É fácil usar produtos domésticos no jardim
É fácil se interessar pela ideia de usar produtos domésticos no jardim, especialmente se você cultiva de forma orgânica. O bicarbonato de sódio é usado para limitar o oídio, como fungicida geral e para adoçar tomates. No entanto, nem todos esses usos foram comprovados como eficazes.
Embora seja tentador querer economizar dinheiro e tempo seguindo as tendências mais recentes (e até as antigas), verifique a ciência primeiro! Encontre um estudo ou uma fonte científica confiável que forneça evidências para apoiar as alegações, e você estará no caminho certo. É ótimo quando seus tomates se beneficiam de um remédio caseiro com usos comprovados.
No entanto, antes de pegar o bicarbonato de sódio, vamos passar pelos detalhes do que funciona e o que não funciona para seus tomates. Existem algumas maneiras de usar o bicarbonato de sódio, e outras que realmente não têm eficácia comprovada.
Sementes de Tomate
Supremo Bush Roma
Sementes de Tomate Supremo Bush Roma
Sun Gold Pole Cherry
Sementes de Tomate Sun Gold Pole Cherry
Mountain Merit Bush
Sementes de Tomate Mountain Merit Bush
A Resposta Curta
Quando se trata de bicarbonato de sódio, os tomates se beneficiam de uma solução para certos propósitos. Adicionar bicarbonato de sódio ao solo não é uma boa ideia, mas usá-lo para combater fungos nas suas videiras pode ajudar. Aplicações adequadas são importantes, então certifique-se de seguir instruções informadas antes de começar a pulverizar.
A Resposta Longa
É bom saber para o que você pode usá-lo antes de pegar o bicarbonato de sódio. Os tomates experimentam benefícios com sprays de bicarbonato de sódio, mas eles não ficam mais doces se você aplicá-lo no solo. Aqui estão as maneiras certas e erradas de usá-lo!
Ele Pode Adoçar Tomates?
Ajustes no solo não adoçam—escolha um tomate criado para isso.
Infelizmente, quando você usa bicarbonato de sódio, os tomates não ficam mais doces. Seria incrível, porém, se tudo o que você tivesse que fazer fosse polvilhar um pouco de bicarbonato de sódio ao redor dos seus tomates de vez em quando, e eles ganhassem um sabor mais delicioso? Infelizmente, não é o caso.
A verdade é que a variedade, genética e saúde geral da planta são os maiores determinantes do sabor, em vez de nutrientes suplementares. Se você quer um tomate doce, procure cultivares doces. Para um tomate cereja doce, escolha a variedade amarela Sun Gold. Os tomates ‘Pineapple Pole’ são notavelmente doces com um perfil de baixa acidez. Mountain Merit é uma boa variedade determinada que tem uma reputação açucarada.
Comece selecionando uma variedade de baixa acidez que tenha a doçura que você deseja para cultivar um tomate agradável, suculento e doce, em vez de depender de aditivos. Portanto, quando se trata de bicarbonato de sódio, os tomates não ficam mais doces quando você o adiciona ao solo.
Bicarbonato de Sódio Como Controle de Fungos
É melhor usado se seu canteiro de tomates enfrenta doenças frequentes.
Você pode ter lido sobre o bicarbonato de sódio como um tratamento eficaz para o oídio. Também é um tratamento eficaz para problemas fúngicos com tomates. Três doenças fúngicas são comuns entre os tomates: requeima precoce, requeima tardia e mancha de septória. É possível prevenir e tratar essas doenças com uma solução de bicarbonato de sódio que inclui um aglutinante (algum tipo de óleo) e muita água.
O bicarbonato de sódio (o composto que chamamos de bicarbonato de sódio) é particularmente eficaz contra a doença da mancha de septória. O mecanismo por trás desse controle não está nas capacidades fungicidas, mas na capacidade do bicarbonato de sódio de limitar o crescimento fúngico. Ao aumentar o pH da superfície da planta, os esporos não podem se reproduzir, como normalmente fariam em condições mais ácidas.
Isso o torna um tratamento e preventivo eficaz se você estiver lidando com uma variedade particularmente propensa a doenças ou em uma área onde as doenças são propensas a surgir. No entanto, para seus tomates, o bicarbonato de sódio é mais eficaz pós-colheita, em frutas armazenadas, em vez de para a planta em si. Vamos entrar nesses detalhes em breve.
Como Aplicar
Apenas uma colher de sopa por galão mantém a mistura segura para os tomates.
Para começar, crie uma solução com a proporção adequada de água, bicarbonato de sódio e aglutinante – ou algum tipo de óleo inativo. Óleo vegetal funciona, assim como qualquer tipo de espalhador adesivo. Mantenha o bicarbonato de sódio em uma colher de sopa e o aglutinante em uma colher de chá. Em seguida, dilua-os em pelo menos um galão de água. Algumas gotas de sabão de castela ajudam, mas não é totalmente necessário.
Para tratar infecções fúngicas, primeiro identifique sua doença. As requeimas precoce e tardia chegam, respectivamente, no início ou no final da temporada. Verifique suas folhas regularmente, pois é onde as infecções começam. Elas criam lesões nas folhas que se espalham e formam halos amarelos. A mancha de septória geralmente aparece no início das estações frias, formando pequenas lesões marrons, salpicadas com partes internas claras.
Para tratar essas doenças, remova as folhas danificadas e, em seguida, teste a solução em uma folha antes de aplicá-la na planta inteira. Se não houver descoloração ou dano à folha como resultado do seu spray, pulverize levemente o restante da planta. Como prevenção, uma pulverização leve no início da temporada, quando suas plantas de tomate estão maduras, é boa. Mas sempre teste uma folha primeiro!
Possíveis Desvantagens
Acúmulo de sal leva ao amarelamento e plantas de tomate infelizes.
Como estamos lidando com sódio, é prejudicial fazer múltiplas aplicações de bicarbonato de sódio. Tomates forçados a lidar com muitos sprays ao longo de uma temporada podem sofrer danos.
O acúmulo de salina no tecido das folhas e caules causa grandes problemas para os tomates, que são vigorosos, mas flexíveis e sensíveis. Isso transforma seu controle de fungos em um herbicida. Além disso, não é tão eficaz para caules, onde a solução pulverizada pode escorrer facilmente.
Usar essa solução é mais uma questão de uma ou duas vezes durante toda a temporada. Mantenha-o mínimo, treliça seus tomates adequadamente e evite pulverizar em excesso, o que pode devastar uma colheita. Se você vir qualquer mancha ou amarelamento, é provável que a planta tenha experimentado clorose como resultado da toxicidade salina.
Considerações Finais
Como você pode ver, esta é uma daquelas dicas de jardinagem que fica na linha tênue entre dica e mito. O bicarbonato de sódio é eficaz, mas quando usado de forma inadequada, é muito eficaz. Comece cultivando seus tomates adequadamente, regando-os na base e fornecendo solo saudável e fertilidade.
Se tudo isso falhar, uma ou duas aplicações de uma solução leve de bicarbonato de sódio podem ser eficazes. Mas sempre teste primeiro para garantir que a planta esteja segura de danos. Use-o para manter podridões fúngicas fora das frutas e para armazenar seus tomates por mais tempo. Então, quando se trata de bicarbonato de sódio, os tomates podem se beneficiar! Apenas tenha cuidado ao usá-lo.