Flores da Primavera
As flores da primavera anunciam a chegada da estação quente; suas cores, aromas e formas encantam paisagens áridas. A progressão das flores é efêmera—os botões parecem se transformar de pequenas estruturas em flores de tamanho completo da noite para o dia! Muitas dessas espécies também são importantes para a vida selvagem. As flores precoces oferecem néctar nutritivo e pólen enquanto os polinizadores despertam do sono de inverno.
Transforme Seu Jardim
Algumas variedades selecionadas podem ajudar você a transformar seu jardim em um refúgio sempre florido. A maioria das espécies floresce no final da primavera ou no verão, mas você pode cultivar árvores que florescem em diferentes épocas do ano para ter flores o ano todo. Considere a estação de floração, a cor da folhagem no outono e o tamanho maduro ao escolher árvores para sua paisagem.
Comprando Árvores na Primavera
Se você está comprando árvores nesta primavera, espere até que elas terminem de florescer antes de movê-las para o jardim. As flores podem cair durante o transplante, tirando energia da formação das raízes. A melhor época para comprar flores da primavera é no outono, quando entram em dormência. Plante-as no outono para que você possa desfrutar de suas flores na primavera!
Desfrute das Flores
Não importa qual árvore você escolha, você desfrutará de flores encantadoras à medida que a neve derrete e os dias se alongam. Sem mais delongas, aqui estão 15 árvores floridas no início da primavera perfeitas para a paisagem da sua casa.
Dogwood
É uma visão deslumbrante quando suas flores aparecem antes das folhas.
Os dogwoods são uma das primeiras árvores a despertar da dormência do inverno. Algumas espécies são nativas da América do Norte, incluindo o dogwood do Pacífico Cornus nuttallii e o dogwood florido Cornus florida.
As flores vistosas do dogwood emergem em galhos nus antes que as folhas se abram. O efeito é deslumbrante—parece que as árvores estão cheias de flores! Essas flores são únicas; as pétalas vistosas são folhas modificadas, e a pequena bola no centro é o aglomerado de flores compostas.
Os dogwoods crescem melhor com entre três e oito horas de luz solar direta diária. Eles apreciam sombra à tarde durante as horas mais quentes. Ofereça-lhes solo fértil e bem drenado para crescer, e adicione uma camada de dois a três centímetros de composto ao redor de suas raízes a cada primavera.
Cereja Corneliana
A vida selvagem se aglomera nas frutas enquanto as flores iluminam os galhos.
A cereja corneliana é um parente próximo dos dogwoods floridos. Está no mesmo gênero, Cornus, embora cresça de forma diferente de seus contrapartes vistosos. As cerejas cornelianas produzem aglomerados de pequenas flores amarelas. Após a polinização bem-sucedida, formam frutos vermelhos brilhantes que se assemelham a cerejas.
Os dogwoods alimentam animais selvagens quando eles mais precisam de comida. Essas árvores oferecem flores, frutos, folhas e galhos nutritivos. Seus galhos fornecem espaço de habitat valioso para pequenos pássaros e mamíferos. Os cervos comem os galhos e brotos, enquanto os pássaros se alimentam das drupas vermelhas.
Ajude os animais locais plantando uma cereja corneliana ou dogwood; você desfrutará das flores enquanto os animais aproveitam os recursos naturais.
Redbud
Essas árvores brilham com flores brilhantes muito antes de folhear.
Os redbuds são as árvores efêmeras perfeitas. Elas florescem mais cedo do que a maioria das espécies, empurrando flores rosa-avermelhadas brilhantes em galhos nus por toda a sua copa. Você reconhecerá imediatamente uma em plena floração, pois terá centenas de botões vermelhos!
Duas espécies principais prosperam na América do Norte, e cada uma tem muitas variedades para escolher. Jardineiros da Costa Leste e do Meio-Oeste devem experimentar o redbud oriental, Cercis canadensis. É um espécime imponente que atinge entre 6 e 9 metros de altura.
Os cultivadores da Costa Oeste têm à disposição o adorável redbud ocidental, Cercis occidentalis. É menor e menos resistente ao frio do que a espécie oriental. Tende a crescer muitos troncos em vez de um único, criando uma estrutura decorativa de múltiplos caules.
Ameixa Florífera
Algumas variedades mantêm sua folhagem ousada durante toda a estação.
Ao procurar flores precoces, sempre verifique as árvores do gênero Prunus. Ameixeiras floríferas, cerejeiras, amendoeiras e damasqueiros são todas espécies de Prunus! O gênero contém dezenas de espécies e centenas de cultivares com flores impressionantes e sem frutos.
As ameixeiras ornamentais são uma das mais atraentes dessas árvores. Existem variedades de folhas vermelhas e roxas, e os cultivares oferecem flores rosa, brancas ou lavanda. A maioria dos tipos não tem frutos, embora alguns cultivares mais antigos possam formar pequenas ameixas amarelas ou vermelhas em galhos frutíferos.
