Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Arbustos de Hebe

O que esperar nesse post

Arbustos de Hebe

Os arbustos de Hebe se destacam nos jardins residenciais. Eles se destacam com suas folhas texturizadas e flores coloridas. Amantes do clima frio, esses arbustos prosperam em climas amenos e temperados.

Uma das suas características mais espetaculares são os cachos de flores que florescem tardiamente. Cada cacho contém dezenas de pequenas flores que atraem abelhas e borboletas para o seu jardim. Elas surgem no final do verão, quando poucas outras plantas estão florescendo. Considere incorporá-las em jardins de polinizadores e bordas para ajudar os insetos locais.

Existem dois tipos de hebes: resistentes e delicados. As opções resistentes podem sobreviver até a zona de resistência 6 do USDA, enquanto os tipos delicados precisam de verões frescos e invernos sem geadas para crescer bem. Ao escolher um hebe, considere primeiro o seu clima antes de fazer a seleção. Depois, decida por uma opção que prosperará no seu jardim.

Visão Geral do Arbusto de Hebe

Tipo de Planta

Arbusto Perene

Área Nativa

Nova Zelândia, Austrália, Chile

Exposição

Sol pleno a meia-sombra

Requisitos de Rega

Água Regular

Pragas e Doenças

Cochonilha, podridão radicular, manchas nas folhas

O Que É?

Os arbustos de Hebe são plantas perenes com caules lenhosos e folhas exuberantes. Há uma incrível variabilidade no gênero; muitas variedades e espécies oferecem diferentes cores, formas de folhas e flores. Com tantos tipos para escolher, há certamente um hebe para você.

Área Nativa

A maioria dos hebes é nativa da Nova Zelândia, embora alguns se originem de partes do Chile, Austrália e ilhas do Pacífico Sul. Eles preferem verões longos e frescos e invernos sem geadas. Apesar de suas preferências exigentes, são arbustos resistentes que funcionam bem em partes frias.

O Noroeste do Pacífico é um excelente lugar para hebes. São Francisco é ideal, assim como o Vale Willamette, no Oregon, e as regiões costeiras da Califórnia. Hebes perenes crescem bem em zonas de resistência 6 a 11 do USDA, dependendo do tipo. Alguns são mais resistentes que outros.

Verões áridos e quentes e invernos congelantes são difíceis para as plantas de hebe. Elas terão dificuldades em regiões frias ou quentes sem proteção. Modere as condições e elas terão sucesso — em áreas quentes, por exemplo, forneça sombra parcial em vez de sol pleno e regue regularmente.

Características

Os arbustos de Hebe brotam folhas opostas em vez de folhas alternadas. Isso significa que as folhas crescem em pares opostos nos caules lenhosos. Alguns cultivares têm folhagem semelhante a cordões que se assemelha a coníferas como aquelas nos gêneros Thuja e Chamaecyparis.

Outros têm folhas triangulares, curtas e grossas que formam rosetas geométricas à medida que crescem. O efeito é bastante impressionante! Você terá que dar um passo para trás e apreciar o arbusto à distância para vê-lo em toda a sua glória. Alguns cultivares têm folhas multicoloridas, rosas ou marrons em vez de verdes. No topo dos caules, brotam cachos de flores rosas, roxas ou brancas que se assemelham às de outras plantas do gênero Veronica.

Elas se parecem porque os hebes são parentes próximos das verônicas — seu outro nome comum é “verônica arbustiva”. Recentemente, todas as plantas de hebe foram renomeadas para Veronica. É por isso que você pode ver ambos os nomes em viveiros e lojas de plantas. Sua família também mudou, de Scrophulariaceae para Plantaginaceae.

Plantio

Seja cultivando uma espécie de hebe a partir de sementes ou plantando uma planta em vaso do viveiro, o plantio é uma etapa importante. Um início bem-sucedido ajuda seu arbusto a se adaptar às condições do jardim. É melhor plantar na primavera ou no outono, quando o clima é ameno e sem geadas.

Cultivo a Partir de Sementes

As sementes de hebe são pequenas e poderosas. Você pode semeá-las em vasos ou bandejas abertas, dependendo das suas preferências de cultivo. Semeie as sementes na superfície do solo de envasamento úmido e pressione-as firmemente. Mantenha-as úmidas durante o processo de germinação e coloque-as em sombra parcial ou dappled ao ar livre.

A maioria das espécies de hebe não gosta de temperaturas de inverno com geadas. Armazene-as em uma estufa, moldura fria ou casa de arco. Se você não tiver uma estufa, comece as sementes dentro de casa! Elas precisarão de luz indireta brilhante e temperaturas quentes. Coloque-as perto de uma janela bem iluminada ou sob luzes de cultivo.

Após a germinação, mantenha suas mudas em seus vasos até que desenvolvam um sistema radicular forte. Se você semeou sementes em bandejas, separe as mudas e coloque-as em vasos antes que cresçam muito emaranhadas.

