Como Plantar, Cultivar e Cuidar da Hortênsia de Folhas Ásperas

Você está visualizando atualmente Como Plantar, Cultivar e Cuidar da Hortênsia de Folhas Ásperas

Hydrangea aspera: A Beleza da Hortênsia de Folhas Ásperas

A Hydrangea aspera, ou hortênsia de folhas ásperas, é um membro único do gênero, com folhas aveludadas e flores em forma de renda que se destacam no arbusto. Essas hortênsias realçam a borda de uma floresta ou se misturam em um jardim com folhagem atraente, proporcionando um elegante espetáculo floral no meio do verão.

Essas flores duradouras embelezam o jardim com flores distintas, iluminando áreas parcialmente sombreadas. Um único arbusto é um espécime imponente, com cabeças de flores que variam do azul-púrpura profundo ao rosa pálido e branco. Em grupo ou em massa, a hortênsia de folhas ásperas produz flores em cascata entre a folhagem exuberante.

Visão Geral da Hydrangea aspera

Tipo de Planta: Arbusto perene

Área Nativa: Índia, Nepal, sul da China

Requisitos de Rega: Média

Pragas e Doenças: Pulgões, míldio, manchas nas folhas, murcha bacteriana

O que é Hydrangea aspera?

Prosperando em sombra parcial, esses arbustos exibem flores vistosas e folhagem peluda.

As hortênsias de folhas ásperas apresentam cachos de flores arredondados e achatados em forma de renda. As folhas grandes são peludas em caules lenhosos. O gênero aspera vem do latim “áspero” e se refere à folhagem.

Esses arbustos decíduos crescem eretos com uma forma arredondada, atingindo até 4 metros de altura e a mesma largura em seu habitat natural. Dependendo da variedade, as espécies de folhas ásperas têm em média de 1,8 a 2,4 metros de altura. Sua profusão de flores e folhagem fazem plantios excepcionais em massa, sebes, plantios de fundação, acentos e espécimes.

A H. aspera forma botões em madeira velha. As flores emergem do meio ao final do verão e duram até o outono. As hortênsias combinam lindamente com outras perenes que amam a sombra, como hostas, samambaias, tiarella e astilbe, para combinações deslumbrantes de várias estações. As folhas peludas são um contraste encantador entre outras espécies de hortênsias.

As seleções de folhas ásperas são de baixa manutenção e despreocupadas, crescendo melhor em sombra parcial, dependendo do clima. As plantas são duráveis e têm apelo em várias estações, e cultivares em cores e formas únicas trazem graça e elegância a áreas sombreadas do jardim.

Características

Arbustos médios a grandes com folhas grandes e flores deslumbrantes.

As características mais distintivas desses arbustos médios a grandes são suas folhas grandes e a abundância de flores. Os grandes cachos em forma de renda contêm pequenas flores férteis no centro. Esse conjunto de pequenas flores geralmente é azul-púrpura profundo. As flores férteis atraem polinizadores como fonte de néctar e pólen.

Ao redor das flores férteis há um anel de flores estéreis de um centímetro de cor azul-claro, rosa ou púrpura. As grandes cabeças achatadas chegam a ter até 25 centímetros de diâmetro em algumas variedades. Ao contrário das hortênsias de folhas grandes, o pH do solo não afeta a cor das flores.

Os arbustos lenhosos apresentam folhas macias e peludas em verde escuro. A folhagem em forma de lança ou oval cresce até 25 centímetros de comprimento e 7,5 centímetros de largura. Variedades como ‘Burgundy Bliss’ têm novos brotos que emergem em roxo-avermelhado, e a parte inferior das folhas mantém a cor.

Esses cultivadores robustos são duráveis na paisagem e têm poucas pragas e doenças. Com os requisitos culturais essenciais atendidos, são plantas de jardim de longa duração.

A H. aspera floresce em madeira velha (crescimento do ano anterior). Após a floração, formam seus botões para a próxima estação no final do verão e início do outono. Em climas frios, isso expõe os botões jovens a possíveis danos no inverno e subsequente perda de flores nas estações seguintes. As seleções de folhas ásperas são resistentes nas zonas USDA 7 a 9.

Área Nativa

Nativa da Ásia, prosperando em vales montanhosos e encostas florestadas.

Como muitas hortênsias, as espécies de folhas ásperas são nativas da Ásia. Crescem em vales montanhosos e encostas florestadas da Índia, Nepal, Taiwan e sul da China.

Plantio

Plante esses arbustos robustos no outono ou na primavera para um crescimento ideal.

O outono e a primavera são as melhores épocas para plantar esses arbustos robustos. As condições amenas causam menos estresse nas novas plantas enquanto se estabelecem no jardim. Para adições no outono, não adicione fertilizante no momento do plantio. As plantas decíduas entram em dormência no inverno para conservar energia, e o fertilizante contraria isso, incentivando o novo crescimento. Espere até a primavera para fertilizar durante a estação de crescimento.

