Como Plantar, Cultivar e Cuidar das Cerejeiras em Flor ‘Taiwan’

O que esperar nesse post

Hanami: Uma Tradição Cultural

Se você já esteve no Japão ou em Washington DC, provavelmente já ouviu falar de ‘hanami’. Esta tradição se traduz como “observação de flores” e é uma prática cultural em que grupos de pessoas fazem piqueniques sob as cerejeiras em flor.

Cerejeiras em Climas Quentes

As variedades tradicionais de cerejeiras floridas, como ‘Okame’, Yoshino e Sakura, têm dificuldade em crescer em climas acima da zona 8 ou 9. Em regiões quentes do Leste Asiático, como Okinawa, Taiwan e as Ilhas Ryukyu, você encontrará com mais frequência cerejeiras ‘Taiwan’.

Características das Cerejeiras ‘Taiwan’

Essas cerejeiras decíduas têm flores de um rosa vibrante que cobrem colinas e montanhas inteiras. Elas preferem climas úmidos com verões longos e quentes e invernos curtos e amenos.

Se você vive em um clima subtropical, experimente cultivar essas majestosas cerejeiras floridas para um incrível espetáculo de cores. Vamos mergulhar em como plantar, cultivar e cuidar das cerejeiras floridas ‘Taiwan’, para que você possa desfrutar de flores deslumbrantes no inverno.

Baixar o PH: Enxofre de Jardim

O enxofre de jardim contém dois nutrientes essenciais para as plantas: cálcio e enxofre. Esses nutrientes oferecem inúmeros benefícios e são fundamentais para uma variedade de processos químicos e biológicos naturais no solo e nas plantas.

Compre na Dr. Jardim

Visão Geral da Prunus campanulata ‘Cerejeira Taiwan’

Tipo de Planta: Árvore Decídua

Espécie: Prunus campanulata

Área Nativa: Taiwan, Sul do Japão, Sul da China, Vietnã

Requisitos de Irrigação: Moderado

Pragas e Doenças: Lagarta de tenda, podridão radicular, mancha foliar da cerejeira

Tipo de Solo: Bem drenado, ligeiramente ácido

O que é?

A Prunus campanulata produz flores de inverno rosa escuro e é uma ornamental popular no Leste Asiático.

As cerejeiras floridas ‘Taiwan’ são populares árvores ornamentais em regiões subtropicais do Leste Asiático. Elas produzem lindas flores rosa escuro que aparecem entre dezembro e fevereiro.

Nas Ilhas Ryukyu do Japão, elas são as cerejeiras floridas mais proeminentes. Quando florescem no meio do inverno, enchem ruas, parques e casas com suas flores coloridas.

Características

Cresce mais de 30 pés de altura, produzindo frutos azedos e comestíveis no final do inverno.

As Prunus campanulatas crescem para ter mais de 30 pés uma vez estabelecidas. Essas árvores decíduas florescem no inverno e produzem frutos comestíveis no final do inverno e início da primavera. O fruto azedo é comestível, mas é quase pequeno demais para ser apreciado.

Uma das partes mais desafiadoras sobre o cultivo de uma cerejeira ‘Taiwan’ é a taxa de germinação. Pássaros, esquilos e outros pequenos animais se alimentam de seus frutos e os espalham por longas distâncias.

Na Nova Zelândia, elas são vistas como invasoras, com algumas comunidades, como Northland e North Island, proibindo-as de viveiros. Essas árvores floridas competem com espécies nativas na Nova Zelândia, levando a novas restrições ao seu cultivo.

Área Nativa

Nativas de montanhas e encostas, agora são populares em parques e jardins por suas flores.

Essas árvores deslumbrantes são nativas de regiões subtropicais do Leste Asiático, incluindo Vietnã, Sul da China, Taiwan e as Ilhas Ryukyu do Japão. Elas prosperam nas zonas 7 a 10, mas também crescem nas zonas 11 e 12.

