Hortênsias
As hortênsias, com suas inflorescências decadentes em tons saturados, são uma marca registrada do verão. Elas pontuam a borda sombreada, formam uma cerca viva volumosa e iluminam a fundação. Também são excelentes para plantios em vasos. Sob suas folhas largas e flores cheias, há uma constituição robusta; os arbustos lenhosos e duráveis crescem em uma ampla gama de climas e condições.
Se você vive em uma área fria e enfrenta desafios para fazer as valiosas hortênsias de folha grande florescerem, experimente uma espécie diferente com adaptações resistentes e as mesmas flores evocativas. Enquanto prosperam no calor, as hortênsias resistentes ao frio também toleram condições de inverno em zonas climáticas mais baixas. Entre as resistentes ao frio estão as hortênsias de montanha, ou Hydrangea serrata, e sua mistura de variedades que florescem fielmente.
Variedades de Hortênsias de Montanha
Semelhantes às valiosas hortênsias de folha grande, as variedades de montanha têm uma forma compacta com flores lacecap em azuis e rosas. Os arbustos de fácil cuidado oferecem uma longa temporada de cor e interesse no outono com folhagem vibrante. Polinizadores visitam as flores férteis (não presentes em todas as hortênsias), e os pássaros se alimentam das sementes após a floração.
Vamos explorar nossas hortênsias resistentes ao frio favoritas para climas frios!
Pink Dynamo™ Hydrangea
Aumente o charme do seu jardim com a Pink Dynamo™ Hydrangea—uma potência compacta que traz flores rosa vibrantes para o seu oásis ao ar livre. Perfeita para bordas, vasos ou como um ponto focal deslumbrante, esta hortênsia é uma verdadeira multitarefa que prospera em espaços pequenos.
Quais Hortênsias São Resistentes ao Frio?
Flores de montanha e seus cultivares vêm em várias cores, dependendo do pH do solo.
A Hydrangea serrata é semelhante em aparência à hortênsia de folha grande (H. macrophylla), a clássica com folhagem ampla e grandes cabeças de flores. Mais compacta, a espécie serrata atinge de dois a quatro pés de altura e possui flores lacecap menores. As flores se espalham entre a folhagem, cobrindo de cima a baixo. Elas trazem várias semanas de flores de junho a agosto, dependendo do seu clima, com variedades de floração precoce na mistura.
A Hydrangea serrata compartilha uma faixa nativa com hortênsias de folha grande no Japão e nas Coreias do Norte e do Sul. H. serrata cresce em vales montanhosos, enquanto a de folha grande está mais próxima da costa. A espécie adaptada ao frio é mais resistente que sua prima temperada. Elas são boas opções se for desafiador para as seleções de folha grande sobreviverem ao inverno e florescerem na sua zona de cultivo.
As hortênsias de montanha têm superfícies de folhas menores que resistem ao murchamento no calor do verão. Como lacecaps, as cabeças de flores contêm flores férteis cercadas por flores externas. As flores férteis fornecem néctar e pólen para insetos visitantes. Os arbustos também trazem interesse no inverno com flores de papel cor de palha e casca marrom acobreada. Caules ocos fornecem habitat de nidificação para abelhas.
As hortênsias de montanha e seus cultivares mantêm tons de rosa, azul, violeta e branco, dependendo do pH do solo. As hortênsias resistentes ao frio florescem de forma confiável na zona 6 e na zona 5 com proteção de inverno, como cobertura morta, folhas ou um envoltório de estopa para proteger os botões de madeira velha em desenvolvimento. Variedades mais novas mostram melhor resistência, com refloração e formação de botões em madeira velha e nova.
Outras hortênsias resistentes ao frio a serem procuradas incluem a paniculata (H. paniculata) e a nativa norte-americana suave (H. arborescens).
Brotos de Madeira Velha e Nova
É importante saber se a flor é de madeira velha ou nova.
As hortênsias formam botões em caules velhos (do ano anterior), caules novos (crescimento fresco na primavera e verão) ou ambos. Conhecer essa característica é útil na seleção de hortênsias resistentes ao frio. Os botões de madeira nova não correm o risco de congelamento no inverno. Arbustos que formam botões em caules velhos e novos oferecem a maior cobertura de botões viáveis.
A hortênsia de montanha, como espécie, forma botões em madeira velha. Cultivares resistentes florescem em crescimento velho e novo. Os botões se formam no final do verão, logo após a floração, em caules existentes. Eles passam o inverno e se desenvolvem para emergir no início do verão. Em invernos rigorosos, esses botões de madeira velha são suscetíveis a congelamento e queda, o que significa que não haverá flores vistosas no verão. Os botões de madeira nova garantem uma exibição, somando-se aos que passam o inverno. Eles se formam no crescimento da estação quente para cor contínua.
