Como Plantar, Cultivar e Cuidar do Romanesco Brócolis

No momento, você está visualizando Como Plantar, Cultivar e Cuidar do Romanesco Brócolis

Se você já esteve em uma feira de agricultores

Se você já esteve em uma feira de agricultores, provavelmente viu um vegetal parecido com brócolis que só pode ser descrito como ‘psicodélico’. O brócolis romanesco, também conhecido como couve-flor romanesca, é de um verde chartreuse brilhante e possui espirais fractais de botões de flores que irradiam pela cabeça da flor.

É um cultivar de Brassica oleracea, que inclui o brócolis e a couve-flor comuns. Em vez de produzir aglomerados típicos de flores, esta Brassica forma fractais impressionantes que espiralam logaritmicamente.

Além de ter uma aparência incrível, também é bastante delicioso e nutritivo. É rico em vitaminas, minerais e fibras alimentares. Seu sabor é levemente doce e amendoado, com um toque de sabor de couve-flor.

Se você está procurando um vegetal incomum, mas versátil, para cultivar este ano, experimente plantar o brócolis romanesco. É fácil de cultivar, mesmo se você for um jardineiro iniciante. Vamos descobrir mais sobre este vegetal fantástico abaixo.

Sementes de Couve-flor Romanesco

Cozido, o ‘Romanesco’ tem um sabor amendoado delicioso e uma textura semelhante à da couve-flor. É mais fácil de cultivar para a colheita de outono, pois uma primavera quente pode atrasar as cabeças até o outono.

Compre na Dr. Jardim
 

Visão Geral do Brócolis Brassica oleracea ‘Romanesco’

Espécie: Brassica oleracea ‘Romanesco’

Requisitos de Rega: Altos

Pragas e Doenças: Pulgões, lagartas de repolho, brocas de repolho, besouros pulga, podridão do clube, podridão negra

Tipo de Solo: Bem drenado, rico em nutrientes e ligeiramente alcalino

O que é isto?

Antes de florescer, os botões formam caules que produzem mais botões, criando o padrão de crescimento espiralado distintivo do Romanesco.

O brócolis romanesco é um vegetal italiano com designs de folhas fractais de tirar o fôlego. Os botões formam aglomerados em torno de meristemas ramificados que irradiam em padrões auto-semelhantes. Cada flor espirala a partir da cabeça em uma sequência de Fibonacci. O matemático Leonardo Fibonacci reconheceu pela primeira vez esse padrão na natureza no século XIII.

Um estudo recente descobriu que, antes de se tornarem flores, os botões continuam produzindo caules. Cada caule produz mais botões de flores até que a cabeça de um brócolis romanesco se forme. Esta variedade italiana produz botões mais rapidamente à medida que cresce, criando um padrão espiralado.

Hoje, agricultores e jardineiros em todo o país estão cultivando este vegetal único. Muitos chefs e cozinheiros domésticos o utilizam como um ingrediente atraente e nutritivo. Cada cabeça é repleta de vitaminas C, K, B e fibras. Também contém o raro e saudável composto chamado colina.

Características

Este vegetal verde chartreuse tem floretes densos e folhas largas azuladas, pesando até cinco quilos.

Este belo parente do brócolis e da couve-flor é verde chartreuse e de formato peculiar. Cada cabeça pode pesar até 5 quilos.

Produz folhas verde-escuras com um leve tom azulado, semelhante ao brócolis. Nos estágios iniciais de crescimento, é difícil diferenciá-lo de seus primos.

Tem um sabor ligeiramente mais doce e amendoado do que a couve-flor. Amolece quando cozido e tem uma textura crocante agradável quando consumido cru. Use-o como ingrediente principal para tempura de vegetais ou em saladas, refogados e sopas. Também é uma ótima maneira de decorar seu prato com padrões psicodélicos.

Área Nativa

Jardineiros romanos cultivaram este patrimônio Brassica no século XV antes de se espalhar globalmente.

Jardineiros em torno de Roma cultivaram este patrimônio Brassica, provavelmente começando nos séculos XV ou XVI. O vegetal permaneceu popular na Itália central até ganhar lentamente popularidade no resto da Europa e nos EUA.