Em seu habitat nativo, você as verá crescendo em montanhas, encostas e nas bordas de florestas. Agora, são mais comumente encontradas em parques públicos e jardins por suas flores decorativas. Todo inverno, as pessoas vêm fazer piqueniques sob suas flores em lugares como o Parque Central de Nago, em Okinawa.

Nos EUA, elas crescem particularmente bem no Sul Profundo, do norte da Flórida ao sul do Texas. Alguns jardineiros no Havaí tiveram sucesso ao plantá-las em altitudes mais elevadas. Embora sejam nativas de climas úmidos, muitos jardineiros no sul da Califórnia tiveram sucesso em cultivá-las.

Plantio

Elas são fáceis de cultivar se plantadas em pleno sol e solo bem drenado; encostas ajudam a prevenir o excesso de irrigação.

Essas cerejeiras decíduas são fáceis de plantar e cultivar, desde que recebam sol e irrigação suficientes. Certifique-se de que o local seja bem drenado. Se você receber muita chuva, considere plantá-las em uma encosta. Isso deve impedir que a umidade se acumule perto de suas raízes.

Em áreas mais secas, como o sul da Califórnia ou o oeste do Texas, você terá que regá-las com mais frequência. Plante sua cerejeira ‘Taiwan’ perto de entradas, ruas ou em qualquer lugar que você queira exibir as magníficas flores.

Ao selecionar um local, certifique-se de que esteja longe de outras espécies altas. Essas cerejeiras crescem rapidamente e podem se tornar bastante cheias e largas. Plante-as longe de outras plantas que amam o sol.

Transplante

Transplante mudas apenas após aclimatá-las, garantindo que tenham pelo menos um pé de altura primeiro.

Nunca transplante uma jovem cerejeira ‘Taiwan’ se houver uma ameaça de geada. As mudas devem ter pelo menos 1 pé de altura antes de serem transplantadas para fora. Antes de plantar, não se esqueça de aclimatá-las primeiro. Isso ajudará a se adaptarem ao ar livre e evitará o choque do transplante.

Quando suas mudas estiverem prontas para serem plantadas em seus locais, cave buracos com cerca de duas vezes a largura das bolas de raiz. Plante-as a uma profundidade que cubra apenas os espaços onde as raízes e os troncos se encontram.

Preencha os buracos com solo e pressione cuidadosamente ao redor das plantas para fixá-las. Adicione uma quantidade generosa de mulch orgânico, como palha ou lascas de madeira, ao redor da base das plantas. Mantenha o mulch longe dos troncos.

Dê às suas cerejeiras recém-plantadas uma boa quantidade de água imediatamente após o transplante. Continue regando-as regularmente, a menos que você esteja recebendo chuvas frequentes. Suas plantas jovens devem crescer rapidamente após estabelecerem suas raízes no novo solo.

Cultivo a partir de Sementes

Coletar sementes de frutos frescos, mergulhá-las brevemente e limpar toda a polpa restante antes de plantar.

Encontre sementes de cerejeira ‘Taiwan’ online, em seu viveiro local ou pegue algumas de um vizinho ou amigo. Se você estiver usando cerejas frescas, remova sua polpa e mergulhe-as em água. Após 5 ou 10 minutos, retire-as da água e termine de limpar a polpa.

Deixe os caroços secarem em uma toalha limpa por vários dias em um local fresco e escuro. Mantenha-os longe da luz solar. Após secarem, coloque-os em um recipiente e estratifique-os a frio por alguns meses na geladeira. Você também pode plantá-los diretamente no solo no início do inverno e cobri-los com uma estrutura fria.

Após estratificar a frio as sementes, encha recipientes de tamanho médio com solo de envasamento bem drenado e composto. Plante os caroços e cubra-os com cerca de 1 polegada de solo. Mantenha-os em uma área bem iluminada, como uma estufa ou uma grande janela voltada para o sul. Suas cerejeiras podem levar alguns meses para germinar, então seja paciente e mantenha um cronograma de rega consistente.

Como Cultivar

As zonas 8 a 11 são ideais para cultivar Prunus campanulata; climas úmidos incentivam um crescimento mais rápido e saudável.

