Peônias: Beleza e Perfume Duradouros
Amadas por suas flores exuberantes e fragrância doce, as peônias são perenes de longa duração que oferecem décadas de cor recorrente. Mesmo quando não estão floridas, sua folhagem elegante proporciona um belo pano de fundo para as flores do verão.
Favoritas históricas com uma constituição resistente, as peônias adicionam charme do velho mundo ao arranjo perene. Elas têm raízes de milhares de anos em jardins asiáticos e aparecem nos escritos do primeiro século de Plínio, o Velho, na Roma antiga. O cultivo de peônias selvagens começou por suas propriedades medicinais e evoluiu para qualidades ornamentais. Após séculos na China, ganharam popularidade na Europa no século XIX, especialmente com a hibridização de criadores franceses. Rapidamente se espalharam para os jardins americanos na década de 1850.
Variedades vintage e de herança de peônias exibem charme nostálgico e alto desempenho, resistindo ao teste do tempo. Variedades de meados do século e anteriores duram décadas com floração confiável. As variedades de peônias de herança têm cinquenta anos ou mais e persistem em popularidade com crescimento robusto, floração e perfume doce.
‘Sarah Bernhardt’
Esta variedade confiável produz flores docemente perfumadas durante toda a estação.
A histórica ‘Sarah Bernhardt’ é uma introdução francesa de 1906 por Lemoine e continua extremamente popular hoje. Flores maciças, totalmente petaladas, em rosa suave, apresentam manchas de fúcsia e uma fragrância doce com notas florais e cítricas. As flores duplas decadentes atingem de sete a nove polegadas de diâmetro.
‘Sarah Bernhardt’ floresce prolificamente e tem um hábito robusto, ganhando o Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society. Também é tolerante à seca, resistente ao frio e uma performer de longa duração.
‘Sarah Bernhardt’ floresce do final da primavera ao início do verão como uma peônia tardia. De fácil manutenção uma vez estabelecida, cresce melhor em solos úmidos e bem drenados. Proporcione proteção à tarde contra o sol direto intenso.
‘Festiva Maxima’
Esta variedade oferece deslumbrantes flores brancas com acentos carmesim.
Esta variedade de peônia de herança é robusta e possui grandes flores duplas brancas com salpicos de carmesim. Flocos carmesim pontilham algumas pétalas centrais. As pétalas compactadas se soltam para um efeito de babados com bordas recortadas. ‘Festiva Maxima’ é altamente perfumada e uma das peônias de herança mais populares disponíveis. Outros méritos incluem folhas grandes, verde-escuras e caules fortes.
Com boa adaptabilidade e resistência ao calor, ‘Festiva Maxima’ é uma opção a ser considerada em climas mais quentes. A beleza famosa também possui o status de Prêmio de Mérito de Jardim por suas flores e confiabilidade. Os botões se abrem no final da primavera; combine-os com peônias de floração precoce e média para seis semanas ou mais de peônias em flor.
‘Duchesse de Nemours’
Flores deslumbrantes e perfumadas oferecem beleza desde o início da primavera.
Encantando há mais de 150 anos, ‘Duchesse de Nemours’ apresenta globos totalmente duplos, brancos leitosos, com interiores cremosos e tons lilás. Centros e pétalas de guarda (externas) mostram tons de rosa antigo.
As flores em forma de bomba se abrem para formar uma coroa solta, densa de pétalas e perfumada para um buquê deslumbrante. Do criador francês Calot em 1856, a ‘Duchesse’ testada e aprovada reina como uma flor de meia estação precoce. A principal performer possui o Prêmio de Mérito de Jardim.
A beleza clássica é uma peônia de herança herbácea (de jardim comum) que se adapta a uma variedade de solos, com notas de bom desempenho em argila. Certifique-se de emendar solos argilosos ou arenosos com matéria orgânica para melhorar a nutrição, aeração e retenção de umidade. As peônias têm melhor desempenho em composições ricas em matéria orgânica, soltas e bem drenadas.
