Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Arbustos de Spirea

O que esperar nesse post

Se você está procurando um arbusto florido para preencher um grande espaço em seu jardim ou deseja instalar uma nova cerca viva, confira a spirea. Este gênero de arbustos floridos adiciona interesse graças à sua folhagem texturizada e cachos de pequenas flores que atraem polinizadores. Muitas variedades de spirea também passam por uma bela mudança de cor durante o outono, proporcionando interesse durante a maior parte do ano.

Você pode encontrar centenas de variedades diferentes de spirea com hábitos de crescimento variados, alturas e formas de flores. Existem até várias espécies nativas que adicionam altura e textura a projetos de paisagismo nativo.

Além de serem belas, as spireas são relativamente fáceis de cuidar e manter. Vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre o plantio e cuidado desses arbustos.

Visão Geral da Spirea

Tipo de Planta: Arbusto lenhoso decíduo

Área Nativa: América do Norte e Ásia

Requisitos de Rega: Moderados

Pragas e Doenças: Oídio, fogo bacteriano, podridão radicular, pulgões

O Que é Spirea?

O gênero Spiraea contém quase 100 espécies de arbustos floridos decíduos. Sua folhagem atraente e cachos de pequenas flores os tornam populares como plantas ornamentais para cercas vivas e arbustos isolados.

Você também pode ouvir as pessoas se referirem às plantas de spirea como meadowsweet ou steeplebushes.

Características

Elas têm flores lindas e perdem suas folhas no outono.

Embora as inúmeras espécies e cultivares tenham hábitos de crescimento e preferências ambientais distintas, todos os tipos de spirea compartilham algumas características. As plantas são lenhosas e decíduas, o que significa que mantêm sua forma durante o inverno, mas perdem suas folhas no outono. Algumas variedades produzem flores no final da primavera, enquanto outras florescem no verão.

As plantas de spirea também exibem estilos de floração diversos. Alguns tipos formam umbelas planas de pequenas flores, outros organizam suas flores em longos espigões, e outros exibem pequenos cachos redondos de flores. As flores são tipicamente brancas ou rosas, mas você também pode encontrar variedades com flores vermelhas e roxas.

As plantas de spirea crescem rapidamente; plantas saudáveis podem facilmente adicionar um pé de novo crescimento a cada ano. O tamanho máximo depende da espécie e variedade, bem como do ambiente. Algumas espécies crescem apenas alguns pés de altura, enquanto outras podem atingir até oito pés.

Distribuição Nativa

A maioria do gênero é nativa da Ásia.

Todas as espécies de spirea são nativas do Hemisfério Norte. A maioria das espécies é nativa de partes temperadas da Ásia, principalmente China, mas algumas espécies são nativas da América do Norte. Algumas dessas nativas da América do Norte prosperam na Costa Leste, e outras gostam dos ambientes do Noroeste do Pacífico.

Plantio

Plantas em vasos são geralmente as mais fáceis de encontrar e plantar.

Transplantar um arbusto jovem é a maneira mais fácil de adicionar uma nova planta de spirea ao seu jardim. Plantas em vasos são a opção mais comum, mas você também pode encontrar arbustos dormentes e com raízes nuas.

O início da primavera e o final do outono são os melhores momentos para transplantar essas spireas, pois oferecem a chance de se estabelecerem em seus novos lares sem o estresse do calor ou frio extremos. Este período fresco permite que as plantas estabeleçam suas raízes antes que o clima quente chegue.

Depois de determinar quando deseja plantar seu arbusto, escolha um local adequado. Todos os tipos de spirea gostam de solo bem drenado, mas as condições ideais de luz variam de acordo com a espécie. Pesquise o tipo que você está cultivando para garantir que está fornecendo a quantidade correta de luz.

Quando for a hora de plantar, cave um buraco tão profundo quanto o sistema radicular da planta e alguns centímetros mais largo. Mergulhe as raízes das plantas de raiz nua por algumas horas antes de plantar. Coloque o torrão ou as raízes nuas no buraco, depois cubra o espaço vazio restante com solo. Regue profundamente após o plantio.

Se você estiver plantando várias spireas para uma cerca viva ou borda, preste muita atenção ao tipo que está cultivando. Cada variedade tem requisitos ideais de espaçamento. Você pode plantar variedades menores a dois ou três pés de distância, mas plantas maiores preferem cinco ou seis pés de espaço.

Continue a regar regularmente nas primeiras semanas após o transplante. Se você plantar no outono, pode diminuir a quantidade de água após duas semanas. Continue a regar as spireas plantadas na primavera semanalmente para ajudar as plantas a se adaptarem ao verão.

Como Cultivar Spirea

Estes são arbustos fáceis de cultivar que crescem bem sem muitos cuidados. Escolher o ambiente de cultivo correto ajudará sua nova planta a prosperar.

Luz

Mais luz solar é ideal para a produção de flores.

A maioria dos tipos de spirea cresce melhor em pleno sol ou sombra parcial. O sol pleno incentiva mais flores, então escolha um local que receba pelo menos oito horas de sol se você estiver ansioso por muitas flores.

