Você Pode Plantar Tomates com Feijões Verdes?

O que esperar nesse post

Adoro perguntas como essa. É valioso pensar em combinações benéficas no jardim—quanto mais interações entre plantas você conhece, melhor pode planejar seu jardim para obter o máximo de rendimento. Tomates e feijões verdes são uma das muitas combinações de plantas que os jardineiros podem experimentar em casa.

Conhecer quais plantas interagem bem com outras também ajuda a evitar interações negativas. Algumas plantas, como trepadeiras de feijão e cebolas, não são boas combinações. Evite plantar leguminosas com cebolas, alho e gladíolos. Feijões trepadores não gostam de crescer com beterrabas ou plantas da família da mostarda.

Embora essas combinações não sejam boas, há dezenas de outras que são úteis em jardins caseiros. Então, vamos responder à pergunta: você pode plantar tomates com feijões verdes?

Resposta Curta

Sim, você pode plantar tomates e feijões verdes juntos! Essas duas plantas se beneficiam de várias maneiras. Os feijões são leguminosas fixadoras de nitrogênio, o que significa que se associam a bactérias próximas às suas raízes. Esses microrganismos convertem o nitrogênio atmosférico em uma forma que as plantas podem usar, aumentando assim o teor de nitrogênio no solo do seu jardim.

O nitrogênio ajuda os tomates a brotarem folhas saudáveis e caules altos e grossos. As plantas de tomate altas e robustas sustentam os caules trepadores e enrolados dos feijões. É uma situação vantajosa para ambos!

Resposta Longa

Quais leguminosas plantar com seus tomates depende de suas preferências e do jardim. O tamanho do jardim ajudará a determinar quais culturas são melhores, enquanto seu paladar tomará a decisão final. Cultive variedades saborosas e de maturação fácil que você gostará de colher e comer.

Plantio Companheiro 101

O plantio companheiro é uma parte útil da jardinagem intensiva, ou consorciação. É um método para cultivar diferentes espécies de plantas próximas umas das outras, em vez de em canteiros, lotes ou recipientes separados. Você permitirá que as combinações benéficas se misturem para que possam ajudar umas às outras a crescer.

As muitas combinações formam uma teia intrincada que pode ser confusa se você for novo no conceito! Não se sobrecarregue e fique confuso. Em vez disso, comece com uma combinação simples e avance a partir daí. Feijões e tomates são companheiros perfeitos para experimentar antes de se aprofundar em duplas mais complicadas.

À medida que você experimenta anualmente, aprenderá quais vegetais, ervas e flores preferem crescer próximos uns dos outros. Combine plantas altas e robustas como girassóis e milho com tipos trepadores como ervilhas, feijões e batatas-doces. Repita combinações que se saem bem e evite aquelas que têm dificuldades nos anos futuros.

Feijões Arbustivos São Melhores

Os feijões arbustivos são os melhores tipos para plantar ao lado dos tomates. Eles são de crescimento baixo, arbustivos e não trepadores, o que significa que permanecerão relativamente curtos e compactos durante toda a estação de crescimento. Tipos arbustivos isolam e protegem o solo, enquanto as bactérias próximas às suas raízes convertem o nitrogênio atmosférico em uma forma que os tomates podem usar.

Os feijões arbustivos são produtores precoces, o que significa que terão vagens para você colher mais cedo do que os tipos trepadores. Use o plantio sucessivo, semeando sementes a cada semana ou duas para um período de colheita mais longo. Caso contrário, você terá vagens verdes para colher de uma só vez e nenhuma para o resto do verão!

Os tipos arbustivos complementam tanto as variedades de tomate determinadas quanto as indeterminadas. Tomates determinados param de crescer e produzir após algum tempo, enquanto os tipos indeterminados se espalham indefinidamente até a chegada da primeira geada. Plante suas sementes de feijão a alguns centímetros das plantas de tomate e deixe as mudas crescerem para preencher o espaço entre elas.

Suporte para Feijões Trepadores

As plantas de feijão trepador funcionam bem com tomates altos e indeterminados. Os tipos trepadores são variedades escaladoras com longas vinhas que se prendem a outras estruturas para suporte. Alguns podem alcançar mais de três metros de altura! Eles geralmente ficam entre um metro e meio e dois metros de altura.

Se você escolher tipos trepadores para combinar com seus tomates, certifique-se de que seus tomates tenham suporte suficiente para crescer altos e robustos. Fixe-os com gaiolas de tomate, estacas de bambu e barbante, ou treliças. Caules de tomate fortes e robustos permitem que as variedades trepadoras subam sem pesar as plantas.

Evite plantar variedades trepadoras com tomates determinados ou arbustivos que não têm caules longos. Tomates determinados são mais adequados para crescer ao lado de feijões arbustivos que permanecem baixos no chão.

Recipientes, Canteiros e Vasos

Quanto espaço você tem para jardinagem ajudará a decidir sobre as variedades adequadas de feijão e tomate. Recipientes são melhores para tomates determinados e leguminosas arbustivas, pois seus tamanhos limitados são adequados para variedades compactas.

Vasos e canteiros elevados podem acomodar qualquer variedade de tomate ou feijão, desde que sejam largos o suficiente para as plantas prosperarem. Um canteiro de um metro a um metro e meio de largura é grande o suficiente para duas fileiras de feijões e uma fileira de tomates. Canteiros pequenos, de um metro quadrado, são melhores para variedades compactas do que para grandes e trepadoras.

Recipientes gigantes são a exceção! Se você tiver vasos de 40 litros ou maiores, pode plantar tomates indeterminados e determinados ao lado de feijões trepadores ou arbustivos.

Colha Feijões Frescos ou Secos

Os feijões verdes são saborosos, macios e suculentos. Se você deixar as vagens na planta, elas secam e murcham enquanto os feijões dentro incham e endurecem. As sementes maduras são feijões secos! Descasque-os das vagens e armazene-os na despensa para chilis, ensopados e pratos de feijão assado.

As vagens frescas estão prontas mais cedo do que os feijões secos. Se você quiser colher as sementes secas, precisará deixar as plantas no jardim durante grande parte do verão e outono. Elas persistirão com suas vinhas de tomate enquanto os frutos amadurecem. Espere até que as vagens estejam secas, quebradiças e enrugadas para colher.

Se preferir não coletar as sementes secas, você pode remover as plantas do jardim após terminarem de florescer e produzir vagens. Deixe os tomates, pois eles produzirão frutos até a chegada da primeira geada.

Outros Companheiros

Várias outras culturas podem ser consorciadas com os frutos vermelhos.

Os tomates não são as únicas plantas com as quais essas vinhas crescem bem! Experimente uma combinação Três Irmãs para um jardim de verão tradicional. Este método foi pioneiro pelos indígenas americanos que cultivavam abóboras, milho e feijões em uma combinação harmoniosa. Cenouras são outros vegetais que funcionam bem com leguminosas.

Quanto aos tomates, eles são amigáveis com dezenas de outras culturas! Embora não gostem de crescer com batatas, funcho e parentes da mostarda, os tomates crescem bem com estas plantas:

  • Aspargos
  • Manjericão
  • Cenoura
  • Groselhas
  • Alho
  • Cravos-de-defunto
  • Cebolas

Quando em dúvida, faça uma pesquisa! Muitos estudos comprovam a eficácia ou ineficácia de certas combinações de plantas. Um jardim cheio de combinações de plantas é incrivelmente colorido, diversificado e saudável.

Continue sua leitura aqui