e a germinação de sementes podem ser demoradas e erráticas, então a propagação por estacas é uma maneira mais rápida de replicar Sorbus americana. Embora você não obtenha tanta diversidade genética quanto na propagação por sementes, terá pequenas árvores de sorveira em dois a três meses.
Comece com uma sorveira jovem semi-madura com muito crescimento novo e saudável. Árvores mais velhas têm mais dificuldade em regenerar e produzir novos ramos. O melhor momento para tirar estacas é na primavera e no verão, quando o crescimento do ano atual se tornou ligeiramente duro.
Ao olhar para sua árvore ou arbusto, você deve ser capaz de diferenciar claramente entre o crescimento antigo e o novo. As estacas semi-lenhosas são como um intermediário entre estacas verdes (lenhosas) e marrons (lenhosas). Elas são tipicamente ramos semi-flexíveis, parcialmente verdes, que começaram a endurecer. Evite o crescimento antigo marrom.
Para tirar uma estaca:
- Use podadores ou tesouras afiadas e sanitizadas.
- Corte uma estaca de seis a oito polegadas logo abaixo de um nó (onde uma folha se conecta ao ramo principal).
- Certifique-se de que o galho tenha pelo menos ¼ de polegada de largura.
- Repita para quantas estacas desejar tirar.
- Remova as folhas inferiores para que apenas as folhas do topo de uma a duas polegadas mantenham sua folhagem.
- Use uma faca afiada para “ferir” a base das estacas. Corte uma pequena linha vertical de cerca de uma polegada de comprimento ao longo da base.
- Opcionalmente, mergulhe a base das estacas em um hormônio de enraizamento.
- Coloque as estacas em uma mistura de areia e perlita.
- Mantenha a umidade consistente sem deixar o meio encharcado.
- Coloque as estacas em luz solar brilhante.
- As raízes devem se formar dentro de quatro a seis semanas.
Dê um leve puxão nas suas estacas para verificar se formaram raízes. Se houver uma leve resistência, elas provavelmente estão prontas. Se saírem completamente, verifique se a base não apodreceu. Corte a base e repita os passos 6-11 se encontrar áreas apodrecidas.
As mudas crescem relativamente rápido e estão prontas para serem transplantadas no solo assim que atingirem de um a três pés de altura. A sorveira-americana é uma árvore nativa selvagem que se propaga facilmente em condições úmidas em sua faixa nativa.
Árvores de Raiz Nua ou em Contêineres
Encontre árvores em viveiros locais, disponíveis em raiz nua, com raiz envolta em terra e burlap, ou em contêineres.
Para aqueles que procuram árvores jovens que possam crescer rapidamente em seu quintal, o viveiro local é a melhor opção. Viveiros de plantas nativas nos Grandes Lagos, Nordeste e regiões dos Apalaches são altamente propensos a ter sorveira-americana.
A árvore geralmente está disponível em três formas:
- Jovens sorveiras são desenterradas em sua fase dormente e vendidas sem qualquer solo nas raízes. Elas podem se estabelecer rapidamente, mas são tipicamente menores.
- Essas árvores vêm com solo ao redor das raízes e muitas vezes estão disponíveis em tamanhos bastante grandes. No entanto, árvores B&B às vezes sofrem de choque de transplante devido à perda da maioria de suas raízes no processo de escavação. É importante não plantá-las muito profundamente.
- Sorveiras cultivadas em contêineres estão disponíveis em vasos de 5-25 galões. Elas são mais caras do que as de raiz nua, mas menos propensas a sofrer choque de transplante como as árvores B&B.
Ao escolher uma árvore de viveiro, certifique-se de considerar:
- Tamanho da bola de raiz: Você pode plantar sozinho ou com ajuda?
- Saúde do tronco: O fogo bacteriano é um grande problema nas árvores de sorveira, causando cancros visíveis que parecem queimados. Evite essas plantas a todo custo.
- Brotações: As brotações verdes frescas crescem retas para cima? Se estiverem murchas ou dobradas para baixo em forma de gancho, a planta pode ter fogo bacteriano e não deve ser comprada.
- Saúde da folhagem: As folhas são vibrantes, verdes e turgidas? Evite espécimes com muitas folhas amarelas, murchas ou mortas.
- Pragas e doenças: Verifique sob as folhas para ver se há insetos e cheire a zona da raiz para garantir que não há sinais de podridão.
