15 Árvores Nativas que Você Pode Plantar em Setembro

O que esperar nesse post

O Outono é para Plantar

O outono é a estação ideal para plantar, e setembro é o mês perfeito para incorporar árvores nativas em nossas paisagens. As espécies nativas são bem adaptadas às condições de crescimento da nossa região. Elas oferecem benefícios ecológicos, como suporte para polinizadores, pássaros e outras formas de vida selvagem através de flores, frutos e abrigo.

As árvores ajudam a gerenciar a água da chuva e estabilizar o solo com suas raízes extensas. Elas fornecem sombra refrescante para isolar nossas casas durante os períodos mais quentes do ano, reduzindo o uso e os custos de energia. Além disso, são belas adições estruturais que aumentam o apelo visual.

Plantio de Árvores Nativas em Setembro

Plantar árvores nativas em setembro permite que as raízes se desenvolvam e se estabeleçam antes do inverno. Em geral, o outono é uma estação de plantio ideal devido às suas condições moderadas, tanto em termos de temperaturas mais amenas quanto de umidade sazonal. À medida que o crescimento ativo desacelera, as plantas direcionam energia para o crescimento das raízes em preparação para a dormência do inverno. Aproveitar os recursos sazonais para raízes robustas aumenta a sobrevivência no inverno.

Árvores Nativas: Adaptabilidade e Baixa Manutenção

As árvores ancoram nossas paisagens, e as espécies nativas fazem isso com adaptabilidade, cuidado fácil e manutenção mínima. Seleções resistentes para nossas zonas de crescimento sobrevivem ao inverno em climas frios e são tolerantes ao calor em climas quentes, algumas até resistindo à seca uma vez estabelecidas.

Coloque-as na exposição solar e tipo de solo adequados para o melhor crescimento, e regue até a geada para raízes e caules túrgidos. De pequenas seleções a amplos ramos e formas perenes, as nativas estão prontas para cumprir o papel de árvore destaque.

Eastern Redbud

Árvore adaptável que lida facilmente com solos pobres.

Os redbuds orientais são árvores de sub-bosque nativas do leste da América do Norte e estão entre as primeiras a florescer após o inverno. Seu alcance se estende de Ontário aos Grandes Lagos, ao sul da Flórida e oeste do Texas. Flores de cor rosa claro a magenta alinham ramos esguios e nus no início da primavera. Elas têm um longo tempo de floração antes que as folhas em forma de coração tomem seu lugar.

As flores precoces fornecem uma fonte de néctar para beija-flores e outros polinizadores antes que outras flores surjam. As folhas novas e frescas começam verde brilhante com tons vermelhos e envelhecem para um verde mais profundo. No outono, a folhagem pode se tornar amarelo brilhante para uma boa cor.

A forma da árvore é ampla, com um tronco principal curto ou múltiplos troncos e um dossel espalhado. Elas crescem rapidamente quando jovens e se tornam mais moderadas com a idade. Árvores jovens são eretas e em forma de vaso, mostrando caules em ziguezague à medida que crescem.

Cercis são de baixa manutenção. Elas se adaptam a várias condições de local, desde solos pobres até luz solar variável. Plante essas árvores nativas em setembro em solos médios, bem drenados, com umidade consistente, especialmente durante períodos prolongados de seca.

Magnólia

Perde grandes folhas e vagens de sementes a cada primavera.

Muitas espécies de magnólia são nativas da Ásia, mas aquelas nativas da América do Norte incluem a sweet bay (M. virginiana) e a southern (M. grandiflora). As árvores de fácil manutenção são encantadoras na paisagem com flores brancas cremosas e folhagem atraente.

Sweetbay é tipicamente multi-tronco com folhas verde-prateadas e flores perfumadas de baunilha. O espécime florido é menor e se adapta a uma variedade de tamanhos de jardim. M. grandiflora cresce grande e ampla com uma saia cheia. Folhas brilhantes e enormes flores com aroma de limão são características do verão.

