Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Arbustos de Daphne

No momento, você está visualizando Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Arbustos de Daphne

Visão Geral

As daphnes floridas são arbustos deliciosamente perfumados, com flores vistosas em formas atraentes de folhas perenes, semi-perenes ou caducas. Elas são verdadeiras joias para jardins sombreados e oferecem apelo em várias estações. O perfume irá capturá-lo primeiro e levá-lo a procurar a fonte, muitas vezes de plantas compactas carregadas de flores.

Algumas variedades de daphne florescem no inverno até a primavera, encantando o jardim na estação fria com uma fragrância intoxicante. Outras variedades florescem intensamente na primavera e repetem a floração levemente até o outono, proporcionando explosões sazonais de fragrância e cor.

O que são Arbustos de Daphne?

As daphnes são arbustos lenhosos e floridos com flores perfumadas. As plantas geralmente são compactas, tornando-se bons exemplares para pequenos espaços de jardim e vasos. Belas e de crescimento lento, os arbustos de daphne trazem um toque exótico ao paisagismo sombreado com sua fragrância, flores e folhagem.

Características

Suas flores em forma de estrela, com fragrância doce, florescem no inverno e na primavera.

Os arbustos floridos de daphne apresentam uma folhagem atraente, verde-escura e brilhante, ou com variação nas margens em branco cremoso. As folhas se enrolam ao redor dos caules, criando uma aparência espiralada. Variedades compactas têm folhagem densa e um hábito de crescimento espalhado, enquanto outras crescem eretas com ramificações abertas. As plantas são perenes, semi-perenes ou caducas, dependendo da variedade e do clima de inverno.

No inverno ou na primavera, surgem explosões de flores tubulares em forma de estrela, com uma fragrância intensamente doce, às vezes picante ou com notas cítricas. Algumas variedades florescem no final do inverno até a primavera, enquanto outras florescem intensamente na primavera e continuam a florescer esporadicamente até o outono. As flores geralmente são em tons de vermelho, rosa, roxo ou branco, às vezes com olhos amarelos. As flores ricas em néctar e pólen atraem abelhas em uma época em que muitas plantas estão dormentes.

As flores levam a pequenas bagas que começam verdes e se transformam em amarelo, vermelho ou preto no outono. Os frutos sustentam os pássaros que forrageiam no final da estação. A daphne é tóxica para pessoas e animais se ingerida, e a seiva pode irritar a pele. (Os pássaros não são afetados pelas toxinas da planta).

As daphnes floridas são lindas como plantações de fundação, espécimes e arranjos em vasos. Elas são belas em plantações de bosques e iluminam jardins sombreados com sua cor e fragrância.

Área Nativa

Os arbustos de daphne floridos foram introduzidos na Inglaterra por exploradores e botânicos.

O gênero Daphne inclui quase 50 espécies de arbustos lenhosos da Europa, Norte da África e Ásia. Seu habitat inclui condições climáticas do tipo mediterrâneo, com verões áridos e suaves e invernos frescos e úmidos. Outras daphnes são nativas do Himalaia, crescendo em altitudes elevadas. Algumas variedades originam-se do leste da Europa e dos afloramentos rochosos e bosques de pinheiros da Rússia.

As áreas naturais de crescimento da daphne refletem climas frescos com baixa umidade e solos de drenagem rápida. Condições extremas de inverno, sol direto e alta umidade danificam as plantas se não forem protegidas. A resistência ao frio é específica da variedade, com algumas resistentes às zonas 3-4 do USDA.

Plantio

Cultivar em vasos requer combinar o tamanho do vaso com a maturidade da planta para um crescimento ideal.

Escolher o local certo no jardim para a daphne desde o início é a chave para seu melhor sucesso. A daphne é lenta para se estabelecer e suas raízes não respondem bem a serem perturbadas uma vez plantadas.

Os arbustos de daphne floridos crescem no solo e em vasos. Vasos são boas opções para áreas com solos pobres ou temperaturas e ventos frios de inverno. Vasos também facilitam a apreciação da fragrância, flores e folhagem de perto.

Se optar por cultivar arbustos de daphne em vasos, certifique-se de que o tamanho do vaso esteja relacionado ao tamanho maduro da planta para acomodar suas raízes. Um vaso grande é o melhor para que as plantas cresçam sem serem perturbadas.

