7 Rosas Que Você Não Deve Podar Até Que Terminem de Florescer

No momento, você está visualizando 7 Rosas Que Você Não Deve Podar Até Que Terminem de Florescer

Rosas: Um Espetáculo de Flores e Folhagens

As rosas são uma das plantas mais populares e cobiçadas, e sua floração é um dos eventos mais aguardados nos jardins. A emoção de ver os botões começarem a inchar nos faz sair para conferir diariamente, sem querer perder um único momento das pétalas se desdobrando.

A primeira vez que uma nova rosa floresce é especialmente emocionante. Você provavelmente tem uma ideia de como as flores serão, mas vê-las pessoalmente, em seu jardim, é algo especial. A transformação de um aglomerado de hastes sem folhas em uma exibição espetacular de folhagem e flores.

Podando Rosas para Maximizar a Floração

Saber quando e como podar suas rosas é um fator importante para maximizar sua floração. Se não acontecer no momento certo, você pode perder muita ação, ou elas podem não florescer de forma alguma. Tecnicamente, todas as rosas são melhores podadas logo após a floração, mas algumas se saem melhor quando você as poda no início da primavera, antes da primeira floração.

O fator que determina se você deve esperar para podar até após a floração é o número de floradas. Se uma rosa floresce repetidamente, significa que floresce em madeira nova. Podar essas rosas no início da estação incentivará o novo crescimento e, assim, a floração. Para aquelas que florescem apenas uma vez por ano, elas formam botões em madeira velha.

Quando você as poda antes de florescerem, corta os botões, e elas terão uma floração medíocre, se é que florescerão. Vamos dar uma olhada em alguns tipos diferentes de rosas e por que você não deve podá-las até que terminem de florescer no outono.

‘American Pillar’

Flores rosa ousadas trazem um charme selvagem e atemporal.

‘American Pillar’ é uma linda rosa trepadeira de estilo antigo. Tem um visual selvagem, com flores rosa ousadas e simples em grandes cachos. Como um cultivar de estilo antigo, esta rosa é altamente resistente a doenças e, no geral, um tipo mais robusto do que as variedades modernas com raízes enxertadas. Tipos mais antigos tendem a se adaptar bem a uma gama mais ampla de ambientes.

Além de sua constituição resistente, as rosas mais antigas geralmente florescem apenas uma vez por ano. Elas têm uma floração longa, mas uma vez que termina, começam a se recuperar para o espetáculo do ano seguinte. Essas plantas florescem em madeira velha, por isso é melhor podá-las imediatamente após terminarem de florescer. Isso lhes dá o maior tempo possível para se recuperar e permitir que seu crescimento de verão amadureça e forme botões.

‘La Ville de Bruxelles’

Flores belas e densamente petaladas cativam com seu aroma.

‘La Ville de Bruxelles’ é um cultivar damasco antigo que remonta ao início dos anos 1800. Tem algumas das maiores flores das rosas antigas. Elas medem de três a quatro polegadas e são densamente petaladas, no tom perfeito de rosa. Além disso, são excepcionalmente perfumadas, com um aroma frutado.

As rosas damasco se dividem em dois grupos: verão e outono. Os cultivares de verão florescem apenas uma vez em madeira velha, enquanto os cultivares de outono florescem repetidamente. Como esta é uma variedade de verão, floresce em madeira velha; portanto, podá-la antecipadamente reduzirá drasticamente o número de flores. Você não deve podar rosas damasco até que terminem de florescer!

‘Felicite Parmentier’

Grandes pétalas suaves têm uma fragrância que captura corações.

‘Felicite Parmentier’ é uma rosa híbrida alba na categoria de estilo antigo. Introduzida em 1834, resistiu ao teste do tempo e continua sendo uma escolha popular quase 200 anos depois. As grandes flores totalmente dobradas são de um rosa suave com um tom mais profundo em direção ao centro. Camadas e babados giram em torno de um olho verde quase invisível.

No estilo dos jardins antigos, esta variedade é altamente perfumada e floresce apenas uma vez por ano. A maioria dos cultivares de jardins antigos tem esse hábito. Como tal, essas confeitarias de algodão-doce se formam em madeira madura, então podar antecipadamente reduzirá o espetáculo.

‘La Belle Sultane’

Flores carmim profundas com uma fragrância rica e deliciosa.

‘La Belle Sultane’ é um nome extravagante para uma planta extravagante. O primeiro registro desta rosa é de 1795. É uma gallica, e também floresce em madeira velha. A maioria das variedades mais antigas é assim, por isso você deve esperar para podar na primavera e apenas cortar quando as flores caírem.

