Qual é a Distância Ideal para Plantar Pimentas?

Você está visualizando atualmente Qual é a Distância Ideal para Plantar Pimentas?

Quando comecei a jardinagem, gostava de colocar o máximo de plantas possível em qualquer espaço disponível. Sem prestar atenção aos requisitos de espaçamento, rapidamente aprendi que pequenas mudas se tornam grandes adultas que competem entre si por solo e recursos.

Os pimentões crescem altos e arbustivos, fornecendo um excelente espaço para culturas de sombra abaixo de sua folhagem. Só porque eles precisam de espaço não significa que todo esse espaço vá ser desperdiçado. Experimente plantar culturas de outono e de sombra abaixo das plantas—quando o outono chegar e você retirar os pimentões, os outros vegetais estarão prontos para assumir.

Ainda gosto de agrupar vegetais e plantas frutíferas, mas agora presto atenção às necessidades de cada cultivar. Dê aos seus pimentões o espaço que eles gostam, e eles felizmente produzirão pimentas sem problemas. Com margens extras, essas variedades recebem o fluxo de ar, a umidade e a luz solar de que precisam.

Resposta Curta

A maioria das variedades de pimentão precisa de meio metro a sessenta centímetros de distância entre si. Isso permite áreas adicionais para que se espalhem à medida que amadurecem. Esta diretriz de distância se aplica a sementes e mudas jovens. Deixe espaço entre cada espécime em maturação, e eles se alargarão e crescerão para novas alturas.

Resposta Longa

Quão longe espaçar suas plantas de pimenta depende do tamanho da variedade e do tamanho do seu jardim. Meio metro a sessenta centímetros é uma diretriz e um ponto de partida. Variedades maiores, como pimentões, podem precisar de mais espaço, e variedades menores, como ‘Santaka’, podem precisar de menos.

Tamanho da Variedade

Otimize o espaçamento para um crescimento robusto e uma produção abundante de frutas diversificada.

Cada variedade difere em altura madura, largura e taxa de crescimento. Tipos grandes como ‘Orange Sun’ formam grandes frutos em plantas de caule grosso e robusto. Aumente o espaçamento para noventa centímetros e dê a esse tipo o espaço extra que ele deseja.

‘Santaka’ e ‘Cayenne Blend’ formam frutos em plantas densas e compactas. Agrupe essas plantas bem juntas, e elas se sairão bem. Tudo o que precisam é de meio metro de largura ao redor delas; o espaçamento apertado incentiva esses tipos pequenos a buscar o sol.

Uma maneira divertida de testar os requisitos de espaçamento é fazer um experimento. Selecione sua variedade favorita e cultive duas delas a trinta centímetros de distância. Em seguida, plante uma terceira planta sozinha com bastante espaço. Observe as três plantas prosperarem ou lutarem, e perceba como o espaçamento apertado afeta suas cultivares.

Tamanho do Jardim

Maximize o espaço do jardim plantando variedades compactas de vegetais de forma eficiente.

Em um jardim pequeno, os requisitos de espaçamento são a última coisa que você quer ouvir. Com espaço limitado, você vai querer plantar o máximo de vegetais e frutas possível. Eu cultivo em canteiros elevados com espaço limitado—tento colocar minhas plantas o mais próximo possível umas das outras.

Aprendi que variedades compactas se saem bem com menos espaço do que tipos grandes, doces e de frutos grandes. Aqui estão algumas saborosas para experimentar:

Se você notar outras plantas sufocando seus pimentões, pode podá-las para deixar o ar e a luz solar passarem. Como planto minhas culturas bem juntas, às vezes as podo para garantir o crescimento ideal de todas as espécies.

Um exemplo é a capuchinha—essas anuais floridas atraem polinizadores e repelem pragas, mas também invadem facilmente canteiros elevados. Corte as folhas em excesso de plantas como essas, e seus pimentões receberão toda a luz solar direta e o vento que desejam.

