19 Melhores Variedades de Caqui para o Seu Jardim

No momento, você está visualizando 19 Melhores Variedades de Caqui para o Seu Jardim

Árvores de Caqui: Um Guia Completo

As árvores de caqui são muito fáceis de cultivar. Você só precisa de um local com sol pleno e solo rico, úmido e bem drenado. Consulte o mapa de zonas de resistência de plantas do USDA para garantir que você pode cultivar a variedade de caqui escolhida no seu clima regional. Os caquis asiáticos precisam de climas mais amenos a quentes para sobreviver ao inverno, enquanto o caqui americano cresce mais ao norte.

Interesse o Ano Todo

As árvores de caqui proporcionam interesse durante todo o ano. Elas florescem na primavera, com pequenas flores perfumadas. Embora as flores não sejam particularmente vistosas, ainda atraem polinizadores. Sua planta levará muitos meses para crescer e amadurecer seus frutos. Após meses de espera, os frutos finalmente se tornam laranja no outono, e você pode começar a colher sua deliciosa safra. Uma única árvore de caqui madura pode produzir centenas de frutos por ano!

Explorando o Mundo dos Caquis

Se você está pronto para mergulhar no delicioso mundo das árvores de caqui, continue lendo para saber mais sobre 19 das melhores variedades de caqui que você pode cultivar.

Caquis Americanos vs. Asiáticos

No entanto, a maioria dos caquis disponíveis comercialmente para cultivo e consumo são nativos da China e amplamente cultivados no Japão. O caqui asiático, também conhecido como caqui oriental, caqui chinês ou caqui japonês, é a espécie Diospyros kaki. Dessa espécie, muitos cultivares fabulosos foram desenvolvidos com características variadas de frutos e árvores.

Aqui estão 19 lindas variedades de árvores para seu pomar ou paisagem:

Caqui Americano

Esta árvore prospera em bosques abertos e bordas de florestas ensolaradas. Essas árvores são geralmente dióicas, com árvores masculinas e femininas separadas, embora algumas árvores possam se autopolinizar. Os frutos medem de cinco a sete centímetros de diâmetro e amadurecem no final do outono. Eles são adstringentes até estarem totalmente maduros e muito macios. Quando caem facilmente da árvore, estão no seu ponto mais doce. Se você deseja focar em plantas nativas na sua paisagem, o caqui americano é uma ótima opção.

‘Chocolate’

Encante seu jardim com uma árvore de caqui ‘Chocolate’ autopolinizável. Caso você esteja se perguntando, esta variedade não tem gosto de chocolate. ‘Chocolate’ é um cultivar do popular caqui asiático. Esta variedade não adstringente é autopolinizável, então você só precisa de uma árvore para cultivar seus próprios frutos. Os frutos oblongos vagamente se assemelham a grandes bolotas.

Amadurecendo em outubro, a casca do fruto se torna laranja escuro e a polpa fica marrom. Esses caquis são doces e deliciosos e fazem uma excelente árvore frutífera para o seu jardim.

Caqui Date Plum

Colha os frutos quando estiverem totalmente maduros para evitar a adstringência. O caqui date plum é uma espécie completamente separada da maioria das variedades asiáticas. Esta espécie é nativa da região do Cáucaso na Eurásia. Essas árvores decíduas podem crescer bastante, mas geralmente permanecem em torno de 9 metros. Elas têm valor ornamental e frutos comestíveis. Os frutos do caqui date plum são muito pequenos em comparação com a maioria dos caquis asiáticos e têm uma polpa doce e gelatinosa.

Essas árvores podem ser facilmente iniciadas a partir de sementes; cada fruto contém várias sementes duras. Espere até que os frutos estejam totalmente maduros e macios antes de colher. Caso contrário, eles serão muito adstringentes para comer.

‘Eureka’

Estas árvores autopolinizáveis produzem a melhor colheita quando cultivadas perto de outra variedade. Saborear um caqui ‘Eureka’ é, de fato, uma experiência de “Eureka!”. Esses frutos, quando totalmente maduros, são suaves e cremosos com um sabor doce e semelhante ao mel. Os frutos ligeiramente achatados são firmes e se tornam laranja brilhante no auge da maturidade.

As árvores ‘Eureka’ são autopolinizáveis, mas como muitas árvores frutíferas, você pode esperar a melhor colheita quando outra variedade estiver crescendo nas proximidades. Colha seus frutos no final do outono e aproveite-os frescos da árvore, mas esteja avisado, os frutos desta variedade provavelmente conterão algumas sementes.

