Eu sei que pode parecer contraintuitivo, mas remover algumas folhas, flores e caules da sua planta de pepino pode levar a uma colheita maior. Quando feito corretamente, podar ajuda a garantir que as plantas de pepino tenham a energia necessária para produzir folhagem e frutos saudáveis. Então, o que envolve a poda?
Primeiro, reconheça que a poda de pepinos se aplica principalmente a plantas que crescem em uma treliça. Se você deixar suas plantas se espalharem pelo jardim ou canteiro elevado, não há necessidade de podá-las. No entanto, se seus pepinos estiverem crescendo em um painel de gado ou em uma treliça de bambu, tenha suas tesouras de poda prontas.
Entenda os Objetivos da Poda
A poda promove a circulação de ar e melhora a produção de frutos.
Saber por que você está podando sua planta de pepino ajudará a completar o processo com sucesso. Claro, você está removendo folhas e caules, mas quais? E por quê? Aqui estão alguns dos principais objetivos a serem mantidos em mente enquanto você poda.
Como os pepinos prosperam em temperaturas quentes, eles geralmente crescem durante dias de verão parados e úmidos. Essas condições dificultam a circulação de ar! Podar caules e folhas em excesso permite que o ar circule entre as seções da planta.
A circulação de ar melhorada permite que as folhas de pepino sequem mais rapidamente, diminuindo as chances de desenvolverem doenças fúngicas como o oídio e o míldio. Se você notar que uma parte da sua planta de pepino está sobreposta a outra e causando folhas molhadas, considere remover a seção problemática da planta.
Mesmo as plantas mais saudáveis têm reservas de energia limitadas. Remover flores, folhas e caules extras permite que a planta concentre sua energia em manter os frutos e folhas restantes.
Muitas variedades de pepino produzem flores masculinas e femininas, mas apenas as flores femininas podem gerar pepinos. Podar a planta permite que ela permaneça saudável, o que a incentiva a produzir um maior número de flores femininas.
As Partes de uma Planta de Pepino
Antes de abordarmos como podar um pepino, vamos cobrir as partes da planta que você pode estar removendo. Isso ajudará você a remover as seções corretas e garantir que mantenha as partes certas na planta.
Caule Principal
O caule primário da planta direciona o crescimento através dos nós.
O caule principal é o primeiro caule que a planta produz. É maior que o restante dos caules e está coberto por uma série de interseções chamadas nós. Cada nó contém um tendril, uma flor, uma folha e um ponto de crescimento.
Tendrils
A planta usa os tendrils para escalar.
Os tendrils estão localizados em cada nó do caule principal. Esses caules finos e verdes especializados se enrolam em objetos e permitem que os pepinos cresçam em treliças. Eles usam pouca energia e não inibem a circulação de ar, então não há necessidade de removê-los.
Flores/Frutos
Plantas saudáveis priorizam a produção de flores femininas para um robusto desenvolvimento dos frutos.
Plantas de pepino saudáveis formarão uma flor amarela em cada nó. No entanto, as flores podem cair no chão devido ao estresse. Se as flores femininas forem polinizadas corretamente, elas formarão os frutos de pepino que desejamos.
Algumas variedades de pepino são monoicas e produzem flores masculinas e femininas em uma única planta. Outras variedades produzem apenas flores femininas e requerem uma variedade polinizadora misturada para uma polinização bem-sucedida. As flores masculinas são maiores e ocorrem em caules finos, enquanto as flores femininas ocorrem na extremidade de pequenos frutos.
A proporção de flores masculinas para femininas depende de vários fatores, incluindo a presença de nutrientes no solo, taxas de polinização e estágio de crescimento. Em geral, plantas saudáveis produzirão um maior número de flores femininas porque sabem que podem suportar o desenvolvimento dos frutos.
Folhas
A remoção estratégica de folhas otimiza a energia e a circulação de ar para o crescimento.
Os pepinos produzem uma única folha em cada nó. As folhas permitem que a planta colete energia do sol e a converta em açúcar através da fotossíntese. Se você remover muitas folhas, a planta não será capaz de produzir a energia necessária para crescer, produzir frutos e combater doenças. No entanto, muita folhagem pode levar a problemas de circulação de ar.