Ele apareceu em livros de jardinagem e textos culinários ao longo dos séculos XVII e XVIII. Os primeiros registros dele nos EUA surgiram nos séculos XIX e XX.

Hoje, ele cresce ao redor do mundo como um vegetal e ingrediente de novidade. Você o encontrará em feiras de agricultores e lojas de alimentos especiais. Se você pode cultivar couve-flor ou brócolis em seu jardim, pode cultivar este belo vegetal sem problemas.

Plantio

Plante sementes de romanesco em sucessão para garantir colheitas contínuas ao longo do ano.

Assim como seus primos brócolis e couve-flor, você não terá problemas para plantar o brócolis romanesco. Ele prospera em recipientes ou canteiros de jardim com muito pouca manutenção necessária. Tudo o que você precisa para cultivar essas plantas de aparência legal é bastante sol e solo bem drenado.

Uma vez que suas mudas estejam iniciadas, é super fácil colocar este vegetal no solo. Plante suas mudas quando estiverem com 10 a 15 centímetros de altura.

Assim como outros vegetais, tente plantar suas plantas de romanesco em sucessão. O plantio sucessivo é quando você planta as mesmas sementes em diferentes intervalos ao longo do ano. Isso permite que você colha suas safras continuamente ao longo do ano.

Comece na primavera plantando sua primeira safra. Semeie um novo lote de mudas em ambientes fechados a cada 2 a 4 semanas. Uma vez que você colha sua primeira safra, sua segunda safra estará crescendo forte. Em regiões com invernos mais quentes, você pode começar suas sementes no outono para uma safra de inverno.

Transplante

Mantenha os transplantes úmidos e observe sinais de choque; plantas saudáveis rapidamente produzem novo crescimento.

Uma vez que suas mudas estejam grandes o suficiente ou você tenha comprado mudas, é hora de transplantá-las. Endureça-as lentamente ao longo de uma semana para acostumá-las ao ar livre. Você pode fazer isso sob coberturas de fileiras ou movendo seus recipientes. Isso evitará o choque de transplante quando você movê-las para seus canteiros de jardim.

Cave um buraco ligeiramente maior que a bola de raiz da sua muda. Remova cuidadosamente suas plantas de seus recipientes e coloque-as em seus buracos. Certifique-se de que estejam espaçadas em torno de 45 a 60 centímetros de distância.

Regue bem seus novos transplantes para manter o solo úmido. Procure sinais de choque de transplante. Elas devem apresentar novo crescimento rapidamente.

Cultivo a partir de Sementes

Comece as sementes em ambientes fechados 4-6 semanas antes da última geada usando o Almanaque do Agricultor para datas.

Comece suas sementes em ambientes fechados aproximadamente 4 a 6 semanas antes da última geada habitual. Para obter essa data, verifique o site do Old Farmers’ Almanac e insira seu CEP. A data mostrada é quando você pode esperar a última geada em sua área. Comece outra sucessão de bandejas de mudas a cada 2 a 4 semanas depois. Aqueles em áreas com invernos amenos podem plantar uma safra de outono 12 semanas antes da primeira geada.

Plante suas sementes ¼ de polegada de profundidade. Agrupe-as em 3 sementes a cada 60 centímetros. Quando suas plantas tiverem até 5 centímetros de altura, desbaste-as para 1 planta a cada 60 centímetros. Você deve ver suas mudas emergirem após 8 a 10 dias.

Como Cultivar

O Romanesco prospera entre 16-27°C; plante cedo ou tarde em climas quentes, durante todo o verão em regiões frias.

Como mencionado acima, o brócolis romanesco é fácil de cultivar. É uma das melhores culturas para cultivar em sucessão e combina bem com outros vegetais crucíferos. Funciona em recipientes como estes ou em seu canteiro de jardim.

Essas plantas prosperam em temperaturas entre 16 e 27°C. Se você mora em um clima quente, tente iniciá-las no início da temporada e no final da temporada. Em regiões mais frias, você pode cultivá-las durante todo o verão.

Luz

Forneça mais de seis horas de luz solar; sombra breve à tarde ajuda em áreas mais quentes.