Espaços pequenos e grandes podem abrigar uma ameixeira florífera. Opte por ‘Crimson Pointe’ para locais pequenos; ela cresce para cima com uma copa estreita que se encaixa bem contra casas, portas e sebes. ‘Atropurpurea’ é uma variedade popular de folha vermelha que mantém sua cor durante toda a estação de crescimento.
Damasco Florífero Japonês
Flores vibrantes se destacam contra galhos nus nos meses frios.
Esta espécie de Prunus surpreende os visitantes do jardim com suas flores rosa brilhantes! Elas emergem em caules nus no final do inverno, criando uma exibição brilhante que se destaca na paisagem. Os damascos floríferos japoneses se destacam em áreas frescas e úmidas. Eles têm um desempenho ruim em locais secos com solos pobres.
Ao contrário da maioria das árvores decorativas, o damasco florífero japonês produz frutos alaranjados felpudos. Embora comestíveis, são incrivelmente azedos. Processe-os em xaropes, conservas ou geleias para desfrutar de seu sabor sem a acidez avassaladora.
Cerejeira Florífera
Desfrute da beleza vibrante das flores rosa em plena floração.
De todas as árvores floridas do gênero Prunus, as cerejeiras floríferas são algumas das mais vistosas! As variedades oferecem flores de pétalas duplas, fragrâncias e pétalas de cores diferentes. Minha favorita é ‘Kanzan’, uma variedade antiga com flores de pétalas duplas rosa. Gosto de cortar os galhos quando os botões se formam e trazê-los para dentro para forçar; eles fazem arranjos florais espetaculares!
As cerejeiras floríferas raramente produzem frutos. Muitos séculos de cultivo de plantas priorizaram atributos decorativos em detrimento de sementes e frutos. Encontre seus cultivares favoritos como plantas em vasos online ou em seu viveiro local. Outros tipos especiais incluem ‘Black Tartarian’, ‘Mt. Fuji’, ‘Ukon’ e o híbrido ‘Yoshino’.
Amendoeira Florífera
Algumas variedades oferecem flores de pétalas duplas como as cerejeiras.
As amendoeiras floríferas são pequenas, como os damascos floríferos japoneses. Elas são espécimes ideais para espaços apertados e funcionam bem em jardins grandes ou pequenos. Flores exuberantes, rosa-avermelhadas, emergem da árvore no início da primavera; após a polinização, elas se transformam em frutos vermelhos semelhantes a cerejas no verão e outono. Os frutos são amargos e melhor deixados para esquilos e pássaros.
Com interesse pela vida selvagem e qualidades decorativas, as amendoeiras floríferas são excelentes para jardins. A maioria dos tipos tem flores de pétalas simples, embora variedades como ‘Multiplex’ ofereçam duas fileiras de pétalas como ‘Kanzan’. Coloque seu espécime onde ele tenha bastante luz solar direta e solo rico, fértil e bem drenado.
Magnólia
Flores perfumadas em amarelo, roxo ou branco iluminam paisagens.
As magnólias são algumas das plantas com flores mais antigas no registro fóssil! Elas evoluíram em uma época em que a maioria das espécies se reproduzia por esporos ou de forma assexuada. Suas flores atraíam besouros que ajudavam na polinização e fertilização.
Hoje, as magnólias são uma das primeiras plantas a emergir da dormência do inverno. Suas flores se mantêm bem em comparação com espécimes mais evoluídos, proporcionando beleza exuberante em jardins residenciais e comerciais. Encontre cultivares com pétalas amarelas, brancas, roxas ou rosas. Algumas são perfumadas, oferecendo aromas ricos enquanto você passa.
Existem dois tipos de magnólias: perenes e decíduas. Tipos decíduos perdem suas folhas no outono e têm pétalas incrivelmente vistosas. Tipos perenes mantêm suas folhas o ano todo, embora tenham menos flores e menos vistosas do que as variedades decíduas.
Bordo
Cápsulas de sementes aladas seguem delicadas flores de início de primavera nesta árvore clássica.
As flores de bordo não são vistosas, embora sejam atraentes! As espécies de bordo produzem muitos aglomerados de pequenas flores por toda a sua copa; após a polinização e fertilização, elas se desenvolvem em cápsulas de sementes aladas chamadas “sâmaras”. As flores e sâmaras aparecem na primavera e preparam o caminho para grandes folhas semelhantes a mãos que permanecem durante todo o verão.
O melhor bordo para o seu jardim é uma espécie ou cultivar originário da sua região. Dezenas de bordos são nativos dos EUA, incluindo bordos de folha grande, vermelhos e de açúcar. Tipos nativos oferecem néctar, pólen, espaço de habitat e brotos para a vida selvagem local. Algumas espécies não nativas, como bordos japoneses e de campo, também têm bom desempenho em jardins norte-americanos.
Amelanchier
Esta planta se adapta ao sol ou sombra, sempre impressionando.
