Como Desenterrar e Transplantar Rebentos de Lilás

O que esperar nesse post

Lilases: Arbustos Floridos Decíduos

Os lilases, ou plantas do gênero Syringa, são arbustos floridos decíduos com folhas verde-esmeralda e flores roxas, brancas ou rosas. As flores perfumadas surgem em cachos à medida que os dias se alongam e aquecem no início da primavera. Enquanto novas flores aparecem, brotos surgem da base dos arbustos.

Esses brotos, ou corredores, são ramificações da planta principal. Eles brotam de ramificações subterrâneas do lilás principal. Usando pás e podadores, você pode remover essas ramificações e propagá-las para obter mais lilases.

Método de Propagação

Este método de propagação funciona bem em lilases não enxertados. Muitas variedades são enxertadas em porta-enxertos resistentes, o que significa que o tronco inferior é de uma variedade diferente do tronco que cresce acima da união do enxerto. Qualquer caule que brotar terá características diferentes. Você pode cavar e transplantá-los, mas saiba que eles crescerão de forma diferente da planta original.

Passo a Passo para Transplantar Brotos de Lilás

Reúna as Ferramentas Necessárias

Algumas ferramentas facilitarão esta tarefa. Comece reunindo os seguintes suprimentos:

  • Pá de Jardim
  • Podadores
  • Balde
  • Fonte de Água

Uma pá ajuda a desenterrar os brotos, enquanto os podadores ajudam a cortar raízes grossas e lenhosas. O balde e a fonte de água são necessários para manter os brotos hidratados até que você possa transplantá-los ou colocá-los em vasos. Um suprimento opcional é o composto—use-o para cobrir o solo perto dos transplantes frescos para ajudá-los a se estabelecerem após o plantio.

Passo 2: Localize Brotos Saudáveis

Brotos com folhas emergem do solo ao redor do arbusto.

Os brotos de lilás aparecem no início da primavera, quando os botões incham nos caules superiores, e você precisa capturá-los no momento certo para transplantar. Você notará brotos com folhas emergindo do solo em um grande perímetro ao redor do arbusto. Qualquer um deixado da temporada anterior crescerá mais alto e mais grosso a cada ano até que ultrapassem a planta original!

Brotos jovens com um ou dois botões em um caule curto podem não crescer bem após o transplante, embora os maiores se saiam bem. Localize brotos saudáveis, vigorosos e grossos para desenterrar.

É melhor remover qualquer broto restante que você não planeja desenterrar. Eles consomem energia da planta original, levando a menos flores no arbusto na próxima primavera. Você pode deixá-los crescer se quiser um matagal denso com múltiplos caules.

Passo 3: Desenterre os Brotos

Cave o mais próximo possível das plantas principais e levante suavemente o broto do solo.

Depois de identificar os caules que você gostaria de propagar, é hora de desenterrá-los. Pegue sua pá e cave o mais próximo possível do lilás principal, em vez de perto do broto. Isso permite que você escave o máximo de raízes possível com os brotos, o que os ajudará a se adaptar bem após o transplante.

Continue cavando um perímetro ao redor do broto, tomando cuidado para não danificar as ramificações. Alguns podem não ter raízes—tudo bem! Eles provavelmente não sobreviverão ao transplante, mas os caules sem raízes são bons candidatos para propagação como estacas.

Uma vez que seja fácil levantar o broto do solo, é hora de dar uma olhada mais de perto em suas raízes. Não use a pá para cortar brotos grossos, pois isso pode fazer cortes irregulares e prejudicar as plantas.

Passo 4: Corte Raízes Grossas

Corte as raízes grossas que mantêm o broto ancorado no solo.

Brotos maduros desenvolvem raízes grossas para se ancorarem ao solo. Você precisará de podadores afiados para soltá-los com cortes limpos. Comece localizando as raízes grossas que prendem os brotos ao solo.

Pode cada raiz grossa, depois levante suavemente o broto. Se ainda estiver preso, dê uma olhada mais de perto na planta para ver as raízes restantes. Qualquer uma que restar impedirá que o broto saia do solo. Pode cada raiz restante uma por uma, depois levante a planta novamente para ver se ela sai.

As raízes pequenas são tão importantes quanto as grossas e ancoradoras. Pode gentilmente para garantir que você as deixe intactas.