Plante suas mudas em uma área com muita luz solar brilhante. Como outras variedades de Brassica, elas podem lidar com alguma sombra. No entanto, não produzirão as cabeças grandes e radiantes que você está procurando.

Almeje mais de 6 a 8 horas de luz solar direta. Em áreas com verões quentes, ter um breve alívio com sombra à tarde ajuda. Uma breve cobertura de galhos de uma árvore próxima funciona.

Água

Regue profundamente usando irrigação por gotejamento para prevenir doenças e manter as folhas secas.

Dê às suas plantas bastante água durante toda a estação de crescimento. Use uma mangueira de irrigação ou linha de gotejamento em seus canteiros de jardim. Se você não tiver uma instalada, regue cuidadosamente ao redor das bases de suas plantas. Isso evitará que doenças se acumulem em folhas encharcadas ou mofo nas cabeças.

Regue pela manhã para que a umidade não evapore imediatamente. Você pode usar cobertura morta ao redor das bases de suas plantas para selar a umidade. Isso ajudará a preservar um ambiente úmido para as raízes crescerem.

Solo

Aumente os nutrientes do solo adicionando composto orgânico, garantindo crescimento forte e cabeças de qualidade.

Plante suas plantas de brócolis romanesco em solo bem drenado e cheio de material orgânico. Use um kit de teste de solo como este para obter o pH do seu solo. Esta variedade prefere solo ligeiramente alcalino entre 6,0 e 7,5 pH.

Enriqueça seus canteiros ou recipientes com composto orgânico para aumentar o conteúdo de nutrientes do seu solo. Isso ajudará a melhorar a estrutura do solo e dará às suas plantas a energia extra que precisam para produzir suas deliciosas cabeças.

Temperatura e Umidade

Use tecidos de sombra de 30% para proteger as plantas do calor extremo enquanto permite a penetração da chuva.

Como o brócolis ou a couve-flor, esta variedade de Brassica não gosta de crescer em ambientes super frios ou super quentes. O ponto ideal é entre 13 e 24°C. Em muitas áreas do país, isso é difícil de garantir, especialmente em áreas interiores.

Para ajudar suas safras durante dias quentes, tente usar tecidos de sombra. Encontre um tecido que forneça 30% de cobertura. Os tecidos reduzem a radiação solar e o acúmulo de calor ao redor de suas plantas. Quando chove, a chuva passa pelo tecido, o que impede que evapore imediatamente.

No inverno, plantas maduras suportarão temperaturas até o congelamento. No entanto, mudas jovens terão dificuldade em crescer em temperaturas abaixo de 10°C. Proteja suas plantas da geada trazendo-as para dentro ou usando molduras frias nos dias mais frios.

Fertilização

Fertilize a cada 2-3 semanas seguindo as instruções da embalagem, mas reduza se aparecerem sintomas de superalimentação.

Se você acha que é fácil para essas plantas produzirem seus padrões psicodélicos, pense novamente! Esses vegetais são grandes consumidores e precisam de nutrientes extras para produzir suas cabeças matematicamente inspiradoras.

Prefiro usar uma emulsão de peixe líquida ou outro fertilizante de peixe. Ele fornece todos os nutrientes que as plantas precisam e é fácil de encontrar e suave para o meu jardim.

Aplique seu fertilizante a cada 2 a 3 semanas ou conforme indicado na embalagem. Observe sinais de superalimentação e reduza se necessário.

Manutenção

Ao contrário da couve-flor, o Romanesco não precisa de branqueamento.

Este vegetal é muito fácil de manter. Não requer os métodos de auto-envolvimento ou amarração de branqueamento que a couve-flor necessita. Observe sinais de doenças e pragas e mantenha suas plantas fora do calor intenso. Isso deve ser cuidado suficiente para cultivar esses vegetais maravilhosos.

Propagação

Comece as sementes em ambientes fechados para melhores resultados; semeadura direta ao ar livre não é recomendada para esta safra de herança.

O brócolis romanesco é propagado como outros membros da Família Brassicaceae de plantas. A maneira mais fácil é começar suas sementes em ambientes fechados. Você também pode semear diretamente suas sementes ao ar livre, mas isso não é recomendado para esta safra de herança.