Ao plantar, cave um buraco com aproximadamente o dobro do tamanho do vaso do viveiro. Solte suavemente quaisquer raízes compactadas e coloque a planta no buraco. Os arbustos se beneficiam de uma coroa nivelada, em vez de serem plantados muito alto ou muito baixo, para um melhor crescimento e floração. Certifique-se de que a coroa (onde a base dos caules encontra as raízes) esteja ao nível do solo. Regue bem as novas mudas na base da planta.

Transplante

Transplante arbustos dormentes para uma realocação bem-sucedida e um estabelecimento saudável.

Se precisar mover uma hortênsia para outro local do jardim, é melhor fazer isso quando as plantas estiverem dormentes. O final do outono e o final do inverno/início da primavera são ideais. Cave uma área ampla e profunda ao redor das plantas estabelecidas para levantar o máximo de raízes possível para o transplante. Regue profundamente após instalar a hortênsia em seu novo local.

Como Cultivar

Essas plantas são despreocupadas e de baixa manutenção. No entanto, têm certas condições culturais que promovem a saúde geral e a sustentabilidade.

Luz

O crescimento ideal ocorre em sombra parcial com proteção do sol da manhã.

A H. aspera cresce melhor em sombra parcial. Sol da manhã com proteção contra o sol da tarde é ideal na maioria das áreas de plantio.

Em climas mais frios, as flores crescem melhor com mais sol, desde que a umidade do solo seja consistente. Em climas quentes do sul (zonas 8 e 9), duas a três horas de sol da manhã ou luz filtrada são suficientes. As plantas prosperam com mais sombra à medida que o calor e a intensidade do sol aumentam.

O sol direto da tarde queima as folhas e flores. Proporcione sombra ou cobertura de dossel para proteger as plantas do sol do meio-dia.

Água

A umidade consistente é crucial para um crescimento saudável e floração.

O gênero Hydrangea vem da palavra grega “hydor”, que significa água. As hortênsias requerem muita umidade para prosperar. Uma vez estabelecidas, toleram períodos de seca, mas crescem e florescem melhor com água consistente.

Cerca de uma polegada de água por semana é suficiente, com mais necessidade durante períodos secos. Regue até a geada para preparar as hortênsias para a dormência de inverno.

A umidade constante garante a saúde e o vigor geral da planta, mas muita água e solos saturados levam a uma diminuição na floração e problemas fúngicos. Para verificar a umidade do solo, o melhor teste é tocar o solo e sentir de dois a cinco centímetros abaixo da superfície. Solo úmido significa que é hora de segurar a rega, e seco sinaliza que é hora de regar.

Regue as hortênsias pela manhã para reter a maior quantidade de umidade antes da evaporação. Regar profundamente, em vez de frequentemente e superficialmente, é melhor para o crescimento das raízes e absorção de umidade.

Regar na base da planta evita respingos nas folhas e é melhor para prevenir a propagação de doenças fúngicas e bacterianas. Irrigação por gotejamento, mangueiras de imersão ou rega manual direta são ideais para isso. Se usar cabeças de pulverização ou irrigação aérea, regue no início do dia para que as plantas tenham a chance de secar.

Solo

Prepare um solo bem drenado e rico em matéria orgânica com material compostado para o sucesso do plantio.

Essas belezas de verão preferem solos ricos em matéria orgânica, bem drenados e com umidade média. A H. aspera adapta-se a vários tipos de solo, incluindo solos arenosos e argilosos, desde que sejam bem drenados e úmidos. Solos ligeiramente ácidos são ideais. A cor da flor não é alterada pela alcalinidade do solo.

Enriqueça com material orgânico compostado para melhorar a estrutura do solo em solos pobres como argila e areia. A matéria orgânica aumenta a aeração, retém a umidade, promove a drenagem e adiciona nutrientes. Espalhe uma camada generosa de 7,5 a 15 centímetros sobre toda a área de plantio.

Temperatura e Umidade

Prosperando nas zonas 7-9, preferem solo bem drenado e circulação de ar.

As seleções de folhas ásperas toleram uma variedade de temperaturas de verão e inverno dentro das zonas 7-9. Não são as mais resistentes ao frio das espécies. Os botões na madeira velha são suscetíveis a danos em extremos de inverno, resultando em menos flores na primavera.

Para preparar as hortênsias para o inverno, adicione uma camada de três polegadas de cobertura morta para isolamento. Composto, casca de pinheiro, palha e folhas funcionam bem.

Com bastante circulação de ar, prosperam em regiões com calor e umidade. Os solos precisam estar úmidos, mas não excessivamente molhados. As hortênsias podem murchar no calor da tarde, mesmo com solo úmido, mas se revivem nas temperaturas mais frescas da noite.

Fertilização

Estimule o crescimento com composto e fertilizante na primavera, garantindo nutrição equilibrada.

As hortênsias se beneficiam de adições de composto no plantio e a cada outono ou primavera. Você pode optar por uma aplicação de fertilizante na primavera para apoiar as flores pesadas. Procure um fertilizante orgânico granular de liberação lenta rico em fósforo, como 10-30-10, para promover o crescimento e a floração.