Se você vive em climas entre as zonas 8 e 11, não deve ter problemas para cultivar essas árvores inspiradoras. Elas são fáceis de cuidar e crescem rapidamente. Quanto mais úmido for o seu local, mais saudáveis elas crescerão.

Luz

Essas plantas prosperam em pleno sol, embora mudas jovens se beneficiem de sombra à tarde antes de amadurecerem.

Prunus campanulatas requerem pleno sol para prosperar. Quando são mudas jovens, elas se beneficiam de alguma sombra à tarde.

Uma vez maduras, elas prosperarão nas áreas mais iluminadas do seu jardim. Cultive-as longe de árvores altas ou possíveis locais de construção que possam bloquear o sol.

Água

Regue semanalmente em climas secos; mudas mais jovens requerem regas mais frequentes e profundas.

As cerejeiras floridas ‘Taiwan’ evoluíram em áreas com alta quantidade de chuvas anuais. Se você vive em regiões mais secas, como o sul da Califórnia, regue-as pelo menos uma vez por semana. Árvores jovens precisarão de regas mais frequentes.

Em áreas com chuvas frequentes, regue suas árvores apenas quando o solo secar. Muita chuva ou rega pode causar podridão radicular se as bolas de raiz ficarem encharcadas.

Cultive essas árvores com uma quantidade generosa de mulch ao redor de suas bases, ligeiramente afastado dos troncos. O mulch ajuda a selar a umidade no solo e impede que ela evapore.

Solo

Elas preferem solo rico em nutrientes, bem drenado, misturado com areia e composto.

Essas cerejeiras floridas precisam de solo bem drenado e rico em material orgânico. Elas prosperam em uma mistura de solo de jardim rico em nutrientes, areia e composto. Solos pesados em argila podem absorver muita água e ficar encharcados.

Enriqueça seu solo com bastante material orgânico, como húmus de minhoca e composto rico. Elas preferem solo ligeiramente ácido. Teste seu solo e, se o pH estiver acima de 7,0, considere enriquecê-lo com uma quantidade suave de enxofre de jardim orgânico. Siga as instruções do produto e teste seu solo novamente para garantir que não esteja excessivamente ácido.

Temperatura e Umidade

A influência costeira torna as zonas 11–12 possíveis; estratifique sementes na geladeira se as temperaturas permanecerem acima de 10.

As cerejeiras ‘Taiwan’ crescem bem em climas subtropicais com alta pluviosidade e umidade. Você as cultivará facilmente nas zonas 8 a 10 nos EUA. Essas regiões incluem o sul do Texas, a Costa do Golfo e o litoral atlântico da Flórida do Sul até Myrtle Beach, na Carolina do Sul.

Você pode fazer essas árvores florescerem em lugares como o sul da Califórnia e Arizona. No entanto, elas precisarão de rega consistente. Elas não são tolerantes à seca e preferem rega consistente por irrigação. Elas não toleram geadas pesadas ou longos períodos de frio.

Elas podem crescer nas zonas 11 e 12 se houver uma ligeira influência costeira para resfriar as temperaturas. Suas sementes precisam de um curto período de estratificação a frio para germinar. Você terá que estratificá-las na geladeira em zonas climáticas acima de 10.

Fertilização

Fertilize anualmente com fertilizante específico para frutas ou de baixo nitrogênio; solo enriquecido com composto incentiva um crescimento mais saudável naturalmente.

Essas cerejeiras se beneficiam de crescer em solo rico e orgânico com bastante composto. No entanto, você pode fertilizá-las uma vez por ano com um fertilizante para árvores frutíferas. Fertilizantes de baixo nitrogênio também são ideais.

O melhor momento para fertilizar suas árvores é no início da primavera ou final do inverno, por volta do rompimento dos botões. Procure fertilizantes ricos em fósforo e potássio.

Na maioria das vezes, evite usar fertilizante quando suas árvores estiverem dormentes. Você também pode esperar durante a estação de crescimento de verão. Se sentir que suas árvores precisam de um pequeno impulso de nutrientes, dê-lhes uma alimentação leve de fertilizante para árvores frutíferas no rompimento dos botões.