‘Fuyu’

Esta variedade popular é apreciada por sua facilidade de cultivo. O caqui ‘Fuyu’ pode ser possivelmente o cultivar mais amplamente cultivado e popular. Por que é tão popular? ‘Fuyu’ é fácil de cultivar, de baixa manutenção, produz frutos deliciosos e rende uma grande colheita. O que não gostar nisso?

Os deliciosos frutos não adstringentes são de tamanho médio e amadurecem no final da estação. Essas árvores também são autopolinizáveis, então você só precisará plantar uma para obter uma boa colheita. Os frutos geralmente são sem sementes, embora às vezes você encontre uma ou duas sementes nos frutos.

‘Fuyu Jiro’

Desfrute da polpa deliciosa e gelatinosa quando crocante ou totalmente madura. ‘Fuyu Jiro’ é uma variedade pequena com uma forma graciosa. Essas árvores ornamentais adicionarão não apenas apelo à sua paisagem, mas uma carga pesada de frutos doces e laranja. Esta variedade de caqui asiático é não adstringente, então você pode desfrutar de comê-los frescos da árvore quando estiverem um pouco crocantes, ou esperar até que estejam totalmente maduros e macios.

A polpa totalmente madura é deliciosamente doce com uma consistência gelatinosa. O amadurecimento de meia estação significa que seus frutos estarão prontos para comer no auge do outono, mas você pode deixá-los na árvore por um tempo e apenas apreciar sua cor vistosa!

‘Giant Fuyu’

O ‘Giant Fuyu’ produz frutos enormes e doces. A árvore ‘Giant Fuyu’ pode produzir os maiores caquis que você já viu. Cada fruto pode crescer mais de sete centímetros de diâmetro. Os frutos do ‘Giant Fuyu’ são não adstringentes e muito doces e deliciosos. Os frutos grandes e arredondados são carregados com o sabor clássico do caqui.

Esta variedade é autopolinizável, e uma árvore madura pode produzir 22 quilos de frutos em uma única estação! Você pode colher e comer esses frutos diretamente da árvore ou usá-los para cozinhar e fazer conservas. Se você está procurando os maiores caquis possíveis, então ‘Giant Fuyu’ é a sua árvore.

‘Giombo’

Espere frutos no início a meados do outono da variedade ‘Giombo’. ‘Giombo’ é uma variedade de início de estação, mas não espere ver caquis na primavera. O início da estação para os caquis significa que seus frutos amadurecerão no início a meados do outono. Os frutos grandes e oblongos têm casca lisa e são lindamente laranja escuro no auge da maturidade.

Não os colha muito cedo. Você precisará esperar até que estejam completamente maduros e macios, pois os frutos são adstringentes se colhidos muito cedo. Os frutos do ‘Giombo’ têm uma casca relativamente fina e polpa lisa, suculenta e gelatinosa.

‘Great Wall’

Esta variedade exibe melhor tolerância ao frio em comparação com muitos outros caquis asiáticos. ‘Great Wall’ é uma variedade de início de estação de caqui asiático. Essas árvores autopolinizáveis produzirão muitos frutos sozinhas, mas terão uma colheita ainda melhor quando plantadas perto de outra variedade de caqui.

‘Great Wall’ é um pouco mais tolerante ao frio do que muitos outros caquis asiáticos, então você pode ter sorte com esta até a zona 6. Os frutos de tamanho médio, adstringentes, desenvolvem um sabor deliciosamente doce, tornando-se laranja-avermelhados quando totalmente maduros.

‘Hachiya’

Espere até o final da estação para os frutos laranja escuro. Se você já viu caquis asiáticos à venda na sua mercearia local, há uma boa chance de ter visto ‘Hachiya’. As árvores ‘Hachiya’ são vigorosas e produtivas, tornando-as altamente ornamentais e cheias de frutos.

Os frutos extra grandes crescem em forma de cone e são tipicamente sem sementes, com polpa macia e cremosa. Você precisará esperar até o final da estação, quando eles estiverem laranja escuro e totalmente maduros, pois os ‘Hachiyas’ não amadurecidos são adstringentes. No entanto, vale a pena esperar pela colheita extra doce do final do outono!

‘Izu’

Esses frutos não adstringentes ‘Izu’ podem ser consumidos assim que ficarem laranja. ‘Izu’ é uma variedade de início de estação de caqui asiático com frutos médios e bonitos. Essas árvores são autopolinizáveis, então você não precisará se preocupar com a polinização cruzada com outra árvore.

‘Izu’ é uma variedade menor que pode ser um pouco lenta para crescer, mas não se preocupe; mesmo árvores menores terão uma boa colheita de frutos arredondados e laranja brilhante. Esta variedade é não adstringente e pode ser comida a qualquer momento que ficarem laranja, mesmo que ainda estejam um pouco crocantes, como uma maçã.

