O que Fazer Agora

O que esperar nesse post

Poda de Rosas no Final do Verão

Uma rosa saudável e cheia, com uma forma atraente, precisa de pouca ou nenhuma poda no final do verão. Outras se beneficiam de um leve corte agora para um refresco após uma temporada ativa de crescimento e floração, especialmente se esperamos uma nova floração no outono.

Enquanto reservamos podas mais pesadas e modelagem para o final do inverno, ou logo após a floração de verão para flores de uma única estação, podar rosas agora nos dá tempo para melhorar sua saúde e organizar arbustos e trepadeiras antes que se preparem para o inverno.

O final do verão é ideal para remover galhos cruzados, doentes ou morrendo para evitar problemas de retrocesso. Uma última rodada de remoção de flores murchas para belezas de floração repetida estimula flores de final de temporada e frutos vistosos que persistem no inverno.

A poda de rosas varia de acordo com o tipo de rosa e clima. De trepadeiras a arbustos, rosas de jardim antigas a híbridas e grandifloras, o tempo difere de acordo com quando florescem e formam botões. Também depende da duração da estação de crescimento e das datas de primeira e última geada. Podar rosas nesta época do ano requer menos precisão, pois é um momento para medidas preventivas e estimular flores em vez de cortes drásticos.

Enquanto cuidamos das rosas, também é um bom momento para pensar em adicionar à coleção. O outono é ideal para plantar rosas ou transplantar aquelas que precisam de um novo local no jardim.

Se você está pronto para podar rosas agora, siga estes passos para fazer certo.

Poda de Rosas no Final do Verão

Evitar cortes pesados ajuda as plantas a armazenar energia de forma eficiente.

Com qualquer corte leve e poda de rosas agora, você deve parar de quatro a seis semanas antes da primeira geada para evitar danos de inverno a caules novos e tenros.

É por isso que evitamos podas pesadas agora. Isso promove novo crescimento que é suscetível a danos pelo frio e também consome energia que deveria ir para raízes e caules para o inverno (em vez de para o crescimento ativo).

Podar rosas agora:

  • Melhora a forma para uma exibição de outono
  • Previne a propagação de doenças e o inverno
  • Interrompe o retrocesso
  • Aumenta a circulação de ar ao redor de folhas e caules
  • Impulsiona a floração para tipos de refloração
  • Promove caules fortes para trepadeiras, arbustos e arbustos

As Ferramentas Certas

Ferramentas afiadas fazem cortes limpos, prevenindo o estresse da planta.

Podadores de bypass são os melhores para a maioria dos cortes, como remoção de flores murchas, colheita de rosas e corte de caules finos. Tesouras de cabo longo facilitam o trabalho de caules lenhosos ou de difícil alcance.

Quando se trata de rosas (e qualquer planta), duas práticas de ferramentas são úteis para uma poda saudável: lâminas afiadas e sanitização. Lâminas afiadas são essenciais para fazer cortes limpos. Lâminas cegas podem rasgar ou dilacerar tecidos do caule e criar pontos de entrada feridos para pragas e doenças.

Ferramentas estéreis ajudam a minimizar doenças comuns em rosas que se espalham facilmente. Esporos e patógenos viajam nas ferramentas entre plantas. Um simples lenço de álcool nas lâminas resolve o problema. Um mergulho ou spray de álcool isopropílico (concentração de 70% ou mais) também resolve.

O Corte Certo

Cortar acima de um nó de folha incentiva o novo crescimento.

Quando você poda rosas agora, procure cortar acima de um nó de folha ou botão externo. Desça o caule da flor até um conjunto saudável de folhas. Corte o caule no comprimento desejado (longo para flores de corte de caule único ou mais curto para flores agrupadas).

Os arbustos floridos podem receber modelagem leve nesta época do ano, com aquele intervalo de seis semanas antes da geada, especialmente em climas quentes. Mire em uma forma arredondada ao remover flores murchas, colher para arranjos frescos ou organizar.

Corte caules e ramos acima de um botão externo ou nó de folha (onde as folíolos encontram o caule). Faça um corte reto ou angule o corte para baixo em direção ao centro da planta.

A sabedoria passada é que cortar caules em um ângulo de 45 graus ajuda a água a escorrer da superfície em vez de se acumular no caule e botão, causando possíveis doenças. Embora não haja vantagem comprovada, qualquer corte limpo funcionará. O ponto principal é cortar perto de um nó onde o novo crescimento surgirá.

Remover Flores Murchas

Remover flores caídas incentiva o crescimento vibrante da estação rapidamente.

Remover flores murchas funciona em todos os tipos de rosas e é uma boa prática quando você poda rosas agora para tipos de floração livre. Ajuda a minimizar condições úmidas que abrigam esporos de fungos, organiza a planta e promove aquela explosão de flores no outono.

Quanto mais rápido removemos flores murchas de rosas refloridas, mais rápido elas voltarão a florescer. Corte flores desbotadas quando começarem a perder a cor. As pétalas cairão, murcharão, ficarão marrons e cairão.

Seja removendo uma única flor de caule longo ou um aglomerado envelhecido inteiro, corte o caule acima de um nó de folha. É preferível cortar onde cinco folíolos encontram o caule principal (em oposição a folhas menores). Você pode encontrar três folíolos primeiro, mas cinco indicam caules mais fortes e grossos.

Se você estiver removendo uma daquelas brotações estranhamente longas que se ergueram para florescer, corte o caule para se ajustar ao restante do arbusto. Isso ainda não é uma poda pesada, que deve esperar até o outono ou início da primavera.

