Crescimento de Rosas de Raiz Nua: Quando Florescerão?

No momento, você está visualizando Crescimento de Rosas de Raiz Nua: Quando Florescerão?

No final do inverno e início da primavera, vemos rosas de raiz nua chegando às prateleiras dos centros de jardinagem em sacos e caixas. Elas também vêm de produtores especializados diretamente do campo. A vantagem das raízes nuas é a variedade de escolhas que oferecem, desde rosas de jardim antigas até as favoritas dos colecionadores. Elas são frequentemente mais acessíveis do que os espécimes em vasos, eficientes para envio e fáceis de plantar.

Quando chegam em estado dormente como um pacote de raízes secas e hastes cortadas, é surpreendente que as rosas de raiz nua regenerem rapidamente para florescer no primeiro ano. Produtores de qualidade tomam medidas para garantir que, quando encontram a situação de cultivo certa e as condições de aquecimento da primavera, um espécime saudável de raiz nua esteja pronto para despertar e florescer.

Vamos explorar o que esperar durante a primeira temporada de crescimento, quando as rosas de raiz nua florescem e como apoiar espécimes viáveis para anos de florescimento.

O que são Rosas de Raiz Nua?

Plantas dormentes chegam embaladas e prontas para crescer com dias mais quentes.

Rosas de raiz nua chegam na estação fria sem solo ou folhagem. Retiradas do campo durante a dormência, os produtores embalam as raízes e hastes e as enviam prontas para o plantio ao chegar.

Os pacotes geralmente contêm algumas hastes cortadas e raízes proeminentes, às vezes em um material úmido como serragem, papel ou turfa. No plantio, as raízes se desenvolvem à medida que encontram volume de solo, umidade e condições mais quentes. O crescimento superior rapidamente se segue com flores no primeiro verão.

Além de mais opções e menor custo, os espécimes dormentes fazem uma transição mais fácil do produtor para o jardim com menos choque de transplante e aclimatação mais fácil às diferenças ambientais.

Alguns produtores enviam apenas no outono ou final do inverno/início da primavera. Faça o pedido com antecedência, agendando a entrega quando as condições de plantio forem adequadas para que a rosa possa se mover rapidamente para sua localização no jardim sem permanecer em estado nu.

Tempo de Florescimento das Rosas de Raiz Nua

O plantio no início da primavera resulta em flores no início do verão.

Embora cheguem em uma forma que parece desafiar as probabilidades naturais, esses arbustos dormentes estão um pouco estabelecidos a partir de seu crescimento no viveiro. Com o transplante em seu estado dormente, estão prontos para desenvolver rapidamente raízes conforme as condições se adequam.

À medida que se situam em seu novo ambiente de crescimento com raízes reidratadas, solos quentes e úmidos e nutrientes disponíveis, a rosa dormente desperta. Elas geralmente florescem dentro de 8 a 12 semanas após o plantio.

Como têm um impulso inicial no crescimento, você provavelmente verá flores no final da primavera ou início do verão após um plantio no início da primavera. Inicialmente, os recursos e a energia são direcionados para o desenvolvimento das raízes, seguidos pelo crescimento superior folhoso e, em seguida, pela formação de botões. Dependendo da taxa de crescimento da variedade, uma rosa de raiz nua se estabelece em um a três anos após o plantio.

Essas rosas são recompensadoras com seu crescimento rápido e flores rápidas, mas não planeje buquês abundantes ainda. Os espécimes não mostrarão suas qualidades floríferas completas até amadurecerem nas segundas e terceiras temporadas de crescimento seguintes.

Mas o surto inicial de algumas ou mais flores é uma visão bem-vinda. As condições moderadas do outono, com alguns meses de crescimento, podem mostrar mais rosas, especialmente em climas amenos com temporadas de crescimento mais longas.

Se você cortar novas rosas para desfrutar em um vaso, corte hastes curtas em um nó saudável para evitar reduzir a altura da planta. Como o arbusto lenhoso é jovem, espere até a segunda ou terceira temporada de crescimento (quando a altura dobra) para colher hastes mais longas para arranjos.

Quando Plantar

Plantar seis semanas antes da última geada garante um crescimento saudável.

Final do inverno, início da primavera e outono são as melhores épocas para plantar rosas de raiz nua. As condições frias e a umidade sazonal representam o menor estresse para a nova planta, sem expor o crescimento tenro a situações de congelamento ou calor. Temperaturas entre 4-16°C (40-60°F) são ideais. Mas você pode plantar rosas em qualquer época do ano, exceto em solos congelados ou encharcados ou em condições de seca (que impedem o crescimento).

O clima local é o fator mais importante para determinar quando plantar. Seis semanas antes da sua última data de geada é geralmente adequado para o plantio. Reserve rosas de raiz nua de fornecedores online para entrega próxima ao tempo de plantio para sua área.

Use sua zona de cultivo e especialmente a data da última geada como guias. Como a exposição a solos congelados e temperaturas do ar pode causar retrocesso, deixe as rosas com o produtor até que as condições sejam favoráveis em seu jardim.

Embora existam condições ideais para o plantio, rosas podem tecnicamente ser plantadas a qualquer momento em que os solos sejam trabalháveis. Evite solos congelados, pois eles chocam as raízes. Plantar em situações úmidas, saturadas e encharcadas não é ideal para a instalação. Evite dias chuvosos e frios no final do inverno ou início da primavera (difícil para o jardineiro e para a rosa) se o solo for difícil de trabalhar ou grudar na pá em grandes torrões.