Jardineiros com jardins grandes são sortudos; você não precisa agrupar plantas e economizar espaço. Com jardins grandes, o perigo é espaçar as plantas muito distantes. Grandes lacunas no dossel levam à erosão do solo, evaporação excessiva de umidade e baixos níveis de atividade da vida do solo. Siga as diretrizes de espaçamento para cada pimenta que você cultivar para obter os melhores resultados.

Em Fileiras

Otimize seu jardim de pimentas com fileiras bem espaçadas para facilitar o cuidado.

Ao cultivar usando fileiras, organize as pimentas simetricamente em linhas. A jardinagem em fileiras fornece um caminho conveniente para caminhar enquanto você cuida de suas culturas. Este método agrícola facilita a colheita e a manutenção, embora exija mais espaço do que os estilos convencionais.

Espaçe cada fileira a sessenta a noventa centímetros de distância, e coloque cada planta na fileira a meio metro a sessenta centímetros de distância uma da outra. No final do verão, suas fileiras serão uma mistura de cores à medida que dezenas de pimentas amadurecem em laranjas, vermelhos e roxos.

Apoiar o Crescimento

Aumente a eficiência do jardim com estruturas de suporte para plantas de pimenta mais altas.

Economize espaço adicional na paisagem com uma treliça, gaiola de tomate ou estaca de bambu! As plantas de pimenta atingem novas alturas com suporte; amarrá-las a uma estaca incentiva o crescimento para cima. Você pode desejar plantas mais altas em vez de arbustivas em jardins pequenos para que haja mais espaço para plantar outras culturas.

Mesmo em jardins grandes onde há ampla capacidade, adicionar uma treliça ou gaiola de tomate otimiza sua paisagem—você poderá acomodar mais do que pensava ser possível!

Adicionar suporte também permite mais passagem de vento, o que aumenta a resistência das suas plantas de pimenta a doenças. Quando você rega, mais água é absorvida porque suas pimentas estão eretas e não bloqueiam o solo. Se você não tiver uma gaiola de tomate, estaca ou treliça, use o que tiver disponível. Um galho grosso ou uma barra de metal também funcionam bem como sistema de suporte.

Espaçamento em Vasos

Otimize o crescimento das pimentas em vasos com espaçamento e suporte adequados.

As diretrizes de espaçamento também se aplicam a plantas de pimenta cultivadas em vasos. A maioria dos espécimes maduros atinge sessenta a noventa centímetros de altura e largura e precisa de algum espaço para se expandir—alguns tipos, como a pimenta fantasma ‘Bhut Jolokia’, chegam a um metro e vinte de altura! Seja em vasos, canteiros elevados ou jardineiras, as pimentas se saem melhor quando você as espaça a uma distância apropriada.

A parte benéfica do cultivo em vasos é permitir que você espaçe vegetais e frutas de acordo com sua fase atual. Quando você transplanta mudas de pimenta, elas são muito menores do que serão como adultas. Coloque-as próximas para economizar espaço e aumente a distância entre elas à medida que amadurecem.

Tipos compactos e arbustivos, como os mencionados acima, se saem bem em um vaso de onze a dezenove litros. Para variedades de frutos grandes como ‘Golden Cal Wonder’, use um vaso de dezenove litros ou maior. Adicione suporte como uma treliça ou estaca para economizar ainda mais espaço e veja seus frutos em vasos se saírem tão bem quanto os plantados no solo.

Considerações Finais

Quando em dúvida, espaçe mais. Plantas de pimenta aglomeradas incentivam taxas mais altas de vírus, fungos e pragas. Pulgões, moscas-brancas e tripes se espalham à medida que se multiplicam, e o espaçamento apertado faz com que se espalhem para novas cultivares. A regra geral é esta: espaçe as pimentas a meio metro a sessenta centímetros de distância, e espaçe as fileiras a sessenta a noventa centímetros de distância.

Cada variedade é diferente e se desenvolve com base nas condições da paisagem e no clima local. Selecione tipos que você gosta de comer e que prosperem em sua comunidade local, e considere o que cada tipo gosta. Espaçe-os adequadamente e regue-os quando estiverem secos. No outono, você terá mais pimentas do que pode lidar!