Alguns jardineiros estão experimentando o clima de primavera e verão em abril, enquanto outros ainda estão enfrentando condições de inverno! Chuva, neve ou gelo podem ainda ser comuns em sua área no início da primavera. Isso não é bom para o início das hortaliças, mas é excelente para plantar árvores ou arbustos lenhosos.
Em áreas com clima quente, pode ser melhor adiar o plantio até o retorno do clima de outono. As mudas precisam de condições frescas e úmidas enquanto se adaptam a novos locais. Isso é especialmente verdadeiro para espécies decíduas; elas terão dificuldade em desenvolver raízes quando suas folhas e flores estão crescendo ativamente.
Para a maioria dos jardineiros, este mês é ideal para plantar milhares de belos exemplares. Se o solo estiver trabalhável, você pode transplantar. Pegue uma pá, sua árvore ou arbusto e um regador. É hora de começar a cavar! Estas 11 espécies de árvores e arbustos são perfeitas para plantar em abril.
Ácer Japonês
Adie o transplante até o outono para um crescimento mais forte das raízes.
Os áceres japoneses adornam jardins com suas folhas rendadas e palmadas e vagens de sementes coloridas chamadas “samaras”. Elas flutuam para o chão na primavera e no verão e plantam sementes no solo. Em algumas áreas, as sementes germinam em mudas de ácer japonês!
Procure plantar essas árvores decíduas antes de seus botões se abrirem na primavera. Você pode plantá-las após a folhagem surgir, mas elas precisarão de cuidados extras e rega enquanto crescem novas raízes. Se as folhas, flores ou samaras estiverem abertas, é melhor adiar o transplante até o outono.
Os áceres japoneses beneficiam-se da sombra mais do que a maioria das outras árvores lenhosas. Proporcione-lhes luz solar filtrada ou sombra parcial com proteção contra o sol forte da tarde. Eles formarão longos e sinuosos galhos sob as copas de espécies maiores.
Macieira Silvestre
Plante enquanto estiver dormente para flores na primavera e frutos no outono.
As macieiras silvestres são árvores ornamentais com frutos ácidos, flores encantadoras e estruturas impressionantes. Elas são pitorescas, mas resistentes, crescendo bem na maioria dos jardins da América do Norte. Plante-as no solo enquanto ainda estão dormentes; elas recompensarão você com flores na primavera e cachos de maçãs silvestres no outono.
Você também pode plantar macieiras em abril, a menos que já estejam florescendo e brotando. As macieiras silvestres são menos exigentes. Você não as está cultivando para obter frutos, mas sim por suas qualidades ornamentais. Se você plantou tarde, considere remover suas flores e alguns galhos. Isso ajudará as macieiras silvestres a redirecionar energia para a formação de raízes.
Embora a maioria dos jardineiros cultive essas espécies lenhosas por suas flores, você também pode colher e preservar os frutos! Eles são extremamente ácidos, então considere misturá-los em geleias ou compotas com adição de açúcar para ajudar a combater a acidez.
Ginkgo
Escolha variedades masculinas para evitar o cheiro dos frutos no verão.
Os ginkgos são espécimes antigos, majestosos e históricos! Esta árvore pré-histórica cresceu ao lado de animais agora extintos. Ela brota folhas bilobadas que se parecem com leques. Elas são verdes quando surgem e se tornam de um amarelo amanteigado no outono, à medida que o clima esfria.
Os ginkgos são resistentes, suportando seca, geada e gelo. A única coisa sobre eles é o cheiro — as variedades femininas brotam frutos de cheiro desagradável no final do verão. Se você prefere não ter frutos com cheiro ruim, encontre cultivares masculinas de ginkgo para o seu jardim. Algumas, como ‘Fastigiata’ ou ‘Princeton Sentry’, são eretas e altas, encaixando-se bem em espaços apertados.
Árvore Katsura
As folhas em forma de coração mudam para azul-esverdeado antes do espetáculo de cores do outono.