Não há nada de ruim a dizer sobre os amelanchiers! Seus frutos são deliciosos, suas flores são lindas e crescem bem em toda a América do Norte. Esses arbustos nativos ou pequenas árvores se destacam em ambientes de jardim e toleram muitas condições. Sol ou sombra, úmido ou seco, os amelanchiers brilham na paisagem.
Embora tolerem sombra total, os amelanchiers produzem mais flores e frutos quando têm bastante luz solar direta durante o dia. Ofereça-lhes água regular, mas evite encharcar o solo, pois eles não gostam de pés molhados. Eles podem brotar brotos à medida que envelhecem; você pode deixá-los para um arbusto de múltiplos caules ou podá-los para criar uma árvore de tronco único.
Parrotia Persa
Esta árvore oferece uma cor de outono deslumbrante e flores vermelhas únicas.
As parrotias são espécimes imponentes que não crescem muito altas. Elas são de tamanho médio, permanecendo abaixo de 9 metros de altura na maturidade. A parrotia persa brota flores vermelhas distintas sem pétalas. Elas se formam ao longo dos galhos antes que os botões foliares se abram como as flores de redbud.
Embora as flores sejam bonitas, a parrotia persa é uma favorita por suas folhas exuberantes que exibem uma cor de outono soberba. Elas mudam de verde brilhante e lustroso para marrom-púrpura antes de cair. Após caírem no outono, revelam uma estrutura imponente com um único tronco e galhos em camadas. Se você está procurando um espécime, a parrotia persa pode ser a escolha certa para você.
Espinheiro
Flores bonitas são seguidas por frutos que alimentam a vida selvagem local.
As árvores de espinheiro embelezam florestas com flores brancas brilhantes no início da primavera. Esses arbustos ou pequenas árvores resistentes e robustos são nativos de grandes áreas do país. Encontre-os nas bordas de florestas, florestas e colinas.
Após as flores desbotarem, formam-se frutos vermelhos ou laranja brilhantes. Esses frutos são decorativos e importantes para a vida selvagem, oferecendo uma fonte de nutrição deliciosa para pássaros e pequenos mamíferos. As folhas e caules fornecem espaço de habitat valioso para borboletas e suas larvas, enquanto beija-flores e borboletas desfrutam do néctar das flores.
Os espinheiros são incrivelmente populares no reino animal! Plante um e seu jardim se transformará em um habitat para a vida selvagem local.
Halesia de Duas Asas
Flores graciosas e aladas trazem beleza a qualquer paisagem.
As halesias de duas asas também são conhecidas como “gotas de neve americanas” porque se assemelham à gota de neve japonesa, Styrax japonicus. Elas brotam lindas flores brancas aladas que pendem dos caules floridos. Elas se transformam em vagens de sementes decorativas que espalham as sementes por todo o chão quando maduras.
As halesias de duas asas são comuns e populares, embora muitas espécies de Halesia prosperem nos EUA. A halesia da Carolina é outra espécie excelente para jardins alpinos e regiões montanhosas. É ligeiramente mais resistente ao frio do que a halesia de duas asas, embora seu período de floração não seja tão vistoso ou prolífico.
Camélia
Flores deslumbrantes adicionam um toque de cor a áreas sombreadas.
Jardins sombreados são perfeitos para camélias. Esses arbustos altos atingem proporções épicas na maturidade; muitas vezes crescem mais altos do que as casas contra as quais são plantados! Como são tão populares, criadores de plantas ao longo da história criaram centenas de híbridos e cultivares que se destacam em quintais sombreados.
Qual camélia é a certa para você depende de seus gostos e preferências. As flores vêm em vermelhos, rosas, brancos, roxos e formas multicoloridas. Existem variedades de pétalas duplas e simples. Um raro favorito ‘Bob’s Tinsie’ tem pequenas flores vermelhas com centros maiores que as pétalas! Não importa o seu estilo de design, certamente há uma camélia ideal para você.
Lilás Japonês
Flores brancas perfumadas fazem desta árvore uma joia de jardim.
Encerrando esta lista está uma árvore de floração precoce única que não é frequentemente encontrada em jardins residenciais—o lilás japonês! Ao contrário de outras espécies de lilás, o tipo de árvore japonesa pode atingir 9 metros de altura na maturidade. Embora as flores sejam brancas e não tão coloridas quanto outros lilases, são igualmente vistosas e perfumadas. Elas atraem beija-flores, borboletas e abelhas.
Com poda anual, os lilases japoneses podem se transformar em espécimes elegantes. Remova quaisquer brotos que se formem na base e pode a planta para que ela retenha um único líder com galhos alternados brotando do tronco.
Alguns cultivares oferecem cuidados e manutenção fáceis. Experimente ‘Ivory Silk’ se precisar de uma variedade que permaneça compacta e raramente precise de poda. Ou, opte por ‘Chantilly Lace’ para desfrutar de suas folhas variegadas em branco cremoso e amarelo.