Os arbustos de Weigela existem há centenas de anos. Eles estão se tornando cada vez mais populares por sua natureza despreocupada, belas tonalidades, opções de tamanho e resistência. Se você está procurando um novo ornamento para complementar todos os verdes brilhantes e anuais rosas e roxos em seu jardim, a Weigela ‘Wine and Roses®’ apresenta uma tonalidade única de folhagem marrom que oferece um contraste incrível com seus anuais e verdes brilhantes, adicionando um toque de antiguidade.
Além de sua beleza, este arbusto é extremamente de baixa manutenção, necessitando apenas de uma leve poda e talvez um pouco de cobertura morta em zonas de cultivo mais frias antes dos meses de inverno. Eu tive dificuldade em decidir o que adicionar ao nosso terreno arenoso e inclinado aqui na zona 5b, mas agora sei com certeza que preciso adicionar alguns exemplares de Weigela ‘Wine and Roses®’.
Se você não está familiarizado com os arbustos de Weigela, continue lendo para aprender mais sobre esta variedade tradicional.
Visão Geral
O arbusto florido decíduo ‘Wine and Roses’ Weigela é nativo da Ásia Oriental.
Nome Botânico
Weigela florida ‘Alexandra’
Tipo de Planta
Arbusto florido decíduo
Família
Caprifoliaceae (Madressilva)
Características Especiais
Duas estações de floração, resistente a cervos
Área Nativa
Criado na Holanda
Requisitos de Rega
Média
Tipo de Solo
Bem drenado, úmido, adaptável a diferentes tipos
Pragas
Pulgões, ácaros, cochonilhas, cervos
Doenças
Manchas pretas, antracnose, botrítis, oídio
Zonas de Resistência
USDA 4 a 8
Época de Floração
Uma no final da primavera e outra no verão e outono, dependendo da zona
O Que É?
Esta variedade clássica de jardim possui folhagem profunda e crescimento vigoroso.
Weigela é um arbusto florido decíduo e denso, importado pela primeira vez para a Europa da Ásia no século XIX. Foi descoberto por Robert Fortune em 1844 na ilha de Chusan, e ele considerou um dos arbustos mais bonitos que já havia encontrado. A parte “florida” do seu nome botânico vem da palavra “florido”, que significa excessivo, ruborizado ou elaborado. Isso se refere à quantidade de flores tubulares vistosas das quais os beija-flores adoram se alimentar.
A Weigela ‘Wine and Roses®’ é o resultado de mais de 20 anos de cruzamentos realizados por Herman Geers, da Holanda. Ao cruzar muitas variedades diferentes de Weigela, ele se esforçou para criar uma versão com folhagem profunda, e ele conseguiu. O que ele não esperava era o hábito de crescimento vigoroso, a resistência e a ausência de ameaças sérias de pragas e doenças.
Esta variedade foi reconhecida pela Penn State como Gardener Selects. É um membro dos arbustos floridos Proven Winners® Colorchoice®, selecionados por seus baixos níveis de manutenção, cores intensas e interessantes e alta recompensa no jardim. É também a primeira variedade de Weigela a ganhar a Medalha de Ouro da Sociedade de Horticultura da Pensilvânia.
Aparência
Os arbustos crescem de quatro a seis pés de largura e de um a dois pés por ano.
Este arbusto tem uma folhagem de cor vinho deslumbrante e duradoura e floresce em cachos de flores rosa brilhante, em forma de trombeta, com cinco lóbulos, que aparecem primeiro no final da primavera, com uma segunda floração menor no outono. Sua folhagem marcante permanece de um vinho profundo durante toda a estação, às vezes parecendo quase preta.
Seu hábito de crescimento é denso e arredondado, com ramos arqueados quando totalmente maduro. A poda pode alterar a forma conforme desejado. Comparado a outras variedades de Weigela, ‘Wine and Roses®’ é grande, espalhando-se de quatro a seis pés. A taxa de crescimento é moderada, de um a dois pés por ano em condições ideais.
Como Cultivar
Com um pouco de poda e rega ocasional, você pode facilmente e com sucesso cultivar uma bela Weigela. Você ficará impressionado com a beleza que esta cultivar proporciona sem muito cuidado ou esforço.
Luz Solar
Plante em um local ensolarado para um desempenho ideal.
A Weigela ‘Wine and Roses®’ adora sol, então escolha um local ensolarado no seu jardim para que ela possa ter o melhor desempenho. Embora possa tolerar sombra parcial, a floração será melhor e a folhagem terá a tonalidade mais escura de roxo quando cultivada em pleno sol.
Água
Evite o excesso de água para prevenir o murchamento e garanta um solo bem drenado.
Regue a Weigela recém-transplantada de forma consistente. Muito pouca ou nenhuma água suplementar é necessária uma vez que as plantas estejam bem estabelecidas, embora cuidados extras devam ser tomados quando as condições estiverem extremamente secas e quentes. Se você notar murchamento ou as pontas ligeiramente dobradas, é hora de regar.
