Alface: Um Guia para Cultivo
A alface é uma das melhores folhas verdes para cultivar. Ela se destaca em hortas caseiras e há dezenas de variedades para escolher. Existem Romaines que amam calor, butterheads que preferem o frio e tipos de folha de carvalho tolerantes à geada.
Independentemente das condições do seu quintal, certamente há uma variedade que será boa para sua cozinha e jardim. Esta cultura tem um período de maturação curto, o que significa que crescerá rapidamente de muda a adulta. Ela tende a florescer à medida que os dias se alongam e aquecem na primavera e no verão.
Florescer é uma resposta natural que a alface tem para completar seu ciclo de vida. Ela crescerá alta, brotará flores e produzirá sementes. Infelizmente, as folhas ficam amargas e duras após a floração. Quando você semeia alface em sucessão, cultiva uma colheita contínua, apesar das tendências de floração da alface.
Passo 1: Escolha Suas Variedades
Os tipos de folhas soltas crescem rápido e não se importam com temporadas curtas.
Como uma das culturas mais antigas cultivadas no mundo, a alface é um vegetal folhoso popular, versátil e variado. Muitas variedades diferentes se encaixam em cinco grupos principais:
- Butterhead / Boston / Bibb
- Crisphead / Iceberg
- Romaine / Cos
- Summer Crisp / Batavia
- Folha Solta
Qual tipo é melhor para você depende de seus hábitos alimentares e das condições do seu jardim. Comece com seus hábitos. Você gosta de uma variedade folhosa saborosa para saladas ou da versatilidade da alface iceberg? Talvez você goste de enrolar arroz e feijão em folhas de butterhead. Comece decidindo como você quer que sua alface tenha sabor e para o que gostaria de usá-la.
Depois, considere o clima. Alfaces que formam cabeças precisam de muitas semanas de temperaturas amenas, enquanto variedades de folhas soltas crescem bem em temporadas curtas. Cultivares tolerantes ao calor, como ‘Parris Island Cos’ ou ‘Green Salad Bowl’, são perfeitos para jardins com altas temperaturas na primavera e no verão.
Passo 2: Comece as Sementes em Ambientes Fechados
Bandejas facilitam o movimento das mudas em manhãs agitadas.
Depois de escolher suas variedades favoritas e obter as sementes, é hora de plantar! Você tem três opções aqui: semear sementes em ambientes fechados, ao ar livre ou fazer ambos. Começar sementes em ambientes fechados requer algum espaço, mas é uma ótima maneira de evitar lesmas, pragas e condições adversas de cultivo ao ar livre.
Para semear sementes em ambientes fechados, você precisará dos seguintes materiais:
- Recipientes
- Bandejas
- Terra para Vasos
- Regador
- Janela Iluminada ou Luzes de Cultivo
Comece enchendo os recipientes com terra e colocando-os nas bandejas. Regue para que a terra fique úmida, mas não encharcada, e reúna suas sementes. Semeie duas a três sementes por recipiente e cubra com uma fina camada de terra. Coloque no máximo um oitavo de polegada de terra sobre as sementes.
Coloque a alface sob luz intensa, seja de uma janela bem iluminada ou luzes de cultivo. Mantenha as mudas úmidas enquanto crescem e comece a movê-las para fora assim que tiverem algumas folhas. Repita esse processo a cada duas semanas para ter um fluxo constante de alface para transplante.
Passo 3: Semeie Alface ao Ar Livre
Um pouco de espaçamento agora evita dores de cabeça com desbaste mais tarde.
A semeadura de sementes ao ar livre é outra maneira de aumentar seu suprimento de alface. É uma ótima maneira de preencher os espaços vazios em seu jardim. Não deixe o solo descoberto—semeie sementes de alface!
Semeie três sementes a cada seis a oito polegadas e desbaste as mudas para que uma permaneça por agrupamento. Enterre-as a um oitavo de polegada de profundidade e mantenha-as úmidas enquanto brotam e crescem.
