Como Saber se suas Cenouras Estão Prontas para Colher

O que esperar nesse post

Cenouras no Jardim

As cenouras são fáceis de acomodar no jardim, encaixando-se em espaços de canteiros elevados, vasos e entre rabanetes e outros companheiros.

À medida que avançamos para o final do verão e outono, é a época ideal para colher os vegetais de raiz coloridos e ricos em nutrientes que ficam mais doces com temperaturas frias. Com 10 a 12 semanas antes da geada do outono, você pode semear para outra colheita.

As cenouras amadurecem em dois a três meses e estão prontas para serem colhidas cedo (como cenouras baby) ou em tamanho completo. Enquanto se desenvolvem de uma só vez, podem ser armazenadas no solo por várias semanas quando prontas, e ainda mais no inverno. Podemos desfrutar de uma grande colheita ao longo do tempo.

Condições Ideais para Cultivo

As cenouras preferem temperaturas amenas para germinar, idealmente entre 10-21°C. O melhor crescimento ocorre na faixa de 16-18°C. Em climas com verões frescos, crescem durante toda a estação com semeadura sucessiva. Evite semear cenouras em áreas quentes até o final do verão ou outono.

Como as raízes são sensíveis a distúrbios de transplante, semeá-las diretamente no local do jardim é ideal. Proporcione solos soltos e arenosos com boa drenagem, livres de pedras e torrões que podem deformar as cenouras. Elas se desenvolvem melhor em solos ácidos a neutros com um pH em torno de 6,0 a 7,0.

Sol pleno, com seis ou mais horas de exposição solar diária, e umidade consistente são ideais para o desenvolvimento das raízes. Almeje cerca de uma polegada de água por semana, combinando chuva e irrigação. A partir da semente, a colheita pode levar até três semanas para germinar e se desenvolver completamente algumas semanas depois.

Quando as Cenouras Estão Prontas para Colher?

Depois de cuidar das suas cenouras durante toda a estação, é hora de colher. Mas, como elas crescem sob o solo, como saber se estão prontas para serem puxadas?

Avalie os Dias até a Maturidade

O tempo de maturidade muda ligeiramente com as variações da estação.

As cenouras são doces e crocantes tanto como vegetais baby quanto como raízes grandes e amiláceas. Puxe-as como raízes pequenas ou deixe-as se desenvolverem completamente para um tamanho maior.

A primeira maneira de saber se as cenouras estão prontas para colher é conhecer o tempo que a variedade leva para amadurecer a partir da semente. A maioria das cenouras está pronta para colher em cerca de 60 a 80 dias após a semeadura. Variedades de crescimento rápido amadurecem em apenas 50 dias, e tipos de armazenamento volumosos podem levar mais de 100 dias.

O pacote de sementes lista os dias até a maturidade para a variedade selecionada, e é uma média baseada em condições de cultivo ideais. Podemos geralmente adicionar alguns dias extras para compensar as flutuações sazonais, mas é o ponto de partida de quando uma cenoura está em tamanho completo. O período de dias até a maturidade é um guia em combinação com sinais físicos chave.

Na semeadura, conte até a data em que provavelmente amadurecerão (ou pergunte ao Google por “X dias a partir de hoje”) e adicione ao calendário. Comece a verificar dentro da janela de prontidão. Use as datas de primeira e última geada como referência para quando semear a cada estação.

Meça os Ombros

Raízes mais grossas que meia polegada estão prontas para colher.

Verificar os ombros, ou o topo das raízes, é a melhor maneira de saber se as cenouras estão prontas para colher. Os ombros podem emergir do solo à medida que incham e atingem o tamanho completo. Outros permanecerão escondidos, e uma varredura ao redor do caule nos permite sentir se o topo das raízes está firme e bem formado.

Uma boa regra é que quando a raiz tem pelo menos ½ polegada de espessura, a cenoura está pronta para colher. Mais próximo de uma polegada é ideal, com uma a uma e meia polegada para tipos de armazenamento maiores. Se estiverem muito pequenas para sua colheita, cubra novamente com solo e continue verificando nos próximos dias. Às vezes, os ombros emergem cedo demais e se beneficiam da cobertura do solo para protegê-los de queimaduras solares.

Cenouras deixadas por muito tempo ou que ficam muito grandes tornam-se densas, lenhosas e duras. Elas perdem sua crocância doce e podem rachar à medida que se enchem de umidade e depois secam. Puxe-as em qualquer tamanho que seja menor que uma e meia polegada no ombro.

Tops Folhosos e Viçosos

Tops cheios e plumosos geralmente significam que as raízes estão prontas.

As folhas são um dos melhores sinais visuais de que as cenouras estão prontas para colher. As folhas frondosas e plumosas devem estar cheias no auge do crescimento. O tamanho das folhas maduras depende da variedade, mas geralmente tem cerca de 10 a 12 polegadas de altura. Tops curtos e finos podem ser um sinal para permitir mais tempo de crescimento.