Caqui Japonês

Plante uma árvore de caqui japonês no seu jardim para uma paisagem comestível. O caqui japonês é a espécie-mãe que deu origem à maioria dos cultivares de caqui asiático. Essas árvores são fáceis de cultivar e praticamente livres de problemas. Elas são pequenas árvores atraentes com frutos espetaculares e belas folhagens vermelhas no outono.

Plante uma árvore de caqui japonês para transformar seu jardim em uma paisagem comestível com árvores amigáveis à vida selvagem e muito apelo visual. Os caquis são redondos, mas ligeiramente achatados e geralmente são adstringentes até estarem totalmente maduros. Quando maduros e macios, tornam-se imensamente doces e cremosos.

‘Maekawa Jiro’

Essas árvores ornamentais garantem uma colheita abundante de uma única árvore. A variedade ‘Maekawa Jiro’ produz frutos achatados e redondos em grande abundância. Eles são grandes e robustos, com casca laranja vibrante. Esses frutos não adstringentes são doces e suaves. Eles são deliciosos quando comidos ainda firmes ou totalmente macios e maduros. Essas árvores ornamentais são autopolinizáveis e fornecerão uma colheita excepcional em uma única árvore.

‘Matsumoto’

Você pode deixar os frutos na árvore até estar pronto para comê-los. As árvores ‘Matsumoto’ produzem uma abundância de frutos não adstringentes. Você pode esperar uma produção pesada de meia estação de frutos grandes, ligeiramente achatados e redondos.

Sua colheita estará pronta para ser colhida entre meados e final do outono. Você pode simplesmente deixar os frutos na árvore até estar pronto para comê-los. Colheitas mais cedo serão mais crocantes, mas ainda doces, e colheitas mais tardias fornecerão frutos extra doces, com polpa gelatinosa e casca laranja vibrante.

‘Morris Burton’

Deixe os frutos adstringentes amadurecerem na árvore para um sabor doce semelhante ao mel. ‘Morris Burton’ é um cultivar da espécie nativa norte-americana. Esta árvore de tamanho médio cresce melhor em pleno sol e solo bem drenado. É mais resistente ao frio do que as variedades de caqui asiático e pode ser facilmente cultivada em uma variedade de paisagens.

‘Morris Burton’ produz uma abundância de pequenos frutos laranja vibrante a cada outono. Deixe esses frutos adstringentes na árvore até que estejam completamente macios e depois desfrute de seu sabor doce semelhante ao mel frescos ou como conservas e geleias.

‘Saijo’

As robustas árvores ‘Saijo’ são autopolinizáveis e capazes de produzir colheitas substanciais. Os caquis ‘Saijo’ são tanto bonitos quanto muito saborosos. Os frutos oblongos em forma de oval são adstringentes até estarem totalmente maduros. Então, colha os frutos para um sabor deliciosamente doce e semelhante ao mel que você pode comer fresco, assado ou preservado.

Desfrute de uma colheita de início a meia estação e esteja preparado para muitos frutos. A variedade vigorosa ‘Saijo’ é autopolinizável e pode produzir colheitas pesadas.

‘Tanenashi’

Colha apenas quando estiverem totalmente maduros e macios. ‘Tanenashi’ é um cultivar vigoroso que faz uma árvore ornamental muito bonita. É moderadamente produtivo e autopolinizável, capaz de produzir muitos frutos lindamente coloridos. Esses caquis começam verdes, depois se tornam um belo amarelo antes de finalmente amadurecerem completamente em um tom amarelo-laranja profundo.

Os frutos ‘Tanenashi’ são adstringentes, então você precisará esperar até que estejam totalmente maduros e macios antes de colher. Como os frutos arredondados e cônicos são duradouros na árvore, você terá muito tempo para admirá-los antes de desfrutar de seu sabor rico e doce.

‘Triumph’

Essas árvores compactas produzem uma colheita substancial de frutos adstringentes. O cultivar ‘Triumph’ vem da espécie nativa norte-americana, mas foi desenvolvido para crescer em climas mais quentes. É uma excelente escolha para climas quentes e úmidos. Essas árvores menores são altamente produtivas, produzindo uma colheita pesada de frutos adstringentes.

Os caquis são pequenos e de um laranja-avermelhado profundo; eles ficarão ótimos permanecendo na árvore até estarem totalmente maduros, macios e doces. A polpa se tornará laranja puro e um pouco translúcida no auge da maturidade para um deleite deliciosamente saboroso.