As katsuras são nativas da China e do Japão, onde atingem alturas imponentes de 30 metros! Os espécimes permanecem muito menores em jardins, entre 12 e 18 metros. Elas brotam folhas arredondadas, em forma de coração e avermelhadas na primavera.
À medida que o verão chega, as folhas mudam para um tom azul-esverdeado enquanto crescem. Então, no outono, elas se tornam brilhantes tons de laranja, vermelho e amarelo, criando pontos focais deslumbrantes em seu quintal.
Embora esta espécie aprecie ser plantada antes de seus botões se abrirem, ela se adaptará bem enquanto as temperaturas estiverem baixas e o clima for ameno. Evite plantar esses espécimes em abril se você estiver enfrentando altas temperaturas e baixa precipitação; pode ser melhor esperar até o outono.
Árvore Mimosa
Folhagem e flores deslumbrantes embelezam qualquer espaço de jardim.
As árvores mimosa são surpreendentemente tropicais em aparência, apesar de sua tolerância à geada e ao frio. Sua folhagem rendada, semelhante a samambaias, é composta bipinada, o que significa que os caules têm muitas folhas pequenas que se separam em folhas menores. Elas são incrivelmente decorativas!
Não só a folhagem é bonita, mas também as flores. Elas têm muitos fragmentos semelhantes a seda, razão pela qual você verá esta árvore também rotulada como “árvore de seda”. Elas são rosadas-brancas e atraem abelhas, beija-flores e borboletas.
Embora esses espécimes lenhosos sejam espetaculares, eles também são invasivos em regiões quentes, como o Sul e o Meio-Oeste. Evite plantar onde eles se naturalizam em estados como Geórgia, Carolina do Norte e Flórida.
Tília de Folha Pequena
Plantar uma significa dar boas-vindas à natureza em seu jardim.
As tílias de folha pequena sombreiam paisagens com suas folhas verdes e exuberantes. Elas formam grandes copas arredondadas e troncos grossos e cinzentos. Suas folhas são semelhantes às das árvores katsura, com formas arredondadas de coração. Plante uma muda pequena neste abril, e você desfrutará de vê-la amadurecer em uma linda árvore de sombra por décadas.
Populares para a vida selvagem, as tílias de folha pequena oferecem néctar para criaturas e espaço de habitat para pássaros que fazem ninhos. Você verá abelhas, borboletas e outros insetos benéficos voando para o local na primavera e no verão.
Embora esta tília seja excelente para jardins norte-americanos, ela é nativa da Europa. Considere cultivar uma espécie nativa, como a americana, carolina, flórida ou branca. As plantas nativas estão diminuindo em número, e plantá-las em seu quintal é uma ótima maneira de aumentar suas populações.
Carpinus
É uma ótima escolha para jardins pequenos que precisam de mais verde.
Os carpinus decoram ruas, jardins botânicos e arboretos, e são abundantes na natureza! Várias espécies são nativas da Europa, Ásia e América do Norte. Eles são perfeitos para jardins domésticos, pois algumas espécies e cultivares são pequenas ou estreitas para espaços apertados.
‘Firespire’ é um excelente cultivar para plantar; é uma variedade do carpinus americano, Carpinus caroliniana. Cresce até 6 metros de altura e permanece com menos de 3 metros de largura. Carpinus não nativos, como as espécies europeias e de cauda de macaco, são gigantes — podem atingir até 20 metros de altura!
Proporcione aos carpinus solo rico e bem drenado com bastante matéria orgânica. Adicionar uma camada de dois a três centímetros de espessura de composto ou uma cobertura orgânica semelhante sobre o solo ajudará a isolar, alimentar e proteger as raízes abaixo.
Flor de Sete Filhos
Treine como uma árvore ou deixe crescer naturalmente.
A flor de sete filhos é um grande arbusto ou pequena árvore com folhagem decorativa, flores e casca. Ela tem quatro estações de interesse! Na primavera, as flores brancas surgem em cachos antes de se transformarem em pequenos frutos com estruturas vermelhas brilhantes semelhantes a pétalas. As flores e os frutos são atraentes, criando um espetáculo em seu quintal.
