Razões para Escolher Rosas de Raiz Nua
Existem muitas razões para escolher rosas de raiz nua em vez das alternativas. Em primeiro lugar, você certamente vai pagar menos e provavelmente terá uma melhor seleção para escolher. Os viveiros costumam receber suas plantas de raiz nua mais cedo na temporada e, como são menos custosas para enviar, a maioria encomenda uma maior quantidade e variedade.
Outros benefícios incluem um impacto ambiental reduzido, de maneira positiva. Menos embalagens significam menos desperdício. Também é mais fácil levá-las para casa, especialmente se você estiver plantando uma quantidade maior. Rosas de raiz nua chegam dormentes, permitindo que você as plante mais cedo, sem preocupação com danos causados pelo frio.
Ao plantá-las nesse estado, elas terão um desenvolvimento radicular mais rápido e se estabelecerão mais cedo. Isso significa uma planta maior e mais saudável, com mais flores durante as estações de crescimento. Se você está convencido da ideia, vai querer saber quando plantar suas rosas de raiz nua e como prepará-las. Deixar as raízes de molho é um fator importante para o sucesso delas. Veja como fazer isso!
Por Que Deixar as Raízes de Molho?
Hidratar as raízes estimula o crescimento e acelera o estabelecimento.
Quando suas plantas de raiz nua chegarem, elas estarão dormentes e, provavelmente, desidratadas. Deixá-las de molho ajuda a reidratar tanto as raízes quanto a planta como um todo. Uma planta hidratada suportará o estresse do transplante muito melhor do que uma desidratada.
Reidratar as raízes ajudará a estabelecer e crescer mais rápido, levando a um estágio de crescimento ativo mais cedo. Basicamente, você está rejuvenescendo a planta após seu tempo em dormência sem solo ou água. Como estava dormente, isso ajuda a acordá-la e a fazer as raízes crescerem.
Quando Devo Comprar Minha Planta?
Procure plantar plantas dormentes quando a chuva for consistente.
O momento para comprar suas plantas é enquanto elas estão dormentes. Isso geralmente ocorre entre novembro e abril, mas pode variar de acordo com o clima. Em climas mais quentes, elas começarão o crescimento ativo mais cedo no ano.
É importante notar que elas só podem permanecer sem solo e água enquanto estiverem dormentes. Uma vez que comecem a crescer, precisarão de umidade e nutrientes.
Outro fator para decidir quando levar suas rosas para casa é se você tem solo congelado. Você deve tentar plantá-las o mais rápido possível após levá-las para casa. Plante quando o solo estiver solto e úmido e houver alguma chuva. Não plante durante uma seca.
Aqui estão algumas diretrizes gerais de plantio de acordo com as Zonas:
Zonas 9-13: Janeiro-Fevereiro
Zona 8: Março
Zonas 6-7: Abril
Zonas 3-5: Maio
Quanto Tempo Devo Esperar para Deixar de Molho?
Dê um ótimo começo às suas plantas preparando-se com antecedência.
Não espere. É uma boa ideia se preparar para o plantio antes de comprar suas plantas, para que você possa dar a elas o melhor e mais rápido início. Deixe-as de molho o mais rápido possível após levá-las para casa.
Escolhendo o Recipiente Certo
Use um recipiente limpo e espaçoso para deixar várias plantas de molho.
Escolher um recipiente para deixar de molho não é complicado. Um balde de cinco galões deve servir se você estiver plantando uma única rosa. Talvez você precise aumentar o tamanho se estiver plantando mais de uma. Uma lata de lixo ou um grande recipiente de armazenamento de plástico são boas opções.
Se você estiver plantando uma grande quantidade, pode dividi-las em grupos menores, mas é melhor fazer isso o mais rápido possível. Uma pequena piscina de plástico é perfeita para lidar com uma quantidade maior.
É importante limpar bem o seu recipiente antes de usá-lo. Se houver patógenos prejudiciais, você os introduzirá diretamente no sistema radicular da sua nova planta, o que é uma receita para a podridão das raízes.
Devo Adicionar Algo à Água?
Evite aditivos, pois água em temperatura ambiente funciona bem.
