Como Saber se Suas Hortênsias Florescem em Galhos Velhos (Antes de Podar)

O que esperar nesse post

Hortênsias: Beleza e Cuidados Essenciais

As hortênsias são arbustos floridos maravilhosos que têm fama incomparável em jardins residenciais. Seus grandes cachos de flores suaves e em tons pastéis são espetaculares de uma forma que poucos arbustos conseguem igualar. Conseguir uma abundância dessas flores depende muito de quando você as poda.

Existem de 70 a 80 espécies diferentes de hortênsias, embora a maioria das que cultivamos em nossos jardins pertença a uma de seis. Cada uma das espécies possui inúmeras variedades, o que nos oferece uma ampla gama de cores e tamanhos de plantas.

A forma como sua hortênsia floresce e os cuidados que ela necessita dependem da espécie específica. Cada uma tem características distintas que afetam suas necessidades, aparência e época de floração. A época de floração é a característica mais significativa a ser observada quando você precisa podar suas hortênsias. Algumas hortênsias florescem em madeira velha, e outras em madeira nova.

Madeira Velha vs Madeira Nova: Qual é a Diferença?

Entender o tipo de hortênsia que você tem torna a poda mais simples.

Então, qual é a questão das hortênsias florescerem em madeira velha versus madeira nova? A diferença entre as duas é a época do ano em que a planta forma seus botões florais, especificamente em relação ao ciclo de crescimento da espécie.

Primeiro, vamos falar sobre a floração em madeira velha. Hortênsias que florescem em madeira velha formam botões nos caules que cresceram na temporada anterior. O crescimento verde do ano passado é onde as flores florescerão na próxima temporada.

Para essas espécies, os botões se formam antes do inverno. Eles permanecem dormentes até a primavera e então se abrem em flores. Isso afeta o tempo de poda, pois se você cortar muito tarde, pode remover os botões. Assim, você acaba com um ciclo de floração decepcionante na próxima primavera.

Por outro lado, plantas que florescem em madeira nova formam botões no crescimento da temporada atual. Esses botões se formam mais rapidamente, pois vão do início ao fim em uma temporada. Não há botões que passam o inverno. Eles crescerão novos caules na primavera, e esses caules florescerão no mesmo ano.

O tempo de poda depende dessa característica e determina a quantidade e qualidade das flores na primavera. Como você pode imaginar, hortênsias que florescem em madeira nova são mais fáceis de lidar quando se trata de tempo de poda. As que florescem em madeira velha requerem mais paciência.

Hortênsias de Madeira Velha

Os botões aparecem no final do verão e ficam dormentes no inverno.

Hortênsias que florescem em madeira velha formarão seus botões florais durante a estação de crescimento anterior. Isso geralmente acontece no final do verão, mas pode ocorrer mais cedo ou mais tarde, dependendo do seu clima e tempo. Durante o inverno, esses botões ficam dormentes.

Isso significa que as flores que você vê essas espécies produzirem estavam na verdade se formando no ano anterior. Por causa desse fator, hortênsias que florescem em madeira velha são mais difíceis de podar. Elas precisam de tempo para formar botões, e se você esperar muito, pode acabar removendo esses botões.

Espécies

Os principais tipos de hortênsias de jardim que florescem em madeira velha são a hortênsia-macrophylla (Hydrangea macrophylla), a hortênsia-montanhosa (H. serrata) e a hortênsia-folha-de-carvalho (H. quercifolia). Os jardineiros adoram essas espécies por suas flores grandes e coloridas e folhagem atraente. Aqui estão algumas características dos vários tipos. Se você não sabe qual você tem, isso deve ajudar a identificar.

Hortênsias-macrophylla (H. macrophylla)

Esta é a mais reconhecível entre as que florescem em madeira velha.

Entre as mais populares para jardins, a hortênsia-macrophylla é reconhecível por suas folhas escuras e brilhantes e grandes cachos de flores arredondadas. Quando penso em uma hortênsia clássica, é desse tipo que me lembro. A hortênsia-macrophylla tem uma folhagem grande, em forma de losango, que cresce densa e exuberante. Elas formam seus botões em madeira velha durante a temporada de crescimento anterior.

As flores da hortênsia-macrophylla vêm em duas formas. Uma é a cabeça de esfregão, que é um grande cacho em forma de bola. A outra é a lacecap. Estas têm flores mais delicadas. Elas são planas e rendadas no centro, com um anel de flores mais substanciais ao redor do perímetro. As flores geralmente são rosa, brancas, roxas ou azuis e mudam com a acidez do solo.

Hortênsias-montanhosas (H. serrata)

As flores são menores e mais delicadas.

Essas são semelhantes aos tipos lacecap da hortênsia-macrophylla. Tendem a ser menores e mais delicadas, mas também mais resistentes e adaptáveis a condições adversas. Suas folhas são mais estreitas, com uma textura mais fina. Suas flores são mais planas, com a formação estilo lacecap.