Abaixo das flores, folhas verdes e exuberantes decoram a casca marrom descascada. Você verá mais a casca no inverno, depois que as folhas caírem no chão. Elas se tornarão amarelas douradas com temperaturas frescas de outono antes de caírem de seus caules.
Este arbusto é extremamente resistente e pode lidar com um plantio em abril em climas amenos ou frios. Treine seu espécime como uma árvore de caule único ou um arbusto de múltiplos caules. Como moldá-lo depende de seus gostos — você pode mantê-lo pequeno ou deixá-lo crescer tanto quanto quiser! Pode no final do inverno ou início da primavera antes que os botões se abram.
Spirea Rosa
É ideal para estabilizar margens com seu crescimento denso e formador de moitas.
A spirea rosa é um arbusto nativo da Costa Oeste, do Alasca ao sul através da Califórnia e oeste até Montana. Ela cresce ao longo de riachos, rios e margens de lagos, onde a umidade constante está presente. O arbusto adora condições úmidas e é perfeito para jardins úmidos.
Após o plantio, o arbusto crescerá muitos brotos do solo. Ele formará uma moita ao longo do tempo, estabilizando margens e lados de riachos. Pode os caules no inverno ou início da primavera, quando estão nus — você pode vê-los melhor sem folhas, o que ajuda a tomar decisões ideais de poda. Você também pode cortá-los na primavera ou verão se estiverem indisciplinados e densos.
Plante spirea rosa por suas lindas flores que atraem polinizadores. Elas são rosadas e densas, explodindo em flores em longos espirais. Observe borboletas, abelhas e insetos polinizadores voando para o local quando se abrem.
Arbusto de Cranberry Americano
Atraia pássaros enquanto desfruta de suas deslumbrantes flores de primavera.
Este arbusto nativo dos EUA é perfeito para jardins frios! O arbusto de cranberry americano é incrivelmente ornamental e brota frutos vermelhos comestíveis que são ácidos, semi-doces e nutritivos. Chegue antes dos pássaros para experimentá-los! As flores também são espetaculares, florescendo em grandes cachos abertos com pétalas vistosas no anel externo. As folhas verdes tornam-se vermelhas brilhantes no outono, oferecendo cores ricas ao jardim de outono.
Um arbusto semelhante, o cranberry europeu, brota frutos não comestíveis. Como é comum em jardins, ele se hibridizou com os arbustos nativos e criou novos híbridos na natureza com frutos não comestíveis. Apenas colha os frutos vermelhos de arbustos que são cranberries americanos, Viburnum trilobum.
Os arbustos de cranberry americano crescem em espaços selvagens onde há solo rico e úmido. Eles são comuns perto de riachos e margens de rios, como a spirea rosa. Proporcione aos seus espécimes bastante luz solar direta e solo úmido, mas bem drenado. Eles apreciarão porções anuais ou bianuais de composto.
Azaleia e Rododendro
Flores brilhantes iluminam sua paisagem na primavera.
Azaleias e rododendros são velhos favoritos nos jardins dos EUA. Alguns originam-se dos EUA, enquanto muitos vêm da Ásia em regiões montanhosas. Alguns, como os rododendros Vireya, são tropicais, crescendo em climas quentes e úmidos! Outros, como o rododendro do Pacífico e a azaleia ocidental, são espécies que amam o frio e preferem climas úmidos e temperados.
Não importa onde você viva, certamente haverá uma azaleia ou rododendro para você. Se você não puder plantar um em seu quintal, considere cultivá-lo em um vaso. Muitas variedades anãs e semi-anãs de azaleias existem que permanecem pequenas, compactas e densas.
Seja perene ou decídua, você vai querer colocar suas azaleias ou rododendros no solo assim que o solo estiver trabalhável no final do inverno ou primavera. Evite plantá-los após a abertura dos botões florais, pois eles estarão ativamente direcionando energia para a floração em vez da formação de raízes.