Cerejeiras Floridas
Seria difícil para qualquer árvore corresponder à reputação que precede e segue as cerejeiras floridas. Estas são algumas das flores de primavera mais deslumbrantes e espetaculares, e são um trunfo para a paisagem durante as outras estações também.
Uma das melhores surpresas sobre o meu quintal eterno foi uma cerejeira que não descobrimos nos primeiros cinco anos que vivemos aqui. Só quando removemos um grande carvalho é que ela recebeu luz solar suficiente para florescer. Quando floresce, é uma das coisas mais bonitas no jardim de primavera.
Algumas variedades são suscetíveis a uma série de pragas e doenças. Elas não são tolerantes à seca e precisam da quantidade certa de sol para florescer. Dito isso, elas valem absolutamente o esforço. Aqui estão algumas das cerejeiras floridas mais bonitas e populares disponíveis para a paisagem da sua casa.
‘Yoshino’
Flores brancas perfumadas aparecem com novas folhas em cachos, às vezes com um tom rosado. Os pássaros comem o fruto amargo.
Se você já esteve em Washington DC na primavera, provavelmente experimentou as exibições deslumbrantes das cerejeiras ‘Yoshino’ que embelezam o Tidal Basin. Nativa do Japão, o nome refere-se à cidade agora chamada Tóquio. É um grande cultivar com um belo dossel aberto e um hábito de ramificação gracioso. Não é exigente quanto ao solo, mas não tolera seca, então mantenha-a regada na ausência de chuva regular.
As flores brancas perfumadas florescem logo quando a folhagem começa a aparecer. As flores se abrem em pequenos cachos e às vezes têm um tom rosado. É uma florista incrivelmente profusa. O fruto é pequeno e escuro, tem um sabor amargo, mas é uma boa fonte de alimento para os pássaros. As cores do outono são amarelas com toques de bronze.
‘Kwanzan’
‘Kwanzan’ tem uma vida útil curta, mas produz flores duplas impressionantes e pendentes na primavera.
Esta variedade é uma árvore ligeiramente menor, embora possa crescer até 30 pés na maturidade. Tem um hábito de ramificação ascendente que cria uma forma de vaso atraente. Esta é frequentemente enxertada em porta-enxertos alternativos. Requer poda mínima, mas tem um número considerável de pragas que podem se tornar problemáticas.
Embora ‘Kwanzan’ tenda a ter uma vida útil mais curta, é uma das mais populares por sua incrível exibição floral. Na primavera, produz um número incrível de grandes flores de pétalas duplas em cachos pendentes. As flores estão voltadas para o chão, por isso é uma árvore especialmente agradável para se sentar embaixo quando floresce.
‘Okame’
O Japão presenteou este cultivar, conhecido por suas flores rosa chiclete, perfumadas e impressionante exibição floral.
‘Okame’ é um cultivar menos problemático que é fácil de cuidar e mais tolerante ao calor do que muitas outras cerejeiras floridas. É enxertada em um porta-enxerto, então certifique-se de remover qualquer broto do solo, pois eles não combinarão com o resto da árvore. É um crescimento moderado, adicionando cerca de um a dois pés anualmente.
Esta variedade foi um presente do Japão para nossa capital no início dos anos 1900. É o outro tipo popular que você verá lá na primavera. É um híbrido que se transplanta bem. As flores quase cobrem os galhos nus antes que a folhagem apareça. Este é um grande florista. As flores são rosa chiclete e levemente perfumadas, crescendo em grandes cachos.
‘Pendula Plena Rosea’
Flores duplas brancas ou rosa claro aparecem de botões rosa, com folhagem dourada no outono.
Nosso primeiro cultivar chorão, ‘Pendula Plena Rosea’, tem um hábito de crescimento gracioso e cascata com galhos esguios curvando-se em direção à terra. É comumente enxertada, então remova qualquer broto abaixo do nível de 5′, pois eles não terão a qualidade chorona. Cresce entre 15′ e 25′ de altura e se encaixa bem em espaços mais limitados.
As flores são pendentes e aparecem em pequenos cachos de branco ou rosa claro. Elas têm pétalas duplas com uma borda ondulada e vêm de botões rosa. Também é bonita no outono, com folhas douradas ou vermelhas que farfalham quando o vento sopra os galhos flexíveis.
‘Snow Fountains’
‘Snow Fountains’ tem flores brancas puras e galhos em cascata, criando um efeito de fonte na primavera.
Esta é outra cerejeira chorona com galhos arqueados que alcançam até o chão. É amplamente considerada a mais bonita dos cultivares chorões. Seu tamanho compacto torna-a perfeita até mesmo para pequenos espaços de jardim, e ela se destaca como um ponto focal estelar.
Como você pode imaginar, as flores em ‘Snow Fountains’ são brancas puras, e o efeito de cascata faz com que pareça uma fonte. No outono, esta árvore altamente ornamental se transforma em tons de laranja e dourado. Seus galhos são soltos, então você pode ver através deles para o outro lado da árvore. É um efeito adorável.
‘Accolade’
Esta cerejeira floresce profusamente com flores fofas e rosa claro formando densos cachos semelhantes a nuvens.
‘Accolade’ é uma variedade de crescimento rápido e floração precoce com um hábito de espalhamento. Inicialmente, cresce ereta em uma forma de vaso solto, mas à medida que os galhos amadurecem, eles se espalham para uma posição mais horizontal. É vencedora do Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society e é considerada um dos cultivares de floração precoce mais bonitos.