Manutenção

Pode plantas jovens após a floração para manter a forma, removendo ramos inferiores e desinfetando ferramentas para prevenir doenças.

Essas árvores são de baixa manutenção. Considere podar árvores jovens para manter sua forma. Elas crescerão rapidamente e colocarão muito crescimento para fora.

Pode-as após a floração e pode ramos abaixo do centro que crescem do tronco. Sempre use podadores desinfetados para evitar a propagação de doenças.

Propagação

Propague tirando estacas de ramos flexíveis e com folhas, idealmente de oito polegadas de comprimento, perto de nós de folhas saudáveis.

Como outras espécies de cerejeira, as cerejeiras floridas ‘Taiwan’ são fáceis de propagar a partir de estacas. Para fazer isso, encontre ramos verdes e flexíveis com folhagem saudável. Escolha um espaço perto de um nó de folha com cerca de 8 polegadas de comprimento.

Com tesouras de poda limpas, faça um corte horizontal limpo. Deixe de 3 a 4 folhas na extremidade. Mergulhe a extremidade cortada em hormônio de enraizamento e role-a para cobrir completamente o ferimento.

Coloque as estacas em um meio de cultivo sem solo, como fibra de coco. Use recipientes com muitos orifícios de drenagem. Cubra-os com um saco plástico e mantenha-os úmidos borrifando com um borrifador.

Dentro de 30 dias, você deve começar a ver um novo crescimento aparecer. Transplante-os para recipientes com solo de jardim e composto após o desenvolvimento da bola de raiz e o início do crescimento de novas folhas.

Problemas Comuns

Resiste à maioria das pragas e doenças, mas sempre monitore as plantas para sinais de problemas.

Esses floristas subtropicais são relativamente resistentes à maioria das pragas e doenças. No entanto, há algumas coisas a observar.

Pragas

Observe pulgões, ácaros, lagartas de tenda e cochonilhas; verifique regularmente a parte inferior das folhas e o tecido verde jovem.

Nos EUA, essas árvores podem sucumbir a pragas comuns. Fique atento a insetos cochonilhas, lagartas de tenda, ácaros e pulgões. Você encontrará essas pragas comuns na parte inferior das folhas e no tecido verde das plantas.

Procure sinais como melada, folhas enroladas ou deformadas e folhas amareladas. Você pode borrifar infestações menores com um jato forte de água para removê-las. Infestações mais sérias precisarão de uma abordagem mais agressiva. Experimente usar um spray de óleo de nim orgânico para controlar esses insetos.

Como sempre, tente cultivar um ecossistema de jardim com muitos predadores naturais, como joaninhas, pássaros e vespas. Esses animais ajudarão a manter esses insetos incômodos afastados.

Doenças

Previna a podridão radicular usando solo bem drenado, regando cuidadosamente e evitando irrigação durante e após a chuva.

A doença mais comum a observar é a podridão radicular. Esta infecção do sistema radicular geralmente ocorre quando suas árvores recebem muita água.

Quando as raízes ficam encharcadas, isso convida fungos e outros micróbios a se alimentarem. Algumas espécies tomam conta rapidamente, levando à decomposição e eventual morte de suas plantas.

Previna a podridão radicular cultivando suas árvores em solo bem drenado. Evite regar suas plantas durante e após uma chuva forte. Se você vir sinais de excesso de água, reduza a rega e deixe o solo drenar completamente.

Perguntas Frequentes

Essas árvores se parecem com outras cerejeiras floridas. No entanto, elas têm flores de cor flamingo que crescem em grandes cachos.

Sim, é. No entanto, as cerejas são pequenas e têm muito pouca polpa. Elas têm um sabor bastante azedo e funcionam bem em geleias e tortas, uma vez que você remove seus caroços.

Sim, esta cerejeira prospera nas ilhas do sul. Você pode encontrá-la em parques de Kyushu a Okinawa. Em Taiwan, ela prospera em altitudes mais elevadas, longe da costa tropical.

Continue sua leitura aqui