Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Árvores de Jacarandá

Você está visualizando atualmente Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Árvores de Jacarandá

Jacaranda mimosifolia: Uma Árvore Deslumbrante

Jacaranda mimosifolia é uma árvore paisagística impressionante. Ela é mais conhecida pela abundância de flores azul-arroxeadas que produz na primavera. Em climas mais quentes, pode florescer em qualquer época do ano, mas a primavera é a estação mais comum para a floração.

Eu me lembro da primeira vez que vi uma dessas árvores em flor. Elas são simplesmente magníficas e deslumbrantes. Além de terem um grande valor ornamental, também são excelentes árvores de sombra. Crescem rapidamente e, quando maduras, têm uma linda copa em forma de guarda-chuva.

Visão Geral

A árvore Jacaranda é uma planta semi-perene ou caducifólia.

Tipo de Planta

Semi-perene ou caducifólia

Área Nativa

América do Sul

Requisitos de Irrigação

Baixo a moderado

Pragas e Doenças

Pulgões, cochonilhas, moscas-brancas, ácaros, oídio, mancha foliar, podridão radicular

Manutenção

Baixo a moderado

Tipo de Solo

Arenoso, bem drenado

pH do Solo

Neutro a ligeiramente ácido

História e Cultivo

Área Nativa

Esta árvore cresce em vários habitats, mas enfrenta ameaças de desmatamento.

J. mimosifolia é nativa da América do Sul. Especificamente, pode ser encontrada crescendo naturalmente no sul do Brasil, sul da Bolívia, Paraguai e noroeste da Argentina. Cresce em ravinas arborizadas, matas, margens de rios e campos. Grande parte da população nativa tem sido ameaçada pelo desmatamento para agricultura e extração de madeira.

Características

Sua copa arredondada e exuberante a torna uma excelente opção para sombra.

Esta é uma espécie semi-perene ou caducifólia que pode atingir alturas de 7,5 a 15 metros quando madura. Cresce muito rapidamente, ganhando de três a quatro anos de crescimento por ano em seus primeiros anos. No primeiro ano, uma jacarandá pode crescer até três metros de altura, mas isso só ocorre em condições ideais.

Quando cultivada em condições tropicais, uma árvore de jacarandá estará mais próxima de seus 15 metros de altura quando madura. Em climas subtropicais mais frios, a árvore será menor. A copa de uma jacarandá madura pode ter até 9 metros de largura. Uma vez estabelecida, é tolerante à seca.

A copa é exuberante e arredondada, tornando-a uma excelente árvore de sombra. Pode ter um ou vários troncos, dependendo da poda. Tem uma copa grande e aberta. A folhagem é plumosa e semelhante a samambaia, e as folhas podem crescer até 30 centímetros de comprimento. A casca é fina, cinza e lisa em árvores jovens, desenvolvendo escamas finas à medida que envelhece.

No início do verão, grandes cachos de flores se formam por toda a copa. As flores são em forma de trombeta e têm a tonalidade mais deslumbrante de roxo. As flores persistem por até dois meses. Uma árvore madura é uma visão de tirar o fôlego durante os meses de verão.

Usos

A árvore é excelente para paisagismo.

Como elemento paisagístico, esta árvore ganha muitos pontos por seu valor ornamental. Tem uma aparência exuberante e tropical, e faz uma bela sombra. A madeira é lisa, pálida e dura. Muitas vezes é usada em carpintaria, para fazer entalhes e cabos de ferramentas.

Onde Comprar

Pequenas jacarandás são frequentemente encontradas em viveiros locais.

Em climas tropicais onde a árvore é comum, você provavelmente encontrará em viveiros locais e lojas de suprimentos para paisagismo. Você pode encontrá-la próxima a outro tipo semelhante, a Flamboyant. As duas são parecidas e precisam de cuidados semelhantes. Árvores pequenas e jovens estão disponíveis em vários varejistas online.

Plantio

Regue bem algumas horas antes de plantar.

Esta é uma árvore grande, e isso precisa ser considerado ao escolher um local. Suas raízes crescem perto da superfície, então plante-a longe de calçadas e outras lajes de concreto para evitar danos. Escolha um local que receba pelo menos seis a oito horas de sol diariamente. Plante na primavera ou no outono para que tenha tempo de se estabelecer enquanto o clima é ameno.

Regue bem sua árvore algumas horas antes do plantio para minimizar o estresse. Cave um buraco que seja tão profundo e duas vezes mais largo que o torrão. Não há necessidade de cavar mais fundo, desde que o solo esteja solto. Transfira a jacarandá para o buraco, posicione-a como preferir e preencha com solo nativo. Cubra com cobertura morta para reter a umidade e proteger as raízes superficiais, mantendo a cobertura a alguns centímetros do tronco.