As plantas de alface podem atrair pulgões, lesmas, caracóis e moscas-brancas, entre outros insetos. Mantenha suas plantas jovens livres de pragas regando-as consistentemente e dando-lhes sol pleno ou sombra parcial, com três ou mais horas de luz solar direta diária. Esmague pragas jovens e remova-as com um jato de água para evitar que se espalhem.
Passo 4: Faça Semeaduras Repetidas
Verduras jovens surgem rapidamente com o ritmo certo.
Semeie alface em sucessão a cada três semanas. A maioria das alfaces precisa de 20 a 80 ou mais dias para amadurecer após o plantio. Semeie sementes ou plante mudas a cada três semanas para uma colheita contínua que você pode colher durante toda a temporada de crescimento.
Produtores em climas amenos podem semear sementes durante o outono e inverno para colheitas de estação fria. Produtores em climas frios nas zonas de resistência USDA 8 e abaixo devem semear alface em sucessão na primavera e verão até um mês antes da primeira geada do outono. Em áreas muito quentes, dê sombra para evitar floração prematura.
Muitas alfaces fornecem verduras jovens tenras que são deliciosas. Você pode semear sementes em sucessão mais frequentemente do que a cada três semanas se estiver colhendo as mudas jovens. Use-as para verduras jovens em misturas de saladas, caçarolas e pratos frescos. Faça uma mistura de muitas variedades diferentes para um clássico mix mesclun.
Passo 5: Cuide da Alface
Tempo chuvoso faz a alface se animar como nada mais.
As alfaces precisam de condições frescas, úmidas e ensolaradas para crescerem da melhor forma. Quer você as plante em recipientes, canteiros elevados ou no solo, dar às suas plantas a quantidade adequada de cuidado levará a colheitas bem-sucedidas.
Água consistente é a chave para um crescimento saudável. Culturas de verão podem precisar de rega diária para se manterem úmidas, apesar das altas temperaturas e clima seco. A chuva é uma amiga desta planta, tornando-a a cultura perfeita para jardins chuvosos.
Se suas plantas começarem a florescer, deixe-as! Elas ficarão amargas uma vez que floresçam. Retire-as e substitua por novas mudas, ou deixe as plantas florescerem para coletar suas sementes. Suas flores tendem a ser autopolinizantes, embora haja a chance de polinização cruzada.
Insetos ou o vento podem transportar pólen de uma flor de uma variedade para outra, o que leva à polinização cruzada. Cultivar as sementes que se formam pode resultar em mudas de crescimento estranho que se assemelham a múltiplas alfaces. Colete sementes para ter a chance de descobrir novas variedades!
Passo 6: Colha Consistentemente
Colheitas consistentes são essenciais para prevenir a floração. Essas plantas podem regenerar cabeças ou folhas soltas se você as colher consistentemente. Existem algumas maneiras diferentes de colhê-las.
Colha folhas externas soltas para uma pequena salada. Ou, corte cabeças inteiras a dois polegadas acima do solo se quiser que elas regenerem. As plantas rebrotarão cabeças adicionais duas ou três vezes após a colheita inicial. A opção final é colher a cabeça inteira e matar a planta. Isso é melhor se você planeja substituí-la por uma nova.
Após a colheita, limpe as cabeças ou folhas e mergulhe-as em água fria. Deixe-as descansar por um tempo, depois retire da água e deixe secar. Coloque as cabeças na gaveta de legumes da sua geladeira e armazene folhas soltas em recipientes.
Passo 7: Cultive Alface Dentro de Casa
Uma janela ensolarada transforma a alface em uma heroína de planta de casa.
Quando o exterior fica muito quente ou frio para cultivar alface, leve sua cultura para dentro de casa! Esta planta cresce surpreendentemente bem em ambientes fechados com luz intensa e temperaturas médias. Coloque-a em recipientes sob uma janela bem iluminada ou luzes de cultivo.
Mantenha as mudas internas longe de correntes de ar fortes, como de aquecedores e portas. Regue-as regularmente, mas não com muita frequência, para que fiquem úmidas, mas não encharcadas.
Se as plantas crescerem finas e delgadas, elas precisam de mais luz. Aumente a luminosidade movendo-as mais perto da janela ou adicionando mais luzes de cultivo.