Também é útil saber se sua hortênsia é uma flor de madeira velha ou nova (ou ambas) quando se trata de poda. Uma hortênsia de madeira velha podada no outono significa que os caules com botões são cortados, então a falta de floração ocorre no ano seguinte. Uma hortênsia de madeira nova aceita poda no outono e final do inverno e ainda forma botões e floresce naquele verão. Mas a hortênsia de montanha compacta e de baixa manutenção precisa de poda mínima. Se precisar aparar, faça isso logo após a floração, antes que os botões se formem.
pH do Solo e Cor da Flor
Dependendo da acidez do solo, a cor das flores pode ser azul ou rosa.
Como os tipos de folha grande, o pH do solo impacta a cor das flores azuis ou rosas das hortênsias de montanha. Um solo neutro produz uma flor de tom malva arroxeado. Flores de hortênsia azul precisam de solos ácidos com pH inferior a 6,0. Adicione sulfato de alumínio ou enxofre elementar ao solo circundante para aumentar a acidez bem antes do plantio.
Flores rosas ocorrem em solos mais básicos, alcalinos, com níveis de pH acima de 6,0. Para alcançar tons mais rosados, adicione cal ao solo. Um teste de solo ajuda a determinar os níveis de pH do seu solo e quanto você precisará ajustá-los.
Adicione emendas antes do plantio ou da floração para que o solo e as raízes absorvam o material. O outono ou o final do inverno é ideal para a correção do solo.
‘Tuff Stuff™’
Esta variedade é uma flor contínua e apresenta lacecaps limpas e compactas.
‘Tuff Stuff™’ lidera a lista como uma hortênsia de montanha resistente ao frio e reflorente. Lacecaps rosa brilhante ou roxo-azul intenso emergem em uma forma compacta e limpa. O poderoso arbusto mostra toda a cor de uma hortênsia de folha grande, mas com uma constituição mais resistente.
‘Tuff Stuff™’ forma botões em madeira velha e novamente em madeira nova, garantindo um suprimento de cor durante toda a estação. Como ‘Tuff Stuff™’ é um cultivador anão com folhas densas, raramente precisa de poda. Corte qualquer caule morto na primavera. Em plantas estabelecidas, desbaste caules velhos periodicamente para promover novo crescimento.
A flor contínua é uma escolha confiável para grandes vasos, bordas e fundações. Procure por ‘Tuff Stuff™ Ah-Ha®’ com flores duplas para camadas de pétalas abertas e pontiagudas. ‘Tuff Stuff™ Top Fun®’ tem flores férteis verde-brilhantes no centro de aglomerados de flores magenta ou roxas. No verão, a folhagem transita de verde profundo para bordô. ‘Top Fun®’ é resistente à zona 4 e também tolerante ao calor e sal.
‘Bluebird’
A variedade tem uma longa temporada de floração com flores pendentes.
‘Bluebird’ possui lindas lacecaps que se destacam entre grandes folhas brilhantes. Dependendo do pH do solo, flores azul-claro cercam flores azul-escuro mais profundas. Flores externas pendem suavemente, revelando um fundo rosa e uma coloração multitonada.
‘Bluebird’ tem uma longa temporada de floração com flores até a geada. Uma característica marcante é a folhagem vermelha brilhante no outono, com as folhas carmesim e as cabeças de flores de final de estação criando uma exibição outonal atraente. ‘Bluebird’ é uma variedade popular de hortênsia resistente ao frio e um recipiente do Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society por suas qualidades floríferas, crescimento durável e valor ornamental.
‘Beni-Gaku’
A flor possui lacecaps brancas com um toque rosa ou roxo.
‘Beni-Gaku’ é um favorito antigo de jardim por sua floração confiável. Lacecaps brancas têm pétalas externas com um toque de rosa e roxo. Brácteas amadurecem para um rosa avermelhado para um contraste marcante. O interesse sazonal se estende com folhas verde-escuras que assumem tons de vermelho, bordô e bronze no outono.
A floração de início a meio da temporada produz cabeças de flores de seis polegadas de cima a baixo. As pétalas doces têm leves ondulações entre as folhas ovais pontiagudas. Flores férteis verdes a rosa e roxo ampliam a paleta de cores para uma mistura de tons que aparecem ao mesmo tempo.
‘Let’s Dance Sky View®’
A flor é um híbrido de espécies de montanha e folha grande.
A série Let’s DanceⓇ apresenta cores aprimoradas e folhagem atraente, além de sua floração consistente em zonas climáticas. ‘Sky View®’ traz um híbrido resistente que cruza espécies de montanha e folha grande.