Uma área com luz da tarde também é adequada, especialmente se você mora em um clima quente. Apenas certifique-se de que as plantas recebam quatro horas de luz direta por dia. Você também pode plantar esses arbustos em um local com sombra leve e dappled.

Água

Elas podem ficar um tempo sem água, mas apreciam regas profundas durante períodos secos.

Plantas de spirea maduras são relativamente tolerantes à seca e só precisam de água durante períodos secos de verão. Se passar mais de uma semana sem água, regue profundamente esses arbustos para mantê-los saudáveis.

Spireas recentemente transplantadas requerem mais atenção e cuidado. Como as plantas ainda não desenvolveram sistemas radiculares que podem alcançar água profundamente no solo, elas precisam de irrigação mais frequente. Regue lentamente e profundamente uma vez a cada três a cinco dias, ou quando o solo parecer seco.

Evite irrigação aérea e regue perto da base das plantas. Você pode usar uma mangueira ou regador para adicionar água lentamente ao solo ao redor das plantas ou instalar um sistema de irrigação por gotejamento.

Solo

Elas preferem um pH entre 6,0 e 7,0.

As plantas de spirea crescem melhor em solo bem drenado que permanece moderadamente úmido. Solo rico em matéria orgânica é ideal, mas esses arbustos podem crescer bem em outros tipos de solo, desde que não retenham umidade excessiva. É uma boa ideia verificar o pH antes de plantar, já que esses arbustos crescem melhor em solo com pH entre 6,0 e 7,0.

Temperatura e Umidade

Elas são resistentes em uma ampla gama de zonas.

Se você mora na zona 3, preste atenção à resistência ao frio. Muitas espécies de spirea são resistentes apenas até a zona 4, então certifique-se de escolher uma variedade que possa tolerar suas temperaturas frias de inverno. Cobrir a base das plantas ajudará a isolar as raízes e protegê-las ainda mais do clima frio.

Essas plantas podem tolerar uma variedade de níveis de umidade, então não se preocupe com os níveis de umidade do ar.

Fertilização

Opte por uma mistura de fertilizante de liberação lenta e equilibrada.

As plantas de spirea não precisam de muito fertilizante para se manterem saudáveis. Aplicar um fertilizante equilibrado, de baixa dosagem e de liberação lenta na primavera fornecerá às plantas todos os nutrientes de que precisam. Você pode escolher um fertilizante orgânico misturado ou aplicar um composto rico em nutrientes.

Evite aplicar muito fertilizante, pois isso pode causar mais problemas do que a falta de fertilização.

Manutenção

A poda incentiva o novo crescimento e ajuda a moldar a planta.

As spireas continuarão a viver sem qualquer manutenção, mas podar os arbustos os manterá arrumados e os incentivará a produzir novo crescimento e flores. O melhor momento para podar esses arbustos depende do tipo que você está cultivando.

Spireas que florescem na primavera florescem em madeira velha. Portanto, é melhor podar essas plantas logo após terminarem de florescer. A poda precoce dá à planta tempo para estabelecer novo crescimento antes que o inverno chegue.

Variedades que florescem no verão florescem em madeira nova que é produzida no início da estação de crescimento. Podar no final do outono ou início da primavera é ideal, pois incentiva a planta a produzir novo crescimento e flores.

Sempre use tesouras afiadas e higienizadas ao podar. Comece removendo qualquer madeira morta ou danificada, depois remova galhos cruzados ou aglomerados.

Propagação

Existem algumas maneiras de propagar arbustos de spirea existentes para formar novas plantas. Tirar estacas de madeira macia, camadas de galhos e divisão de brotos são os três métodos mais confiáveis.

Estacas de Madeira Macia

O final da primavera ou início do verão são os melhores momentos para propagar por estacas de madeira macia.

Tirar e enraizar estacas de caule no final da primavera ou início do verão é uma das maneiras mais fáceis de propagar novas plantas de spirea. Comece procurando madeira macia saudável; essas seções da planta cresceram este ano e são fáceis de dobrar. Tire uma estaca de pelo menos quatro polegadas de comprimento com pelo menos um nó de folha.

Se você tirou uma estaca longa, corte-a para que tenha de quatro a oito polegadas de comprimento, depois retire as folhas inferiores. Mergulhe a extremidade inferior da estaca em um hormônio de enraizamento e coloque-a em um recipiente cheio de meio bem drenado e úmido. Perlita, coco e vermiculita são opções adequadas.

Mantenha as estacas em uma área úmida ou cubra-as com um recipiente plástico para reter a umidade. Regue o meio para mantê-lo úmido e coloque as estacas em uma área quente, longe da luz direta. Elas devem formar raízes em algumas semanas, e então você pode transplantá-las.

Camadas

Dobre e enterre hastes baixas para incentivá-las a enraizar.

Outro método de propagação envolve dobrar hastes baixas para que entrem em contato com o solo. A parte da planta que está tocando o solo eventualmente formará raízes adventícias. Uma vez que a haste esteja enraizada, você pode cortá-la da planta e transplantá-la para um novo local.