Transplante

É melhor transplantar plantas de hebe em vaso no outono ou na primavera. Em áreas sem geadas, você pode transplantar no inverno, quando o clima é ameno. Comece preparando os buracos para o plantio.

Cave buracos tão profundos e duas vezes mais largos que as raízes dos arbustos. Uma largura maior ajuda as raízes a se estabelecerem bem após o plantio. Coloque as plantas nos buracos, depois preencha os buracos com a terra que você retirou. Regue bem o local, depois adicione mais terra aos buracos se eles afundarem abaixo do nível do solo.

Você também pode cultivar essas plantas em recipientes em vez de canteiros elevados ou no solo. Use solo de envasamento bem drenado para preencher os vasos, coloque os arbustos dentro e adicione mais solo por cima. Coloque uma camada de composto sobre o solo para ajudar a preservar a umidade e proteger as raízes.

Como Cultivar

Dê aos seus hebes o que eles precisam e eles recompensarão você com um crescimento saudável da primavera até o outono. No outono, observe como as temperaturas frias mudam a folhagem para diferentes cores. Ela ficará roxa, marrom e vermelha!

Luz

Os arbustos de Hebe prosperam sob sol pleno ou sombra parcial. Eles precisam de sombra parcial nas áreas mais quentes, pois o excesso de luz solar direta pode causar murcha e queda das folhas. Se você notar sinais de muito sol, como queimaduras, considere colocar uma tela de sombra para proteger suas plantas delicadas.

Hebes em recipientes são fáceis de ajustar. Basta movê-los do sol pleno para a sombra parcial se estiverem com dificuldades, e vice-versa se estiverem estiolados sob muita sombra.

Água

A umidade consistente é imperativa para o crescimento saudável do hebe. Conceda aos seus arbustos umidade regular durante a estação de crescimento para mantê-los vigorosos. A submersão e o excesso de água são difíceis para os hebes lidarem.

As plantas de hebe sombreadas precisam de menos umidade do que aquelas em pleno sol. Verifique o solo antes de regar para ver se está seco ou úmido. Insira o dedo ou um bastão no solo e inspecione-o para determinar os níveis de umidade. Se estiver seco por baixo, adicione água prontamente após verificar.

Solo

O solo bem drenado é crucial para o sucesso do cultivo de hebe. As raízes são propensas a apodrecer em condições encharcadas. Solos argilosos densos e locais com drenagem deficiente são difíceis para eles crescerem.

Se você suspeitar que a área tem drenagem deficiente, considere corrigir isso com matéria orgânica antes de transplantar seu hebe. Rake uma camada de dois a três centímetros de espessura de composto no solo e deixe descansar por um mês ou mais antes de plantar.

Os solos arenosos são de drenagem livre, embora possam drenar rápido demais no auge do verão. O composto é versátil — ajuda a aumentar a retenção de água em áreas arenosas e a drenagem em áreas argilosas. Adicione-o ao local para melhorar o solo e, por consequência, suas plantas! Você pode adicioná-lo após o plantio para continuar ajudando seus hebes ao longo do ano.

Fertilização

Pule o fertilizante para plantas cultivadas no solo, a menos que o crescimento pareça lento.

O fertilizante pode impulsionar arbustos de hebe estabelecidos, mas geralmente não é necessário. Eles prosperam sem alimentação se estiverem crescendo no solo.

Plantas em vasos beneficiam-se de fertilizante anualmente, pois tendem a ficar sem nutrientes com regas frequentes. Alimente-as na primavera com um fertilizante orgânico para impulsionar seu crescimento pelo resto do ano.

Manutenção

Esses arbustos são de baixa manutenção; eles exigem pouco trabalho para parecerem seu melhor. Exemplares antigos podem crescer desordenados ou excessivamente, e você pode podá-los para remodelá-los. Apare-os após o período de floração. Corte seus caules até a metade e regue bem as plantas para ajudá-las a crescer novamente.

A poda severa pode rejuvenescer arbustos maduros. Ao contrário das coníferas, os hebes crescem bem a partir de madeira velha e sem folhas. Corte-os na primavera após a floração para que brotem bem.

Propagação

Propague seus hebes favoritos fazendo estacas ou guardando sementes. As estacas são o método preferido, pois as sementes podem não germinar de forma idêntica. As mudas de hebe podem crescer de forma diferente da planta-mãe. Guarde sementes se você quiser arriscar novos hebes e faça estacas se quiser replicar seus arbustos existentes.

Estacas

As estacas de primavera se saem melhor quando mantidas úmidas, mas não encharcadas.

Faça estacas de quatro a seis polegadas de comprimento na primavera, após o surgimento de novos brotos. Escolha caules sem flores, se possível, ou pode as flores de caules saudáveis. Remova as folhas inferiores das estacas e coloque-as em vasos com solo de envasamento.