Quando Parar

Parar de remover flores murchas dá tempo para os frutos coloridos amadurecerem.

Pare de remover flores murchas de rosas refloridas no final do verão, seis a oito semanas antes da data prevista de geada, enquanto os ornamentais se preparam para a dormência de inverno. O ciclo de crescimento ativo naturalmente desacelera, e eles precisam redirecionar energia em vez de continuar a produzir novo crescimento e flores.

Encerrar a remoção de flores murchas em agosto e setembro dá tempo para as rosas com frutos formarem frutos para a estação fria. Algumas rosas não desenvolvem frutos vistosos, mas outras produzem frutos em vermelho, laranja, amarelo e roxo.

Os frutos das rosas prolongam o interesse sazonal até o outono e até o inverno. Pássaros canoros e vida selvagem se alimentam dos frutos como fonte de alimento na estação fria.

Remover Caules Cruzados, Doentes e Declínio

Limpar caules cruzados para evitar danos naturalmente.

Uma boa prática em qualquer época do ano, pode rosas agora para cortar caules doentes, mortos e em declínio para a saúde geral. Liberar os interiores de caules morrendo limita doenças, melhora a circulação de ar, promove boa forma e direciona energia para os caules mais vigorosos.

Corte caules cruzados, pois seu atrito fere tecidos saudáveis e os expõe a danos pelo frio e problemas de doenças. Para podar caules em declínio ou mortos, corte-os até a primeira seção de crescimento saudável e verde. Caules mortos são marrons e quebradiços, enquanto caules saudáveis são verdes ou brancos e macios.

Procure por Retrocesso

O retrocesso mostra que os caules não conseguem alimentar suas folhas.

O retrocesso é um sintoma comum entre os arbustos floridos que pode surgir a qualquer momento. No final do verão, o retrocesso pode aparecer devido a erros de poda anteriores ou flutuações culturais como extremos climáticos.

O retrocesso é um sinal de um problema subjacente. Um caule começa a morrer da ponta e avança para baixo. Os tecidos se tornam incapazes de absorver umidade e nutrientes para as folhas, que ficam amarelas e caem. Os caules ficam pretos à medida que a condição se espalha.

Para interromper a propagação, pode rosas agora para remover a parte afetada. Corte até uma parte saudável do caule verde com tecido branco no interior, logo acima de um nó de folha.

Cortar Brotos Fracos e Finos

Corte brotos na base para economizar nutrientes vitais.

Cortar caules fracos e finos e brotos agora abre o interior para aumentar o fluxo de ar e promove os caules mais vigorosos.

Brotos são os caules de crescimento rápido separados dos caules horizontais primários. Podem surgir do porta-enxerto original de uma rosa enxertada. Corte-os na base para minimizar a reversão. Eles também absorvem umidade e nutrientes das raízes que seriam melhor utilizados pelos caules primários.

Pode brotos laterais de rosas trepadeiras e arbustivas agora para aumentar o fluxo de ar interior e desembaraçar caules primários. Remova também caules longos e flexíveis que podem sofrer danos de inverno com exposição ao vento e frio.

Podar Rosas Refloridas

Organizar flores desbotadas incentiva um show floral em outubro.

Mencionei rosas refloridas e o efeito de remover flores murchas agora para incentivar uma explosão de flores no final da temporada. Em climas quentes, pode essas rosas agora para estimular novo crescimento e botões. Com menos crescimento existente para suportar, o crescimento fresco emerge com tempo para endurecer antes da geada (ou para continuar crescendo em climas sem geada).

Uma poda em agosto significa um show em outubro. Faça modelagem leve com sua rodada regular de remoção de flores murchas. Isso pode significar cortar as flores restantes do verão, então planeje trazer o buquê para dentro com qualquer caule fresco.

Remover Detritos

Limpar folhas mortas limita infecções durante a estação fria.

O passo final quando você poda rosas agora é descartar os detritos. Como as rosas transmitem doenças facilmente, ensaque os recortes para jogar fora ou planeje queimá-los. Evite a pilha de compostagem, onde patógenos fúngicos, bacterianos e virais podem passar o inverno e se espalhar para outras plantas.

Para a melhor saúde, limpe o canteiro de folhas e pétalas caídas. A limpeza de final de temporada organiza a área e limita doenças potenciais.

Não Esqueça de Regar, Fertilizar e Cobrir com Palha

Regue bem durante períodos secos, ventosos ou quentes.

Embora seja importante podar rosas agora, a manutenção de final de temporada ainda inclui regar até a geada e fornecer uma camada adequada de cobertura morta.

O final do verão pode ser uma época de calor intenso e condições flutuantes, incluindo chuvas. Com chuva abundante, as rosas não precisam de rega suplementar. Reduza ou pare as sessões de rega durante semanas chuvosas. Adicione uma ou duas sessões de rega profunda semanal durante períodos secos, condições ventosas e calor intenso.

Agosto marca o último mês para fertilizar rosas refloridas para apoiar uma exibição de final de temporada. Opte por um fertilizante especializado para rosas com fósforo. Alimentações foliares também promovem uma explosão de flores no outono para variedades de floração repetida. Pare de fertilizar ao mesmo tempo que a poda para, cerca de seis a oito semanas antes da geada.

Uma camada de três polegadas de cobertura morta durante todo o ano ajuda a regular as temperaturas do solo e retém a umidade. Resfria as raízes no verão e as isola no inverno. A cobertura morta também ajuda a evitar que água e esporos de fungos respinguem do solo.

Continue sua leitura aqui