Preparando os Canteiros para o Inverno
Comparado à intensa temporada de plantio na primavera, preparar os canteiros para o inverno é uma tarefa mais tranquila. Podemos organizar os canteiros de forma relaxada, equilibrando a limpeza sem remover todo o material orgânico rico que contribui para solos saudáveis e habitats de polinizadores.
Um pouco de trabalho agora prepara o jardim para um forte ressurgimento na primavera, e a natureza faz o trabalho por nós durante a tranquila estação de inverno.
Alguns preparativos podem ser feitos antes da geada, enquanto certas tarefas são melhores após algumas geadas fortes, quando muitas de nossas plantas lenhosas e herbáceas entram em dormência. Anuais de estação quente morrem. O crescimento também desacelera para espécimes perenes. Este é o momento ideal para preparar os canteiros para o inverno.
Varra Detritos, Ervas Daninhas e Anuais Gastas
Concentre-se em áreas com plantas propensas a doenças. Com a estação de crescimento ativa atrás de nós, nossas plantas em declínio e mortas estão prontas para serem cortadas e compostadas. É muito útil para a saúde geral remover qualquer detrito caído ao redor de espécimes doentes ou danificados por pragas.
Uma varredura de material caído de ornamentais propensos a doenças (pense em rosas, flox de jardim, monarda, hosta) ajuda a limitar a hibernação de pragas, esporos e patógenos. O material cria um ambiente isolado para abrigar os ofensores, prontos para ressurgir com o novo crescimento na primavera.
Uma leve varredura sobre o canteiro remove o material, e a limpeza de fim de estação organiza a área. Mantenha os detritos fora da pilha de compostagem e descarte-os longe do jardim para evitar a propagação.
Para anuais gastas, decida se você as deixará decair naturalmente ou cortará na base para jogá-las na pilha de compostagem. Cortá-las permite que as raízes permaneçam no lugar para se decompor como material orgânico no solo, mantendo uma aparência organizada. Se precisar de espaço no canteiro, você também pode arrancá-las para capturar a planta inteira.
Remover ervas daninhas de estação fria à medida que surgem no outono e inverno é uma boa medida para reduzir ainda mais pragas e patógenos hibernantes. Ervas daninhas abrigam pragas comuns de jardim e larvas, que podem ser vetores de disseminação de doenças. Algumas também hospedam vírus específicos de gênero, como a ferrugem da malva. Ervas daninhas também competem com nossas seleções de jardim por espaço, nutrientes, umidade e luz solar, e, se permitidas a semear, sua população aumenta.
Poda Seletiva de Perenes
Deixe algumas cabeças de sementes para os pássaros. A poda de perenes para preparar o jardim para o inverno depende da estética e da proteção daqueles propensos a problemas fúngicos. A maioria dos perenes fica bem deixada de pé, adicionando material orgânico ao solo à medida que se decompõem.
Alguns até emprestam cabeças de sementes interessantes, galhos para pássaros pousarem e locais de nidificação para insetos e vida selvagem. Gramíneas ornamentais adicionam movimento durante toda a estação.
Deixe perenes com caules ocos, como erva-de-são-joão, asclepias, hissopo de anis e monarda para nidificação de polinizadores. Mantenha aqueles com cabeças de sementes intactas para forragem de pássaros e vida selvagem, apelo de inverno e potencial de ressemeadura.
Caules lenhosos e copas folhosas também oferecem proteção extra de inverno para perenes sensíveis em climas frios (como crisântemo, sinos de coral, sálvia russa). Cultivadores perenes e semi-perenes (heléboro, gerânio, samambaias de Natal) adicionam um pouco de verde à paisagem tranquila.
Perenes que se beneficiam da poda como preparação para o jardim de inverno incluem qualquer um afetado por problemas de doenças durante a estação de crescimento. Espere até depois de algumas geadas para podar, para que os perenes estejam totalmente dormentes e menos suscetíveis a danos de inverno.
Busque um equilíbrio que agrade à sua estética, que previna doenças fúngicas ao podar perenes herbáceas, e deixe espécimes lenhosos permanecerem de pé. Pode o restante no final do inverno ou início da primavera antes que o novo crescimento surja. Apare folhas desgastadas ou danificadas pelo tempo em espécimes perenes.
Armazene Estruturas de Jardim
Prolongue a vida de treliças armazenando-as. Se suas treliças, arcos e obeliscos não estiverem em uso durante o inverno, retire-os para protegê-los dos elementos. Armazene-os como parte da manutenção sazonal regular para preservar madeira e metal. Mova-os para um local abrigado para prolongar sua vida útil.
Também armazene materiais suscetíveis a danos por congelamento, como vasos de barro vazios, banheiras de pássaros e pequenas fontes.
Enriqueça o Solo
Enriqueça o solo no outono para criar uma boa base para a primavera. O outono é a melhor época para melhorar a estrutura do solo adicionando emendas. Aplicá-las antes da primavera permite que se incorporem totalmente aos solos nativos, trazendo benefícios adicionais durante a estação de crescimento. Enriquecer o solo enquanto preparamos o jardim para o inverno melhora a estrutura do solo, aumenta a atividade microbiana, regula o pH e adiciona nutrição.
