Como Preparar sua Canteiro para Cultivar Aspargos: 11 Dicas Profissionais

No momento, você está visualizando Como Preparar sua Canteiro para Cultivar Aspargos: 11 Dicas Profissionais

Aspargos: Um Guia para Cultivo

Os aspargos são um dos primeiros vegetais que você pode colher. Uma vez estabelecidos, eles enviam deliciosos brotos a cada primavera. Esses vegetais tenros são ricos em nutrientes como ferro, zinco, cálcio e vitamina K. Além disso, são incrivelmente versáteis e se encaixam em muitas receitas, desde assados franceses tradicionais até saladas frescas.

Se você é novo no cultivo de aspargos, tudo o que precisa é de um pouco de paciência. Pode levar alguns anos até a primeira colheita. No entanto, uma vez que suas plantas comecem a crescer, você desfrutará de abundantes brotos por mais de uma década.

O primeiro passo para cultivar plantas de aspargos saudáveis no seu jardim é preparar o canteiro. Abaixo estão 11 dicas profissionais para preparar seu canteiro para o cultivo de aspargos.

Selecione o Local Perfeito

Um local ensolarado garante que suas plantas cresçam fortes e saudáveis.

O primeiro truque para cultivar aspargos fantásticos é encontrar o local certo para seus canteiros. A primeira coisa a considerar é quanto de luz solar você recebe.

Este vegetal perene precisa de pelo menos 6 a 8 horas de sol pleno para florescer. Isso significa que você terá que encontrar um local longe da sombra. Se o seu canteiro estiver perto de árvores altas, edifícios ou culturas altas como milho, considere construir ou comprar um novo canteiro em outro lugar.

Considere também as possibilidades de construções futuras nas proximidades. Imagine ter plantas de aspargos saudáveis e, de repente, ver um prédio de apartamentos sendo construído ao lado. A sombra repentina provavelmente prejudicará suas colheitas. Você vai cultivar este vegetal por muito tempo, então faça o seu melhor para encontrar o local certo.

Escolha o Canteiro Perfeito

Um canteiro elevado sem fundo garante um crescimento profundo das raízes.

Agora que você selecionou o local certo, é hora de construir seu canteiro. Os aspargos não gostam de competição com ervas daninhas e outras plantas. Por isso, é uma boa ideia criar um canteiro elevado só para eles.

Canteiros elevados são fáceis de manter. Você pode controlar o crescimento de ervas daninhas e corrigir o solo com mais facilidade. Ao adicionar a combinação certa de terra vegetal, composto e matéria orgânica, você desenvolverá um mini ecossistema para suas plantas.

Canteiros elevados oferecem espaço para instalar proteções contra pragas, como coberturas para canteiros elevados. Eles também facilitam a instalação de um sistema de mangueira de imersão ou irrigação por gotejamento para facilitar a rega.

Construa seu canteiro do zero ou encomende um canteiro de metal como este. Certifique-se de que ele seja sem fundo e profundo para que as raízes das plantas possam alcançar facilmente a água subterrânea.

Prepare Sua Mistura de Solo

A drenagem adequada e a matéria orgânica significam plantas mais saudáveis e menos manutenção no futuro.

Prepare um solo adequado para encher seu canteiro antes de plantar aspargos. Esses perenes preferem solo bem drenado com um pH entre 6,5 e 7,0. A planta não prosperará em solo ácido ou que fique muito encharcado.

Como é uma planta que se alimenta muito, tente impulsionar os nutrientes abaixo do solo antes de plantar. Comece com uma mistura bem drenada de areia, solo de jardim e composto orgânico. Carregue o fósforo corrigindo com esterco e emendas naturais como guano de aves marinhas.

Quanto mais material orgânico você adicionar, mais saudáveis suas plantas serão. Isso também economizará tempo ao corrigir o solo mais tarde.

Teste Seu Solo

Testar hoje economiza tempo e esforço amanhã.

Depois de criar seu solo, você pode testá-lo com um kit de teste de solo. Este passo extra mostra o pH, a quantidade de matéria orgânica e sua capacidade de reter nutrientes. Você também obterá uma lista de importantes macro e micronutrientes como fósforo, cálcio, potássio e magnésio.

Com esses números fáceis de ler, você saberá exatamente o que está faltando no seu solo. Por mais demorado que esse passo possa parecer, ele economizará muito tempo no futuro. Pense nos aspargos como um investimento alimentar de longo prazo. Os primeiros passos são sempre os mais importantes.

Encha Seu Canteiro

Certifique-se de que esteja livre de ervas daninhas para um crescimento ideal das plantas.

Depois de criar e testar sua mistura de solo, é hora de encher seu canteiro. Certifique-se de que ele tenha pelo menos 45 cm de profundidade. Embora algumas variedades de aspargos possam prosperar em canteiros mais rasos, dê-lhes um pouco mais de espaço para crescer.

Não compacte o solo. Mantenha-o solto. O solo compactado será mais uma barreira para o crescimento das raízes.

Certifique-se de que não haja ervas daninhas na mistura. Como mencionado antes, este perene não lida bem com a competição.

Prepare Seu Canteiro para Plantar Aspargos

Depois que seu canteiro estiver cheio, é hora de prepará-lo para plantar aspargos. A maioria dos jardineiros opta por plantar coroas. Elas são mais fáceis do que sementes e levam menos tempo para se estabelecer.

Seja cultivando a partir de coroas ou sementes, divirta-se escolhendo as variedades. Existem variedades roxas, variedades tradicionais e as variedades verdes tradicionais que você vê nos mercados.

Plantando Coroas

Crie pequenas colinas em trincheiras para plantar suas coroas.

As coroas são as raízes e os brotos de novas plantas de aspargos. Você pode encontrá-las em seu viveiro local, online ou com outros jardineiros.