Evite fertilizar em excesso, pois muito nitrogênio produz crescimento foliar com menos flores. Pare de fertilizar no outono, quando as plantas param de crescer ativamente e se preparam para a dormência de inverno.

Manutenção

Pode após a floração para dar forma e remova caules mortos com cuidado.

As asperas geralmente não precisam de poda para dar forma. Se optar por podar, faça isso logo após as plantas terminarem de florescer. Corte os caules até um nó de folha saudável. Pode caules mortos, fracos ou danificados pelo inverno no final do inverno ou início da primavera. Evite podar no outono para manter os botões da madeira velha.

Como manutenção regular, mantenha as plantas cobertas com uma camada saudável de três polegadas de casca de pinheiro, composto, agulhas de pinheiro ou folhas.

Propagação

Esses cultivadores lenhosos se propagam melhor através de estacas de caule e alporquia. Tire estacas de madeira macia durante o verão a partir de novos crescimentos.

Estacas

Prepare e plante estacas com cuidado para obter resultados de propagação bem-sucedidos.

Aqui estão passos simples para melhores práticas ao tirar estacas de H. aspera:

  • Corte um pedaço saudável de caule novo de 10 a 15 centímetros.
  • Remova a folhagem da seção inferior da estaca, mantendo uma ou duas folhas superiores intactas. Se as folhas forem grandes, corte metade delas. Mantenha as estacas úmidas até estarem prontas para plantar.
  • Opcional: umedeça a estaca e cubra generosamente o caule inferior com hormônio de enraizamento. Bata para remover o excesso de pó de enraizamento.
  • Plante a estaca em pelo menos cinco centímetros de mistura de envasamento úmida e bem drenada. Metade a dois terços do caule deve estar coberto, incluindo pelo menos dois nós de folhas.
  • Coloque o vaso ou bandeja em um local claro e quente, longe da luz solar direta.
  • Borrife ou regue conforme necessário para manter o solo uniformemente úmido.
  • Quando a estaca resistir a um leve puxão – geralmente de duas a quatro semanas para hortênsias – as raízes estarão formadas e as estacas estarão prontas para serem replantadas.
  • Plante as estacas em vasos de 10 a 15 centímetros e mova-as para fora em condições amenas. As novas plantas serão tenras.

Alporquia

A alporquia é um método fácil de propagação que utiliza ramos existentes. Escolha um ramo baixo e cave uma trincheira abaixo dele. Raspe uma parte do caule e coloque-o na trincheira, expondo a extremidade folhosa do ramo. Cubra o caule e pese-o com uma pedra ou tijolo. Corte o ramo da planta-mãe após o desenvolvimento de novas raízes no caule. Transplante no jardim ou em um vaso.

Variedades Populares

Várias seleções de folhas ásperas estão em cultivo. São adições excepcionais à sua coleção de hortênsias. São resistentes tanto em flores quanto em folhagem.

‘Macrophylla’

O calor do verão convida flores azul-malva com acentos brancos e roxos.

‘Macrophylla’ recebe o calor do verão com flores azul-malva cercadas por flores brancas com centros pontilhados de roxo. As plantas têm folhas longas e largas e um hábito solto e ereto.

‘Macrophylla’ é uma vencedora do Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticulture Society. Atingem de 1,5 a 2,4 metros de altura com interesse da primavera ao outono.

‘Burgundy Bliss’

Desfrute de flores rosa-malva com acentos de folhagem vermelho-púrpura.

‘Burgundy Bliss’ traz flores férteis rosa-malva cercadas por flores externas rosa claro. As novas folhas emergem em vermelho-púrpura rico e amadurecem para verde. A parte inferior das folhas mantém seus tons roxos atraentes.

‘Burgundy Bliss’ atinge de 1,8 a 2,4 metros de altura e largura. As flores brilhantes aparecem de julho a agosto em caules profundos de cor marrom-púrpura.

‘Sargent’

Desfrute de flores em renda azul-violeta profundo em folhagem aveludada com casca descascada.

Hydrangea aspera subsp. sargentiana refresca a exibição de verão com flores em renda azul-violeta profundo com flores estéreis brancas. Tem um hábito aberto com folhas aveludadas e exuberantes.

Os ramos têm casca descascada que adiciona contraste e interesse sazonal. As plantas crescem de 1,5 a 3 metros de altura e são resistentes nas zonas 7-8.

Problemas Comuns

Embora os pulgões sejam visitantes ocasionais, esses arbustos robustos estão livres da maioria das pragas e doenças. Infecções fúngicas, como manchas nas folhas e míldio, às vezes são problemas. A melhor prevenção é garantir condições culturais adequadas através de rega uniforme, sombra parcial, boa circulação de ar e solos saudáveis.

Pragas

A detecção precoce e ação imediata com água ou tratamentos hortícolas previnem danos causados por pulgões.

A melhor maneira de controlar insetos é através da det