Selecionando Raízes Nuas

Variedades enxertadas oferecem crescimento resistente e flores mais cedo.

Plantas de raiz nua mantêm um sistema de classificação padrão para refletir o tamanho, desde rosas até outros arbustos decíduos e árvores frutíferas. Muitos híbridos modernos de rosas são enxertados, onde os criadores fundem o crescimento superior de uma variedade com o porta-enxerto de outra para resistência, resistência a doenças e outras características selecionadas.

Rosas enxertadas têm três classificações com base no número e diâmetro das hastes: #1, #1 ½ e #2. Classificação #1 é a maior e melhor para a seleção mais forte no início. Classificações menores custam menos e alcançam o crescimento ao longo de um período mais longo. A união do enxerto, onde o crescimento superior encontra a base, é sensível à exposição ao frio. Investir na classificação #1 oferece o melhor início para flores mais cedo.

Raízes nuas de classificação #1 têm:

  • Pelo menos três hastes fortes
  • Diâmetro de 5/16 de polegada ou maior
  • Ramificação a menos de três polegadas do ponto de enxerto na coroa

Além das enxertadas, rosas “de raiz própria” estão disponíveis como raiz nua. As seleções de raiz própria crescem a partir de estacas com suas raízes originais sem porta-enxerto fundido. Elas podem chegar menores do que as seleções enxertadas e seguem um sistema de classificação diferente para arbustos decíduos.

Sinais de Saúde

Inspecione as hastes para vitalidade e remova o crescimento fraco cedo.

Uma rosa de raiz nua saudável é o primeiro passo para um crescimento vigoroso e florescimento. Devido à época do ano, possíveis flutuações de temperatura durante o envio e o estado tenro da planta, ajuda inspecionar a nova rosa em busca de alguns sinais-chave que indicam viabilidade, mesmo enquanto dormente.

As hastes devem ser cheias, lisas e grossas no diâmetro certo para a classificação. Elas devem ser verdes com um interior branco e esponjoso. Se as hastes parecerem murchas ou enrugadas, provavelmente secaram entre a colheita e a chegada. Os botões também devem estar intactos, ricamente coloridos e não enrugados ou secos.

Procure por raízes simétricas e fortes abaixo da coroa. Se você encontrar raízes escuras e moles, significa que a decomposição é um problema. Muita umidade ou saturação prolongada causa problemas fúngicos como a podridão radicular. Por outro lado, raízes secas e murchas significam falta de umidade no transporte e não são propensas a se recuperar.

Verifique também por hastes proeminentes. Se você optou por um espécime de classificação #1, ele deve ter pelo menos três ramos fortes e até cinco. Hastes robustas devem ter 8 a 12 polegadas de comprimento e ter de três a cinco botões. Remova qualquer haste fraca ou delgada no início, pois estas não servirão à planta jovem, exceto para consumir recursos.

Preparação e Plantio

Molhe as raízes e apare o crescimento excessivo para melhor estabelecimento.

Rosas de raiz nua precisam de reidratação antes do plantio. Mergulhe-as em um balde de água por duas a doze horas para restaurar a umidade nas raízes. As raízes se encherão, prontas para responder às condições de crescimento ideais. Apare qualquer raiz longa e desordenada para cerca de oito polegadas. O local de plantio deve estar pronto com solo solto e rico, emendado com composto.

Em um canteiro de jardim preparado ou vaso, cave um buraco para suportar a extensão das raízes. Um buraco de dois pés de largura por dois pés de profundidade solta o solo para futuras raízes e retenção de umidade. Reencha cuidadosamente para que as hastes superiores fiquem eretas com a união do botão (o ponto de enxerto que parece um nó abaixo da coroa) a uma ou duas polegadas abaixo do nível do solo. Regue abundantemente para umedecer tanto as hastes quanto as raízes.

Rosas de raiz nua crescem bem em recipientes em solos bem drenados. Trate-as como faria com espécimes no solo ao avaliar quando e como plantar, mas lembre-se de que vasos carecem do isolamento e retenção de umidade da massa de solo circundante.

Devido à sua localização acima do solo, apenas uma parede fina protege as raízes das temperaturas do ar circundante. Em clima frio, elas se beneficiam de proteção adicional no inverno. Em clima quente, secam mais rapidamente do que os espécimes no solo.

Cuidados Após o Plantio

Proteja da geada com cobertura durante os últimos resfriados.

Manter as raízes tenras das rosas de raiz nua úmidas é essencial. Por um mês após o plantio, verifique a umidade do solo regularmente; elas frequentemente precisam de rega a cada poucos dias para manter a umidade uniforme. Mantenha os solos úmidos, mas não encharcados para apoiar o desenvolvimento das raízes. Elas ainda não têm a capacidade de buscar umidade.

Se você plantar em clima ameno (aquela faixa de temperatura ideal de 4-16°C ou 40-60°F) e então uma onda de frio tardia se aproximar, proteja a coroa com uma cobertura de palha ou pano de geada. Em climas frios onde a primavera ainda mantém condições abaixo de zero, isole as rosas dormentes recém-plantadas com cobertura morta ou composto. Isso oferece proteção contra condições de congelamento para plantas jovens até que o clima se modere.

Evite fertilizar até que o crescimento folhoso emerja algumas semanas após o plantio. Use uma fórmula balanceada de baixo teor, como emulsão de peixe, alga marinha ou farinha de alfafa para apoiar raízes, folhas e hastes. Após as primeiras flores, reaplique a fórmula suave ou opte por um fertilizante específico para rosas. Aproveite a primeira temporada de flores – uma prévia do que está por vir nos anos seguintes.