Elas não se dão bem com “pés molhados”, então não as cultive onde a água se acumula.
Solo
Este arbusto prefere solo úmido e bem drenado.
O solo preferido é úmido e bem drenado, com um pH entre 5,5 e 7,5. Estas plantas são adaptáveis a diferentes tipos de solo, incluindo argila leve. Teste seu solo com um kit caseiro ou entre em contato com seu escritório de extensão para saber sobre testes de solo profissionais realizados em sua área.
Mulch
A cobertura de palha orgânica protege os arbustos de Weigela durante o inverno em frio extremo.
Lasca de madeira pode ser adicionada para estética do jardim ou em climas do norte, para aquecer o solo, reter a umidade e adicionar fertilidade ao solo à medida que se decompõe.
A cobertura de palha orgânica ou folhas pode ser usada para cobrir a base dos seus arbustos de Weigela antes do inverno quando as temperaturas caírem abaixo de 5°F (-15°C).
Clima e Temperatura
A planta prospera em vários climas sem necessidades específicas de temperatura ou umidade.
Aguarde até que o risco de geada na primavera passe em sua região para plantar uma nova planta ou estaca. A ‘Wine and Roses®’ se desenvolve bem em muitas regiões e zonas diferentes, não tendo requisitos particulares em relação a temperaturas ou níveis de umidade ideais.
Uma vez estabelecidas, os cultivadores de regiões frias podem proteger as coroas dos arbustos com cobertura de palha ou mantas de geada, mas isso é uma preferência pessoal e depende do clima regional. As Weigelas podem tolerar alguma poluição urbana e leve salinidade ao longo das costas.
Fertilização
Fertilize de acordo com as instruções da embalagem com base no tamanho e idade do arbusto.
Aplique um fertilizante bem equilibrado e de liberação lenta na primavera antes que o novo crescimento surja para incentivar o novo crescimento e a folhagem saudável. Opcionalmente, cubra a base da planta com cerca de um pé de diâmetro com composto bem envelhecido para retenção de umidade, um impulso de fertilidade do solo e para reduzir a pressão das ervas daninhas.
No geral, a Weigela é uma planta de baixa alimentação. Consulte a embalagem do fertilizante para obter instruções específicas. As quantidades dependerão do tamanho e idade do seu arbusto.
Colheita
Os caules de Weigela com flores e folhagem são excelentes para buquês duradouros.
Corte caules inteiros, incluindo flores e folhagem, para usar em buquês. A Weigela faz uma flor de corte maravilhosa e duradoura. Combine-a com sálvia russa, alliums ou íris siberiana na primavera.
Poda
Pode regularmente para manter a forma.
Remova quaisquer ramos velhos ou mortos na primavera, à medida que o novo crescimento e as flores começam a aparecer. A Weigela produz flores na madeira do ano anterior, então evite podar até que a planta comece a florescer. Isso garante que você não remova ramos que produzirão flores este ano.
Realize podas leves de manutenção conforme necessário para manter a forma e o tamanho desejados e evitar que pareçam desleixados e se tornem infestados de ervas daninhas. Estes são arbustos de baixa manutenção, mas eles apreciam um pouco de carinho! Sempre use tesouras limpas e afiadas.
Dica profissional: As flores aparecem principalmente em ramos com três anos ou menos. Tire fotos de suas plantas a cada ano durante as sessões de poda para garantir que você não está removendo caules jovens e obter o máximo de seus arbustos. Podas moderadas a pesadas a cada poucos anos rejuvenescerão sua planta e incentivarão o novo crescimento.
Propagação
Estacas de caule de madeira macia são o método mais comum e melhor para propagar arbustos de Weigela, mas você também pode comprar raízes nuas e plantas prontas para transplante. Selecione uma área bem drenada e com sol pleno antes de plantar.
Estacas de Madeira Macia
Propague embrulhando as estacas em uma toalha de papel úmida.
É melhor propagar a Weigela ‘Wine and Roses®’ no início da primavera. Para tirar estacas de madeira macia:
- Selecione um caule saudável.
- Use tesouras limpas e afiadas para cortar de quatro a seis polegadas de crescimento verde abaixo de um nó.
- Remova quaisquer folhas inferiores.
- Opcionalmente, mergulhe a base da estaca em um hormônio de enraizamento antes de colocá-la em solo fresco.
- Várias estacas podem ser colocadas no mesmo vaso, se for grande o suficiente.
- Mantenha as estacas recém-envasadas fora da luz solar direta.
- Mantenha-as regadas enquanto se estabelecem.
- Verifique se há novas raízes em algumas semanas, mas permita que se desenvolvam completamente antes de transplantá-las.
Se elas forem viajar para um amigo, em vez de plantá-las, embrulhe-as em um saco plástico solto com um pouco de umidade ou uma toalha de papel úmida. Coloque-as temporariamente na geladeira, se necessário.