As estacas de hebe demoram muitas semanas a meses para formar raízes e precisarão de cuidados consistentes enquanto se estabelecem. Mantenha-as úmidas, mas não encharcadas, e coloque-as sob sombra dappled ou luz indireta. Cubra-as com uma cúpula de umidade para garantir que não sequem.

Você pode precisar passar o inverno com suas estacas para protegê-las da geada. Elas são especialmente propensas a danos causados pelo frio. Mova-as para uma estufa ou moldura fria, ou considere movê-las para dentro de casa. Você pode plantá-las no jardim na primavera seguinte.

Guardar Sementes

Cortar cabeças de sementes antes que caiam para evitar perdas.

Guardar sementes é complicado para hebes. As espécies de hebe crescerão verdadeiras a partir de sementes, enquanto cultivares e variedades podem não. Suas mudas crescerão com formas de folhas diferentes, cores de flores e hábitos de crescimento.

Deixe os insetos polinizarem as flores dos seus arbustos e, em seguida, espere que as sementes se formem à medida que as flores murcham. Colete as sementes antes que caiam no chão cortando-as das plantas. Coloque as cabeças de sementes em sacos de papel e deixe-as cair após secarem.

Armazene sementes secas em recipientes e coloque-as em um local fresco, escuro e seco. A geladeira, sua despensa ou um armário são alguns locais ideais. Uma gaveta ou armário escuro também funcionará bem.

Variedades Populares

Muitos cultivares existem para jardins residenciais. Escolha uma variedade multicolorida ou selecione um tipo de folha pequena resistente que sobreviverá às geadas de inverno. Você pode cultivar hebes em recipientes, no solo ou em canteiros elevados.

‘Sutherlandii’

Os picos de flores brancas adicionam charme e apreciam a poda após a floração.

Jardineiros de clima frio devem tentar cultivar ‘Sutherlandii’. É uma das variedades mais tolerantes à geada, e seus cachos apertados de folhas são excelentes em jardins formais. Você pode podar este cultivar para sebes e formas, semelhante ao que faria com buxos ou alfeneiros.

Espigas de flores brancas aparecem esporadicamente na planta no verão. Evite podá-las cortando seus arbustos após as flores murcharem no final do verão ou início do outono.

‘Patty’s Purple’

Delicada e tenra, precisa de uma cobertura de solo no inverno.

Esta variedade de crescimento baixo forma uma forma arredondada perfeita à medida que cresce. ‘Patty’s Purple’ é assim chamada por causa de seus caules vermelho-púrpura e flores branco-púrpura. Folhas verde-escuras brotam dos caules vermelhos, criando um contraste deslumbrante de tons vermelhos e verdes.

Este espécime delicado é menos resistente do que a maioria dos outros cultivares. Ele sobreviverá em zonas 8 e acima. Proteja-o no inverno adicionando uma camada espessa de composto sobre o solo.

‘Karo Golden Esk’

A folhagem desta variedade dança entre as estações verde e dourada.

‘Karo Golden Esk’ é uma variedade de hebe particularmente atraente que se assemelha a uma conífera! Possui cordões escamosos de folhagem que formam folhas semelhantes a chicotes. A folhagem tem um toque dourado no inverno e uma cor verde exuberante na primavera e verão.

Flores brancas podem aparecer durante os meses quentes, embora sejam esporádicas e poucas. Você pode podá-las se desejar apenas a folhagem exuberante.

‘Bowles Hybrid’

As raízes apreciam uma camada de composto no inverno para segurança.

Este rebloomer prolífico é essencial no jardim de polinizadores! Suas lindas flores roxas são a principal atração do ‘Bowles Hybrid’.

Tolerante ao frio, este arbusto é ideal em jardins frescos com geadas de inverno. Proteja suas raízes no inverno adicionando composto sobre o solo.

Problemas Comuns

Os hebes são relativamente livres de problemas, embora às vezes enfrentem problemas quando crescem em condições inadequadas. Certifique-se de que tenham solo bem drenado, umidade consistente e bastante sol para evitar pragas e doenças.

Pragas

Um bom spray e um pouco de pressão mantêm as pragas afastadas.

Cochonilhas e pulgões podem infestar as folhas de hebe. Eles são comuns em plantas fracas e em dificuldades em condições sombreadas. Proteja-as esmagando os insetos cochonilhas e pulverizando-os com uma mangueira.

Evite uma reinfestação corrigindo as condições de cultivo. Corte árvores ou arbustos que estejam sombreando demais para fornecer mais sol e adicione composto para melhorar a drenagem do solo.

Doenças

Caules murchos geralmente significam que as raízes precisam de mais espaço para respirar.

Podridões radiculares são comuns para plantas de hebe que crescem em solos densos e encharcados. Você notará folhas amareladas, murchas e caules moles. Evite podridões radiculares fornecendo drenagem adequada e corrija o solo, se necessário.

Manchas nas folhas são comuns em locais com rega aérea e estufas fechadas. Forneça ventilação regular para desencorajar doenças bacterianas e fúngicas.

Continue sua leitura aqui