As 9 Melhores Variedades de Bordo Japonês para Paisagismo Residencial

O que esperar nesse post

Poucas árvores têm múltiplos interesses ornamentais. Algumas são favoritas por suas flores na primavera, enquanto outras são valorizadas pela sombra que proporcionam. Os bordos japoneses são diferentes do resto, pois possuem múltiplas qualidades que os destacam no jardim de casa.

Existem dois tipos principais de bordos japoneses, normais e laceleaf. As variedades laceleaf têm folhas rendadas com bordas dissecadas, enquanto os cultivares normais têm folhas de cinco ou sete pontas sem as bordas franjadas.

Incluímos ambos os tipos nesta lista das principais variedades de bordo japonês para paisagismo, além de uma variedade especial com casca que muda de cor. Experimente um novo favorito ou plante uma fileira de diferentes variedades de bordo japonês para um espetáculo na primavera, verão e outono. No inverno, os galhos nus decorarão a paisagem e fornecerão estrutura enquanto os botões se formam ao longo deles.

Bonfire

As folhas adquirem um tom laranja-rosado antes de se tornarem vermelho intenso.

Muitas variedades de bordo japonês para paisagismo têm folhagem vermelha viva, mas nenhuma se compara ao vermelho ardente das folhas do ‘Bonfire’. Elas brotam com um tom laranja-rosado e escurecem para vermelho à medida que amadurecem durante a estação de crescimento.

De um tronco torcido e contorcido, brotam pequenos galhos que caem levemente, criando um efeito chorão. A árvore cresce melhor no solo, tornando-a adequada para projetos de paisagismo que deixam o solo aberto para plantio. Pode crescer em um recipiente quando é pequena, mas terá dificuldades à medida que amadurece.

No outono, as folhas vermelhas adquirem novamente seu tom laranja-rosado. As folhas caem quando o tempo esfria, revelando o tronco torcido por baixo.

Burgundy Lace

Folhagem finamente cortada cria uma aparência delicada e arejada.

‘Burgundy Lace’ não é um tipo de bordo japonês laceleaf, embora suas folhas sejam mais finamente cortadas do que as de outras variedades palmatum. Elas têm um lindo tom roxo-avermelhado que permanece durante todo o verão. A casca jovem brota verde brilhante e contrasta lindamente com a folhagem roxa.

Um crescimento ereto, ‘Burgundy Lace’ funciona bem como ponto focal em novos projetos de paisagismo residencial. Coloque-o contra um fundo de folhas verdes para ajudá-lo a se destacar.

Variedades de bordo japonês para paisagismo, como esta, preferem sol pleno ou sombra parcial em climas frios. Em climas quentes, dê à árvore sombra densa e proteção contra a luz solar direta à tarde.

Coral Bark

Galhos vibrantes de coral iluminam cantos de jardim invernais sem graça.

Os bordos japoneses de casca coral são favoritos clássicos para paisagismo residencial. Ao contrário de outros com casca verde, esta variedade apresenta galhos vermelhos de coral no inverno. Na primavera, brotam folhas verdes.

Com a chegada do frio do outono, a folhagem se torna dourada antes de cair no chão, revelando a impressionante casca vermelha e os caules.

Os bordos japoneses de casca coral atingem alturas épicas entre 6 e 7,5 metros. Plante-os em uma área onde tenham espaço para crescer altos e largos.

Laceleaf

Folhas verde-claras tornam-se douradas antes de cair suavemente.

As variedades de bordo japonês laceleaf para paisagismo são curtas e largas, e muitas vezes têm galhos em cascata e chorões. ‘Viridis’ é um tipo de laceleaf de folhas verdes que normalmente permanece abaixo de 1,8 metros de altura com uma forma de guarda-chuva. Exemplares antigos podem atingir até 3,6 metros de altura e largura, embora levem muitas décadas para isso.

‘Viridis’ não é o único bordo laceleaf, embora seja um favorito de longa data para muitos tipos diferentes de paisagismo. É bem adequado para crescer em recipientes e é fácil de manter pequeno em espaços apertados.

Como a maioria das variedades, ‘Viridis’ tem folhas que mudam de cor e alteram tons no outono. Elas passam de verde-claro para amarelo-brilhante antes de cair no chão.