Se você especificamente deseja plantar a variedade nativa, verifique se a espécie é Sorbus americana, não Sorbus aucuparia, que é a variedade europeia.
Plantio
A sorveira-americana é a planta perfeita para um quintal de clima frio, um jardim de plantas nativas ou uma encosta exposta. Aqui está como plantar as árvores e regá-las adequadamente para um crescimento forte.
Como Transplantar
Plante ou realoque árvores de sorveira no início da primavera com sol pleno a parcial e solo úmido.
A melhor época para plantar ou realocar árvores de sorveira é no início da primavera, enquanto ainda estão dormentes. Antes de plantar suas mudas ou jovens árvores, certifique-se de que o local tenha sol pleno a parcial e solo úmido, ácido.
Para transplantar:
- Cave um buraco três a quatro vezes o diâmetro da bola de raiz e cerca de uma vez e meia a profundidade da bola de raiz.
- Use uma pá ou garfo para soltar o solo ao longo dos lados do buraco.
- Em argila pesada, emende com areia hortícola ou musgo de turfa para melhorar a drenagem.
- Coloque a árvore no buraco voltada para cima.
- Para raízes nuas, espalhe as raízes para que apontem para baixo e para fora.
- Para contêineres, certifique-se de que o nível do solo permaneça o mesmo.
- Repreencha o solo ao redor da base.
- Evite plantar a sorveira muito profundamente. As raízes inferiores devem ser enterradas e a base dos caules centrais deve estar totalmente acima do solo.
- Use a parte de trás de uma pá ou sua mão para criar um anel de água ao redor da borda externa do buraco. Isso reterá mais umidade e incentivará as raízes periféricas a se estenderem para fora.
- Regue profundamente.
Árvores jovens precisam de uma quantidade razoável de umidade, mas é importante que o solo nunca fique encharcado. A chave é regar profundamente (ou seja, o suficiente para saturar completamente a bola de raiz recém-plantada), mas com menos frequência. Use sua mão para verificar se a primeira rodada de irrigação penetrou no solo pelo menos 15-30 cm de profundidade.
Espaçamento
A sorveira cresce como um grande arbusto ou pequena árvore, necessitando de 3 a 9 metros de espaço.
A Sorbus americana cresce como um grande arbusto de múltiplos caules ou uma pequena árvore de tronco único. Ela requer pelo menos 3 metros de espaço de outras árvores e arbustos. Você pode espaçá-las até 9 metros se quiser que a árvore cresça até sua altura e extensão máximas.
Como Cultivar
Esta planta nativa do nordeste é fácil de cultivar em climas frios das zonas USDA 2 a 6. Ela cresce prontamente nas partes mais ao norte de sua faixa nativa, mas pode exigir um pouco mais de cuidado em ambientes urbanos. No geral, a árvore é fácil de cultivar e manter. Aqui estão algumas dicas para garantir o crescimento saudável da sua sorveira-americana:
Cuidados Gerais
- Rega: Mantenha o solo uniformemente úmido, especialmente durante o primeiro ano após o plantio. No entanto, evite o encharcamento, pois pode levar à podridão das raízes.
- Adubação: Aplique um fertilizante equilibrado no início da primavera para apoiar o crescimento. A adubação pode ser reduzida depois que a árvore estiver estabelecida.
- Poda: Realize a poda anual para remover ramos mortos ou danificados e para manter uma forma adequada. Evite podar no final do verão ou início do outono para não interferir na formação dos brotos e frutos do próximo ano.
- Controle de Pragas e Doenças: Inspecione regularmente a árvore para sinais de pragas como brocas e pulgões, bem como doenças como o fogo bacteriano e cancros. Trate com métodos orgânicos ou consulte um especialista em horticultura se necessário.
- Proteção no Inverno: Em regiões onde o inverno pode ser particularmente rigoroso, considere proteger a base da árvore com uma camada de mulch para manter as raízes aquecidas e reduzir o impacto do congelamento e descongelamento.
Benefícios e Usos
Além de sua beleza estética e importância para a vida selvagem, a sorveira-americana tem uma série de usos práticos. Suas bagas, ricas em vitamina C, podem ser usadas em geléias, compotas e até mesmo como aditivos em bebidas. A madeira também é valorizada para a fabricação de utensílios e pequenos objetos artesanais devido à sua durabilidade e beleza.
Ao escolher e cuidar da sorveira-americana, você estará contribuindo para a biodiversidade local e desfrutando de uma árvore que oferece beleza e benefícios durante todo o ano.