No primeiro mês, regue duas a três vezes por semana. Se as folhas parecerem murchas, regue. Após o primeiro mês, você pode reduzir gradualmente a rega. Desde que não veja as folhas murchando, deve ser suficiente regar uma vez por semana durante o primeiro ano.

Como Cultivar

Jacarandás requerem cuidados extras apenas durante o primeiro ano.

Para uma árvore tão deslumbrante, as jacarandás são surpreendentemente fáceis de cuidar. No primeiro ano, precisarão de mais cuidados. Uma vez estabelecida, esta é uma espécie resistente e tolerante à seca que só precisa de atenção ocasional.

Luz

Árvores maduras requerem seis a oito horas de luz solar direta diariamente.

O sol pleno é a melhor exposição. Uma árvore menor pode se beneficiar de alguma sombra à tarde, mas isso pode ser difícil de conseguir. Regá-la mais ajudará a protegê-la do sol forte.

Uma árvore madura prosperará com pelo menos seis a oito horas de sol por dia. Embora cresça e pareça atraente em sombra parcial, não florescerá tão coloridamente ou profusamente. Como as flores são a principal atração, busque sol pleno.

Água

Jacarandás são altamente tolerantes à seca uma vez estabelecidas.

Forneça bastante água enquanto estabelece raízes; várias vezes por semana no primeiro mês e depois uma vez por semana durante o primeiro ano. As jacarandás avisam quando estão com sede; suas folhas murcham e caem.

Uma vez estabelecida, é improvável que precise de rega. Em tempos de seca prolongada, é possível. No entanto, é realmente uma árvore destinada a climas quentes e pode tolerar uma boa quantidade de seca.

Solo

Árvores de jacarandá não toleram solo pesado ou compactado.

Esta árvore é bem adaptada a solos pobres e arenosos. Idealmente, uma mistura de argila e areia, com excelente drenagem, é o melhor tipo de solo para esta planta. Prefere um pH neutro a ligeiramente ácido. Embora seja adaptável a outros tipos de solo, não tolera solos muito pesados ou compactados.

Temperatura e Umidade

Elas requerem climas sem geadas, como a Zona 9.

Jacarandás adoram calor. Elas são mais felizes em temperaturas entre 21-32°C durante o dia. Preferem uma queda na temperatura à noite para recuperar sua energia. Os meses mais quentes do verão podem ser exaustivos!

Não toleram temperaturas de congelamento e não podem crescer ao ar livre em climas que experimentam geadas. Na Zona 9, você pode mantê-la viva, mas exigirá cuidados especiais. Uma camada espessa de cobertura morta ao redor das raízes é essencial.

Jacarandá prefere uma quantidade moderada de umidade. Níveis entre 50-60% são ótimos.

Fertilização

Fertilize uma vez por ano com uma fórmula balanceada de liberação lenta 10-10-10.

A fertilização é bastante simples e direta. Muito nitrogênio resultará em floração reduzida. Fertilize apenas uma vez por ano, no início da primavera. Use uma fórmula balanceada de liberação lenta 10-10-10.

Manutenção

Pode no inverno antes do surgimento de novos brotos.

Devido ao seu rápido crescimento, a poda é uma faceta importante do cuidado com a jacarandá. O rápido crescimento parece ótimo, mas pode resultar em crescimento fraco e macio, que é vulnerável a danos. Podar e moldar pode ajudar a limitar o número de galhos e fortalecer os que permanecem.

A melhor época para podar é no inverno antes do surgimento de novos brotos. Podar muito tarde na temporada pode resultar na falta de flores. Para árvores jovens, identifique o líder mais forte. Este é um galho semelhante a um tronco que cresce diretamente para cima. Corte qualquer outro líder para que haja um único tronco. Este será o mais forte.

Nos primeiros 15 anos, você precisará remover quaisquer líderes que surgirem além daquele central. Pode para desbastar a copa, removendo quaisquer galhos que cresçam em um ângulo inferior a 45 graus em relação ao tronco. Remova quaisquer galhos cruzados ou que pressionem contra outros.

Cultivo em Vasos

Plantas de jacarandá em vasos podem não florescer devido a restrições de tamanho.

Você pode cultivá-las em um vaso, mas elas não florescerão. Para florescer, esta planta precisa amadurecer. Em seu habitat natural, podem crescer até 15 metros de altura. Mantida em um vaso, sua árvore não crescerá o suficiente para produzir flores.

Propagação

Você pode propagar uma jacarandá a partir de sementes ou estacas. Não é difícil realizar nenhum dos tipos de propagação.

Sementes

Melhorar a germinação das sementes envolve deixá-las de molho por 24 horas.