Os tops folhosos são comestíveis em qualquer estágio de desenvolvimento. Corte-os das raízes após a colheita para desfrutar frescos; são especialmente saborosos como pesto.

Folhas envelhecidas morrem no final do verão e início do outono à medida que a estação avança e com geadas. A morte das folhas é um sinal natural de prontidão para a colheita também. Para cenouras que passam o inverno, as folhas desaparecem com geadas fortes, mas você pode continuar a colher as raízes. Marque o local para saber onde puxar à medida que a folhagem de final de estação morre.

Como Colher

Solo amolecido pela rega torna a extração das raízes mais suave.

Quando alcançamos os dias até a maturidade com ombros cheios e tops folhosos, regue profundamente o local no dia anterior à colheita. A rega amolece o solo para facilitar a extração e faz com que as raízes e os caules fiquem cheios de água. Colha cedo no dia para obter raízes e caules mais rechonchudos que resistem a quebrar.

Quando suas cenouras estiverem prontas para colher, desenterre algumas ou toda a colheita, dependendo de seus usos (consumo fresco, armazenamento, enlatamento, congelamento). Cave o solo ao redor com uma pá, garfo ou colher de mão, tomando cuidado para não danificar as raízes principais. Com os solos soltos, levante suavemente os tops à mão, mantendo as folhas presas.

Lave as cenouras e as folhas com água fria para armazenamento fresco, ou deixe-as sem lavar para uma situação de adega. Corte as folhas dos tops, deixando ½ a uma polegada dos caules presos.

Armazenamento

Armazenamento frio e escuro dá às raízes poder de permanência durante o inverno.

As cenouras duram várias semanas na gaveta de legumes da geladeira. Armazene-as perto de 1°C com os tops removidos. As folhas não duram tanto quanto as raízes e, quando presas, continuam a extrair umidade e nutrientes. Use as folhas dentro de alguns dias.

Os vegetais armazenam bem durante o inverno em um espaço fresco e seco. Separe as raízes em uma bandeja de areia úmida em um ambiente fresco, como uma adega ou porão, para armazenamento fresco de longa duração. Você também pode congelar rapidamente as cenouras para uso ao longo do ano.

Variedades Favoritas

Antes da clássica cenoura laranja, estavam seus ancestrais selvagens em roxo, vermelho, dourado e branco. Seja qual for a cor da variedade, elas trazem um sabor doce para desfrutar fresco ou para complementar pratos salgados. As cenouras enriquecem o prato de crudités e encantam os sentidos com sua crocância saborosa.

‘Shin Kuroda’

Pode ser colhida jovem ou deixada para amadurecer completamente lentamente.

‘Shin Kuroda’ é uma variedade japonesa com raízes robustas e fortes. Em um tom vermelho-alaranjado profundo, atingem cinco polegadas de comprimento. Um alto teor de umidade lhes confere uma doçura impressionante.

‘Shin Kuroda’ é tolerante ao calor. As cenouras se desenvolvem melhor em solos arenosos e ricos em matéria orgânica, mas ‘Shin Kuroda’ tolera composições inferiores. Com raízes principais robustas, crescem em solos densos desde que bem drenados. As cenouras maduras estarão prontas para colher em 75 dias, ou colha-as jovens.

‘Cosmic Purple’

A linhagem antiga se mostra em tons vibrantes de roxo.

‘Cosmic Purple’ é uma variedade colorida com ancestrais que existem há milênios. Além dos outros nutrientes e vitaminas da colheita, há o antioxidante antocianina, responsável pelos tons roxos.

O exterior roxo dá lugar a um interior laranja em um tom complementar. As raízes cônicas afinam na ponta e atingem seis a sete polegadas de comprimento no desenvolvimento máximo. ‘Cosmic Purple’ tem qualidades do tipo imperador em sua forma cônica e se assemelha aos tipos Nantes em sua forma cilíndrica, tamanho e crocância doce. As belezas inovadoras têm tops folhosos grandes e atingem o tamanho completo em cerca de 70 dias.

‘Danvers 126’

Pontas afiladas e tops fortes facilitam a colheita.

‘Danvers 126’ é uma herança do final dos anos 1800 de Danvers, Massachusetts, e é uma cenoura laranja clássica e confiável, característica dos vegetais de raiz. Desenvolvida por seu rendimento, cor, uniformidade e armazenamento, ‘Danvers 126’ é crocante e doce quando fresca e adiciona um sabor salgado durante o cozimento.

As cenouras do tipo Danvers têm ombros largos que se afinam até a ponta. As raízes robustas e fibrosas se desempenham bem em composições de solo mais pesadas e mostram boa tolerância ao calor. Elas resistem a rachaduras, fissuras e outros distúrbios comuns entre as raízes.

‘Danvers 126’ atinge de seis a sete polegadas de comprimento. As cenouras estão prontas para colher em cerca de 65 dias. Os tops fortes e cheios facilitam a colheita. Use os tops das cenouras para fazer pesto, chimichurri ou para dar sabor a sopas e ensopados.

Continue sua leitura aqui