Assim como a hortênsia-macrophylla, as hortênsias-montanhosas formam suas flores na temporada anterior em madeira velha. Elas têm excelente tolerância ao frio, e suas cores também são influenciadas pelo pH do seu solo. Em solo ácido, produzem flores azuis. Em solo alcalino, as flores são rosas.

Hortênsias-folha-de-carvalho (H. quercifolia)

Essas hortênsias têm folhas grandes que são fáceis de identificar.

Esta é a espécie nativa mais comum que você encontrará em viveiros locais. Elas são distintas e bastante diferentes das outras que florescem em madeira velha. Têm folhas grandes e marcantes, lobadas, que lembram folhas de carvalho.

Se você está em dúvida sobre qual espécie escolher, a hortênsia-folha-de-carvalho é maravilhosa. Por ser nativa, requer menos cuidados. Elas crescem bastante, e embora suas flores não sejam tão coloridas, não são menos vistosas. As flores dessa espécie são grandes cachos em forma de cone que começam brancos e adquirem um tom rosado à medida que amadurecem.

Outra característica maravilhosa das cultivares de folha-de-carvalho é sua folhagem de outono. As grandes e marcantes folhas mudam para tons de vermelho, bordô e bronze. Elas criam um efeito dramático na paisagem durante três estações.

Como e Quando Podar

Podas leves são essenciais para evitar danificar os botões.

Podar hortênsias que florescem em madeira velha é mais complicado do que podar as que florescem em madeira nova. Requer bom timing e uma abordagem suave. Podar muito tarde no ano resultará em uma floração significativamente reduzida no ano seguinte.

A melhor época para podar essas hortênsias é logo após as flores murcharem. Isso será no meio ou no final do verão, na maioria dos casos. É quando você deve fazer qualquer modelagem e remover as flores gastas para ajudar a planta a redirecionar sua energia. Isso dá à sua hortênsia vários meses para formar esses botões antes de entrar em dormência.

Foque em afinamento leve e seletivo dessas espécies. Abra o interior para permitir que o ar e a luz alcancem mais o centro. Corte as cabeças das flores e remova qualquer madeira morta ou danificada. Se sua planta precisar de rejuvenescimento, você pode remover um ou dois dos caules mais antigos e grossos.

Hortênsias de Madeira Nova

O novo crescimento produz novas flores.

Hortênsias que florescem em madeira nova formam seus botões florais em ramos que cresceram na mesma temporada. O novo crescimento na primavera também produzirá as flores daquele ano.

Essas são muito mais tolerantes em termos de poda. Tendem a ser confiáveis e toleram melhor o frio do inverno e a poda intensa do que os tipos de madeira velha. Em climas com invernos rigorosos, e para jardineiros que preferem uma planta de baixa manutenção, essas são ótimas.

Espécies

As duas principais espécies de hortênsias que florescem em madeira nova são a hortênsia-lisa (H. arborescens) e a hortênsia-panícula (H. paniculata). Ambos os tipos toleram sol pleno, enquanto os outros são menos tolerantes ao sol.

Hortênsias-lisas (H. arborescens)

Essas são uma das espécies de hortênsias mais resistentes ao frio.

A hortênsia-lisa é excepcionalmente resistente ao frio e adaptável. Elas crescem bem na mais ampla gama de climas e condições. Do início ao final do verão, formam grandes cachos arredondados de flores verde-esbranquiçadas.

Hortênsias-panícula (H. paniculata)

Hortênsias-panícula produzem grandes flores em forma de cone.

Essas hortênsias-panícula são populares por sua tolerância ao sol, resiliência e grandes cachos de flores em forma de cone. Elas florescem do verão até o início do outono.

As flores abrem em uma cor verde pálido a creme. À medida que o verão avança, elas amadurecem para uma gama de tons quentes. Algumas adquirem um tom rosado, enquanto outras podem mudar mais dramaticamente para um bordô profundo.

Como e Quando Podar

Esses tipos são muito mais fáceis de podar.

Como essas florescem em ramos novos e verdes, é mais fácil podá-las. Há menos preocupação em cortar botões, por isso tendem a ser florescedores mais confiáveis. Elas também são as espécies mais tolerantes à seca.

Gosto de esperar até o final do inverno para trabalhar nelas. Os ramos antigos atuam como uma proteção, protegendo esses arbustos de danos causados pelo frio. Assim, no final do inverno ou início da primavera, você pode cortá-los e remover qualquer dano causado pelo frio ao mesmo tempo.

Essas também são muito mais tolerantes quando se trata de poda intensa. Uma poda mais leve no final do inverno resultará em caules fortes e muitas flores. Cortá-las mais intensamente resultará em menos flores, mas elas serão maiores.

Continue sua leitura aqui