Existem opiniões divergentes sobre se você deve adicionar algo à água antes de deixar de molho. Alguns jardineiros adicionam uma tampa cheia de alvejante para matar quaisquer substâncias prejudiciais que possam estar presentes. Uma solução pré-formulada de vitaminas e nutrientes é outra coisa que alguns jardineiros juram.
No entanto, a teoria geral entre os profissionais é não usar aditivos. Essas substâncias não são apenas desnecessárias, mas também podem impor um estresse indevido à rosa, tornando mais difícil a adaptação ao novo ambiente. Apenas água pura, em temperatura ambiente ou morna é o melhor.
Quanto Tempo Devo Deixar de Molho?
Deixe as raízes de molho por algumas horas, mas não por muito tempo.
Não há uma regra rígida sobre quanto tempo você deve deixar suas raízes de molho. Mas, em geral, você deve deixá-las na água por pelo menos uma hora. Um mergulho rápido provavelmente não fará muita diferença. Você quer permitir que as raízes absorvam o máximo de umidade possível.
Alguns jardineiros dizem para não deixá-las de molho por mais de 24 horas. Outros dizem que até uma semana está bem, desde que você troque a água para mantê-la fresca e limpa. Eu recomendaria algo entre seis e 48 horas. Tente deixá-las lá até que você esteja pronto para colocá-las no solo.
Selecionando um Local
Proporcione seis horas de sol e solo bem drenado.
As rosas preferem exposição total ao sol, o que equivale a um mínimo de seis horas de sol direto diariamente. Se você mora em um clima quente, dar um pouco de sombra à sua planta à tarde não fará mal. Alguns híbridos, como os chás híbridos, toleram sombra parcial, mas mais sol geralmente significa mais flores.
Escolha um local com boa drenagem, pois as rosas não gostam de solo encharcado. Elas adoram umidade, mas não toleram solo encharcado. Preferem um pH de solo ligeiramente ácido, que você pode alcançar adicionando material orgânico se precisar reduzi-lo. Adicionar materiais como composto e esterco também pode soltar solos densos ou compactados.
Ao escolher um espaço, considere o tamanho que sua rosa atingirá quando madura. Ela precisará de espaço para crescer, e as rosas não gostam de espaços apertados. Se possível, encontre um local onde haja proteção contra ventos fortes.
Preparando o Buraco
Cave um buraco espaçoso e adicione emendas para dar força.
Antes ou enquanto suas raízes estão de molho, prepare o buraco onde você plantará seu novo arbusto. Cave um buraco de tamanho considerável, maior do que você imagina. A bola de raiz pode parecer pequena, mas você quer dar espaço para ela se espalhar e se acomodar. Você não quer apertar as raízes em um espaço pequeno, pois levará mais tempo para se estabelecer. Cave seu buraco com cerca de dois pés de largura e profundidade.
Este é o momento de adicionar quaisquer emendas ao solo para enriquecer ou soltar a terra. Elas são grandes consumidoras, então adicionar alguma matéria orgânica ou fertilizante ao solo de preenchimento proporcionará um início forte.
Plantando Sua Rosa
Certifique-se de que a união do broto esteja logo abaixo da superfície.
Construa uma pequena colina de solo no fundo do buraco que elevará sua planta ligeiramente. Você quer que a união do broto fique logo abaixo da superfície. A união do broto é o ponto onde o caule é enxertado no porta-enxerto. Deixar isso exposto pode fazer com que o porta-enxerto produza brotos, que não produzirão as flores desejadas.
Espalhe suavemente as raízes sobre o monte de solo e distribua-as uniformemente para mantê-las bem ancoradas. Preencha o buraco com solo e compacte-o levemente mas firmemente com a parte de trás da sua pá. Isso remove quaisquer bolsas de ar ao redor das raízes. Se você antecipar clima de congelamento antes do inverno acabar, isso é importante.
Regue sua nova planta profundamente, permitindo que a água penetre no solo. Regas profundas e infrequentes são o que ajuda seu arbusto a enviar raízes fortes e profundas. Cubra a base com cobertura morta para uma camada adicional de proteção, minimizando ervas daninhas e ajudando o solo a reter a umidade.