Prepare-se para plantar coroas de aspargos cavando uma trincheira no seu canteiro com cerca de 30 cm de profundidade e 30 cm de largura. Adicione uma camada extra de composto orgânico e esterco no topo. Faça pequenas colinas, com alguns centímetros de altura, dentro da trincheira. Espaçe-as cerca de 45 cm de distância umas das outras.

Antes de plantar, mergulhe suas coroas em chá de composto morno ou água por cerca de 30 minutos para reidratá-las. Em seguida, coloque as coroas nas pequenas colinas dentro das trincheiras. Estenda as raízes sobre as colinas e dentro da trincheira. Você também pode colocar suas coroas de lado, se preferir.

Após o plantio, cubra as coroas para que fiquem enterradas pelo menos alguns centímetros de profundidade. Espaçe suas fileiras de trincheiras de 60 a 90 cm de distância umas das outras. Com espaço suficiente, as coroas não competirão entre si e os brotos serão bonitos e grossos.

Plantando Mudas

Use inoculante micorrízico para ajudar as raízes a se estabelecerem rapidamente.

As sementes são mais baratas do que as coroas, mas demoram mais para crescer. Comece suas sementes em ambientes fechados em células de sementes antes do plantio, para que você esteja trabalhando com mudas de 7 cm na primavera.

Adicione nutrientes extras na forma de composto ou húmus de minhoca. Espaçe suas mudas de aspargos cerca de 30 cm de distância. Retire-as de seus recipientes. Nesta fase, você pode rolá-las em um inoculante micorrízico para ajudar as raízes a se estabelecerem mais facilmente.

Ao contrário das coroas, que vão fundo no solo, plante suas mudas na superfície. Cubra suavemente as raízes com solo e continue até que cada planta esteja plantada no seu canteiro.

Não Esqueça de Cobrir com Palha

Folhas mortas e aparas de grama funcionam bem como cobertura.

Após plantar suas coroas ou mudas, adicione uma quantidade generosa de cobertura no seu canteiro. A cobertura ajuda a proteger a planta das mudanças de temperatura. Também ajuda a evitar que a umidade evapore.

Existem vários tipos de cobertura que você pode usar. Para aspargos, palha é uma ótima opção. É acessível e leve. Apenas certifique-se de que esteja livre de sementes, ou você pode ter que remover mudas de palha do seu canteiro.

Outras formas de cobertura que funcionam bem incluem folhas mortas e aparas de grama. Qualquer que seja o tipo de cobertura que você escolher, adicione cerca de uma ou duas polegadas sobre suas jovens plantas de aspargos.

Dê Água Suficiente

Certifique-se de que suas plantas recebam cerca de uma polegada de água semanalmente.

Regue seu canteiro imediatamente após o plantio e a cobertura para preparar as raízes dos aspargos para o estabelecimento. A água ajuda a assentar a palha e a pesá-la contra o vento.

Você quer encharcar a cobertura e as plantas jovens para que o solo fique uniformemente úmido. Durante o primeiro ano, não economize na rega. As plantas precisarão de umidade extra para se estabelecerem em suas raízes no seu canteiro.

Mire em uma polegada por semana ou um pouco mais. Se houver uma seca, você terá que aumentar a quantidade de água que dá às suas plantas jovens, encharcando-as profundamente a cada duas semanas.

Considere Usar uma Mangueira de Imersão

Uma mangueira de imersão ajuda a prevenir o míldio ao evitar folhas molhadas.

Como você pode ver, as plantas de aspargos adoram água. Em vez de levar sua mangueira e baldes de água todos os dias, instale uma mangueira de imersão dentro do seu canteiro.

Esta é essencialmente uma mangueira longa feita de material poroso, geralmente borracha reciclada. Quando você liga a água, ela goteja suavemente da mangueira e rega uniformemente seu jardim. Uma mangueira de imersão evita borrifos e previne a formação de míldio em folhas molhadas.

Os principais componentes incluem um acessório de torneira, regulador de pressão, mangueira e tubos de encanamento de PVC. Configurar a mangueira de imersão é fácil, uma vez que você tenha suas peças.

Verifique Pragas e Doenças

Verifique regularmente a presença de pragas como besouros e pulgões.

Como em todas as plantas de jardim, verifique seus aspargos em busca de sinais de pragas e doenças. As pragas mais comuns a serem observadas são os besouros de aspargos. Essas pragas mastigam seus brotos e destroem toda uma colheita. Também fique atento a minadores de aspargos, tripes e pulgões.

Observe sua planta em busca de sinais de doenças, como manchas laranjas nas folhas e brotos. Isso provavelmente é causado por ferrugem dos aspargos. Se não tratadas, as manchas passam de laranja para preto.

Você pode usar fungicida de cobre e óleo de neem para tratar algumas infecções. No entanto, a podridão radicular por Fusarium não tem tratamento. Se você suspeitar que suas plantas estão sofrendo dessa doença transmitida pelo solo, elas terão que ser descartadas.

Incentive Insetos Benéficos

Deixe a natureza lidar com as pragas com insetos úteis.

A melhor maneira de prevenir danos causados por pragas é incentivar insetos benéficos a viverem no seu jardim. Espécies como nematoides benéficos e vespas comerão as pragas antes que elas consumam seus brotos.

Ao cultivar um ecossistema saudável, você economiza tempo e dinheiro em inseticidas caros. Também é mais sustentável para o seu jardim.

Pontos Principais

Essas plantas perenes podem durar quase duas décadas se estiverem saudáveis. É por isso que é importante dedicar tempo e preparar cuidadosamente seu canteiro de aspargos. Crie um ecossistema sustentável e você desfrutará de colheitas abundantes ano após ano.