Divisão de Brotos

Os brotos são melhor divididos para evitar que suguem energia da planta principal.

Às vezes, essas perenes lenhosas formam brotos próximos à base da planta. Embora esses brotos geralmente sejam podados, pois retiram nutrientes da planta principal, eles também são candidatos à propagação.

Insira uma pá entre a planta principal e o broto enquanto levanta em direção ao broto. Pode ser necessário cortar partes do sistema radicular principal para remover o broto do restante da planta. Uma vez separado, você pode replantá-lo em um novo local.

Variedades Populares

Existem quase 100 espécies de spirea e ainda mais variedades. Aqui estão algumas das opções mais populares.

Spirea “Baby’s Breath”

Esta é uma das primeiras variedades a florescer na primavera.

Spiraea thunbergii também é conhecida como spirea “breath of spring”. É nativa da Ásia e é uma das primeiras spireas a florescer na primavera. Os caules sem folhas ficam cobertos de pequenas flores brancas, e as folhas verdes surgem após as flores.

Spirea “Birchleaf”

Elas são de crescimento baixo, com folhagem que se assemelha a uma bétula.

Spirea “Birchleaf” (Spiraea betulifolia) é uma espécie asiática que cresce apenas de dois a três pés de altura. Tem folhas arredondadas que se assemelham à folhagem de bétula e produz cachos arredondados de pequenas flores brancas ou rosa claro.

Spirea Japonesa

É considerada invasiva em algumas áreas.

Talvez a spirea mais comumente plantada, Spiraea japonica é nativa de partes da Ásia. Criadores de plantas criaram muitos cultivares diferentes desta espécie com alturas variadas, cores de flores e folhagem. Embora essa espécie seja fácil de encontrar em centros de jardinagem, esteja ciente de que é considerada uma espécie invasora em muitos locais.

Meadowsweet Branco

Elas produzem pequenas flores rosas ou brancas.

Problemas Comuns

Esses arbustos floridos são relativamente livres de problemas, especialmente em comparação com arbustos floridos como rosas. No entanto, ainda podem enfrentar problemas, então fique atento aos seguintes.

Oídio

Pode podar qualquer porção infectada e higienizar bem suas ferramentas.

Este fungo cobre as folhas com uma camada branca e pulverulenta. O oídio não matará necessariamente as plantas, mas limitará a fotossíntese e retardará o crescimento das plantas. Podar as porções infectadas da planta é muitas vezes a melhor maneira de controlar a propagação.

Você pode ajudar a prevenir a infecção plantando com espaçamento adequado e podando para incentivar um bom fluxo de ar. Evitar a irrigação aérea também manterá a doença afastada. Se você sabe que o oídio é frequentemente um problema, escolha variedades resistentes.

Fogo Bacteriano

Variedades resistentes são o melhor meio de prevenção.

O fogo bacteriano é uma doença bacteriana que infecta mais frequentemente pereiras e macieiras, mas também pode afetar spireas. A doença faz com que as flores fiquem descoloridas e murchas, e brotos jovens morrem e parecem queimados. Eventualmente, toda a planta pode morrer.

Plantar variedades resistentes é a melhor maneira de prevenir que o fogo bacteriano infecte suas plantas. Se você notar uma infecção, pode podar e descartar as porções doentes.

Podridão Radicular

Certifique-se de evitar solos encharcados e saturados.

Phytophthora ou Pythium são problemas em áreas onde as spireas são cultivadas em solos encharcados. Se você mora em uma área que tende a ser pantanosa, emende seu solo com algum cascalho ou areia agrícola para promover uma melhor drenagem.

Plantas que absorvem os fungos associados a essas condições experimentam podridão radicular. Os primeiros sinais são folhas murchas e caules moles na base da planta. Pare de regar inicialmente, depois verifique as raízes para garantir que ainda haja tecido saudável presente. Plantas severamente danificadas devem ser removidas do jardim e descartadas.

Pulgões

É improvável que causem um grande problema, mas podem ser removidos com sabão inseticida ou óleo de neem.

Os pulgões afetam quase todos os tipos de plantas, incluindo spirea. Embora predadores naturais muitas vezes mantenham esses números de pulgões baixos, eles às vezes podem sair do controle. Os pulgões são improváveis de matar plantas de spirea, mas podem enfraquecê-las ao beber a seiva da planta.

Você pode remover pulgões pulverizando-os com sabão inseticida ou óleo de neem. Aplicações repetidas podem ser necessárias, então verifique suas plantas em busca das pragas a cada poucos dias após avistá-las pela primeira vez.

Perguntas Frequentes

Arbustos recém-plantados requerem solo úmido até que estejam bem estabelecidos. Plantas mais velhas podem tolerar solo moderadamente seco, mas crescem melhor se receberem uma rega profunda cerca de uma vez por semana.

Infelizmente, não. Veados e coelhos gostam de mastigar esses caules e folhas, então não é a melhor opção se você mora em uma área com alta pressão de vida selvagem.

Continue sua leitura aqui