‘Kansas’
Flores ousadas e precoces criam um espetáculo impressionante no jardim.
‘Kansas’ traz um brilho doce e vibrante com flores duplas em vermelho melancia. Grandes e em caules fortes e eretos, as formas arbustivas estão repletas de flores para uma exibição vibrante.
‘Kansas’ mantém sua cor vermelha clara melhor do que a maioria e resiste ao desbotamento ao sol. Os botões grandes nesta seleção precoce prolongam o espetáculo antes que as flores comecem.
Levemente perfumada, ‘Kansas’ é uma introdução ousada de 1940 para pontuar o espetáculo. O destaque recebeu a Medalha de Ouro da American Peony Society em 1957.
‘Early Scout’
Estames amarelos atraem polinizadores enquanto flores carmesim desabrocham.
‘Early Scout’ continua sendo uma favorita desde 1952, com numerosas pequenas flores e caules robustos. Um dos primeiros híbridos herbáceos a florescer, ‘Early Scout’ anuncia a primavera com flores simples em carmesim profundo. Quando se trata de peônias de herança, mesmo as flores simples têm camadas decadentes de pétalas.
‘Early Scout’ é uma vencedora da Medalha de Ouro da American Peony Society e uma receptora do Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society. Possui folhagem finamente dissecada com parentesco em P. tenuifolia, uma espécie de folha de samambaia nativa do Cáucaso. As folhas permanecem verde-escuras e atraentes durante o verão e até o outono.
‘Early Scout’ tem um hábito arbustivo e boa forma. Estames amarelos proeminentes em centros abertos são acessíveis a abelhas, borboletas e outros polinizadores à medida que as pétalas se desenrolam.
Peônia Arbórea
Folhas profundamente divididas emolduram lindamente enormes flores perfumadas.
As peônias arbóreas trazem caules altos e algumas das maiores flores em formas arbustivas. A espécie antiga é altamente popular hoje, geralmente florescendo antes das variedades herbáceas e tolerando sombra parcial. As peônias arbóreas têm caules lenhosos que sobrevivem ao inverno acima do solo (em vez de morrerem como os tipos herbáceos).
A espécie possui numerosos cultivares em cores que vão do bordô ao rosa claro e ao branco. A espécie pura tem flores de rosa a branco com púrpura na base. Elas atingem de seis a oito polegadas de diâmetro com boa fragrância. As folhas são profundamente divididas e formam um belo substituto para arbustos.
As variedades de peônia arbórea ostentam status de herança porque aparecem como espécimes ornamentais na literatura e arte chinesas há milhares de anos. Tornaram-se o “Rei das Flores” e símbolos de status régio.
‘Rosea Plena’
Uma explosão de cor rosa aparece no início de cada estação.
‘Rosea Plena’ é uma peônia de herança excepcional com grandes flores totalmente duplas em rosa profundo. Deslumbrante por séculos, a herança do século XVIII ostenta o status de Prêmio de Mérito de Jardim por desempenho confiável e vigor, além de flores ousadas.
Também chamada de peônia do ‘Dia da Memória’, a flor precoce aparece a tempo para o feriado de maio. As flores exuberantes medem de cinco a seis polegadas de diâmetro e surgem até duas semanas antes das variedades de estação tardia. As flores rosadas têm uma fragrância leve que adiciona à sua doçura.
‘Elsa Sass’
Flores cremosas e fragrância adicionam charme aos jardins de final de primavera.
Este híbrido de 1930 traz flores ricamente onduladas no mais claro dos rosas que amadurecem para branco cremoso. Os globos tornam-se os mais brancos das seleções de final de estação. ‘Elsa Sass’ é uma flor de final de primavera e início de verão para uma extensão da exibição.
