Arbustos de Quatro Estações
Arbustos de quatro estações são uma característica do jardim que não decepciona. Eles florescem quando o clima está quente, mas continuam a oferecer apelo mesmo quando outras plantas murcham no frio. Nesta primavera, considere plantar alguns desses arbustos para tornar o jardim um lugar encantador em qualquer estação.
Quando falamos de plantas que oferecem interesse o ano todo, estamos falando de bienais e perenes. Elas têm um ciclo de vida que contribui para arranjos consistentemente cativantes e oferecem uma nova perspectiva para entender as mudanças sazonais. À medida que mudam, contribuem continuamente para o design do jardim.
Ao decidir quais perenes incluir em seu jardim de quatro estações, há vários aspectos a considerar. Desde flores até a cor das folhas e até mesmo frutos, abordaremos essas características abaixo e discutiremos quais plantas são as melhores candidatas para uma exibição durante todo o ano.
Explore as Características das Plantas
Procure plantas que tenham interesse o ano todo.
A maioria das plantas elogiadas pela Royal Horticultural Society ou pelos comitês de Seleções All-America trazem múltiplos benefícios ao jardim ao longo do ano. Essas plantas ganham prêmios porque se destacam tanto quando estão crescendo ativamente quanto quando estão dormentes.
Ao procurar arbustos de quatro estações, busque características como cores de folhas interessantes na primavera ou no outono. Pense em como os arbustos florescem e se florescem por mais de uma estação. Eles produzem bagas ou vagens de sementes interessantes após as flores murcharem? São altamente adequados ao seu ecossistema local?
Essas são as perguntas que você deve se fazer enquanto procura. Se encontrar um arbusto perene com uma característica que você gosta, compare com os parâmetros do seu jardim. Coisas como altura da planta, espaço disponível e tipo de solo devem ser consideradas antes de comprar uma planta.
Da mesma forma, pergunte-se quanto de manutenção você está disposto a fazer. Isso evita a perda de plantas devido ao cultivo em condições inadequadas.
Considere as Flores
Escolha flores para cada estação.
Muitas plantas decíduas perdem suas folhas no outono, mas compensam com lindas flores no início da primavera. Arbustos de quatro estações como o marmelo em flor e a forsítia produzem flores de cores vibrantes em caules nus, animando o período às vezes monótono antes da primavera estar completamente em vigor.
Outras plantas mantêm suas folhas, mas florescem no início da estação. Peônias arbóreas e gardênias florescem cedo, proporcionando um espetáculo enquanto outras plantas ainda dormem no frio do inverno. Alguns arbustos produzem flores de formas interessantes com folhas de primavera logo em seguida. Fothergilla é um exemplo disso.
Embora a forma e a cor das flores sejam definitivamente dignas de consideração, incorpore outros sentidos na mistura! Se você aprecia um perfume celestial, cultive algumas lilases. Você poderá desfrutar do perfume delas na primavera assim que tudo mais estiver a todo vapor.
Em áreas mais amenas, alguns arbustos florescem na primavera e no outono. Outros florescem por longos períodos, não importa onde cresçam. Portanto, o tempo de floração é uma consideração importante. Ao decidir onde colocar seus arbustos de quatro estações, pense no que outras plantas naquela mesma área estão fazendo e escolha plantas que preencham o espaço quando outras estiverem dormentes.
Examine a Estrutura
Forma e textura são importantes o ano todo.
A forma geral dos arbustos de quatro estações escolhidos é um aspecto importante do design do seu jardim. Os exemplos mais óbvios de bons arbustos durante todo o ano com boa estrutura são os diversos sempre-vivas. Esses são verdes o ano todo e frequentemente fornecem uma estrutura interessante ao jardim, coerindo estéticas de design através da repetição ou atuando como pontos focais.
Mas isso não precisa ser o fim. Plantas como o botão-de-ouro e as hortênsias perdem suas folhas no outono, e suas flores murcham no processo. Durante essa entrada na dormência, o arbusto oferece um espetáculo. Flores brancas no verão desbotam para vermelho no outono. As folhas caem no chão, e os ramos interessantes do arbusto e as vagens de sementes de um marrom profundo, quase preto, permanecem.
Em áreas onde crianças e animais de estimação não estarão, um arbusto espinhoso é uma ótima opção. À medida que as folhas caem da planta, mais e mais da estrutura espinhosa é revelada. Esses são uma ótima opção para uma cerca viva, pois mantêm visitantes indesejados afastados.
Utilize Plantas Comestíveis
Plantas comestíveis também trazem valor ornamental.