Tire estacas de madeira macia no início da primavera e transplante-as antes do calor do verão para evitar estresse e choque de transplante. Cultivadores de regiões quentes podem tirar estacas mais tarde no ano, quando os invernos não são rigorosos. Note que você quer que seu novo arbusto desenvolva um sistema radicular forte antes de entrar nos meses de inverno.
Estacas de Madeira Dura
Corte um caule diagonalmente ao propagar a partir de madeira dura.
Esta forma de propagação é semelhante às estacas de madeira macia, mas em vez de propagar durante a estação de crescimento, as estacas de madeira dura são tiradas durante a dormência do arbusto, quando não há folhas presentes. Para fazer isso:
- Selecione um caule maduro e lenhoso com o diâmetro de um lápis.
- Idealmente, você pode cortar onde a madeira do ano passado se junta à madeira de dois anos, pois tem o melhor potencial de enraizamento saudável.
- Corte o mais próximo possível do caule principal para uma ferida limpa.
- Corte a ponta do caule onde a madeira muda para madeira verde.
- Faça o corte diagonal para que a água da chuva escorra e saia da estaca. Isso previne o apodrecimento.
- Merque a extremidade em um hormônio de enraizamento antes de plantá-la.
- Coloque o máximo possível do caule no solo para a melhor chance de enraizamento.
- Deixe pelo menos três botões visíveis acima da superfície do solo.
Deixe-as crescer em uma estufa ou estrutura fria enquanto desenvolvem raízes, o que levará mais tempo do que as estacas de madeira macia. As estacas de madeira dura exigem mais esforço para formar novas raízes, então um hormônio de enraizamento é recomendado.
Raízes Nuas
Transplante as raízes nuas da Weigela ‘Wine and Roses’ prontamente ao chegar.
As raízes nuas de Weigela podem chegar com ou sem folhagem. É melhor transplantá-las assim que chegarem, mas se isso não for possível ou o clima não for favorável, plante-as em solo fresco e mantenha-as em ambientes internos, em uma estufa ou em um edifício semi-aquecido como uma garagem. Siga as instruções de cuidado fornecidas pelo varejista.
Transplantes
A Weigela ‘Wine and Roses’ está prontamente disponível em lojas de viveiros na primavera.
Se você ainda não está pronto para tentar fazer estacas ou plantar raízes nuas, muitas lojas de viveiros e suprimentos de jardinagem terão a Weigela ‘Wine and Roses®’ prontamente disponível para compra nesta primavera. Elas podem ser um pouco mais caras, mas crescerão rapidamente assim que você as plantar diretamente no solo.
Plantio
Plantar suas raízes nuas, plantas compradas ou plantas recém-criadas a partir de estacas é fácil uma vez que você tenha selecionado o local perfeito no jardim.
Espaçamento
O espaçamento adequado para a Weigela ‘Wine and Roses’ é de pelo menos 60 polegadas de distância para minimizar o risco de doenças.
A Weigela pode se espalhar de quatro a seis pés, então o espaçamento recomendado é de pelo menos 60 polegadas entre as plantas. O espaçamento adequado e o fluxo de ar ajudam a reduzir o risco de doenças.
Transplante
Transplante uma planta de Weigela cavando um buraco largo e misturando composto com o solo nativo.
Transplante a Weigela durante as partes mais frescas do ano, na primavera ou no outono, para evitar danos de geada às suas raízes.
Você pode colocá-las diretamente na área do jardim que você planejou para sua nova planta de Weigela ou plantá-las em um vaso e deixá-las enraizar. Isso levará de quatro a seis semanas. Deixe-as ao ar livre para que possam permanecer aclimatadas. Mantenha-as bem regadas, mas não exagere na rega.
Afrouxe suavemente a área com um garfo, e adicione seu fertilizante e composto, se necessário. Cave um buraco profundo o suficiente para caber a raiz. Você quer que vários centímetros da raiz fiquem expostos acima da superfície do solo. Repreencha com o solo nativo e compacte suavemente. Regue bem. Corte quaisquer brotos novos para incentivar a energia da planta a desenvolver novas raízes.
Cave um buraco tão grande quanto a bola de raiz com largura extra e coloque-a no buraco. Misture um pouco de composto ao preencher com o solo nativo, deixando o topo da bola de raiz exposto. Regue profundamente e aplique cobertura imediatamente, deixando alguns centímetros ao redor do caule descobertos.
Problemas Comuns
Em geral, os arbustos de Weigela não são problemáticos, mas aqui estão alguns problemas a serem observados.
Afogamento de Raízes
Os arbustos de Weigela não gostam de água parada ou solo encharcado. Para evitar o encharcamento, coloque a Weigela em um local bem drenado. Se você precisar corrigir seu solo antes de transplantar, adicione composto bem envelhecido para adicionar estrutura e reter nutrientes ou areia para melhorar a drenagem. Trabalhe com seu agente de extensão se precisar de assistência.
Pragas
Remova prontamente as plantas de Weigela severamente infectadas para evitar uma infestação generalizada.
- Pulgões são irritantes na pior das hipóteses pelo resíduo pegajoso que deixam para trás.