Mikawa Yatsubusa

Folhas verdes brilham antes de se tornarem laranja-amarelo quente no outono.

Um verdadeiro bordo anão, ‘Mikawa Yatsubusa’, cresce de forma diferente da maioria dos outros tipos. Apresenta um crescimento contorcido que permanece denso e arbustivo ao longo do tronco com múltiplos ramos. Um exemplar maduro permanecerá em torno de 1,5 metros de altura com uma extensão semelhante.

Mais um arbusto do que uma árvore, este cultivar se destaca em recipientes e vasos. Plante dois ao lado da sua porta para receber os visitantes em sua casa.

As folhas de ‘Mikawa Yatsubusa’ são de um verde vivo durante a estação de crescimento e mudam para laranja-amarelo quando o clima de outono retorna em setembro e outubro. Elas se sobrepõem em aglomerados densos, criando um efeito arbustivo bastante atraente.

Red Leaf

Folhagem vermelha muda para bronze-verde quando sombreada do sol.

Como as variedades de bordo de casca coral e laceleaf, o bordo japonês de folha vermelha, ou ‘Atropurpureum’, é um dos mais populares de todos os cultivares. Ele atinge a altura total de um bordo padrão, chegando a cerca de 7,5 metros de altura.

Como o nome sugere, este cultivar brota folhas vermelhas que mantêm sua cor durante os meses quentes. Elas são mais brilhantes em condições ensolaradas do que na sombra. Em projetos de paisagismo com locais sombreados, a folhagem se tornará bronze-verde em vez de roxo-avermelhada.

Se você deseja um bordo japonês clássico com folhagem vermelha, esta é a variedade para você. Dê-lhe um local aberto onde seus galhos possam crescer altos e se sobrepor.

Tamukeyama

Galhos densos em cascata oferecem interesse visual dramático naturalmente.

‘Tamukeyama’ tem uma natureza única refletida por seu nome. Este bordo laceleaf tem galhos em cascata que caem do tronco central.

Dos galhos apontados para baixo, brota uma folhagem vermelha que se torna roxo-escura durante a primavera e o verão. Quando o tempo esfria, as folhas mudam para vermelho-escarlate novamente antes de cair no chão.

Para um exemplar de grande altura, use uma estaca ou suporte para manter o tronco central ereto. Sem suporte, esta árvore permanecerá mais baixa que 2,4 metros.

Threadleaf

Podar os galhos superiores mantém a planta compacta.

O bordo threadleaf, ou ‘Seiryu’, apresenta folhas rendadas e franjadas como as de outras variedades laceleaf. Elas têm mais divisões finas do que outras variedades laceleaf, daí o nome threadleaf. A folhagem franjada brota vermelha brilhante na primavera, torna-se verde no verão e muda para amarelo-carmesim no outono.

É fácil manter seu bordo threadleaf baixo, se desejar. Basta podar os galhos superiores e deixar os outros caírem em cascata. Como a maioria das variedades laceleaf, ‘Seiryu’ brota galhos chorões que crescem para baixo em vez de para cima.

‘Seiryu’ cresce bem em recipientes, vasos ou no solo. Dê-lhe umidade consistente e certifique-se de que não seque no verão.

Waterfall

Forma chorona combina bem com plantas companheiras eretas.

‘Waterfall’ cresce como seu nome sugere, brotando galhos em cascata que apontam para o chão. Os galhos sobrepostos brotam folhagem verde brilhante com divisões intrincadas em cada folha. Ele brota verde e se torna tons brilhantes de amarelo e dourado no outono.

‘Waterfall’ se espalha mais em largura do que em altura. Forma uma forma de esfregão que é mais arbustiva do que semelhante a uma árvore. Plante uma dessas variedades de bordo japonês para paisagismo em um espaço aberto para que o vento possa soprar através de suas folhas e ajudá-las a dançar ao sol.

Se você gostaria de combinar múltiplos bordos, combine ‘Waterfall’ com o ‘Burgundy Lace’ de folhas vermelhas de aparência semelhante. Ou, combine variedades choronas com espalhadores eretos para uma variedade de formas, tamanhos, texturas e cores ao longo do ano.

Continue sua leitura aqui