Alternativas Interessantes para Arbustos de Paisagismo Padrão
Para evitar uma fundação, cerca viva ou borda comum, vamos pensar fora da caixa e buscar alternativas interessantes para arbustos de paisagismo padrão. Aqueles com folhagem, flores e formas dinâmicas animam o arranjo. Com apelo em várias estações, garantem que algo interessante esteja sempre acontecendo na paisagem.
Arbustos incomuns servem como espécimes focais, autônomos ou apimentam uma cerca viva mista. Entre outros ornamentais, chamar nativos e seus cultivares traz o benefício adicional de adaptabilidade às condições do local sem a necessidade de recursos extras. Eles também apoiam polinizadores e a vida selvagem enquanto trazem cor e textura extras.
Se você deseja algo um pouco mais único em seu jardim, experimente um desses arbustos interessantes e incomuns.
Summersweet Clethra ‘Ruby Spice’
Floresce no meio do verão, quando a maioria dos arbustos fica quieta.
Clethra é um arbusto florido incomum que merece um lugar no jardim. Nativo do leste da América do Norte, ele transborda de interesse durante todas as estações. Cachos de flores perfumadas, vagens de sementes vistosas e cor de outono estão entre seus méritos. Abelhas, beija-flores e outros polinizadores preferem o néctar e o pólen de alta qualidade das flores rosadas e brancas com um aroma apimentado.
Summersweet floresce durante o auge do verão, quando outras plantas fazem uma pausa. Elas trazem cor por semanas, de julho a agosto. O arbusto nativo resiste a várias condições de solo uma vez estabelecido, desde períodos úmidos até secas, embora precise de umidade para prosperar. Solos bem drenados e sombra à tarde para proteção contra raios intensos são ideais.
‘Ruby Spice’ oferece flores perfumadas no final da temporada em rosa rosado. ‘Hummingbird’ em branco cremoso possui o status de Award of Garden Merit da Royal Horticultural Society com uma forma compacta e florescimento prolongado.
Sweetshrub ‘Burgundy Spice’
Erguido e arredondado, destaca-se em bordas naturais.
Sweetshrub, ou Carolina allspice, tem flores perfumadas de chocolate-vermelho que aparecem em maio. A folhagem larga e bonita é atraente mesmo quando os arbustos não estão em flor, lustrosa e verde escura com cor dourada no outono. As folhas e caules têm um aroma picante e gin.
Sweetshrub tem presença como espécime ou plantação agrupada em bosques, bordas mistas, jardins de polinizadores e ambientes naturalísticos. Com espaço suficiente, posicione esses arbustos incomuns perto de entradas, pátios e passarelas para desfrutar do aroma.
Carolina allspice tem um hábito denso, ereto e arredondado, quase tão largo quanto alto. ‘Burgundy Spice’ mostra folhagem brilhante, roxo-vermelho profundo e verde oliva durante toda a estação de crescimento. No outono, torna-se amarelo e laranja. As folhas ricas são uma reviravolta impressionante em uma espécie nativa.
Rose ‘Duchesse de Brabant’
Floresce repetidamente com pouco cuidado em climas quentes.
Como alternativa às rosas de paisagismo, as rosas de jardim antigas trazem flores decadentes em uma forma robusta. ‘Duchesse de Brabant’ possui flores indulgentes, em forma de taça, em um verdadeiro rosa. Esta beleza clássica tem flores duplas e uma fragrância característica de rosa antiga.
Uma variedade antiga de 1857, ‘Duchesse’ era supostamente uma favorita de Theodore Roosevelt, frequentemente usada em sua lapela.
‘Duchesse de Brabant’ floresce em surtos durante a primavera, verão e outono, e por mais tempo em climas mais quentes. As flores inclinadas adornam um hábito ereto, ligeiramente espalhado.
Uma rosa Earth-KindⓇ, ‘Duchesse de Brabant’ é uma forte performer em várias condições com pouca manutenção suplementar. Este arbusto incomum se beneficia de boa circulação de ar e espaçamento adequado, evitando o excesso de plantio.
Daphne ‘Aureomarginata’
Lenta para se estabelecer, mas vale a pena pelo perfume de inverno.
Daphne odora é uma das seleções de jardim mais intensamente perfumadas. Ainda mais notável é que floresce no inverno, quando apreciamos seu perfume no ar fresco.
‘Aureomarginata’ tem outra característica marcante em suas longas folhas verde-menta com bordas amarelo-cremosas. A variação adiciona um toque de brilho enquanto mantém seu estético refinado.