A daphne é uma bela adição a arranjos de bosques, jardins de inverno, plantações para polinizadores, jardins de fragrância e sensoriais, e jardins de rochas. Elas geralmente estão disponíveis para compra como plantas enxertadas e podem ser caras devido à especialidade e habilidade envolvidas na propagação e cultivo da daphne.

Transplante

Proteja-as dos ventos de inverno cultivando em áreas abrigadas.

Plante arbustos de daphne na primavera ou no outono, quando as temperaturas são moderadas e há muita umidade natural. Essas condições amenas dão às plantas tempo para se estabelecerem antes das variações de temperatura do verão e do inverno. Geralmente, a daphne prefere uma área protegida que seja quente e livre de ventos.

Em áreas com invernos frios, proteja a daphne da exposição aos ventos de inverno cultivando-a em uma área abrigada ou no lado sul de uma casa. Tente passar o inverno com vasos em um espaço protegido, como uma varanda, garagem ou porão.

Como Cultivar

Os arbustos de daphne podem ser exigentes, mas não são necessariamente de alta manutenção. Eles apenas têm requisitos culturais específicos que permitem que cresçam com a melhor saúde e vigor.

Muitas variedades de daphne crescem lentamente, com algumas variedades mais novas tendo uma taxa de crescimento mais moderada. Algumas são de longa vida na paisagem, enquanto outras vivem apenas alguns anos. Às vezes, a daphne declina rapidamente sem motivo aparente.

No local certo, com umidade regular, os arbustos de daphne precisam de pouco mais. Seu apelo único em várias estações vale a pena adicionar à coleção de plantas.

Luz

Os arbustos de daphne se dão bem em luz difusa ou sol da manhã com sombra à tarde.

Dependendo da variedade e da zona climática, os arbustos de daphne crescem melhor em sombra parcial. Em climas frios, eles toleram sol pleno desde que os solos permaneçam úmidos. Em climas mais ao sul, eles precisam de proteção contra o sol direto para evitar queimaduras nas folhas. Algumas variedades, como D. mezereum, crescem melhor em sombra total.

Luz difusa ou sol da manhã com sombra à tarde é um bom cenário para a maioria das espécies de daphne, que fazem excelentes plantações de borda de bosques.

Água

As daphnes estabelecidas são moderadamente tolerantes à seca, mas não gostam de umidade prolongada.

A daphne cresce e floresce melhor com rega regular nas estações quentes ou em períodos de seca prolongada. Regue regularmente durante a estação de crescimento, especialmente no primeiro ano, enquanto as plantas se estabelecem. Almeje cerca de uma polegada por semana ou quando as duas polegadas superiores do solo estiverem secas. Deixe o solo secar ligeiramente entre as regas.

Verifique as daphnes em vasos frequentemente no verão, pois os vasos secam mais rapidamente do que os solos no chão.

Uma vez estabelecida, a daphne é moderadamente tolerante à seca. E embora a maioria das daphnes se dê melhor com umidade uniforme, elas não prosperam em condições úmidas prolongadas. Elas toleram condições costeiras e salinidade leve.

Solo

Elas podem se adaptar a vários tipos com boa drenagem e matéria orgânica.

Os arbustos de daphne floridos prosperam em solos bem drenados com umidade uniforme, com os solos secando ligeiramente entre as regas (mas sem que as raízes sequem completamente). Eles preferem solos neutros a ligeiramente ácidos com um pH entre 6,0 – 8,0 ou menos.

Solos arenosos e argilosos oferecem as qualidades de drenagem rápida e riqueza orgânica que a daphne requer. Com emendas e boa drenagem, a daphne se adapta a uma variedade de tipos de solo. Solos com alta matéria orgânica melhoram a aeração, retenção de umidade e drenagem, enquanto fornecem nutrientes.

Se você tiver solos pesados, como argila, opte por um plantio em vaso ou canteiro elevado. Algumas variedades, como D. mezereum, podem crescer em solos pesados com adições orgânicas. Use uma mistura de solo bem drenada, emendada com casca ou composto para melhorar a aeração e drenagem em vasos.

Temperatura e Umidade

Assegure uma circulação de ar adequada em alta umidade para prevenir a podridão.