As folhas da magnólia do sul têm lados inferiores marrons que se tornam aveludados no frio. Vagens de sementes seguem as flores e contêm frutos vermelhos para estender o interesse. As árvores perdem suas grandes folhas e vagens de sementes à medida que novas folhas tomam seu lugar, especialmente na primavera, quando a folhagem se renova.

Arborvitae

Evergreens resistentes ao frio que precisam de pouca poda.

Arborvitae é uma espécie continental oriental versátil em zonas de crescimento e condições de local. Os evergreens resistentes ao frio têm sprays foliares densos e planos em formas piramidais estreitas.

Arborvitae serve como âncora durante todo o ano. Seus hábitos estruturais precisam de pouca poda (embora cultivares tragam formas mais arrumadas e folhagem brilhante). Os espécimes robustos toleram ambientes urbanos, poluição do ar e diferentes tipos de solo, incluindo argilas. Embora tolerem solos ocasionalmente úmidos, não suportam secas prolongadas.

Se a umidade for uma preocupação, alternativas de arborvitae trazem presença perene e qualidades econômicas em água.

Bordo Vermelho

Crescimento rápido com exibições de cores brilhantes no outono.

Amados por seu amplo dossel foliar e tons marcantes de escarlate no outono e na primavera, os bordos vermelhos são belas árvores nativas para plantar em setembro. Folhagem verde fresca e flores aladas rosa-rosadas surgem antes do espetáculo colorido no outono. Uma única árvore pode ter tons de vermelho, laranja e amarelo, ou qualquer combinação. As folhas dos bordos vermelhos mudam cedo para iniciar a exibição na virada da estação.

As flores aladas e os frutos delicados que se seguem fornecem forragem para pássaros e vida selvagem. Eles adicionam interesse sazonal (e não são bagunçados quando caem).

Os bordos vermelhos se estabelecem e crescem rapidamente, ganhando de 3 a 4 metros em cinco a sete anos, tornando-se espécimes sólidos de sombra. Eles têm uma ampla faixa nativa na América do Norte. A espécie se adapta a vários solos, desde areia e argila até solos mal drenados e compactados, embora composições ricas, soltas e bem drenadas sejam ideais. Forneça irrigação durante períodos prolongados de seca para o melhor vigor.

Azevinho Americano

Árvores masculinas e femininas se combinam para exibições frutíferas.

Os azevinhos têm uma natureza robusta junto com suas formas estruturais, folhas distintas e frutos de inverno vistosos. Seus cachos de bagas vermelhas trazem alto interesse visual em uma época mais tranquila do ano, e os pássaros apreciam os frutos como fonte de alimento na estação fria.

O azevinho americano é um belo nativo para o jardim de quatro estações. A espécie de crescimento lento ostenta folhas escuras e largas e bagas brilhantes. Para que as árvores femininas produzam frutos, é necessário um macho nas proximidades para a polinização cruzada.

Para azevinhos nativos menores com valor para a vida selvagem e polinizadores, procure os azevinhos yaupon (Ilex vomitoria). As árvores de espécime em menor escala servem como plantações de fundação e borda mista. I. vomitoria f. pendula tem um hábito único de choro.

Amelanchier

Bagas de verão comestíveis seguem flores de primavera.

Amelanchier é uma árvore nativa de baixa manutenção para plantar em setembro, com uma bela forma multi-tronco e frutos comestíveis. Várias espécies e híbridos naturais são nativos da América do Norte.

Na primavera, cachos de flores brancas vistosas aparecem antes das folhas ao longo de ramos cinza suaves. Pequenas bagas seguem e amadurecem para preto-púrpura durante o verão com um sabor que lembra mirtilos. As folhas verdes têm lados inferiores pálidos e se tornam douradas e bordô no outono.

O espécime de todas as estações faz a ponte entre a paisagem ornamental e comestível e apoia a diversidade do jardim. As flores são uma valiosa fonte de alimento precoce para polinizadores, e pássaros e vida selvagem apreciam as bagas.

Abeto Azul

Evergreens tolerantes à seca com cor de agulha azul.