Este cultivar é um grande arbusto que cresce até oito pés de altura. Criado na Holanda, tem resistência excepcional a doenças e é fácil de cuidar. As flores têm forma de pétalas simples, em um carmim profundo, vermelho com um toque de roxo. Elas têm uma fragrância forte e agradável.

‘Duc de Fitzjames’

Bordas roxas profundas desbotam para rosa, criando um belo contraste.

‘Duc de Fitzjames’ é outra rosa que você não deve podar até que suas flores terminem seu lindo espetáculo. Esta variedade é incrivelmente bela e maravilhosamente perfumada. As flores totalmente dobradas, em estilo de jardim, são um degradê de cores, variando de quase roxo nas bordas a rosa brilhante no centro. Um olho amarelo é quase invisível quando estão totalmente abertas. Introduzida em 1837, esta é uma planta com verdadeiro poder de permanência.

Este é um cultivar centifolia, e essas rosas vintage são de floração única. ‘Duc de Fitzjames’ faz um espetáculo no meio do verão e é melhor podada imediatamente depois. É uma variedade espetacular com folhagem densa e luxuriante.

‘Alba Maxima’

Pétalas semi-dobradas se desdobram em uma exibição fragrante a cada ano.

As albas são outro tipo de cultivar de jardim antigo que fazem bons elementos de paisagismo. Esses grandes arbustos bem formados são excepcionalmente longevos, para que você possa apreciá-los por muitos anos. Eles são tolerantes à luz e crescerão em áreas parcialmente sombreadas do jardim.

‘Alba Maxima’ é uma das rosas mais longevas de todas. As flores são semi-dobradas, então seus estames amarelos aparecem quando estão totalmente abertas. As pétalas são inicialmente rosadas, desbotando para um branco cremoso à medida que envelhecem. Essas rosas alba extra perfumadas florescem uma vez, e você não deve podá-las até que a floração termine.

‘Chapeau de Napoleon’

Grandes flores rosas com uma fragrância deliciosa iluminam os jardins.

‘Chapeau de Napoleon’, que significa chapéu de Napoleão em francês, é uma rosa musgo crestada, que é um tipo de centifolia. Ela celebrará seu 200º aniversário em 2026, tendo sido descoberta no jardim de um castelo medieval abandonado por um botânico suíço. Como centifolias, as rosas musgo crestadas florescem apenas uma vez por ano, e você não deve podar até depois.

O título, musgo crestado, vem da cobertura musgosa nos botões antes de se abrirem. ‘Chapeau de Napoleon’ tem grandes flores de pétalas duplas rosas com uma fragrância forte. Cresce bastante alta, mas tem uma forma relaxada, então um treliça ou outro suporte é útil.

Como Podar

Remova galhos danificados e faça uma leve poda para modelar.

Enquanto as rosas de floração repetida muitas vezes se beneficiam de uma poda intensa no outono ou final do inverno, as rosas de floração única não precisam de tanto trabalho. A menos que você esteja tentando controlar a altura ou a extensão geral do arbusto, uma leve modelagem é suficiente. Aqui estão alguns passos a seguir quando sua rosa de floração única terminar de florescer.

O primeiro passo na poda de qualquer planta é identificar qualquer crescimento não saudável e removê-lo. Galhos mortos ou morrendo e áreas que parecem afetadas por doenças ou infestações de pragas são os primeiros a serem removidos. Não tente salvar essas partes por causa da forma, pois podem acabar causando mais mal do que bem.

Remova completamente as flores murchas removendo quaisquer flores restantes e as extremidades dos galhos floridos. Basicamente, dê ao arbusto inteiro uma leve poda geral para incentivar o crescimento sem estressá-lo cortando demais. Corte o caule de volta para o próximo botão voltado para fora para incentivar o crescimento para fora em vez de em direção ao centro.

Dependendo do tipo de rosa, você vai querer afinar o interior removendo galhos cruzados e afinando áreas que parecem lotadas. Essas áreas densas são mais suscetíveis a doenças fúngicas, pois menos ar circula ali, e a umidade pode permanecer nas folhas em vez de evaporar.

Evite podas maiores durante os meses mais quentes, pois é mais estressante para a planta. Após sua leve poda, aplique fertilizante para ajudar sua rosa a se recuperar dos nutrientes perdidos para as flores.

Depois de terminar de podar e fertilizar, cubra a base da planta com cobertura morta para isolar as raízes, mantendo-as frescas e retendo a umidade. Regue profundamente e, em seguida, continue com os cuidados normais durante o restante da estação.