Dependendo da variedade, a daphne cresce em climas quentes e frios. Variedades resistentes ao frio incluem D. cneorum, D. x burkwoodii e D. x transatlantica.

As plantas respondem a temperaturas frias deixando cair suas folhas. Em climas amenos, as plantas são geralmente perenes ou semi-perenes. Elas são mais propensas a serem caducas em climas de inverno frio.

Em áreas com alta umidade, assegure muita circulação de ar ao redor das plantas. A umidade pode levar a problemas de podridão e declínio em condições excessivamente úmidas.

Para daphnes cultivadas em vasos, assegure que as raízes permaneçam frescas e sombreadas no verão para evitar queimar e secar. Como mencionado, plantas em vasos se beneficiam de proteção contra condições de inverno.

Fertilização

Adicione composto fresco na primavera removendo a camada superior do solo.

Devido ao seu crescimento lento e raízes profundas, o fertilizante não é essencial para os arbustos de daphne. Muito fertilizante leva a um crescimento macio e fraco, suscetível a quebras por ventos ou neve pesada. As emendas orgânicas no solo fornecem nutrientes para a planta.

Para enriquecer vasos, cubra com novo composto na primavera. Remova a camada superior do solo existente para dar lugar ao novo.

Manutenção

Pode as plantas de daphne com cautela para evitar o retrocesso e manter a forma.

Com seu crescimento lento, os arbustos de daphne requerem pouca manutenção. Pode canas mortas ou danificadas no início da primavera. Se as plantas variegadas mostrarem ramos totalmente verdes, remova-os para que as plantas não revertam.

Outras podas são um pouco arriscadas; podem causar retrocesso, mas também beneficiam variedades maiores que se tornam suscetíveis a quebras, mantendo uma forma arbustiva. O melhor é podar a daphne se necessário.

Pode grandes plantas eretas como Daphne x burkwoodii ‘Carol Mackie’ para manter a forma e prevenir possíveis quebras, cortando ¼ do crescimento superior no início da primavera. Ou, pode após a floração. Tome cuidado para não rasgar a casca ao cortar.

Adicione uma camada de cobertura ao redor das daphnes ao plantar e novamente a cada primavera. Certifique-se de não cobrir muito perto dos caules para evitar a podridão. A cobertura mantém as raízes frescas no verão e retém a umidade. Ela isola no inverno e suprime ervas daninhas durante todo o ano. À medida que a cobertura se decompõe, adiciona nutrientes ao solo circundante.

Propagação

Os arbustos de daphne propagam-se melhor através de estacas de madeira dura, embora se desenvolvam lentamente e possam levar alguns anos para se tornarem plantas robustas. As estacas podem levar até um ano para enraizar. Se você estiver disposto ao desafio, tire estacas no verão em crescimento semi-verde (onde a madeira velha encontra a nova).

Estacas

Propague a daphne cortando caules saudáveis em pedaços de 6-8 polegadas com folhas maduras.

Tire várias estacas, pois nem todas podem enraizar. Aqui está como tirar estacas de daphne:

  • Corte caules saudáveis em pedaços de seis a oito polegadas, cada pedaço com folhas maduras.
  • Remova a folhagem da metade inferior de cada segmento, mantendo intactas as folhas superiores. Mantenha as estacas úmidas até estarem prontas para o plantio.
  • Opcional: umedeça a estaca e cubra generosamente o caule inferior com hormônio de enraizamento. Retire o excesso de pó de enraizamento.
  • Insira a estaca cerca de metade de seu comprimento em uma bandeja ou pequeno vaso preparado com solo úmido e bem drenado e uma mistura de perlita. Coloque as estacas em luz indireta brilhante.
  • Regue/borrife conforme necessário, mantendo o solo uniformemente úmido.
  • Quando as raízes se desenvolverem, transplante as estacas para um vaso maior. Mantenha o solo uniformemente úmido até que as plantas estejam folhosas e prontas para o jardim.

Variedades Populares

Ao selecionar daphnes para o seu jardim, considere as recomendações de zona de resistência para restringir as melhores opções. Embora muitos arbustos de daphne estejam em cultivo, alguns são mais fáceis de encontrar do que outros devido às suas condições únicas de crescimento.

Daphne odora ‘Aureomarginata’

Este cultivar mais resistente de D. odora é adequado para as zonas 7-9 do USDA.