O abeto azul é nativo das Montanhas Rochosas centrais e tem um hábito cônico grande e estreito. Mantém sua forma perfeita de árvore de Natal durante todo o ano. Melhor em climas frios, a espécie de agulhas azuis é uma das mais tolerantes à seca do gênero.

As agulhas cerosas são uma fonte da resiliência do abeto contra condições variadas. A cera ajuda na retenção de umidade, transpiração e refletividade da luz, tornando-os adequados para paisagens econômicas em água.

Incorpore o evergreen onde ele tenha espaço para crescer em um recurso imponente. Os tons frios são um belo contraste com as plantas de folhagem mais escura nas proximidades.

Árvore-da-Fumaça

Pode ser podada para permanecer pequena ou deixada para crescer alta.

A árvore-da-fumaça é outra seleção econômica em água que se adapta a diferentes solos e é tolerante à seca uma vez estabelecida. Arranjada de forma solta com múltiplos caules, a espécie nativa se destaca com folhagem ousada em ameixa profunda que se torna vermelha no outono. No verão, caules delicados e peludos com cachos de flores se tornam rosa acinzentado em uma suave pluma de “fumaça” que persiste durante toda a estação.

Cotinus obovatus é amplamente adaptável, mesmo em solos rochosos (embora solos soltos e magros sejam melhores). Ela ostenta algumas das melhores cores de outono entre as árvores nativas. Pode ser podada para formar um único tronco ou permitir o desenvolvimento de múltiplos troncos. Você também pode mantê-la pequena e arbustiva cortando os caules a cada ano.

Bétula do Rio

Casca descascada adiciona apelo no inverno.

A bétula do rio cresce rapidamente e é uma árvore nativa ideal para plantar em setembro para se estabelecer. A casca descascada e papirácea reveste os múltiplos troncos para apelo durante toda a estação, especialmente interessante no inverno. Simétrica em forma, as bétulas do rio têm ramificação ereta e um dossel piramidal. Folhas texturizadas e flutuantes surgem na primavera e se tornam amarelas no outono.

Betula nigra é nativa do leste da América do Norte. A espécie vigorosa se adapta a várias condições de crescimento e é tolerante ao calor e resistente a pragas. Embora de baixa manutenção, a árvore naturalmente perde galhos e ramos pequenos à medida que morrem.

Junípero

Evergreens resistentes com bagas que alimentam pássaros.

Os juníperos nativos variam em forma, tamanho e habitat. Com folhagem de agulhas em verde profundo e azul, eles adicionam interesse visual durante as quatro estações. Suas bagas azuis cerosas adicionam ao estético de inverno e oferecem forragem para pássaros.

Os juníperos são resistentes e têm uma durabilidade que lhes permite crescer quase em qualquer lugar. De espécies ocidentais a orientais, eles abrangem a paisagem de costa a costa. Muitas vezes negligenciados como comuns ou arbustivos, eles são excepcionalmente resistentes e longevos. Coloque-os em paisagens naturalizadas como âncoras perenes com valor ecológico que não requerem recursos adicionais para prosperar.

O cedro-vermelho oriental (Juniperus virginiana) atinge de 9 a 12 metros de altura. Sua folhagem azul-esverdeada consiste em escamas sobrepostas. Como outros no gênero, ele possui excepcional tolerância à seca e facilidade de crescimento.

Árvore-de-Franja

Flores brancas vistosas se tornam bagas amigáveis para pássaros.

A árvore-de-franja é um belo espécime para situações de pequena escala, tornando-se uma ótima árvore nativa para plantar em setembro em jardins menores. Ela carrega massas de flores brancas cremosas e em forma de tiras na primavera tardia. Os cachos fofos e arejados caem das pontas dos caules. Elas carregam uma leve fragrância para atrair polinizadores, e as bagas escuras que se seguem sustentam pássaros canoros.

A árvore-de-franja desenvolve um dossel espalhado e folhoso. A folhagem transita de verde para dourado profundo no outono antes de cair. A nativa se adapta a ambientes urbanos e raramente precisa de poda. Para o melhor vigor, forneça irrigação suplementar durante situações de seca.