Se você não fez um teste de solo nos últimos cinco anos, também é uma parte benéfica da preparação dos canteiros para o inverno. Os resultados, seja através do serviço de extensão universitária local ou de um kit caseiro com interpretação de laboratório, indicam níveis de nutrientes, pH do solo e quaisquer deficiências.
Os testes de solo nos ajudam a saber com que tipo de solo estamos lidando para adaptar quais plantas crescerão melhor e quais emendas são úteis.
Composte e Aplique Cobertura Morta
Adicione à sua pilha de compostagem enquanto faz a limpeza. A cobertura morta oferece serviços valiosos na proteção de inverno. Uma camada de dois a três polegadas de composto, lascas de casca, folhas ou palha limpa protege contra extremos sazonais como levantamento por geada, flutuações rápidas de temperatura e condições secas. A cobertura morta isola raízes e retém a umidade em condições variadas. Ela também enriquece a nutrição para microrganismos no solo à medida que se decompõe.
Espere até após uma geada forte para adicionar cobertura morta extra. Esperar até a dormência previne problemas fúngicos e mantém a circulação de ar. Evite acumular cobertura morta nos troncos das árvores. Durante a dormência, ela pode ser usada em arbustos e perenes limítrofes como isolamento adicional de inverno.
Aproveite a Queda das Folhas
Use folhas caídas para preparar os canteiros para o inverno. As folhas de outono são um recurso fácil com benefícios duradouros na preparação de canteiros para o inverno e além. Como uma cobertura pronta, elas isolam raízes e nutrem solos à medida que se decompõem. As folhas também promovem a biodiversidade como habitat para insetos benéficos e outras criaturas que as usam para nidificar, colocar ovos e hibernar.
Para fazer uma cobertura de folhas, coloque-as como uma cobertura natural sobre canteiros e áreas descobertas. Deixe-as onde caem ou varra levemente folhas inteiras para os canteiros. Mantenha a camada de folhas longe de caules e troncos para evitar problemas fúngicos.
Se você tiver folhas em excesso, armazene-as em pilhas discretas ou torres organizadas para fazer mofo de folhas ou adicione à pilha de compostagem como material marrom. À medida que as pilhas se decompõem em cerca de seis meses, tornam-se um condicionador de solo e material de cobertura de primeira qualidade. Espere pelo menos até a primavera para dispersar as pilhas, quando as temperaturas estiverem a 10°C ou acima. Desmontar as pilhas muito cedo representa um risco para criaturas hibernantes como abelhas.
Inverne Certos Arbustos e Árvores
Panos de geada protegem plantas sensíveis no inverno. Envolver árvores e proteger as copas e raízes de arbustos lenhosos limítrofes adiciona proteção extra em climas muito frios. Em áreas com invernos rigorosos, árvores jovens e recém-plantadas se beneficiam de um envoltório.
Aquelas dentro de um a cinco anos de plantio são candidatas para envolvimento do tronco. Use um material especial de envolvimento de árvores ou papel kraft ao redor dos troncos jovens. O envoltório ajuda a mantê-los isolados, prevenindo-os de rachaduras com flutuações de temperatura e queimaduras solares pela exposição.
Arbustos Limítrofes
Use cobertura morta para proteger as raízes de certas espécies. Arbustos de resistência limítrofe requerem isolamento extra para prepará-los para o inverno. O objetivo principal é manter um estado frio consistente, protegendo as raízes e copas de temperaturas extremas, levantamento por geada, ventos secos e sol de inverno. Ornamentais lenhosos como rosas e hortênsias se beneficiam de proteção adicional em zonas 6 e mais frias.
Proteja as raízes e copas com um monte de 20 a 30 cm de solo, composto, folhas ou palha. Ramos perenes também funcionam como um cobertor para isolamento. Remova a proteção no início da primavera, à medida que as temperaturas aquecem, para expor as raízes ao calor do sol e abrir caminho para o novo crescimento.
Para proteção extra contra exposição, uma gaiola de arame (arame de galinheiro ou material similar flexível) preenchida com folhas secas forma uma estrutura cilíndrica com isolamento para durar toda a estação. Envolver com pano de geada é outro método básico para ajudar durante extremos de temperatura e ondas de frio.
Espécimes Sensíveis
Mova plantas sensíveis para um local protegido. Perenes e anuais sensíveis são aquelas que não são totalmente resistentes em nossa zona de cultivo e podem não sobreviver ao inverno. Para preservar quaisquer especialidades, levante-as e coloque-as em vasos para hibernar em uma área protegida. Um espaço não aquecido, como uma estufa fria, garagem, porão ou galpão, é uma opção protetora.
Os espécimes em vasos requerem rega ocasional (geralmente uma vez por mês) para evitar que as raízes sequem completamente. Verifique a umidade do solo a cada poucas semanas, tomando cuidado para não regar em excesso, pois condições encharcadas promovem o apodrecimento das raízes. Certifique-se de que os recipientes e o meio de plantio tenham boa drenagem.