Flores perfumadas, roxo-pink profundas emergem no final do inverno, e frutos azuis seguem as flores. Outros cultivares variegados únicos de D. odora incluem ‘Moonlight Parfait’ e ‘Banana Split’. As folhas têm margens amarelo-cremosas contrastando com faixas centrais verde-escuras.
Daphne prefere solos úmidos com boa drenagem, embora esses arbustos incomuns sejam um tanto tolerantes à seca e possam secar ligeiramente entre as regas. Desfrute do arbusto perfumado como espécime em contêiner, em um ambiente de bosque e como planta de fundação. As raízes são lentas para se estabelecer e sensíveis a distúrbios de transplante uma vez plantadas.
Pieris ‘Interstella®’
Floresce cedo e ilumina a sombra com novo crescimento vermelho.
Pieris tem delicadas flores em forma de sino que se suspendem graciosamente entre rosetas de folhas. Os botões se desenvolvem no final do verão e pendem como contas peroladas durante o inverno. No final da estação e início da primavera, abrem-se para os sinos que lembram o lírio-do-vale (também é chamado de arbusto lírio-do-vale).
O novo crescimento em pieris é bronze e vermelho, com folhas estabelecidas em verde profundo e brilhante. ‘Interstella®’ mistura o visual com uma profusão de flores rubi-rosa. Elas emergem em grandes cachos para drapejar sobre a folhagem escura. O novo crescimento emerge vermelho antes de transitar para oliva.
‘Interstella®’ é um dos primeiros arbustos incomuns a florescer e entre os mais tolerantes à sombra, florescendo mesmo em pouca luz. Possui um longo tempo de floração de dois meses ou mais, seguido por uma folhagem fresca e brilhante.
Snowberry ‘Pink Symphony™’
Nativo resistente com bagas rosa brilhantes para o outono.
Snowberry é um nativo resistente da América do Norte com cachos de pequenas flores em forma de sino rosa no final do verão. Após a floração, bagas verde-claras emergem e amadurecem para branco.
‘Pink Symphony™’ traz uma reviravolta bonita com muitas bagas em rosa brilhante. Vistoso na paisagem e em arranjos florais, ‘Pink Symphony™’ é um arbusto incomum na borda do bosque ou contra um fundo perene.
Snowberry cresce em várias condições de solo e é endêmico de locais secos e rochosos. Cultive-o como espécime, ao longo de uma encosta, para controle de erosão ou como uma cerca viva naturalizada.
Sweetspire ‘Fizzy Mizzy®’
Forma compacta e flores eretas iluminam locais úmidos.
Sweetspire é outro nativo da América do Norte com cultivares criados para florescimento aprimorado e hábito arrumado. Possui longos racemos de pequenas flores brancas com uma fragrância leve e semanas de floração.
O arbusto decíduo tem um hábito ereto, arredondado, ramos ligeiramente arqueados e folhas escuras e delgadas. A folhagem torna-se dourada e bordô no outono, persistindo no ramo até o inverno. As flores atraem polinizadores, e as sementes que se seguem fornecem forragem de estação fria para pássaros canoros.
Sweetspire atua em várias condições de crescimento, incluindo locais úmidos e erodidos. Itea virginica ‘SMNIVMM’ é uma variedade compacta com espigas de flores eretas distintas. As chamas brancas carregam uma fragrância delicada e servem como um farol para polinizadores. A folhagem é bonita e espessa em uma forma compacta e ordenada, e a cor de outono é escarlate e bordô.
Outras variedades distintas incluem o premiado ‘Henry’s Garnet’ e o anão ‘Little Henry’.
Buttonbush ‘Sugar Shack®’
Ímã de polinizadores para locais úmidos e floração de verão.
Buttonbush é um nativo solto e informal com pequenas flores globulares que atraem abelhas com seu néctar e pólen. O arbusto lenhoso ou pequena árvore tem flores esféricas e perfumadas de junho a setembro. As flores são tubulares com longos estilos em um alfineteiro alargado.
Em 1735, a introdução comercial do buttonbush foi para interessar apicultores em seus atributos de atração de polinizadores (também são conhecidos pelo nome comum “sinos de mel”). Cresce em situações desafiadoras, incluindo áreas úmidas e locais erodidos.
‘Sugar Shack®’ é vistoso com flores brancas cremosas e cabeças de sementes vermelhas brilhantes que se seguem. As folhas verdes brilhantes tornam-se tingidas de bordô e dourado no outono. Recebeu a Medalha de Ouro da Sociedade de Horticultura da Pensilvânia em 2024. ‘Sugar Shack®’ é mais resistente ao frio do que a espécie pura, e o arbusto compacto e incomum é versátil em várias escalas de jardim.