Ponto de Crescimento
Gerenciar pontos de crescimento garante desenvolvimento equilibrado e saúde.
O ponto de crescimento é o pequeno caule que se forma em cada nó ao longo do caule principal. Se deixado sozinho, esse ponto continuará a crescer em um novo caule com suas próprias folhas, tendrils e flores. No entanto, permitir que todos os pontos de crescimento cresçam em grandes caules leva a vinhas pesadas e lotadas.
Como Podar Plantas de Pepino
Lembre-se de que a poda é principalmente para pepinos que estão crescendo verticalmente ao longo de uma treliça. Embora você possa podar pepinos que estão se espalhando pelo chão, não é necessário. Dito isso, veja como podar seus pepinos treliçados.
Remova os Pontos de Crescimento
A poda direciona a energia e promove um crescimento mais saudável e a circulação de ar.
O principal passo na poda de pepinos é remover os pontos de crescimento (às vezes chamados de “sugadores”) que emergem dos nós ao longo do caule principal. Este passo é especialmente importante quando as vinhas têm menos de um metro de altura, pois permite que direcionem sua energia para o caule principal. Quando os pontos de crescimento têm menos de cinco centímetros de comprimento, você pode removê-los com os dedos. No entanto, você deve usar uma tesoura de poda afiada e sanitizada para remover caules maiores que crescem a partir do caule principal.
Depois que a planta tiver um metro de altura, você pode continuar removendo os pontos de crescimento ou deixá-los crescer. Se você estiver cultivando vários pepinos na mesma estrutura de treliça, recomendo a poda contínua para aumentar a circulação de ar.
Remova as Flores Inferiores
A remoção precoce das flores incentiva um crescimento mais forte das folhas para uma melhor frutificação.
É tentador deixar todas as flores no seu pepino, especialmente as primeiras flores amarelas. Afinal, as flores são o que produzem os pepinos que você está esperando! No entanto, praticar um pouco de paciência no início levará a uma colheita maior mais tarde.
Remover as flores dos primeiros sessenta a noventa centímetros da vinha permite que ela concentre-se na produção de folhagem saudável. Quando começar a produzir pepinos, terá crescimento foliar suficiente para suportar o desenvolvimento dos frutos.
Em variedades de pepino monoicas, muitas das primeiras flores são masculinas. Então, mesmo que você as deixasse, elas nunca produziriam frutos. Apenas certifique-se de deixar algumas flores masculinas, ou você corre o risco de uma polinização deficiente e frutos deformados.
Pode as Folhas Inferiores
Remover a folhagem inferior após a colheita ajuda a planta a se concentrar no novo crescimento, produção de frutos e flores.
À medida que a planta cresce e produz frutos, as folhas inferiores muitas vezes ficam descoloridas. Em vez de manter detritos marrons por perto, remova-os para que a planta possa concentrar sua energia em folhas mais novas, frutos e flores. Apenas não remova os detritos inferiores muito cedo, ou seu pepino ficará sem folhagem suficiente para realizar a fotossíntese adequadamente.
Uma boa regra é remover a folha após colher um fruto do mesmo nó. Isso garante que haja folhas suficientes para produzir energia, enquanto ainda permite que as folhas protejam os frutos em desenvolvimento da queimadura solar.
Remova Qualquer Tecido Doente
Pode as partes doentes para evitar a infecção.
Se você notar qualquer sinal de doença, pode as partes infectadas. As folhas são a parte mais provável de se tornarem doentes, mas fungos e vírus também podem aparecer nos frutos. Depois de remover o tecido infectado, descarte-o em um local longe dos seus pepinos. Deixar o tecido no seu jardim aumenta as chances de a doença se espalhar para culturas vizinhas.
Principais Considerações
A poda de pepinos não precisa ser complicada. Concentre-se em remover as pontas de crescimento (sugadores) do caule principal, beliscar flores extras, desbastar as folhas inferiores e ficar de olho em doenças. Sempre mantenha suas tesouras de poda limpas e sanitizadas para evitar a propagação de patógenos indesejados. Não se esqueça de manter suas vinhas trepando para cima, enrolando caules e tendrils na direção desejada.