‘Yates’

Esta variedade produz caquis um pouco pequenos com casca laranja vibrante. ‘Yates’ é um cultivar maravilhosamente tolerante ao frio da espécie americana nativa. Essas árvores de pequeno a médio porte são vistosas e produzem uma abundância de frutos comestíveis. Os frutos ‘Yates’ são adstringentes, então permita que amadureçam até a perfeição doce e laranja escuro antes de tentar comer um.

Essas árvores são autopolinizáveis, então você não precisará se preocupar em cultivar outra árvore nas proximidades, mas certamente pode ajudar a aumentar a produção e adicionar alguma variação à sua paisagem comestível. ‘Yates’ produz caquis um pouco pequenos com casca laranja brilhante.

Perguntas Frequentes

A casca e a polpa são ambas comestíveis, então você pode simplesmente morder. Quando os frutos estão extra macios e com consistência de creme, algumas pessoas gostam de cortá-los ao meio e retirar o interior com uma colher. Você não precisa descascar um caqui antes de comê-lo. Alguns caquis têm algumas sementes grandes e duras; outros são sem sementes. Você não vai querer comer as sementes, mas pode plantá-las e cultivar novas árvores de caqui!

Assumindo que você começou com uma muda cultivada em viveiro, sua árvore já tem alguns anos. A maioria das árvores de caqui começará a produzir frutos dois ou três anos após o plantio. Nos primeiros anos em que sua árvore produzir frutos, você pode esperar uma colheita muito pequena, mas depois de alguns anos de colheitas leves, prepare-se para algumas colheitas ocasionalmente muito grandes. Nem todas as árvores produzirão uma colheita gigante todos os anos, mas a maioria das árvores de caqui produzirá muitos frutos perfeitamente comestíveis! Uma árvore cultivada a partir de sementes pode levar de sete a dez anos para começar a produzir frutos.

Infelizmente, esquilos famintos podem ser um verdadeiro incômodo para os cultivadores de árvores frutíferas. Como os esquilos tentarão roer quase tudo o que você tentar cobrir suas árvores, a melhor maneira de superar os esquilos é plantar árvores suficientes para compartilhar alguns de seus frutos. Você pode descobrir que alguns anos, você conseguirá comer e desfrutar de todos os seus frutos, e em outros anos, terá um esquilo particularmente incômodo que rouba todos os frutos. Você também pode tentar pulverizar os frutos com um spray de pimenta, mas terá que reaplicá-lo após cada chuva.

Considerações Finais

Se você vive em um clima favorável ao caqui e deseja uma das árvores frutíferas mais livres de problemas, experimente cultivar uma no seu jardim. Com tantas variedades para escolher, você realmente não pode errar. Sua maior decisão pode ser se deve tentar cultivar uma variedade adstringente ou não adstringente.

Qualquer árvore de caqui que você escolher poderá oferecer não apenas uma colheita abundante, mas também beleza e interesse estético ao longo do ano. Além dos frutos deliciosos, as árvores de caqui apresentam uma folhagem atraente que se transforma em cores vibrantes no outono, tornando-se um destaque em qualquer paisagem.

Se você tem espaço suficiente, considere cultivar várias variedades para aproveitar diferentes sabores e períodos de colheita. Algumas variedades podem produzir frutos mais cedo na temporada, enquanto outras são mais tardias, permitindo que você desfrute de caquis frescos desde o início até o final do outono.

Dicas para o Cultivo de Árvores de Caqui

  1. Localização: Escolha um local que receba pleno sol, pois as árvores de caqui prosperam com pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia.
  2. Solo: Prefira solo rico em matéria orgânica, bem drenado e levemente ácido a neutro. Melhorar o solo com composto pode ajudar no crescimento.
  3. Rega: As árvores jovens precisam de irrigação regular, especialmente durante os períodos secos. Uma vez estabelecidas, muitas variedades são bastante tolerantes à seca.
  4. Poda: A poda deve ser feita anualmente para remover ramos mortos e promover uma boa circulação de ar, o que ajuda a prevenir doenças.
  5. Fertilizantes: Use um fertilizante equilibrado no início da primavera para estimular o crescimento e a produção de frutos.
  6. Proteção: Considere proteger suas árvores de animais como esquilos, coelhos e pássaros que podem se interessar pelos frutos.

Com essas orientações, você estará pronto para cultivar uma árvore de caqui saudável e produtiva, desfrutando não apenas de suas frutas deliciosas, mas também do valor ornamental que elas trazem ao seu espaço. Seja você um jardineiro experiente ou um iniciante, as árvores de caqui podem ser uma adição valiosa e gratificante ao seu jardim.