Distylium ‘Cinnamon Girl®’
Prospera perto de costas onde calor e sal podem ser difíceis.
Distylium é um arbusto único e uma boa alternativa aos sempre-verdes padrão. Está se tornando mais conhecido como um sempre-verde versátil para plantios de fundação e borda.
Dependendo da variedade, distylium tem ramos graciosos ou eretos e folhas estreitas e lustrosas em verde-oliva profundo a azul-esverdeado. O novo crescimento emerge em cobre, vermelho e roxo.
‘Cinnamon Girl®’ é de baixo crescimento com novo crescimento em roxo-vermelho em ramos ondulantes. Está entre os cultivares mais tolerantes ao frio, com resistência até a zona 6 (a maioria é resistente até a zona 7). ‘Coppertone™’ adiciona tempero com novo crescimento vermelho acobreado que amadurece para azul-esverdeado com tons roxos no inverno. ‘Linebacker™’ também é único como uma seleção ereta que atinge 8-10 pés de altura.
Os arbustos arquitetônicos incomuns são despreocupados e se dão bem em condições costeiras e de alto calor. Raramente precisam de poda e atuam de forma confiável com poucos requisitos.
Harry Lauder’s Walking Stick
Ramos torcidos brilham após as folhas caírem no outono.
Harry Lauder’s walking stick é o epítome de arbustos incomuns com uma forma nodosa, torcida e enrolada. No final do inverno, amentilhos amarelos pendentes pendem de seus ramos em um espetáculo dramático. O fruto da árvore é uma noz que serve como boa forragem para a vida selvagem.
Folhas encaracoladas e delgadas emergem na primavera, e os ramos torcidos são mais visíveis quando as folhas caem no outono. ‘Contorta’ atua melhor em solos ricos, úmidos e bem drenados, embora seja tolerante à seca uma vez estabelecida.
Apresente o premiado ‘Award of Garden Merit’ em um canteiro ou contêiner onde seu interesse sazonal esteja em exibição.
Yellow Twig Dogwood
Caules dourados iluminam o inverno e lidam com condições difíceis.
Amamos os dogwoods de galhos vermelhos com seus caules eretos únicos que passam de bordô a vermelho brilhante em clima frio. Nativo de grande parte da América do Norte, o arbusto brilha na paisagem de inverno. Cultivares em amarelo e coral com folhagem verde, dourada ou variegada adicionam ao interesse.
Procure dogwoods de galhos amarelos para uma nova tonalidade de inverno. ‘Flaviramea’ produz novos caules em dourado brilhante. Pequenas flores brancas aparecem na primavera, seguidas por bagas brancas que fornecem forragem para pássaros. Os ramos ramificados formam moitas e se dão bem em áreas úmidas.
Em um varredura ou estande, destacam-se em meio a um pano de fundo nevado e são impressionantes em composições naturalizadas. Os arbustos duráveis fazem uma boa cerca de privacidade e toleram poluição urbana, sais de degelo e locais erodidos.
Cestrum ‘Orange Zest’
Arbusto amante do calor com flores laranjas contínuas.
Cestrum amarelo e laranja é um arbusto tropical com um perfume cítrico que se intensifica à noite para atrair mariposas beija-flores e outros polinizadores. Na primavera e verão, cachos de flores em forma de trombeta emergem vibrantes e vistosos em dourado e laranja.
‘Orange Zest’ traz uma explosão de cor com flores tubulares perfumadas que são um ímã para beija-flores. O arbusto tropical é resistente à raiz até a zona 7 com proteção extra de cobertura morta (o crescimento superior morre até o solo em climas frios).
Cestrum é um arbusto versátil que resiste a várias condições de solo e períodos de seca. Cultive-os como espécimes ou em grandes contêineres para a infusão tropical, colorida e perfumada.
Ninebark ‘Tiny Wine®’
Forma pequena com folhas escuras e cachos de flores de primavera.
Ninebark é um arbusto norte-americano incomum que é fácil de cuidar e excepcionalmente resistente ao frio. Ninebark oferece interesse durante todas as estações em várias zonas de crescimento com cultivares em verde, dourado e ameixa.
‘Tiny Wine®’ é um doce cultivar menor que a espécie robusta. Folhas pequenas são bronze e marrom contra flores rosadas e brancas. Favoritas das abelhas, os cachos de flores alinham os caules para uma exibição completa na primavera e início do verão. As folhas escuras estendem o interesse além das flores para um contraste dramático.