Daphne odora está entre as mais perfumadas do gênero, e esta variedade de daphne de inverno é elegante em folha, flor e fragrância. Flores roxo-púrpura profundas surgem de janeiro a março, e seu perfume intensamente doce pode atraí-lo antes mesmo de você alcançar a planta. Folhas longas e verdes brilhantes têm bordas amarelo-cremosas. Plantas arredondadas atingem de três a quatro pés de altura.

D. odora é nativa da China e do Japão. ‘Aureomarginata’ é um pouco mais resistente ao inverno do que a espécie, até cerca de 10°F (-12°C), e zonas 7-9 do USDA. Onde não é resistente, as plantas passam o inverno em vasos em áreas abrigadas protegidas dos ventos de inverno e das temperaturas de congelamento.

Outros cultivares variegados impressionantes de D. odora incluem ‘Maejima’, ‘Moonlight Parfait’ e ‘Banana Split’. As folhas têm amplas margens foliares em tons de marfim-amarelo que contrastam lindamente com os cachos de flores verde-escuras e roxo-púrpura. ‘Alba’ apresenta flores brancas nítidas.

Daphne x burkwoodii ‘Carol Mackie’

‘Carol Mackie’ exibe flores rosa-cremosas no final da primavera.

‘Carol Mackie’ é uma daphne decídua de crescimento baixo com folhagem bonita. Suas folhas verde-acinzentadas têm margens brancas cremosas, e as folhas permanecem bem até dezembro. Uma profusão de cachos de flores perfumadas rosa-pálidas surge no final da primavera. As massas de flores tubulares em forma de estrela carregam um perfume intenso que se espalha pelo jardim.

‘Carol Mackie’ é conhecida por sua folhagem variegada impressionante e resistência ao frio. É um esporte (mutação genética) de ‘Somerset’ nomeado em homenagem a Carol Mackie, que a descobriu crescendo em seu jardim em Nova Jersey em 1962. As plantas são densas e arredondadas e atingem de dois a três pés de altura. Folhas pequenas e estreitas parecem frescas durante toda a estação.

A planta-mãe D. x burkwoodii ‘Somerset’ é outra maravilhosa variedade de daphne florido e um híbrido desenvolvido pelos irmãos ingleses Albert e Arthur Burkwood no início dos anos 1900. Um destinatário do Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society, ‘Somerset’ produz flores rosa-cremosas no final da primavera, complementando as folhas verde-brilhantes. Como ‘Carol Mackie’, as plantas têm um hábito de crescimento lento e arredondado.

Daphne x transatlantica ‘Eternal Fragrance’

Um arbusto de floração repetida chamado ‘Eternal Fragrance’ daphne exibe crescimento ereto e flores brancas.

‘Eternal Fragrance’ produz flores brancas com um blush rosa e centros dourados de maio a outubro. Floresce especialmente intensamente no início da primavera e repete esporadicamente ao longo das estações. A fragrância celestial dura com cada floração sucessiva.

Daphne x transatlantica ‘

‘Eternal Fragrance’ produz flores brancas com um blush rosa e centros dourados de maio a outubro. Floresce especialmente intensamente no início da primavera e repete esporadicamente ao longo das estações. A fragrância celestial dura com cada floração sucessiva.

Daphne x transatlantica ‘Eternal Fragrance’ é conhecida por sua robustez e longevidade, apresentando um crescimento ereto e uma folhagem verde-escura que proporciona um fundo perfeito para suas flores delicadas. Ela é adequada para uma variedade de condições de cultivo e é uma excelente opção para quem busca um arbusto de daphne que ofereça uma exibição prolongada de cor e aroma.

Conclusão

As daphnes são arbustos notáveis que oferecem uma combinação encantadora de fragrância, cor e folhagem atraente. Com uma ampla gama de variedades, cada uma com suas características únicas de floração e resistência, elas são uma excelente escolha para jardins sombreados e áreas que necessitam de um toque especial de beleza e aroma. Ao cultivar daphnes, atente para suas necessidades específicas de luz, água, solo e temperatura para garantir o crescimento saudável e a longevidade da planta. Se você está em busca de um arbusto que adiciona charme e elegância ao jardim durante várias estações do ano, as daphnes certamente são uma opção a ser considerada.