Carvalho Americano

Árvore hospedeira para borboletas e pássaros canoros.

Também chamado de ironwood ou musclewood, as características distintas desta árvore incluem casca flutuante e sinuosa que forma membros com musculatura orgânica. Na primavera, novas folhas surgem com tons vermelhos e envelhecem para verde escuro, tornando-se amarelas, laranjas e vermelhas no outono. A casca é lisa e marrom acinzentada, parecendo se esticar ao redor do tronco e dos ramos.

O carvalho americano é uma madeira dura que tolera vários solos, de argila a alcalinos, e períodos de umidade e secura. Ele se sai melhor em solos úmidos, bem drenados, ácidos e arenosos.

A espécie é hospedeira para a borboleta rabo-de-andorinha oriental e a borboleta roxa manchada de vermelho. Seus botões de primavera e sementes de outono são uma fonte de alimento para pássaros canoros, aves e pequenos mamíferos.

Cipreste do Arizona

Evergreen tolerante ao calor e à seca para climas quentes.

O cipreste do Arizona é uma árvore nativa para plantar em setembro para se estabelecer durante a suave trégua do outono. O evergreen piramidal tem uma forma estreita e agulhas prateadas brilhantes em ramos fortes e cheios. O estético suave e nebuloso esfria a exibição, mesmo em condições de crescimento de alto calor.

Nativo do sudoeste dos EUA e México, o conífero resiste ao calor e à seca uma vez estabelecido. Fácil de cultivar, ele se enraíza prontamente em vários solos. O cipreste do Arizona cresce melhor em climas quentes, onde faz uma barreira contra o vento, tela de privacidade ou plantio de controle de erosão. Com uma saia cheia e atraente até o chão, ele precisa de poda mínima.

Corniso Florido

Brácteas de primavera e frutos vermelhos estendem o interesse sazonal.

Os corniso floridos são doces árvores de sub-bosque que complementam bem os redbuds orientais como florescentes precoces da primavera. Eles brilham entre arbustos de flores de primavera, incluindo azaleias nativas, que abrangem zonas de resistência.

A forma amplamente piramidal e de baixo ramificação do corniso florido o torna um espécime de pequena escala adequado (com espaço para copas planas e espalhadas). Brácteas brancas leitosas com centros de flores amarelo-esverdeados cobrem o dossel em abril e maio. As folhas permanecem verdes frescas até se tornarem carmesim e escarlate no outono. Frutos vermelhos brilhantes amadurecem no final do verão e outono, persistindo no caule até o inverno (aqueles que os pássaros deixam para trás).

Se você mora em uma área onde a antracnose do corniso é um problema, particularmente em partes do leste dos EUA, opte por outro espécime de árvore florido, como redbud, magnólia sweet bay ou silverbell. Variedades resistentes e melhores práticas culturais também podem ajudar a afastar a doença fúngica.

Silverbell

Flores em forma de sino na primavera se adequam a ambientes de floresta.

As silverbells da Carolina são plantações encantadoras de floresta e naturalizadas com flores delicadas. A espécie de sub-bosque é nativa das Montanhas Apalaches e do sudeste dos EUA. Flores brancas em forma de sino aparecem na primavera e pendem dos caules em cachos. Nozes de quatro asas emergem no outono e duram até o inverno para interesse sazonal prolongado.

Atraentes em sua forma natural multi-tronco, elas também aceitam treinamento em uma árvore de tronco único. Elas crescem facilmente em solos médios e bem drenados, com preferência por composições orgânicas, úmidas e ácidas. Em sua faixa nativa, elas crescem ao longo de encostas baixas e margens de riachos.

As silverbells são longevas nas condições certas. Elas se beneficiam de irrigação suplementar durante a seca. Plante essas árvores nativas em setembro na sombra da tarde para protegê-las do sol e calor intensos da tarde em climas quentes.

Continue sua leitura aqui