Após a floração, você verá vagens de sementes marrons. Colete vagens de sementes que estejam marrons escuras, mas que não tenham se aberto. As sementes são muito leves e voam facilmente, então, ao abrir a vagem, certifique-se de estar protegido de qualquer vento.

Deixar suas sementes de molho por 24 horas melhorará drasticamente a taxa de germinação. Após o molho, coloque suas sementes em uma toalha de papel úmida e dobre-a sobre elas. Em seguida, coloque-as em um saco plástico para germinar. Coloque suas sementes germinadas em células de sementes preenchidas com solo úmido. Leva até quatro semanas para suas sementes germinarem.

Você também pode envolver suas sementes em uma toalha de papel úmida para germinar. Coloque as sementes na toalha de papel e dobre-a ao redor delas. Em seguida, coloque sua toalha de papel em um saco plástico e coloque em um local quente por cerca de duas semanas. Quando você desenrolar suas sementes, elas devem ter algumas raízes e novos brotos. Seja muito cuidadoso ao plantar suas mudas.

Pegue uma bandeja de sementes preenchida com solo úmido e faça pequenos buracos no solo. Insira delicadamente os pelos das raízes nos buracos no solo, deixando a semente germinada acima do solo. Ambos os métodos resultarão em uma taxa de germinação de 50-60%.

Estacas

Coloque as estacas na água até que as raízes se desenvolvam em 2-3 semanas.

Para propagar a partir de estacas, você precisará de uma ferramenta afiada para cortar um galho. Pegue estacas de três a cinco polegadas de comprimento de um galho saudável. Certifique-se de que suas estacas tenham pelo menos três brotos e corte em um ângulo logo acima de um nó para obter a máxima área de enraizamento.

Molhe a extremidade da sua estaca em hormônio de enraizamento para um desenvolvimento mais rápido das raízes. Você pode enraizar sua estaca em água pura, em temperatura ambiente. Submerja apenas a extremidade da estaca. Coloque suas estacas em um local quente com luz filtrada ou indireta.

Sua estaca deve começar a crescer raízes em cerca de duas a três semanas. Espere até que as raízes tenham pelo menos uma polegada ou mais de comprimento e transfira a estaca para um vaso com solo. Você pode plantar sua estaca diretamente no solo, mas é melhor permitir que ela estabeleça mais raízes primeiro.

Problemas Comuns

Jacarandás podem enfrentar alguns problemas. Seu rápido crescimento tende a ajudá-las a se recuperar rapidamente, mas certifique-se de ficar atento a essas vulnerabilidades.

Folhas Murchas e Falta de Flores

Manter um equilíbrio de exposição ao sol é crucial para evitar a queima das folhas.

Muito calor e exposição ao sol podem causar queimaduras e murchamento das folhas, e eventualmente torná-las marrons. Por outro lado, elas precisam de pelo menos seis horas de sol diariamente para produzir flores. É importante encontrar um equilíbrio e garantir que sua árvore esteja suficientemente regada em tempos de grande calor e clima seco.

Pragas

Jacarandás são suscetíveis a pulgões e moscas-brancas.

Pulgões, moscas-brancas e ácaros podem ser um problema para jacarandás. Uma árvore madura é improvável de sofrer muito, mas uma muda jovem com uma infestação de insetos pode estar em risco. Se você descobrir uma infestação, tente tratá-la da forma mais natural possível. Um jato forte de água ajudará a derrubar as populações, e o óleo de neem é uma boa alternativa natural aos pesticidas químicos.

Doenças

Prevenir doenças fúngicas garantindo um solo bem drenado.

Doenças fúngicas não são incomuns. A podridão radicular é um problema causado pelo excesso de água, que é prevenido plantando em solo bem drenado. Outras doenças fúngicas podem afetar a folhagem. É importante podar para desbastar a copa da planta. Criar fluxo de ar através dos galhos ajudará a minimizar o risco de doenças fúngicas nas folhas.

Perguntas Frequentes

Não, elas não são venenosas. No entanto, as vagens e flores podem representar um risco de asfixia para alguns animais se ingeridas.

Dependendo do clima, elas são semi-perenes ou caducifólias. As folhas se tornam mais finas no inverno, e em climas mais frios elas ficam amarelas e caem completamente.

Elas podem ser. É importante permitir espaço suficiente para que se espalhem. Não plante a menos de nove metros de uma laje de concreto ou outra estrutura.

Considerações Finais

As árvores de jacarandá, com sua folhagem plumosa e deslumbrantes exibições florais, são adições magníficas à paisagem. A taxa de crescimento rápido e a bela copa são apenas alguns de seus atributos positivos. Dê à sua jacarandá bastante sol, boa drenagem e umidade suficiente. Ela será uma fonte de alegria no jardim por muitos anos.