Juníperos Arruinados
Você já os viu. Juníperos arruinados parecem árvores de Whoville. Eles são tortos, estranhos e cheios de áreas sem folhas!
Os juníperos crescem de maneira diferente da maioria das plantas lenhosas perenes. Seu novo crescimento surge das pontas e eles nunca produzem novos brotos mais abaixo nos caules. Se você cortar uma área sem folhas, ela permanecerá assim durante toda a vida do junípero.
Isso não significa que é impossível podar juníperos. Cortes adequados levam a espécimes saudáveis e vigorosos que enchem o jardim com suas folhagens exuberantes. A maioria dos juníperos requer pouca ou nenhuma poda, embora você possa influenciar sua forma, se desejar.
Quando Podar
O outono e a primavera são as melhores épocas para podar juníperos.
Pode-se podar árvores e arbustos de junípero em qualquer época do ano, se necessário. Aparar um ou dois caules não os prejudicará. As melhores épocas para podar são durante a estação dormente e quando o novo crescimento surge na primavera.
Se você deseja limitar a altura ou a largura do junípero, o melhor momento para podar é do final da primavera até o verão. Isso impedirá a formação de novos brotos até a próxima estação de crescimento.
Qual é o Objetivo?
Como podar seu junípero depende dos seus objetivos de poda. Pode-se podar para limitar o tamanho, remover crescimento morto ou manter uma topiaria ou cerca viva. Embora não seja recomendado fazer cercas vivas, é possível com manutenção e atenção rotineiras.
Remover um Galho
Afine áreas congestionadas para melhorar a circulação de ar.
Sempre remova os três D’s: madeira morta, danificada e doente. Esse tipo de poda é recomendado para todas as espécies lenhosas, sejam elas perenes ou decíduas. Os juníperos não são exceção.
Use podadores manuais para remover galhos do tamanho do seu dedo. Faça cortes acima do colar do galho, onde a protuberância do galho é maior, próximo ao tronco. Use um corte rápido e único para remover o galho.
Galhos maiores requerem uma serra para cortar. Faça cortes adequados usando o método de três etapas. Faça o primeiro corte longe do colar do galho, na parte inferior do ramo. Serre parcialmente o ramo; não o corte completamente.
Faça o segundo corte completamente através do galho, um pouco além do primeiro corte. Em seguida, com o peso do galho fora, faça o terceiro corte logo fora do colar do galho para remover o toco.
Topiaria e Cercas Vivas
Modele as árvores regularmente para mantê-las com aparência arrumada.
Os juníperos geralmente não são populares para topiaria e cercas vivas porque não rebrotam de seus interiores. Fazer cercas vivas pode criar interiores sem folhas. Se alguns dos caules externos morrerem, eles não se recuperarão.
Já vi topiarias e cercas vivas de junípero que funcionam, embora exijam manutenção e cuidados anuais. Você precisará apará-los anualmente à medida que o novo crescimento surgir do final do inverno até o início da primavera. Tenha uma mão firme ao aparar os caules longos e não corte muito nos galhos onde faltam folhas.
Aparar não é desejável, pois produz pontas de caules marrons que demoram muitas estações para se recuperar. É melhor usar cortes seletivos para manter uma almofada de folhagem ou uma cerca viva longa.
Cercas Vivas Informais
Pode galhos de junípero que se destacam ou são muito longos.
Os juníperos se adaptam melhor a cercas vivas informais do que formais. Cercas vivas informais, ou naturais, têm formas aleatórias que combinam com as paisagens selvagens. Elas parecem mais naturais no jardim do que cercas vivas formais.
Para uma cerca viva informal, simplesmente pode galhos longos quando eles crescerem muito altos ou largos. Remova-os na base e deixe os outros galhos preencherem o espaço com novo crescimento.
Esse tipo de poda funciona bem para cercas vivas vivas com muitas plantas em fila. Plante-as em um padrão de zigue-zague para melhorar ainda mais o efeito selvagem das formas informais.
Reduzir Altura
Gerenciar a altura é complicado e requer manutenção regular.
Reduzir a altura de um junípero é tão difícil quanto manter uma cerca viva de junípero! Essas árvores e arbustos tortos funcionam melhor quando deixados para crescer naturalmente. Arbustos de junípero são fáceis de limitar, enquanto árvores são difíceis de controlar.
Se um junípero crescer além do seu espaço, é melhor deixá-lo prosperar ou substituí-lo por uma variedade de crescimento menor. Escolha um cultivar que permaneça estreito e manejável, como ‘Spartan’. Ou opte por ‘Shimpaku’, uma forma anã da árvore de junípero chinês que permanece abaixo de um metro de altura quando madura.
Você pode reduzir a altura dos arbustos podando galhos altos quando eles sobressaírem. Remova os caules na base ou corte-os até um ponto onde as folhas ainda estejam crescendo ativamente.
Evite cortar árvores de junípero. Elas tendem a ter um tronco principal único com galhos que crescem a partir dele. Deixe o tronco intacto e pode os caules laterais se precisarem de um corte.
Bonsai
Pode árvores de bonsai de junípero anualmente.
Bonsai de junípero precisam de cuidados especiais! Eles precisam de poda anual para ficarem no seu melhor. Assim como os espécimes maiores, evite cortar além do ponto onde as folhas estão crescendo.
Mantenha almofadas de folhagem não com aparas, mas removendo os brotos longos. Usando pequenas tesouras de poda, remova os brotos longos na base.
Pode o bonsai de junípero anualmente quando o novo crescimento surgir. Use fios de metal para treinar os galhos em formas torcidas, e pode-os para influenciar ainda mais seu tamanho e estatura.
Principais Considerações
Lembre-se, não pode junípero além das folhas! As plantas de junípero não rebrotarão de madeira nua.
Os cultivares raramente requerem poda. No plantio, escolha uma variedade que permaneça tão alta ou pequena quanto você desejar.
Cercas vivas e topiarias de junípero são desafiadoras de manter. Considere usar espécies que aceitam poda, como teixos ou teixos-ameixa.
Perguntas Frequentes
Claro, você pode! Simplesmente evite podar em madeira nua sem folhas. Corte em áreas que produzem folhagem.
Você pode podar essas plantas lenhosas perenes sempre que necessário, como quando têm madeira morta ou danificada. É melhor fazer a maior parte da poda na estação dormente ou quando o novo crescimento surgir do final do inverno até o início da primavera.
Faça cortes seletivos quando o novo crescimento surgir para que você possa ver onde fazer seus cortes. Evite aparar a topiaria; em vez disso, faça cortes seletivos para manter o arbusto dentro de seus limites.