O hábito de floração das cerejeiras ‘Accolade’ é profuso e deslumbrante. Grandes cachos fofos de flores rosa em pó são pendentes, mas tão abundantes que não terão espaço para todas ficarem voltadas para baixo. O efeito são nuvens rosa claro de flores de uma a duas polegadas. Esta cerejeira extra vistosa faz um excelente ponto focal.
‘Autumnalis’
Caules verdes brilhantes seguram botões rosa que florescem em flores quase brancas ou rosadas.
‘Autumnalis’ é um cultivar único e altamente desejável que floresce no outono e novamente em surtos durante o inverno e início da primavera. Seu hábito de floração repetida é um grande atrativo. É uma árvore delicada com um hábito horizontal e uma forma de cúpula. Seu último surto de flores aparece junto com o novo crescimento verde claro.
Botões rosa doces aparecem em caules verdes brilhantes e se abrem em flores quase brancas ou rosadas. O dossel é ligeiramente aberto, criando uma sombra leve abaixo. ‘Autumnalis’ está entre as cerejeiras de vida mais longa.
‘Mount Fuji’
Este cultivar de flores brancas lembra neve, com flores perfumadas de pétalas duplas que se abrem de botões rosa.
‘Mount Fuji’ é outra vencedora do Prêmio de Mérito de Jardim da RHS. Tem um maravilhoso hábito de crescimento, inicialmente crescendo verticalmente e depois se espalhando para uma árvore horizontal larga na maturidade. Este hábito a torna um pouco mais curta do que outros tipos que continuam a crescer verticalmente. Também cria uma folhagem mais densa, por isso faz uma boa árvore de sombra.
Este é um cultivar de flores brancas que, quando em plena floração, lembra uma cobertura de neve. As flores são brancas, mas florescem de botões rosa em forma de pétalas duplas. Elas são perfumadas. No outono, as folhas mudam para uma cor cobre.
‘Tai-Haku’
Esta variedade tem as maiores flores ornamentais, que são brancas puras e medem 2,5 polegadas de diâmetro, em contraste com a folhagem tingida de bronze.
‘Tai-Haku’ é um cultivar antigo que esteve extinto no Japão, mas ressurgiu. É uma árvore de tamanho médio com uma copa aberta e um hábito de espalhamento que pode se espalhar para uma largura maior do que cresce em altura. Ganhou um Prêmio de Mérito de Jardim em 1993 e novamente em 2012.
Esta é a maior floração de cerejeiras ornamentais. As flores brancas puras podem ter até duas polegadas e meia de diâmetro. Ao mesmo tempo em que floresce, também começa a produzir folhagem. As folhas têm um tom bronze quente que contrasta lindamente com as flores nevadas.
‘Shiro-Fugen’
‘Shiro-fugen’ tem flores tardias, brancas a rosa pálido, crescendo em densos cachos pendentes.
Outra vencedora do Prêmio de Mérito de Jardim, ‘Shiro-Fugen’ é uma árvore deslumbrante que amadurece para uma copa aberta e um leve hábito de espalhamento. Sua largura não é tão grande quanto a altura, que pode chegar a 30 pés. É um cultivar antigo com mais de 500 anos de cultivo no Japão. A folhagem de outono é laranja a bronze e cobre avermelhado quando emerge na primavera.
‘Shiro-Fugen’ é famosa por suas flores incríveis. Esta flor tardia tem folhagem e flores ao mesmo tempo. Cachos pendentes de flores crescem em grande número nos galhos. As flores são grandes, totalmente duplas e fofas. Elas variam de branco a rosa pálido e vêm de botões rosa mais escuros.
‘Kiku-Shidare-Zakura’
Este cultivar compacto tem flores incrivelmente densas, com até 125 pétalas onduladas por flor.
‘Kiku-Shidare-Zakura’ é um nome complicado, em japonês significa ‘Cerejeira Crisântemo Chorona’. É um cultivar mais antigo e vencedor do Prêmio de Mérito de Jardim da RHS. É uma pequena árvore chorona com galhos esparsos e em cascata que criam um interior aberto.
São as flores desta cerejeira que a tornam notável. Embora seja pequena e não ocupe uma quantidade excepcional de espaço, as flores são incríveis. Elas não são as maiores, mas são as mais densamente petaladas, com até 125 pétalas por flor! Elas são fofas, e os cachos são cheios e exuberantes.
‘Shogetsu’
‘Shogetsu’ produz grandes cachos de flores fofas, brancas a rosadas, com vistas deslumbrantes de baixo.
Premiada e espetacular, ‘Shogetsu’ tem uma copa aberta e uma forma de cálice. É um cultivar menor, bom para espaços onde uma árvore maior poderia dominar. O nome em japonês significa luz da lua na árvore de pinho. É uma flor tardia, florescendo no final da primavera para o início do verão.
‘Shogetsu’ tem flores notáveis, embora seja difícil dizer que alguma delas não seja. Elas florescem em grandes cachos fofos de pequenas flores brancas a rosadas que são pendentes. A vista debaixo desta árvore é de tirar o fôlego.
‘Amanogawa’
É um cultivador alto e estreito com flores densas e voltadas para cima, quase cobrindo os galhos.
‘Amanogawa’ é única por seu hábito de crescimento colunar alto. Embora possa crescer até 25 pés de altura, raramente se espalha mais de oito pés. Isso resulta em galhos densos e flores concentradas que quase obscurecem toda a árvore. Os cachos de flores são voltados para cima, outra característica única.
O nome desta vencedora do prêmio significa ‘Rio do Céu’ em japonês. É perfeita para jardins com espaço limitado. Ela projeta uma sombra longa, mas estreita. As flores de cor rosada se abrem de botões rosa e têm uma fragrância leve e agradável.