As flores pesadas encimam caules de comprimento médio e robustos, mas podem se beneficiar de suporte se mostrarem sinais de inclinação ou queda. A peônia de herança de longa duração recebeu a Medalha de Ouro da American Peony Society em 1943. Desenvolvida pelo renomado hibridizador americano Henry Sass e nomeada em homenagem à sua esposa, a antiga permanece sempre adorável e carrega uma fragrância deliciosa.
‘Kelway’s Glorious’
Flores brancas com raros flocos escarlates iluminam qualquer jardim.
Esta variedade é uma herança amada por suas pétalas brancas arejadas e raros flocos vermelhos no interior. Flores duplas adornam caules altos e eretos para um interesse vertical em coloração ensolarada.
‘High Noon’ originou-se em 1909 e foi cultivada por James Kelway no famoso viveiro Kelway em Somerset, Inglaterra. James e seu filho se especializaram em horticultura de peônias e desenvolveram muitos cultivares de peônias adorados.
‘Red Charm’
Flores vermelhas deslumbrantes trazem elegância e fragrância aos jardins.
‘Red Charm’ é um clássico de 1944 e um híbrido herbáceo (officinalis x lactiflora). Com flores em forma de bomba vermelha, as grandes flores duplas compactam as pétalas em caules rígidos. Precoces e altas, os babados agrupados são deslumbrantes contra a folhagem verde-escura.
‘Red Charm’ é uma vencedora de prêmios, incluindo a Medalha de Ouro da American Peony Society. Dramáticas, perfumadas e tolerantes ao calor, as robustas belezas são excepcionais na paisagem e em arranjos florais frescos.
‘Edulis Superba’
A primavera precoce traz flores brilhantes em rosa e energia vibrante.
‘Edulis Superba’ é uma das primeiras a florescer com flores duplas em rosa iluminado. Desenvolvida na França em 1824, esta herança é uma dupla precoce com botões redondos e caules curvados.
A herança resistiu ao teste do tempo e tem uma reputação de ser confiável no jardim de flores de corte. Se você vive em uma região com solo pobre, esta é sua escolha, pois se mantém bem em argila pesada.
‘Coral Charm’
Flores onduladas em tons suaves de pêssego florescem com graça.
‘Coral Charm’ é uma jovem em nossa lista de peônias de herança com apenas 60 anos, mas com deliciosos tons de pêssego e desempenho premiado, ela resistirá ao teste do tempo.
As pétalas de pêssego variam de tons claros a escuros. Numerosas flores onduladas são grandes e em forma de tigela, atingindo de cinco a seis polegadas de diâmetro. A beleza quente é uma receptora do Prêmio de Mérito de Jardim da RHS.
Um ano mais jovem é ‘Coral Sunset’ em laranja damasco quente em caules fortes que não precisam de estacas. As flores semi-duplas apresentam tons de rosa com estames amarelos no centro. ‘Coral Sunset’ é uma vencedora da Medalha de Ouro da American Peony Society, e as flores são precoces para florescer na primavera. O cultivar de 1965 é notável por seu hábito compacto e arbustivo com ramificações robustas.
‘Mrs. Franklin D. Roosevelt’
Flores delicadas em rosa adicionam um brilho suave aos jardins.
Esta especialidade de 1932 ostenta um conjunto de pétalas rosa pálido que formam botões arredondados e se abrem como uma flor de lótus em amplas flores. De pétalas jovens em tom de blush a rosa prateado quando totalmente maduras, as delicadas belezas têm uma fragrância requintada para combinar. Vários tons de rosa suave com um brilho marfim aparecem em cada planta à medida que as flores amadurecem.
As flores duplas têm pétalas soltas e uma forma semelhante a uma rosa que se curva suavemente. As elegantes flores em forma de concha e o crescimento vigoroso conquistaram o favorito principal—a Medalha de Ouro da American Peony Society—em 1948. Notada por seu bom crescimento e flores deslumbrantes, ‘Mrs. Franklin D. Roosevelt’ torna-se uma das mais atraentes da ordem histórica.