Como Dividir Hortênsias em 6 Passos Simples

Você está visualizando atualmente Como Dividir Hortênsias em 6 Passos Simples

Tipos de Hortênsias e Como Dividi-las

Existem seis tipos principais de hortênsias, e muitas delas podem ser divididas. As hortênsias de folha grande mais comuns, como a Hydrangea macrophylla, são facilmente propagadas por divisão. Siga os passos abaixo para fazer isso. Na lista de hortênsias que podem ser divididas, também estão as hortênsias de folha de carvalho e as lisas.

Os tipos paniculata, trepadeira e montanha não são bons para divisão. Estacas de caule, estacas de raiz ou alporquia são melhores para propagar esses tipos. A melhor época do ano para dividir uma hortênsia é no início da primavera. Você notará os novos brotos verdes começando a aparecer nessa época do ano. Como alternativa, você também pode dividir hortênsias no meio ao final do outono.

Algumas plantas em vasos compradas em viveiros têm várias plantas no mesmo recipiente. Essas podem ser facilmente separadas e plantadas separadamente no jardim. Aqui estão os passos para obter o melhor das suas hortênsias recém-divididas.

Materiais

Ao tentar separá-las, use plantas totalmente maduras e saudáveis.

Antes de começar este trabalho, você precisa reunir algumas coisas. Se você estiver plantando suas divisões em vasos, precisará de recipientes grandes o suficiente para uma planta de hortênsia totalmente crescida.

O ideal é uma folha de plástico com uma grande área de superfície para trabalhar e ver as raízes da planta. Você também pode usar um balde grande ou uma tina. Tesouras de poda afiadas ou uma faca são necessárias para raízes vigorosas.

Você tem todos os itens necessários para preparar o solo para que ele tenha bastante composto e materiais orgânicos, sendo rico e fértil?

Como Dividir Hortênsias

Escolha a época certa do ano e o tipo certo de hortênsia antes de começar. As estações mais frescas da primavera e do outono são as melhores.

Depois, é só seguir os passos para fazer tudo certo. É um processo muito simples que até um jardineiro iniciante conseguirá fazer. Esses arbustos também são plantas muito boas para praticar a divisão, pois têm sistemas radiculares muito tolerantes que podem lidar com um pouco de manuseio.

Passo 1: Preparação

Prepare-as cortando-as primeiro.

Antes de começar, corte a planta para que a maioria das folhas e flores sejam removidas, deixando apenas os caules com os brotos verdes se estiver dividindo na primavera. A brotação será um bom começo para que elas se desenvolvam em suas novas posições. Antes de desenterrar qualquer hortênsia no jardim, prepare a nova área com adição de composto ou materiais orgânicos para melhorar o solo.

Faça seus cortes ligeiramente acima dos brotos para que haja 1/4″ de caule logo acima. Se você cortar muito perto do broto ou muito longe, isso pode afetar a saúde geral da sua planta. Certifique-se de que a posição para plantar suas divisões tenha solo bem drenado, rico e com bastante sol pela manhã e sombra à tarde.

Regue bem as plantas por várias horas antes de começar o processo de divisão. Se você não estiver pronto para plantar, mantenha as divisões em um balde de água para mantê-las hidratadas enquanto prepara a área de plantio.

Passo 2: Desenterrar

Desenterre cuidadosamente a planta sem puxá-la com muita força.

Desenterre uma planta que você deseja dividir usando dois garfos de jardim colocados em extremidades opostas e cuidadosamente posicionados para levantar a hortênsia do solo. Você sempre precisa fazer isso com cuidado para não danificar as raízes da planta, mas no caso das hortênsias, não é muito preocupante, pois elas se recuperam rapidamente. Apenas não a puxe do solo pelos caules.

As hortênsias formarão plantas bebês nas laterais do arbusto. Uma vez que elas tenham crescido um pouco e tenham um bom conjunto de raízes, podem ser desenterradas e replantadas. Use uma pá para separar o bebê do aglomerado, cavando no solo para separá-lo da planta-mãe. Isso ajudará a evitar desenterrar toda a planta.

Passo 3: Sacudir as Raízes

Sacuda o máximo de terra possível das raízes.

Coloque a planta em uma folha de plástico para trabalho ou em um balde grande e sacuda o máximo de solo excedente que puder das raízes. Isso permitirá que você veja como dividir as plantas para obter o máximo de sistema radicular possível para uma nova planta. Corte quaisquer raízes danificadas, doentes ou podres.

Passo 4: Dividir

Separar os caules é necessário antes de agrupá-los com base nas raízes.

Selecione alguns caules e separe-os, com suas raízes anexadas, com as mãos. Se isso se tornar desafiador, use uma tesoura de poda afiada ou uma faca para cortar o caule em seções. Agrupe caules únicos, desde que tenham raízes, ou um grupo de caules para uma hortênsia mais instantaneamente arbustiva.

Passo 5: Replantar

É possível replantá-las diretamente no solo ou em vasos.

Replante as divisões na área preparada. Coloque-as no mesmo nível ou até um pouco mais alto do que quando plantadas. Reencha o solo ao redor das raízes e compacte o solo para reduzir bolsas de ar. Regue bem e coloque cobertura morta ao redor da base para manter as raízes aquecidas.

Passo 6: Cuidados Posteriores

Regar adequadamente é vital para manter o solo úmido após o processo.

Regue seus novos arbustos plantados uma a duas vezes por semana para manter as raízes uniformemente úmidas. No entanto, não deixe o solo ficar encharcado.

Se o seu solo estiver bem preparado, eles não precisarão de alimentação extra. Mas se as plantas vizinhas precisarem de fertilizante, evite fertilizantes ricos em nitrogênio, que promoverão o crescimento de muitas folhas sem flores. Se houver uma onda de frio, envolva-as em estopa ou até mesmo em plástico bolha para evitar que as plantas fiquem muito frias.