Você pode comprar sementes online ou em seu viveiro local. Elas podem ser difíceis de encontrar em alguns viveiros menores. Procure pacotes de sementes que sejam de boa qualidade, não danificados e com menos de um ano de idade.

A maioria dos jardineiros cultiva esta safra como anual. Em algumas áreas, você pode cultivá-las como culturas bienais.

Se você quiser colher suas sementes, deixe-as crescer até flores maduras além do estágio comestível. Elas produzirão vagens de sementes semelhantes às da couve-flor e do brócolis. Colha as vagens de sementes e seque-as antes de plantar na próxima temporada.

Colheita e Armazenamento

Colha cabeças firmes com tesouras afiadas pela manhã, quando estiverem totalmente hidratadas.

Colha suas cabeças usando tesouras ou podadores desinfetados. Espere até que estejam firmes e tenham múltiplos botões de flores densos irradiando do centro.

Colha suas cabeças pela manhã, quando as plantas estiverem cheias de umidade. O Romanesco geralmente não produz brotos laterais como o brócolis, então uma colheita é muitas vezes tudo o que você terá.

Armazene-os na geladeira por até uma semana. Você também pode conservá-los, congelá-los ou desidratá-los para fazer pó de vegetais para temperar caldos de sopa.

Problemas Comuns

Previna o estresse térmico com tecidos de sombra no calor ou molduras frias na geada.

O maior problema de cultivo que você enfrentará está relacionado à temperatura. Você precisará de luz solar consistente e temperaturas mais amenas para cultivá-los.

Observe sinais de estresse causados por variações de temperatura. Use molduras frias se as temperaturas estiverem muito baixas ou tecidos de sombra se você estiver enfrentando calor intenso.

Pragas

Use coberturas de fileiras no plantio para proteger contra lagartas de repolho, reduzindo problemas de pragas durante todo o ano.

Essas plantas sofrem com infestações como seus primos Brassica. Para evitar que pragas destruam suas colheitas, incentive insetos benéficos a viverem em seu jardim. Se você tiver joaninhas, vespas e pequenos pássaros em sua área, terá uma chance melhor de manter essas criaturas afastadas.

Em muitos jardins, besouros pulga e lagartas de repolho podem ser o maior incômodo. A melhor maneira de manter esses insetos longe de suas plantas é colocando uma cobertura de fileira sobre suas mudas. Faça isso durante o plantio, e você não precisará se preocupar com essas pragas pelo resto do ano. Bt é uma boa opção para lagartas.

Pulgões são outra praga a se observar. Eles drenam a seiva de suas plantas e as deixam com aparência fraca e danificada. Felizmente, mantendo um ecossistema saudável, você pode evitar que os pulgões se estabeleçam. Se uma infestação sair do controle, tente borrifar suas plantas com água, podar a folhagem ou usar uma solução orgânica de óleo de neem.

Doenças

A podridão do clube é fatal e não há cura disponível.

Fique atento a podridões como podridão do clube e podridão negra. Essas doenças ocorrem em solo e folhagem excessivamente regados.

A podridão negra é uma infecção bacteriana que cria manchas amarelas feias nas folhas. Se a doença piorar, as folhas ficarão marrons e eventualmente cairão. A podridão do clube é uma doença no solo. Isso pode ser fatal para suas plantas e, infelizmente, não há cura.

Previna ambas as doenças praticando rotação de culturas e regando adequadamente. Regue pela manhã e nunca molhe as folhas ou cabeças. Dê às suas plantas bastante espaço para crescer, permitindo aeração.

Perguntas Frequentes

Sim! Tecnicamente, jardineiros de séculos atrás selecionaram a planta por suas características únicas. Essas mutações se tornaram mais comuns ao longo do tempo, deixando os jardineiros com essa nova variedade saudável.

O brócolis romanesco é um ingrediente maravilhoso em sopas, refogados, tempura e saladas. Substitua-o em qualquer um dos seus pratos de brócolis ou couve-flor e aproveite!

Absolutamente! As folhas de romanesco são perfeitamente seguras para comer. Elas são cheias de nutrientes e sabor. Cozinhe-as como couve ou adicione-as a sopas e ensopados.