Passo 5: Mantenha a Umidade Consistente

Coloque os brotos em um balde cheio de água assim que removê-los do solo.

Sem a proteção do solo, os brotos de lilás estão sujeitos a secar antes que você possa transplantá-los. É aqui que o balde cheio de água é útil! Coloque cada broto no balde assim que removê-los do solo. Eles ficarão felizes e hidratados dentro do balde de água até que você esteja pronto para plantá-los.

Dois a três dias é o tempo máximo que você deve deixar os brotos no balde de água. Eles vão declinar ao longo do tempo sem acesso ao solo fresco. Prepare vasos ou canteiros vazios para o plantio logo após desenterrar os brotos para dar a eles uma boa chance de sobrevivência.

Passo 6: Corte as Raízes

Corte as raízes ou espécimes longos para ajudá-los a caber nos vasos.

Se você estiver plantando as ramificações no solo em vez de vasos, pode pular esta etapa. Vasos têm espaço limitado, o que significa que você pode ter que cortar as raízes dos brotos para ajudá-los a caber dentro. Uma mão suave é essencial para evitar danos excessivos durante esta etapa.

Remova o mínimo possível das raízes para que as ramificações caibam com segurança nos recipientes. As raízes grossas e horizontais representam um desafio; simplesmente pode-as com cortes rápidos e afiados.

Dê uma olhada no crescimento superior. Caules longos correm o risco de cair, e é melhor podá-los agora em vez de depois do plantio. Corte os espécimes longos até os botões ou novos brotos que se formam na base dos caules.

Passo 7: Plante os Brotos em Vasos

Coloque os brotos em um vaso à sombra parcial para que enraízem adequadamente.

Brotos de lilás podados e hidratados estão prontos para serem transplantados em vasos! Prepare recipientes ou sacos de cultivo com solo fresco para vasos, depois coloque um caule enraizado dentro de cada um. Coloque mais solo para vasos em cima das raízes até que alcance o topo dos recipientes.

Regue as plantas em vasos e coloque-as à sombra parcial por uma ou duas semanas. Embora os lilases precisem de sol pleno para prosperar, a sombra parcial é ideal durante o processo de enraizamento. Varandas, pátios ou sacadas protegidas são locais ideais para este período. Os lilases em vasos prosperarão sob sol pleno após o período de transição.

Os arbustos estão prontos para o transplante quando estão bem enraizados, três meses ou mais após o plantio. Transplante-os no outono ou espere até a primavera seguinte.

Passo 8: Transplante os Brotos

Coloque o arbusto em um buraco duas vezes mais largo e profundo que sua raiz ao ar livre.

Os lilases precisam de sol pleno para prosperar; eles preferem seis ou mais horas de luz solar direta diária durante a estação de crescimento. Escolha um local adequado, pois será onde seus lilases viverão pelo resto de suas vidas. Eles são difíceis de transplantar após se estabelecerem.

Para transplantar, cave um buraco duas vezes mais largo e profundo que a raiz do seu arbusto. Remova o lilás do recipiente e solte a parte inferior da raiz. Coloque o lilás dentro do buraco e adicione mais solo ao redor de suas raízes. Regue bem o local. Você pode precisar adicionar mais solo ao buraco se o solo afundar após a rega.

Uma vez que ocorra novo crescimento, você saberá que seus lilases propagados estão se adaptando bem aos novos ambientes. Continue com os cuidados adequados e eles prosperarão por décadas!

Passo 9: Cuidados Pós-Transplante

O arbusto florido crescerá melhor em sol pleno, umidade consistente e solo bem drenado.

Os lilases precisam de sol pleno, solo bem drenado e umidade consistente para prosperar. Fique atento a pragas como oídio, insetos de escama e tripes. Arbustos saudáveis são resistentes a pragas.

Adicionar composto ou húmus de folhas ao solo uma ou duas vezes por ano é outra tarefa benéfica para os lilases. O composto se decompõe lentamente, adicionando nutrientes, micróbios e estrutura ao solo. Adicione uma camada de duas a três polegadas de espessura no topo do solo, deixando um espaço entre os troncos do lilás e o composto.

Brotos surgirão anualmente na primavera. Escolha propagá-los, removê-los ou deixá-los crescer. Evite deixar brotos de variedades enxertadas crescerem, pois eles ultrapassarão a planta original com crescimento indesejável.

Continue sua leitura aqui