Em solos ácidos, ‘Let’s Dance Sky View®’ emerge azul-céu com um olho verde-pálido, tornando-se totalmente azul à medida que amadurece. Pétalas densamente compactadas e sobrepostas compõem cada grande aglomerado arredondado. Botões se formam em caules velhos e novos para um show garantido.
‘Sky View®’ tem uma forma anã e arredondada. O hábito compacto o torna ideal para vasos, varandas, pátios e situações de frente de borda.
‘Blue Billow’
Esta variedade apresenta flores externas azul-pervinca claras e flores internas azul-escuras.
‘Blue Billow’ traz uma onda de azuis com flores externas azul-pervinca claras que cercam flores internas azul-escuras. As pétalas envelhecem para um vermelho profundo, combinando com a cor da folha vinho no outono.
As flores de início a meio do verão duram semanas. A estatura compacta de ‘Blue Billow’, a floração confiável e o fácil cuidado a tornam ideal para uma cerca viva de hortênsias vistosa. Plante os arbustos no lado próximo do espaçamento (cerca de 4 pés de distância) para um apelo de cerca viva.
‘Blue Billow’ floresce de forma confiável na zona 6. Na zona 5, invernos particularmente severos podem danificar os botões de madeira velha. Ofereça proteção extra no inverno, como cobertura morta, folhas ou um envoltório de estopa para reter os botões durante extremos.
‘Tiny Tuff Stuff™’
Esta variedade de hortênsia resistente ao frio produz lacecaps roxas em tons pastéis com sobretons azuis ou rosas.
‘Tiny Tuff Stuff™’ é uma pequena caixa de joias de cor. A hortênsia de montanha resistente ao frio produz uma profusão de lacecaps em tons roxos pastéis com sobretons azuis a rosas, dependendo do pH do solo.
As flores delicadas têm pétalas duplas. Elas envelhecem para um rosa suave e se arqueiam em uma ponta descendente à medida que amadurecem.
Como a ligeiramente maior ‘Tuff Stuff™,’ ‘Tiny Tuff Stuff™’ é confiavelmente resistente ao inverno em suas zonas de cultivo com boa formação de botões. A Proven Winners destaca a floração confiável após cada inverno em seus testes em Michigan.
‘Diadem’
Esta flor possui flores externas de cor azul-clara ou rosa-pálido com grandes aglomerados de flores internas.
‘Diadem’ apresenta floração precoce com flores férteis e sépalas em grandes aglomerados que emergem antes de outras no gênero. Seja azul-claro ou rosa-pálido, as cabeças de flores firmes resistem ao calor e encantam entre folhas verde-brilhantes. Flores férteis em rosa e pêssego adicionam um apelo suave.
‘Diadem’ é um recipiente do Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society. Sua forma densa e arredondada, flores de cima a baixo e desempenho fácil lhe conferem o status.
‘Golden Sunlight’
A variedade apresenta grandes aglomerados de flores que podem atingir de 6 a 8 polegadas de diâmetro.
O caleidoscópio que é ‘Golden Sunlight’ começa com folhas amarelo-limão brilhantes na primavera. Elas amadurecem para verde com o aquecimento do verão. As flores emergem em branco nítido e transitam para rosa ou azul, finalmente tornando-se vermelhas no final da estação. As folhas também ficam carmesim com o resfriamento do outono.
Os aglomerados de flores são grandes em ‘Golden Sunlight’ e podem atingir de seis a oito polegadas de diâmetro. As plataformas de pouso para polinizadores são um atrativo e iluminam cantos sombreados. Sol da manhã e luz dappled à tarde são ideais para proteger as folhas vibrantes de queimaduras solares.
‘Pink Dynamo™’
A flor é uma variedade de floração repetida e tolerante ao calor, ostentando cores rosa profundo e claro.
‘Pink Dynamo™’ intensifica o esquema de cores com rosa profundo e claro em cada aglomerado de flores. Como uma variedade de hortênsia resistente ao frio, de floração repetida e tolerante ao calor, os pequenos arbustos não perdem o ritmo ao longo das estações.
Cada flor rosa brilhante (mais azul em solos ácidos) brilha contra folhas verde-escuras em caules longos e graciosos. Um hábito arredondado e arrumado raramente precisa de poda e requer pouca manutenção.
Variedades compactas de hortênsias de montanha como ‘Pink Dynamo™’ e outras em nossa lista são versáteis em diferentes escalas de jardim. Elas se encaixam em pequenos espaços, complementam a borda de arbustos mistos, arredondam uma fundação ou se tornam um ponto focal em um vaso.