Seu arbusto durante todo o ano não precisa ser puramente ornamental. Para jardineiros que gostam de colher os frutos de seu trabalho, as plantas comestíveis permitem desfrutar do jardim de mais de uma maneira. Arbustos de frutas produzem flores e hastes espinhosas. Arbustos de mirtilo têm flores em forma de sino deslumbrantes na primavera.
Até mesmo pequenas árvores de pêssego e cerejeira têm belas flores e formas ao longo das estações. As árvores de serviceberry crescem altas, mas são uma ótima fonte de alimento para humanos e outros animais. Na verdade, muitos dos arbustos de quatro estações que produzem frutas e nozes são atraentes para os animais. Isso os torna adequados para jardins de vida selvagem tanto quanto para florestas alimentares.
O ponto aqui é este: não relegue seu jardim a uma única função. Os humanos evoluíram com e entre as plantas por milênios, e elas ofereceram muito para o nosso bem-estar. Seu jardim pode fazer isso por você.
Arbustos de Quatro Estações
Agora que abordamos o que procurar, vamos delinear alguns dos arbustos que você pode plantar em seu jardim para ter interesse o ano todo. Esses não são de forma alguma a gama completa do que você pode plantar, mas darão um bom ponto de partida.
Azevinho Nellie Stevens
As bagas vermelhas adicionam um toque de cor aos jardins de inverno.
Nome botânico: Ilex ‘Nellie R. Stevens’
Requisitos de sol: Sol pleno a sombra parcial
Altura: 15-25′
Zonas de resistência: 6-9
Este arbusto de azevinho oferece ao jardim folhas verdes escuras e espinhosas o ano todo e produz bagas vermelhas brilhantes no inverno. É amado por sua capacidade de preencher áreas como uma cerca viva ou espécime único. Os pássaros também adoram, pois é uma boa fonte de alimento para eles no inverno.
Jardineiros que não querem fazer muita manutenção devem prestar atenção a este. Ele prospera com um pouco de negligência e não requer poda, embora certamente possa ser moldado e podado conforme necessário.
Thuja Verde Esmeralda
Use essas plantas para adicionar estrutura aos jardins.
Nome botânico: Thuja occidentalis ‘Emerald Green’
Requisitos de sol: Sol pleno
Altura: 10-15′
Zonas de resistência: 3-8
Para uma cerca viva de agulhas sempre-verdes que mudam ligeiramente no outono, a thuja ‘Verde Esmeralda’ faz o trabalho com facilidade. Esta pequena árvore funciona em grandes plantações e em pequenos espaços. Adapta-se a diferentes tipos de solo e é bastante resistente ao frio, com uma ampla gama na América do Norte.
Você não precisa podar sua árvore a menos que tenha galhos mortos, doentes ou danificados. Caso contrário, o cuidado é mínimo. Um pouco de fertilizante trabalhado no solo na primavera é suficiente.
Romãzeira Texas Pink
Os frutos são deliciosos e ornamentais.
Nome botânico: Punica granatum ‘Texas Pink’
Requisitos de sol: Sol pleno
Altura: 10-15′
Zonas de resistência: 7-11
Esta romãzeira é um arbusto pequeno que produz belas colheitas no outono. ‘Texas Pink’ é perfeita em áreas onde a geada é limitada. Se você mora fora das zonas 7 a 11, cultive a sua em um recipiente. Então, observe suas lindas folhas verdes, seguidas por flores em forma de sino laranja, transformarem-se em suculentas romãs rosadas.
Para máxima produtividade, tente uma cerca viva de romãs. Isso não só irá deliciar seu paladar, mas também atrairá beija-flores para o seu jardim, animando as estações de primavera e verão.
Itea da Virgínia
Esta nativa da América do Norte abriga a vida selvagem.
Nome botânico: Itea virginica
Requisitos de sol: Sombra parcial
Altura: 4-8′
Zonas de resistência: 5-9
Este arbusto semi-perene é nativo das porções orientais da América do Norte. É de tamanho médio, com ramos graciosamente arqueados que produzem lindas espigas de flores brancas na primavera e no verão. Essas desbotam no outono, e cápsulas de sementes marrons permanecem.
Em áreas onde faz muito frio, este é um arbusto de quatro estações decíduo, mas o espetáculo de folhas marrom e laranja ocorre não importa onde seja plantado. A planta inteira alimenta e abriga a vida selvagem de todos os tipos. Também é resistente ao fogo, o que é importante para jardineiros em áreas propensas a incêndios.





